Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 03, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Apesar do dia ser de dor, estando o Calcio de luto pela vida precocemente ceifada de um inspetor de polícia que trabalhava pelo engrandecimento do futebol italiano ontem no jogo envolvendo Catania x Palermo, minhas congratulações à Lady Veronese, Daniel Schneider, Coçadinha e Michel Costa pela descoberta de que o atleta abaixo (Cassella) é o controvertido Paolo Di Canio (foto acima - Guerin Sportivo), bandiera laziale no final dos anos 80 e início deste século.
Apesar da forte identificação de Di Canio com o time romano, o jogador foi um verdadeiro giramondo, tendo atuado também na Ternana (Serie C2), Juventus, Napoli, Milan, Celtic (Escócia), Sheffield Wednesday, West Ham e Charlton, estes últimos 3 da Inglaterra.
Outrossim, em condolência a família do policial Filippo Raciti este blog só voltará a ser atualizado na próxima terça-feira.

Na Última Vez ...

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Catania x Palermo




Lastimável! Se no jogo antecipado da 22ª rodada da Serie A para esta sexta-feira - Catania x Palermo - aconteceu de tudo dentro da campo, fora dele ocorreu tudo que não devia acontecer.
Com a bola rolando, o Palermo venceu por 2 x 1, sendo que os 3 gols foram anotados em lances, ao menos, dúbios.
Assim, depois de um 1º tempo movimentado mas sem tentos, aos 51' o atacante Caracciolo recebeu uma bola e acertou um belo tiro da entrada da área no canto do goleiro Pantanelli para fazer 1 x 0! Ocorre que o atacante nascido em Milão estava claramente voltando de posição de impedimento quando recebeu a bola.
E aí começou a tragédia! Fora do estádio, torcedores do Palermo tentaram ingressar a força no Angelo Massimino e foram repreendidos com bombas de efeito moral pela polícia.
Tamanha foi a confusão que os gases tóxicos invadiram o campo e fizeram o árbitro Farina suspender a partida por quase 30'.
Na volta, após o desfile de um cão que entrou em campo (foto acima - Ap), o Catania alcançou a igualdade no marcador com um belíssimo chute do meia Caserta, após Spinesi ter feito a função de pivô dentro da área utilizando do braço!
Mas não tinha acabado, faltando 8' para o término do jogo, Di Michele fez o gol da vitória dos visitantes (foto ao lado - Ap), utilizando o braço, ainda que involuntariamente, para empurrar a bola para o fundo das redes...
Mas o pior estava por vir - a desordem fora do estádio foi enorme ao término do derby (fotos à direita e à esquerda abaixo - Ansa e Arcieri), culminando com a morte de do inspetor de polícia Filippo Raciti, de 38 anos, além de 71 feridos e 22 presos.
Como conseqüência, o Calcio vai parar e não haverá a continuação da rodada no dias de amanhã e domingo.
Que os dirigentes da Lega Calcio e da F.I.G.C. aproveitem a oportunidade para refletir e busquem novos caminhos para o futebol italiano, vez que o escândalo ocorrido nos últimos 2 anos parece que não deixou qualquer lição!
O tabellino:
Catania: Pantanelli; Silvestri, Sottil, Stovini, Lucenti; Edusei (89' Rossini), Baiocco, Caserta, Colucci (80' Corona); Spinesi, Mascara. All. Marino.
Palermo: Fontana; Cassani, Zaccardo, Barzagli, Pisano; Corini, Guana, Fábio Simplício, Bresciano (66' Diana); Caracciolo, Di Michele (86' Tedesco). All. Guidolin.
Gols: 51' Caracciolo, 59' Caserta, 82' Di Michele.
Árbitro: Farina.
Cartões amarelos: Sottil, Caserta, Fábio Simplício, Caracciolo e Corona.
Por fim, nesta semana não haverá a coluna 'Campione Azzurro', que volta na próxima sexta-feira.

Na Última Vez ...

Serie A começa nesta sexta-feira!


Excepcionalmente nesta 22ª rodada a Serie A começa logo na sexta-feira, com o derby siciliano envolvento Catania e Palermo!
Isto porque no domingo (data na qual estava prevista a realização da partida) ocorrerão as comemorações em homenagem a Sant'Agata, padroeira da cidade de Catania e que trazem grande fluxo de visitantes à cidade, o que poderia resultar em distúrbios nas ruas, vez que o jogo Catania x Palermo é de alto risco.
Assim, a partida foi antecipada para esta sexta e terá transmissão ao vivo da ESPN, a partir das 14h55.
O derby, que será realizado pela 3ª vez na Serie A, contará com as voltas do ganês Edusei (foto acima - Empics) e do atacante Spinesi ao time do Catania, enquanto os novos reforços do Palermo para o ataque (o uruguaio Cavani e o polonês Matusiak) ainda não devem ser convocados para a partida.
No sábado, jogam Reggina x Messina e Livorno x Cagliari, enquanto no domingo Ascoli x Milan (com transmissão pela Band às 12h00 e possível participação de Ronaldo); Empoli x Atalanta; Lazio x Chievo (11h55 na ESPN); Parma x Fiorentina (com o dinamarquês Jorgensen - foto acima - Fiorentina); Siena x Torino; Udinese x Sampdoria e o 'Match Clou' da noite Inter x Roma!
Por fim, a ESPN Brasil ainda está prometendo transmitir o jogo da Juventus contra o Rimini, pela Serie B, no sábado.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

E Na Copa ...


Pela 3ª vez consecutiva a final da Copa Itália envolverá as equipes da Internazionale e da Roma. E isso é ótimo, pois como o time de Milão venceu os 2 embates precedentes, terá a motivação extra de estar lutando por um tricampeonato inédito na história da Copa Itália, enquanto o time de Totti & Cia. buscará apagar a decepção das últimas edições. Ademais, são as duas equipes que estão apresentando o melhor futebol na temporada italiana, o que faz a conquista da finalíssima mais que merecida.
Conquista esta que se deu em duas partidas opostas: enquanto a Roma derrotou o Milan em jogo bastante emocionante; a Inter eliminou a Sampdoria em jogo sem brilho.
Na quarta-feira, com transmissão da ESPN Brasil, a Roma despachou o Milan com sonoros 3 x 1 (em Milão o jogo da ida terminara 2 x 2), com direito a Totti ainda desperdiçar um pênalti, defendido por Dida (foto ao lado - Ap).
Porém, o goleiro brasileiro se machucou no lance que originou o 1º gol romano (marcado pelo também brasileiro Mancini, logo aos 8', aproveitando um recuo mal feito pelo veterano zagueiro Costacurta) e, apesar de ter continuado até o final da partida, deverá desfalcar o Milan por 1 mês.
Ainda que a equipe comandada por Ancelotti tenha empatado o jogo aos 18' com uma bela conclusão de Gilardino, em momento algum o Milan ameaçou a classificação da Roma, que teve o jogo nas mãos (ou nos pés) durante todos os 90'.
Desta forma, Perrotta aos 23' e o chileno Pizarro no começo do 2º tempo definiram o placar que permitiu o triunfo da equipe da capital (foto ao lado - Ap).
Nesta quinta, também com transmissão da ESPN Brasil, Internazionale e Sampdoria não saíram de um 0 x 0 que classificou o time de Milão, forte nos 3 x 0 obtidos em Gênova.
Se na partida de ida a Inter impôs seu melhor futebol com certa facilidade, hoje se limitou a administrar a partida, permitindo a Samp, bem disposta em campo mas pouco incisiva no ataque, a obter um empate depois de duas derrotas frente a líder da Serie A.
Para os nerazzurri, com 2 Primavera titulares, foram bem os argentinos Solari (na foto ao lado - Inter - contra Parola, o destaque individual da Samp - prezioso in interdizione e lucido nell'impostazione nos dizeres da Gazzetta dello Sport) e Gonzalez, mas especialmente o retorno do atacante Cruz (na foto abaixo - Inter) é que foi o destaque do match, tendo o aríete protagonizado boa movimentação, especialmente no 1º tempo.
Outro que voltou de contusão e foi bem foi o uruguaio Recoba, que participou dos últimos 20' da partida.
Agora é aguardar os próximos dias 18 de abril e 9 de maio, quando serão realizados os jogos da finalíssima!

Na Última Vez ...

Memorabilia - Boniek


Considerado por muitos o maior jogador polonês de todos os tempos, Zbigniew Boniek nasceu na cidade de Bydgoszcz em 03 de março de 1956 e aos 20 anos já vestia a camisa da seleção polaca (foto ao lado - Guerin Sportivo).
Ao todo, fez 80 jogos pela Polônia e 24 gols, tendo participado das Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986, totalizando 16 partidas e 6 tentos em Mundiais.
A de 82 foi especial, tendo a aventura de Boniek, Zmuda, Lato e Smolarek começado contra a Itália (empate em 0 x 0) e terminado com a conquista do 3º lugar em cima da França de Platini e Tigana.
Após terminar a 1ª fase na frente da Itália no Grupo 1, a Polônia disputou uma vaga nas semi-finais contra Bélgica e União Soviética, tendo sido suficientes os 3 gols marcados por Boniek contra a Bélgica e um 0 x 0 contra a U.R.S.S. para levar a seleção polonesa à próxima fase.
Porém, 1 cartão amarelo, há 2' do fim da partida contra a União Soviética, tirou Boniek da única derrota que a seleção polonesa amargaria naquela Copa, exatamente face a Itália nas semi-finais.
Sobre o tema, em recente entrevista à F.I.F.A., Boniek explicou: "Naquela Copa do Mundo, não pude jogar a semifinal pois estava suspenso. Apenas Valentine, o árbitro escocês, sabe por que recebi aquele cartão amarelo faltando dois minutos para o encerramento da partida. Depois de tantos anos, ainda é difícil de engolir".
De qualquer maneira, as atuações daquele atacante que tinha como principal arma a capacidade de driblar em velocidade, o que o tornava um jogador temível em qualquer posição do campo, atraíram as atenções da poderosa Juventus, que o contratou junto ao seu único clube até então, o Widzew Lódz.
Na Juventus (na foto acima contra Franco Baresi em um derby contra o Milan - Zucchi), Boniek disputou 3 temporadas, tendo conquistado 1 título italiano e 1 vice-campeonato, além de ter disputado duas finais da Coppa dei Campioni (e vencido uma) e conquistado uma Coppa delle Coppe.
Na temporada 1985/1986 a Juventus trouxe o dinamarquês Michael Laudrup para ocupar uma das duas vagas para estrangeiro e Boniek se transferiu para a então maior rival da Vecchia Signora - a Roma de Ancelotti, Conti, Pruzzo e Graziani, além de Cerezo (na foto ao lado - Zucchi - Boniek cobra uma falta observado pelo eterno Toninho).
No time da capital italiana foram mais duas temporadas em alto nível até a aposentadoria em 1987.
Considerado um jogador muito inteligente, Boniek esboçou uma carreira de treinador (chegou a treinar o Lecce e o Bari na Serie A), sendo agora comentarista do programa Domenica Sportiva na televisão estatal italiana, ainda vivendo em Roma.

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Mais um mês ficou para trás, chegando o momento de relembrar as postagens especiais que foram realizadas em janeiro.
A coluna 'Momento Panini', editada sempre às terças-feiras e que apresenta um jogador que esteja atuando (ou tenha atuado) na Serie A italiana acompanhado por figurinhas do álbum Calciatori, da editora Panini, trouxe o atacante viola Luca Toni (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/momento-panini-luca-toni.html), il Ringhio Gennaro Gattuso (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/momento-panini-gennaro-ivan-gattuso.html), o veterano Fernando Couto (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/momento-panini-fernando-couto.html), o zagueiro Fabio Galante (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/momento-panini-fabio-galante.html) e o Superpippo Filippo Inzaghi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/momento-panini-filippo-inzaghi.html).
Já a 'Memorabilia' começou o mês com o inesquecível Mumo Orsi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/memorabilia-orsi.html), passou pelo dinamarquês Elkjaer (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/memorabilia-elkjaer.html) e pelo fantástico Corso (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/memorabilia-corso.html), para terminar com o deludente Zavarov (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/memorabilia-zavarov.html).
A coluna 'Campione Azzurro', que trata, às sextas-feiras, da carreira de um jogador na Azzurra, abordou as trajetórias dos tricampeões mundiais Marco Tardelli (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/campione-azzurro-marco-tardelli.html) e Alessandro Altobelli (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/campione-azzurro-alessandro-altobelli.html), bem como do goleiro Gianluca Pagliuca (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/campione-azzurro-gianluca-pagliuca.html) e do maior artilheiro da seleção italiana de todos os tempos, Luigi Riva (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/campione-azzurro-luigi-riva.html).
Além dessas colunas especiais, a 'Match Clou', normalmente aos sábados, sempre traz uma prévia do principal jogo da rodada que será realizada, enquanto a 'O Jogo da TV' aborda as partidas transmitidas pela televisão para o Brasil e a 'Panorama Da Rodada' analisa os demais jogos às segundas-feiras.
A Serie B teve seus principais fatos expostos na ''B' Em Pílulas', enquanto as transações de janeiro foram abordadas na 'Especulações Da Semana' e os jogos da Copa Itália na coluna 'E Na Copa ...'.
Por fim, a 'L'Enigma' propôs, semanalmente, a foto de um jogador e indagou qual sua identidade, enquanto a 'Você Sabia ...' trouxe curiosidades sobre o Calcio, sempre aos domingos.

Na Última Vez ...

quarta-feira, janeiro 31, 2007

L'Enigma



Tá certo! Vamos ver como nossos leitores vão se sair com o enigma desta semana (foto ao lado - Cassella).
Será que precisa de dica?
Só umazinha - fez seu 1º jogo na Serie A com a maglia celeste da Lazio, clube que também defendeu em sua última partida na 1ª divisão italiana.
Aguardo a solução!

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Hoje, quando o relógio apontou 19 horas (na Itália), o mercato di gennaio foi oficialmente encerrado. Alguns clubes aproveitaram a oportunidade e se reforçaram bem neste mês que agora se finda, enquanto em outros seus dirigentes deram a impressão que ficaram esperando demais por uma pechincha de última hora...
No cômputo geral, várias foram as contratações interessantes, tendo chegado o momento de listar quem veio e quem foi, bem como arriscar um comentário acerca dos elencos que os treinadores terão nas mãos.
* Ascoli - O lanterninha contratou o veterano Di Biagio, além dos defensores Lombardi (Arezzo) e Melara (Torino), dos meias Bonanni (Sampdoria) e Centi (Atalanta), bem como do atacante Soncin (Atalanta), tudo para ajudar o técnico Sonetti a tentar escapar da Serie B, ainda mais próxima agora, vez que nenhum dos reforços apresentados é de entusiasmar. Para piorar, deixaram o clube jogadores importantes como o lateral sérvio Lukovic, o capitão Cudini (Vicenza) e o jovem Galloppa, além dos vários Bocchetti, Gotti, Pecchia, Pecorari e Skela;
* Atalanta - Como a transação envolvendo os atacantes Ventola (que iria para o Torino), Floro Flores (para o Messina) e Floccari (para a Atalanta) não se concretizou, fez um mercato in tono minore, já que os jogadores que saíram não vinham sendo utilizados. A única contratação foi a do jovem brasileiro Caio César Tavera, um atacante sub 20 do Cruzeiro. O verdadeiro reforço para 2007 será a volta de Christian Vieri aos campos;
* Cagliari - Ficou devendo. Vieram apenas o meia Marchini (Triestina) e o desconhecido atacante Bruzzone (Cascina). É verdade que também não saiu ninguém importante, mas quando se lembra que o atacante Esposito só vai voltar a jogar na próxima temporada...
* Catania - A principal transação foi a troca de goleiros com o Pescara - deixou o clube o reserva Polito e veio para ser reserva Spadavecchia;
* Chievo - Um dos mais ativos. Chegaram o goleiro Concetti, os meias César Prates e Italiano (Verona), além dos atacantes Bogdani (foto ao lado - Ap) e Cozzolino (Lecce). Vieram ainda os jovens Michele Troiano (1985), Alessandro Tamai (1988), o atacante albanês Rrudho (1987) e o defensor sérvio Fatic (1988). Já os atacantes Bruno (Modena), Godeas (Mantova) e Tiribocchi (Lecce), os meias Marchesetti (Triestina) e Zanchetta (Lecce) e o goleiro Passarini (Cremonese) deixaram Verona;
* Empoli - Apenas a cessão do atacante Gasparetto para o Genoa merece destaque, restando praticamente intacto o elenco que vem fazendo uma ótima campanha na Serie A;
* Fiorentina - O colpo a surpresa foi a contratação do meia Zdravko Kuzmanovic, internacional suíço que também estava na mira do Palermo. Exótica a contratação do zagueiro brasileiro Alex Costa dos Santos, classe 1989, que estava no Lokomotiv Plodiv da Bulgária e vai integrar a equipe primavera viola. Por sua vez, o brasileiro Do Prado foi emprestado ao Spezia, na Serie B, enquanto o bom goleiro Lobont voltou para a Romênia;
* Internazionale - Desta vez Massimo Moratti não abriu o bolso. Também só saíram o defensor Coco (Torino) e o jovem Belaid (PSV Eindhoven);
* Lazio - A saída de Oddo foi a grande perda. Ao invés de trazer um lateral para substituí-lo, a equipe do presidente Claudio Lotito contratou o bom meia da seleção chilena Jimenez para o lugar do internacional suíço Behrami, que passará a ocupar o lado direito da defesa laziale. De registrar o empréstimo do habilidoso Foggia à Reggina;
* Livorno - Ficou faltando um atacante e acabou com excesso de meias. Vieram Bergvold (FC Kobenhavn) e Coppola (Messina), mas principalmente o brasileiro César (Corinthians) e o azzurro Fiore (Torino), todos para o meio de campo. O problema é que saíram os gringos Bakayoko e Danilevicius (Bologna), deixando solitários o capitão Lucarelli e o giovane brasiliano Paulinho no ataque;
* Messina - Além de trocar o técnico, trouxe meio time novo de veteranos: Paoletti, Giallombardo, Candela, D'Averza, Pestrin e Bakayoko. Saíram jogadores importantes como o goleiro Storari (Milan) e os meias Coppola e Sullo (Avellino). Vai continuar na parte baixa da tabela;
* Milan - O campeão no calciomercato! Trouxe Oddo e Ronaldo, além do jovem argentino Grimi (Racing Avellaneda) e do goleiro Storari, para ser reserva de Dida;
* Palermo - Para o lugar do contundido Amauri, eis o polaco Matusiak e a revelação do sul-americano sub 20 Cavani. O excelente meio de campo do time da Sicília ainda recebeu os reforços do uruguaio Giacomazzi (Lecce) e do jovem Ciaramitaro (Parma). Foram cedidos os defensores Bovo (Torino) e Munari (Lecce), além do meia Parravicini (Parma). Certamente um mercato excepcional;
* Parma - Com as contratações de Perna (Modena), Parravicini e Rossi (Manchester United) vai ser difícil escapar da Serie B. Se tivessem chegado Sorrentino, Dhorasoo e Amoruso...;
* Reggina - De aplausos! Trouxe os centrocampisti Foggia, Gazzi (Bari), Nardini (Catania) e Vigiani (Livorno), enquanto dos titulares apenas o goleiro Pelizzoli deixou o clube (para jogar na Rússia!), que foi prontamente substituído pelo arqueiro sérvio Novakovic (Odense);
* Roma - Só dois, mas excelentes reforços - Tavano e Wilhelmsson! Cedidos apenas o atacante Montella e o 3º goleiro Zotti;
* Sampdoria - Abaixo das expectativas. Vieram apenas o goleiro Zotti (Roma) e o meia suíço Ziegler (Tottenham), tendo saído apenas os reservas Bonanni e Foti;
* Siena - Deixaram o clube os reservas Bogdani, Candela e D'Aversa e chegaram os jovens Eremenko (Udinese), Galloppa (Ascoli, via Roma) e o bom atacante Maccarone, que estava no Middlesbrough da Inglaterra;
* Torino - Decepcionante! Precisava urgentemente de reforços (principalmente no ataque) e trouxe apenas os há muito sem jogar Bovo e Coco (foto ao lado - Inter). E ainda perdeu o meia Fiore;
* Udinese - O meia Sivok é considerado o sucessor de Nedved na seleção tcheca, onde também joga o zagueiro Zapotocny. Também chegou o lateral Lukovic, do Ascoli. Para melhorar, os disputados Felipe, Iaquinta e Muntari permaneceram no clube, que só cedeu alguns jovens valores que irão ganhar experiência em outros clubes.

Na Última Vez ...

terça-feira, janeiro 30, 2007

Momento Panini - Filippo Inzaghi


A camisa 9 do Milan tem dono! Seriam estas as palavras que Filippo 'Pippo' Inzaghi gostaria que o mundo inteiro tivesse escutado quando anotou o gol da vitória do Milan no último domingo sobre o Parma e saiu comemorando apontando para o número 9 nas costas?
O certo é que com a chegada de Ronaldo (confirmada) ao Milan, a disputa por uma posição no ataque rossonero vai ficar ainda mais aguerrida e a concorrência pelo mágico nº 9 nas costas mais tenaz.
Ocorre que, se não é um jogador tecnicamente exemplar, é impossível afirmar que falta garra e determinação a este atacante de 33 anos (nascido em 9 de agosto de 1973 na cidade de Piacenza) e que é um dos maiores artilheiros em atividade em toda a Europa!
Formado na equipe de sua cidade natal, o Piacenza, Superpippo peregrinou pelas Series B e C até fazer sua estréia na Serie A na temporada 1995/1996, com o Parma (que tinha ainda Stoichkov, Zola, Asprilla e Melli para o ataque), quando fez 15 partidas e 2 gols.
Para a temporada seguinte a família Tanzi trouxe mais o argentino Hernan Crespo, o croata Mario Stanic e o italiano Enrico Chiesa para o ataque de uma equipe que já era estrelar, optando por ceder o jovem Inzaghi, então integrante da seleção U21 italiana, à Atalanta.
Ruim para o Parma, ótimo para Inzaghi, que jogando na equipe de Bergamo (figurinha acima) fez 24 gols em 33 partidas e foi o artilheiro do campeonato italiano.
O feito foi realmente incrível, principalmente se considerado que a Atalanta é uma equipe mediana que terminou a temporada 1996/1997 apenas na 10ª colocação e fez, ao todo, apenas 44 gols.
Daí Inzaghi foi para a toda poderosa Juventus na stagione seguinte, onde permaneceu por 4 temporadas fazendo dupla com Del Piero e realizando 57 gols na Serie A, além de conquistar 1 Scudetto.
Em 2001 Inzagol passou ao Milan, onde foi formar o ataque com o ucraniano Shevchenko, tendo feito 26 gols apenas nas duas primeiras temporadas.
Problemas físicos fizeram com que o atacante extremamente rápido e conhecido por sua extraordinária eficácia aproveitando a falta de atenção das zagas adversárias passasse por 2 temporadas muito ruins, entre os anos de 2003 e 2005, voltando a superar a marca dos 10 gols por temporada apenas na última temporada (figurinha ao lado), quando fez 12 em 23 partidas.
Na seleção italiana principal, Inzaghi fez sua estréia exatamente contra o Brasil, em partida válida pelo Torneio da França, disputada em 1997 e terminada em 3 x 3.
Ao todo, foram 53 jogos e 23 tentos, o que o deixa dentre os 10 maiores artilheiros da Azzurra de todos os tempos, números estes coroados com o título mundial de 2006.
Filippo Inzaghi é ainda o maior marcador italiano de sempre nas copas européias, com 56 gols marcados, sendo 39 só na Champions League, torneio que conquistou em 2003 e que lutará para ganhar novamente nesta temporada.

Na Última Vez ...

segunda-feira, janeiro 29, 2007

'B' Em Pílulas


* "Un finale da brividi"! Foi assim que a Gazzetta dello Sport abriu a manchete para tratar o jogo entre Napoli e Genoa, 2 gigantes atualmente relegados à Serie B;
* Após um 1º tempo sem grandes emoções, a equipe partenopea abriu o marcador com Calaiò, cobrando pênalti, tendo o hondurenho Leon, recém-contratado, empatado o jogo para o Genoa minutos depois, batendo falta;
* Além de Leon, fez sua estréia no Genoa o excelente atacante Marco Di Vaio (na foto ao lado contra Gatti - Ansa), proveniente do Monaco, enquanto o Napoli apresentou o bom lateral Rullo, que estava no Lecce;
* Com o empate, presenciado por mais de 60.000 presentes no estádio San Paolo, ambas as equipes permanecem na parte alta da tabela;
* A liderança da Serie B é da Juventus, que apenas empatou no Alberto Picco com o Spezia, sendo que o gol que valeu o empate foi marcado por Pavel Nedved aos 94';
* Também contratado neste mês, o atacante da seleção da Lituânia Tomas Danilevicius anotou o gol da vitória do Bologna, agora 3º colocado, sobre o Albinoleffe.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A Roma bem que vem tentando, mas está impossível acompanhar a Internazionale, que nesta 21ª giornata alcançou sua 14ª vitória consecutiva! Ao todo, são 18 vitórias e apenas 3 empates até aqui para a equipe de Milão, resultando em uma vantagem de 11 pontos frente a Roma, 2ª colocada, que soma 14 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.
A vantagem e, principalmente, a certeza do título é tamanha na Itália que a importante agência de apostas Snai decidiu já começar a pagar os apostadores que cravaram o scudetto para a Inter...
Porém, o presidente da Internazionale Massimo Moratti continua apregoando que nada está decidido e exigiu a concentração máxima de seus pupilos, que retribuíram com mais uma vitória sobre a Sampdoria (a Inter derrotou por 3 x 0 a mesma Samp na quarta-feira em jogo válido pela Copa Itália), desta vez por 2 x 0, gols do sueco Ibrahimovic (na foto acima contra o blucerchiato Maggio - Inter) e do brasileiro Maicon, que anotou seu 1º tento na Serie A.
Destaque para o fato do meia Delvecchio, da Sampdoria, ter sido expulso logo no início da partida por ter dado uma de Zidane e ... desferido uma cabeçada em Materazzi!
Realmente houve a agressão e a expulsão foi justa, fato reconhecido até mesmo pelo treinador da Sampdoria, Walter Novellino, que asseverou: "È un comportamento che non tollero, non c'è giustificazione che tenga, un professionista non deve fare queste cose".
Porém, como não poderia ser diferente, a polêmica está instalada, tendo até o técnico da seleção francesa, Raymond Domenech, se pronunciado em uma entrevista à uma emissora de televisão afirmando que o zagueiro italiano "deve ser particularmente fraco naquela parte do corpo..."!
Já a Roma sofreu mais do que o esperado para vencer um brioso Siena por 1 x 0, gol do sérvio Vucinic (foto acima - Bianchi), contratado como grande reforço no início da temporada mas que, em decorrência de uma lesão que inclusive o afastou da Copa do Mundo, somente agora está podendo começar a mostrar seu futebol.
De consignar que o brasileiro Mancini não gostou de ser substituído pelo treinador Spalletti durante o 2º tempo e ficou com cara de poucos amigos no banco. De qualquer maneira, o fato não deverá acarretar maiores conseqüências no grupo romanista, vez que o próprio Spalletti, ao final do jogo, afirmou que "I calciatori possono comportarsi come vogliono. E un allenatore può e deve sostituire, soprattutto gli attaccanti, coloro che possono cambiare di più il volto di una partita".
No sábado, além de Palermo x Lazio (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/o-jogo-da-tv-parte-i-palermo-x-lazio.html), jogaram Torino x Udinese, que fizeram uma partida bastante interessante, terminada em emocionantes 3 x 2 para os visitantes, até porque o Toro fez seus 2 gols nos últimos minutos da partida (na foto abaixo Abbruscato comemora seu 2º gol pessoal - Ansa).
Outro jogo muito emocionante foi o que terminou com a vitória, com direito a virada já nos descontos, do Ascoli sobre o Messina, que estreou os vários reforços contratados durante a semana - Paoletti, Candela, D'Aversa e Bakayoko, fora de casa por 2 x 1. Para o Messina marcou o lateral artilheiro Parisi, enquanto o jovem Paolucci marcou duas vezes para os visitantes aos 91' e aos 95'!
No Bentegodi ocorreu a única partida sem gols da rodada, tendo Chievo e Empoli ficado no 0 x 0, enquanto Atalanta e Catania empataram em 1 x 1 no Atleti Azzurri D'Italia de Bergamo, gols de Zampagna e do japonês Morimoto (na foto abaixo - Calabrò), que havia feito sua estréia na Serie A apenas 5' antes, para os visitantes.
A surpreendente Reggina, por sua vez, foi a Cagliari e venceu o time da casa por 2 x 0, doppietta do meia Luca Vigiani, contratado há duas semanas do Livorno. Com o resultado, a salvezza que no início do campeonato parecia impossível (em decorrência da penalização de 15 pontos, depois reduzidos para 11) para os calabresi é cada vez mais concreta.
Por fim, além da vitória pelo placar mínimo do Milan (vide a coluna 'O Jogo Da TV'), a Fiorentina derrotou o Livorno com grande atuação de Luca Toni, que fez o gol do momentâneo empate (em resposta ao tento anotado por Lucarelli). O gol da vitória viola, merecida, foi realizado pelo dinamarquês Jorgensen.
Eis a classificação, já computado o recupero da 16ª rodada, disputado no último dia 24, quando o Catania venceu o Empoli por 2 x 1, tentos de Caserta, Mascara (de bicicleta) e Buscè: 1º Internazionale (57 pts); 2º Roma (46); 3º Palermo (39); 4º Lazio (30); 5º Catania (30); 6º Empoli (29); 7º Udinese (29); 8º Atalanta (28); 9º Milan (27); 10º Sampdoria (24); 11º Siena (24); 12º Livorno (23); 13º Fiorentina (22); 14º Cagliari (22); 15º Torino (22); 16º Chievo (18); 17º Reggina (16); 18º Messina (16); 19º Parma (15) e 20º Ascoli (12).

Na Última Vez ...

domingo, janeiro 28, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Milan x Parma



Foi o 10º resultado útil consecutivo do Milan no campeonato, mas a partida, terminada 1 x 0, ficou devendo bastante...
Como esperado, Ancelotti escalou inicialmente a equipe de Milão com apenas 1 atacante nato, preterindo Inzaghi por Gilardino (na foto ao lado com o arqueiro Bucci - Ap).
E o Milan, salvo uma bela jogada que terminou com a conclusão equivocada de Kaká logo aos 6', começou muito mal a partida, jogando de forma extremamente burocrática, explorando pouco as laterais (principalmente a esquerda) e sem qualquer aceleração no meio. O problema, aparentemente, foi que os homens que deveriam dar suporte ao ataque - Seedorf e, principalmente, Kaká - não conseguiram executar suas funções a contento e, assim, o avante rossonero acabou tendo poucas chances concretas de gol, deixando o jogo bastante morno em sua 1ª etapa.
Ocorre que o péssimo jogo milanês do 1º tempo não deve ser creditado nas contas de Seedorf e Kaká, mas sim, ao que parece, no esquema tático proposto por Ancelotti, que não está conseguindo fazer seu elenco render como deveria.
Outro que jogou muito aquém de suas possibilidades (fato que vem se repetindo com regularidade) foi o regista arretrato Pirlo, ao ponto de errar passes por demais simples.
Mas nem tudo foi negativo no começo do jogo para o Milan, vez que Oddo (foto ao lado - Ansa) fez uma boa estréia e mostrou que poderá substituir ou apenas dividir a posição com o eterno Cafu.
O Parma, por sua vez, mostrou um futebol mais vibrante e ágil na criação das jogadas, mas esbarrou em suas limitações técnicas.
Porém, o acaso veio a socorro do espetáculo e quando Brocchi solicitou ser substituído ainda no 1º tempo, Ancelotti colocou, surpreendentemente, Inzaghi em seu lugar, deixando o Milan com 2 atacantes!
Mas o jogo continuou muito amarrado no meio de campo (na foto ao lado - Gattuso e Ferronetti - Ansa) e as equipes foram para o intervalo sem mostrar um futebol agradável.
Na 2ª etapa o Milan voltou, diferentemente da 1ª, disposto a agredir velozmente o Parma (que se compactou ainda mais) e Inzaghi e Gilardino perderam, respectivamente, boas oportunidades aos 14' e 16', ambas defendidas por Bucci.
Como o resultado não se alterava, Ancelotti foi ousado e sacou Seedorf (na foto abaixo contra o colombiano Bolaño - Ansa) e Gilardino e inseriu Gourcuff e Ricardo Oliveira em seus lugares.
As alterações surtiram efeito (e aqui mérito para Ancelotti) e, aproveitando uma falta cobrada (não de forma perfeita) por Pirlo, Pippo Inzaghi completou, ao seu estilo, para o fundo das redes, fazendo o gol que valeu os 3 pontos importantíssimos ao Milan!
O tabellino da partida ficou assim:
Milan: Dida; Oddo, Bonera, Maldini, Jankulovski; Gattuso, Brocchi (30' Inzaghi), Pirlo, Seedorf (72' Gourcuff), Kaká; Gilardino (72' Ricardo Oliveira). All. Ancelotti.
Parma: Bucci; Paci, Fernando Couto, Perna; Ferronetti (66' Coly), Grella, Bolaño (76' Dessena), Castellini, Morfeo; G. Rossi, Budan (62' Muslimovic). All. Pioli.
Gol: 76' Inzaghi.
Árbitro: Gava.
Cartões amarelos: Grella e Morfeo.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que, com a chegada de Ronaldo, serão 6 os jogadores do Milan que já vestiram a camisa da rivalíssima Internazionale, vez que já estão no elenco de Via Turati os ex-interistas Brocchi, Favalli, Pirlo, Seedorf (foto abaixo - Inter) e Simic?
* Que em Via Durini são 4 os ex-milanistas: Coco (que não vem sendo aproveitado), Crespo, Vieira e Toldo (que nunca jogou no Milan, apesar de ter sido formado na Primavera do clube)?
* Que a Lazio tem no elenco 2 jogadores (Peruzzi e Siviglia) que já jogaram na Roma, enquanto o time gialorosso não tem nenhum atleta no elenco que tenha vestido a camisa celeste da rival?

eXTReMe Tracker