Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, setembro 29, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Livorno x Fiorentina



Batigol está de volta? Nem tanto, mas o dia 29 de setembro de 2007 ficará marcado como a data na qual a torcida viola da Fiorentina voltou a vibrar com um camisa 9 argentino, quase 7 anos depois da saída de Batistuta para a Roma.
Afinal, o time de Florença saiu vitorioso do derby toscano contra o Livorno graças as proezas de um semi-desconhecido atacante argentino de nome Pablo Daniel Osvaldo, apenas 21 anos, que em sua estréia na Serie A marcou uma estilosa doppietta e abriu o caminho para a vitória da Fiorentina por 3 x 0.
Mas quem é Pablo Osvaldo? Nascido em 12 de janeiro de 1986 em Buenos Aires, o atacante argentino com passaporte italiano surgiu profissionalmente no Huracán, de onde se transferiu à Atalanta, então na Serie B, em janeiro de 2006. Depois de participar de apenas 3 partidas e anotar 1 gol, Osvaldo foi cedido em co-propriedade ao Lecce, também na Serie B, com o qual disputou a temporada 2006/2007 e marcou 8 gols em 31 pelejas.
No último calciomercato, o atual camisa 9 da Fiorentina (foto à direita - Fiorentina) foi riscattato pelo clube de Bergamo antes de ser cedido à equipe gigliata por cerca de 3 milhões de euros.
Antes da bola rolar, porém, a indagação era reinante entre os torcedores que percorreram os pouco mais de 80 quilômetros que separam Florença de Livorno: Osvaldo conseguirá substituir dignamente o romeno Mutu?
E, quando iniciada a partida, tudo levou a crer que Pazzini & Cia. iriam ter muitas dificuldades no Armando Picchi, pois os donos da casa começaram partindo para o ataque, com o indemoniato Diamanti causando problemas à dupla Gamberini-Koldrup (que substituiu o capitão Dainelli) com sua velocidade.
Porém, com o decorrer dos minutos e a dimimuição do ímpeto livornese, a Fiorentina foi tomando conta do meio de campo, forte na excelente atuação do ala Gobbi, e teve no inspirado duo Santana-Osvaldo sua tábua de salvação.
Assim, aos 45' do 1º tempo, o até então apagado Osvaldo recebeu um cruzamento de Santana e, com un splendido destro al volo, colocou a bola no ângulo oposto do goleiro Amelia para fazer 1 x 0 Fiorentina.
A ida para o vestiário em desvantagem no marcador certamente não era o placar almejado pelo técnico amaranto Orsi, que acabou expulso antes de retornar à 2ª etapa.
Senza premere sull'acceleratore, o Livorno resistiu apenas até o meia Loviso também ser expulso aos 18' do 2º tempo, após cometer duas faltas em seqüência por trás no atacante Pazzini.
Daí, altro passaggio de Santana para Osvaldo que, com um belo toque, tirou a bola do alcance de Amelia para colocar 2 x 0 no placar.
Para concluir, o veterano Vieri (que entrou no lugar de um tímido Pazzini) serviu para o argentino Santana fazer o seu gol pessoal e decretar 3 x 0 no marcador.
O tabellino:
Livorno: Amelia; Knezevic (50' Rezai), Galante, Grandoni; Balleri (54' Bogdani), Loviso, Giannichedda, A. Filippini, Pasquale; Diamanti (64' Volpe), Rossini. All. Orsi.
Fiorentina: Frey; Ujfalusi, Gamberini, Koldrup, Balzaretti; Kuzmanovic (no alto, à esquerda, saltando Pasquale - Fiorentina), Liverani (64' Pazienza), Gobbi (54' Montolivo); Santana, Osvaldo, Pazzini (65' Vieri). All. Prandelli.
Gols: 45' Osvaldo, 67' Osvaldo, 69' Santana.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Gamberini, Giannichedda, Liverani, Gobbi, Galante, Pasquale e A. Filippini.
Cartões vemelhos: Orsi e Loviso.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Roma x Internazionale



L'Inter è prima da sola! Eis a manchete que será estampada em muitos jornais italianos desta domenica.
Afinal, não foi pouco: a Internazionale foi ao Olimpico enfrentar o time mais badalado da Itália atualmente e, muito provavelmente, sua principal contendente ao Scudetto e saiu vitoriosa por retumbantes 4 x 1.
Foi certamente uma partida anômala, condicionada por um lance ocorrido aos 28' e que custou um homem à Roma e valeu um gol à Inter.
Porém, não é possível tirar os méritos do grupo nerazzurro e, especialmente, do treinador Roberto Mancini, que foi claramente vencedor no confronto com seu colega Spalletti.
Luciano Spalletti que, como de costume, armou a Roma em um 4-2-3-1, com Pizarro e Giuly nos postos dos infortunati Aquilani e Taddei, enquanto Mancini revolucionou a Inter e mandou a campo o time, de forma inédita, com un centrocampo a 5, com o português Figo e o brasileiro César bem abertos nas laterais, o que acabou por resultar na supremacia do time de Milão na área nevrálgica do campo e, conseqüentemente, na partida.
Ainda assim, o jogo começou vibrante e com a Roma tendo as primeiras oportunidades (incrível a defesa protagonizada por Júlio César em conclusão ravicinata de Mancini - à esquerda contra o capitano Javier Zanetti - Inter), mas foi exatamente a partir de um erro de Totti na cobrança de um escanteio resultante de uma boa defesa do arqueiro interista que aconteceu o lance crucial da partida: o lateral brasileiro Maxwell (no alto contra Tonetto - Inter) interceptou a bola e disparou em um contra-ataque de altíssima velocidade, servindo o brasileiro César que, dentro da área, chutou para uma belíssima defesa de Doni. No rebote, Ibrahimovic cabeçeou para o gol a porta vuota e Giuly interceptou a pelota com as mãos - pênalti e cartão vermelho para o francesino.
Cobrando a penalidade máxima (foto abaixo - Pieranunzi), Ibra colocou 1 x 0 no placar!
Na 2ª etapa, Dacourt e o sueco Ibrahimovic tiveram que sair logo no início com problemas físicos e Roberto Mancini colocou, até de forma surpreendente, a dupla de atacantes argentinos Crespo e Cruz em campo, optando por deixar Adriano no banco (a surpresa decorre de que o brasileiro não está inscrito na Champions League, enquanto os argentinos estão e a Inter tem um importante compromisso na próxima terça-feira contra o PSV Eindhoven).
De qualquer maneira, foi a Roma que marcou, em falha de Maxwell (no bem e no mal...), que acabou servindo para o romanista Perrotta empatar o jogo.
Porém, o dia era de Mancini (Roberto, o treinador da Inter) e suas substituições se mostraram acertadíssimas.
Primeiro, El Jardinero Julio Cruz acertou uma bola na trave e, apenas 6' após sua entrada em campo, Crespo raccoglie da predatore d'area la respinta di Doni su una votta di Cambiasso para fazer 2 x 1 aos 12'.
Em seguida, foi o próprio Cruz (à direita contra Juan - Inter) que sacramentou a vitória interista com um chute forte em que Doni não foi inocente.
Com o placar apontando 3 x 1, a Roma desistiu da partida e Spalletti não conseguiu (se era possível) rearrumar a equipe em campo, cuja inferioridade numérica perante a adversária restou por demais explícita.
Para finalizar, o baixinho Cordoba (1,73 m) ainda fez o 4º gol da Inter, de cabeça, aproveitando cruzamento de Figo.
L'Inter stravince e torna a far paura!
O tabellino:
Roma: Doni; Panucci (69' Cicinho), Mexes, Juan, Tonetto; De Rossi, Pizarro, A. Mancini (69' Vucinic), Perrotta, Giuly; Totti (76' Esposito). All. Spalletti.
Inter: Júlio César; Zanettti, Cordoba, Samuel, Maxwell; Dacourt (51' Crespo), Cambiasso, Figo (77' Pelé), César, Stankovic; Ibrahimovic (50' Cruz). All. R. Mancini.
Gols: 29' Ibrahimovic (pênalti), 53' Perrotta, 57' Crespo, 60' Cruz, 68' Cordoba.
Árbitro: Rizzoli.
Cartões amarelos: Samuel e Pizarro.
Cartão vermelho: Giuly.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 6ª Rodada 2006/2007



O 'Match Clou' da 6ª rodada vale a liderança isolada da Serie A, pois Roma e Internazionale estão com o mesmo número de pontos - 11 - após completadas 5 rodadas.
E não é só, já que as campanhas das adversárias deste sábado são em muito semelhantes: ambas têm 3 vitórias, 2 empates e 7 gols de saldo, com a Roma sendo superior apenas no número de gols marcados, 11 contra 10.
Talvez o verdadeiro diferencial esteja circunscrito aos momentos díspares que as equipes atravessam na Serie A: enquanto a Roma começou o campeonato extraordinariamente bem, com 3 vitórias consecutivas, mas nas últimas duas rodadas amargou 2 empates; a Inter largou mais devagar e tropeçou na Udinese logo na 1ª giornata, mas vem de uma excelente vitória de 3 x 0 sobre a Sampdoria na última quarta-feira.
Independente das campanhas realizadas até aqui, o certo é que o jogo promete muito!
Na Roma, Spalletti recuperou Totti (no alto - Roma), Perrotta e Panucci, que desfalcaram o time no empate da última quarta-feira contra a Fiorentina, mas não poderá contar mais uma vez com Taddei, Cassetti e Aquilani, o que certamente não é pouco diante da importância dos 3, principalmente do último.
Assim, os giallorossi devem começar com: Doni; Panucci, Mexes, Juan e Tonetto; De Rossi, Pizarro, Mancini, Perrotta e Giuly; Totti.
O brasileiro Cicinho (à esquerda - Roma), que não tem entrado muito bem, deve continuar como opção no banco.
Na Inter, os desfalques são o lateral brasileiro Maicon (suspenso), os zagueiros Chivu e Materazzi e o volante Vieira (todos com problemas físicos), o que deixa o técnico Mancini, apesar da profundidade do elenco interista, com poucas opções defensivas.
De qualquer maneira, o time que deve ir a campo continua sendo uma verdadeira seleção mundial (embora não tenha nenhum italiano) com um forte tempero argentino: Júlio César; Zanetti, Cordoba, Samuel e Burdisso; Cambiasso, Dacourt, Figo e Stankovic; Ibrahimovic (foto abaixo - Inter) e Crespo.
Para complicar ainda mais a vida dos apostadores, o retrospecto indica um forte equilíbrio entre Roma e Inter jogando na capital italiana: são 29 vitórias giallorossi, 20 empates e 25 sucessos nerazzurri.
Os maiores artilheiros do embate são, por parte da Inter (que marcou 101 gols até aqui no confronto), Alessandro Altobelli e Ronaldo, enquanto Abel Balbo, Agostino Di Bartolomei, Pedro Manfredini e Vincenzo Montella são os mais profícuos matadores do confronto pela Roma (que fez 113 tentos ao todo), todos com 4 gols cada.
Na temporada passada, sucesso de 1 x 0 para a Internazionale, tento marcado pelo argentino Crespo, enquanto Ibrahimovic desperdiçou um pênalti defendido por Doni.
Antes, 2 empates - 1 x 1 em 5 de março de 2006 e um espetacular 3 x 3 em 3 de outubro de 2004.
Assim, o último sucesso romanista foi na temporada 2003/2004 quando, com os brasileiros Emerson, Lima e Mancini em campo, a Roma fez 4 x 1 na Inter de Adriano e Vieri, tendo o ala brasileiro realizado uma doppietta, com os demais gols sendo anotados por Cassano, Totti e pelo próprio Vieri.
Portanto, olho na telinha a partir das 13h00!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Especiais congratulações à Lady Cyntia, ao Michel e ao JP, que elucidaram que o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é o valente meia Gaby Mudingayi, nascido em Kinsasha (República Democrática do Congo), mas belga para todos os efeitos.
Incontrista muito apreciado pelo técnico laziale Delio Rossi, Mudingayi (foto à direita - La Stampa) passou anteriormente pelo Torino, clube com o qual disputou a Serie B na temporada 2004/2005.
Ah... o Calcio Serie A tem uma enquete nova no final da página principal - vamos participar!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, setembro 28, 2007

Rodada está repleta de clássicos


A 6ª rodada da Serie A 2007/2008 vem cheia de clássicos para tornar o final de semana ainda mais agradável.
Para começar, no sábado, com transmissão da ESPN Internacional, da RAI e da TV Esporte Interativo, o sensacional 'Match Clou' Roma x Internazionale a partir das 13h00.
Um pouco mais tarde, com transmissão da ESPN Brasil, às 15h30, o clássico toscano Livorno x Fiorentina.
No domingo, a bola começa a rolar cedo com Milan x Catania (ESPN Brasil e RAI) e Cagliari x Siena (ESPN Internacional), ambas às 10h00.
No mesmo horário jogam Empoli x Palermo; Napoli x Genoa; Reggina x Lazio; Sampdoria x Atalanta e Udinese x Parma.
Para finalizar com estilo, o jogo deferido para domingo à noite na Itália é o sempre disputado Derby della Mole, ou seja, a sfida stracittadina che coinvolge le squadre di Turim: o granata Torino e a bianconera Juventus.
O confronto não ocorre desde novembro de 2002, pois ao final daquela temporada o Torino foi rebaixado à Serie B e, quando retornou, foi a vez da Juve ir passar uma stagione na 2ª divisão.
Portanto, se o Derby já é tão especial que uma vitória nele pode representar até mais do que a conquista do Scudetto, o de domingo próximo (que terá transmissão da ESPN Internacional e da RAI a partir das 15h30) tem um sabor ainda mais diferente.
Pena que no Torino o habilidoso Alessandro Rosina não poderá participar da partida, o que sobrecarregará o uruguaio Recoba (foto do alto à direita - Torino) em seu primeiro Derby.
Do lado da Juventus, o principal problema de Ranieri é armar a defesa, já que Boumsong, Andrade e Zebina não estão disponíveis e o jovem Criscito não foi muito bem na última partida contra a Roma, podendo o capitano da Under 21 Giorgio Chiellini (no alto, à esquerda - La Presse) ser utilizado como central ao lado de Legrottaglie.

quinta-feira, setembro 27, 2007

'B' Em Pílulas


* O big match da 6ª rodada da Serie B 2007/2008 entre Bologna e Brescia terminou 2 x 2, tentos de Tacchinardi (BR), Adailton (BO), Mingazzini (BO) e Lima (BR);
* Foi a 1ª vez que o Brescia de Mareco e Santacroce (à direita perseguindo o lateral Daino - Macchiavelli) não venceu na temporada, permanecendo na liderança da Serie B com 16 pontos ganhos;
* Foi a 3ª partida consecutiva na qual o habilidoso meia Alessio Tacchinardi marcou para o Brescia;
* Já o brasileiro Lima fez seu 1º gol na temporada;
* Por sua vez, Adailton fez seu 5º tento em igual número de pelejas, ficando a um gol do atacante Cellini do Albinoleffe, artilheiro da Serie B com 6 gols até aqui;
* Albinoleffe que, com a vitória de 1 x 0 sobre o Cesena (uma das únicas duas equipes que ainda não venceu na temporada), é também líder da Serie B com os mesmos 16 pontos do Brescia em 18 possíveis;
* O 3º colocado é o Chievo, com 14 pontos, que superou o Avellino (lanterna da competição) por 3 x 0, doppietta de Pellissier e tento de Obinna.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Foi uma rodada bastante positiva para Internazionale e Juventus, já que Milan e, principalmente, Roma não conseguiram vencer seus compromissos.
Aliás, a Inter, que recebeu a Sampdoria no Giuseppe Meazza, fez uma apresentação quase perfeita e deu mostras que está novamente com os músculos aquecidos e pronta para brigar pela ponta do campeonato.
Quanto a Samp, embora tenha se apresentado bem disposta taticamente, as ausências de Montella e Volpi deixaram o jogo blucerchiato muito previsível, tutto improntato su Caracciolo, isolado no meio de uma defesa segura e acertadamente postada por Mancini.
De resto, um Ibrahimovic inspirado e um Figo bastante motivado foram suficientes para construir o 3 x 0 final (os 2 primeiros gols foram ópera do sueco - acima o seu 2º gol - Inter - e o 3º foi marcado pelo português), dando oportunidade até para a estréia do centrocampista lusitano Pelé.
Já a Juventus foi ainda mais impediosa e venceu a Reggina por 4 x 0 em uma gara a senso unico, onde o goleiro Campagnolo foi o melhor dentre os jogadores do time amaranto, impedindo um placar mais dilatado.
Aliás, o portiere do time calabrês foi tão bem que, não obstante os 7 escanteios cobrados apenas no 1º tempo e os 10 tiri in porta desferidos (contra apenas 1 da Reggina) pela Juventus, as equipes foram para o intervalo com o 0 x 0 no placar.
Porém, no 2º tempo foi tudo tão fácil que nem parecia que Ranieri havia promovido um pequeno turn-over na equipe bianconera, deixando de fora Del Piero, Iaquinta e Nedved e promovendo as entradas de Palladino, Salihamidzic e Tiago, além de postar o central Legrottaglie no lugar do lesionado Andrade.
E foi exatamente o zagueiro ex Chievo que abriu o marcador, logo aos 3', con un interno destro in mischia.
Depois, o bósnio Salihamidzic (acima contra um adversário - La Presse) ampliou para 2 x 0 aos 5', Trezeguet aumentou aos 31' e Palladino completou a goleada aos 46', sempre da 2ª etapa.
Agora, o jogo mais sensacional da rodada foi também o mais aguardado, com Fiorentina e Roma empatando em 2 x 2 no Artemio Franchi em uma "gara spettacolare e intensa fino all'ultimo" (Gazzetta dello Sport).
Com uma formação bem diversa daquela que vinha atuando nas últimas rodadas, já que Totti, Perrotta e Cassetti estavam lesionados e Aquilani, Juan e Panucci foram poupados, ainda assim foi a Roma que saiu na frente, com um golaço do brasileiro Mancini (à direita sua comemoração - Newpress).
Mas, apenas alguns minutos depois, o zagueiro Gamberini empatou a partida, aproveitando uma saída não muito precisa do goleiro Doni.
Em seguida, as oportunidades continuaram se sucedendo para ambos os lados e Giuly colocou a Roma novamente em vantagem aos 37' da 1ª etapa.
Veio o 2º tempo e Prandelli colocou o argentino Santana no lugar de Liverani, aumentando ainda mais a propensão ofensiva da Fiorentina (que já tinha Semioli, Pazzini e Mutu na frente).
Porém, como o ataque viola não conseguiu alinhar objetividade ao enorme ímpeto que a equipe tinha em empatar, a Roma conseguiu tomar as rédeas da partida a partir dos 20' e teve chances de liquidar a fatura tanto aos 28' (com Vucinic), quanto aos 29' (com Pizarro), tendo o arqueiro Frey realizado arrojadas saídas em ambas as ocasiões.
Daí, Prandelli lançou, com sucesso, sua última cartada e inseriu Vieri no lugar de Semioli: foi em uma investida do veterano atacante que o zagueiro Ferrari cometeu o pênalti convertido por Mutu com un cucchiaio di destro - 2 x 2 no placar!
O restante da rodada: Catania 1 x 0 Empoli (tento do uruguaio Martinez); Genoa 3 x 2 Udinese (tripletta de Borriello e gols de Asamoah e Mesto, com o goleiro brasileiro Rubinho sendo expulso aos 5' do 2º tempo); Lazio 3 x 1 Cagliari (doppietta de Rocchi e gol de Pandev para os romanos; Acquafresca para os sardos); Napoli 1 x 0 Livorno (tento do argentino Sosa aos 86'); Parma 2 x 0 Torino (gols do brasileiro Reginaldo e de Corradi - à esquerda, no alto, contra Natali - Grazia Neri) e Siena 1 x 1 Atalanta (o ex Loria e Doni anotaram os gols).
A classificação depois de 5 rodadas: 1º Roma (11 pts); 2º Internazionale (11); 3º Juventus (10); 4º Napoli (10); 5º Palermo (10); 6º Fiorentina (9); 7º Atalanta (9); 8º Udinese (7); 9º Milan (6); 10º Lazio (6); 11º Parma (6); 12º Genoa (6); 13º Catania (5); 14º Sampdoria (5); 15º Cagliari (4); 16º Torino (4); 17º Siena (3); 18º Empoli (2); 19º Livorno (2) e 20º Reggina (2).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, setembro 26, 2007

O Jogo Da TV - Palermo x Milan



Será que o técnico do Milan, Carlo Ancelotti, sabe que a grande virtude da experiência é permitir que erros cometidos anteriormente não sejam repetidos?
De acordo com o que foi visto nesta quarta-feira no Renzo Barbera, parece que não.
Afinal, o Milan foi visitar o Palermo amargando já 4 pontos de desvantagem da líder Roma (transcorridas apenas 4 rodadas do campeonato), fruto de 3 empates consecutivos, em 2 dos quais o time rossonero parecia ter a vitória nas mãos e as deixou escapar por pura displicência.
Porém, pior foi o resultado na Sicília, onde o Palermo não só conseguiu arrancar o empate quando o Milan parecia que iria vencer, como obteve a virada no minuto final, fazendo com o que o retorno da trupe de Ancelotti à Milão tenha sido ainda mais amargo.
De nada adiantou ao Milan dominar quase toda a partida (a ponto de terminá-la com 67,2% da posse de bola, contra apenas 32,8% do Palermo), ter chutado a gol mais do que o dobro de vezes do adversário (9 a 4), se mais uma vez faltou concentração e atitude (e, talvez, tenha sobrado soberba) para garantir a vitória.
Vitória esta que parecia estar se desenhando quando, em estupenda jogada de Kaká, o holandês Seedorf fez um belíssimo gol (no alto à direita - Newpress), logo aos 10'.
Daí, inspirado pela dupla Seedorf-Kaká (à esquerda o brasileiro contra seu compatriota Fábio Simplício - Milan), contando com a segurança de Emerson no centrocampo e com os laterais Oddo e Jankulovski bem atuantes, o Milan dominou todo o 1º tempo, deixando o Palermo acuado e incapaci di giocarsela.
Iniciada a 2ª etapa, os visitantes continuaram mandando no jogo e desperdiçaram occasioni a raffica - em um intervalo de 60'' Pirlo acertou o travessão (repetindo feito de Seedorf nos 45' iniciais), Simplício salvou uma cabeçada de Nesta na linha e Seedorf errou uma conclusão malamente a lato con la porta spalancata.
Tantos equívocos tiveram seu preço!
Aos 28' da etapa complementar o brasileiro Amauri, até então uma figura nula em campo, dominou a bola de maneira um tanto suspeita (meio ombro, meio braço) e cruzou, de virada, para o centro da área, onde o ala Diana já chegou concluíndo para empatar a partida.
O técnico rosanero Colantuono já havia mexido (e bem): dentro Jankovic e Cavani, fora Caserta e Bresciano. Ancelotti, então, resolveu dar fôlego novo ao Milan, sem, porém, alterá-lo taticamente: saíram Emerson e Gilardino, entraram Brocchi e Inzaghi.
Não adiantou - nos acréscimos um stanco Pirlo cometeu uma falta boba em Diana. O baixinho Miccoli, na cobrança, disparou um petardo de longe que entrou no canto de Kalac - Palermo 2 x 1 (à direita - Rosanero - a comemoração do Romario del Salento)!
O tabellino:
Palermo: Fontana; Diana, Zaccardo, Barzagli, Cassani (74' Rinaudo); Migliaccio, Fábio Simplício, Bresciano (61' Cavani), Caserta (61' Jankovic); Amauri, Miccoli. All. Colantuono.
Milan: Kalac; Oddo, Nesta, Kaladze, Jankulovski; Gattuso, Emerson (76' Brocchi), Pirlo, Seedorf, Kaká; Gilardino (76' Inzaghi). All. Ancelotti.
Gols: 10' Seedorf, 73' Diana, 93' Miccoli.
Árbitro: Farina.
Cartões amarelos: Emerson, Fábio Simplício e Miccoli.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 5ª Rodada 2006/2007



Nesta 5ª rodada infra-semanal o 'Match Clou' é mais um difícil compromisso da líder Roma, que enfrenta a ambiciosa Fiorentina em Florença.
O jogo tem todos os requisitos para ser um belo espetáculo, vez que as contendentes estão dentre as equipes que praticam, atualmente, o melhor e mais vistoso futebol na Bota e na própria Europa.
E não sem razão: no comando de Fiorentina e Roma estão 2 treinadores da nova geração que gostam de trabalhar com jogadores habilidosos e privilegiam o ataque e il bel gioco.
Porém, Spalletti terá alguns problemas para armar a Roma, vez que, por exemplo, seu capitano e ídolo indiscusso Francesco Totti não participará do encontro. Nada de alarmante, mas o Pupone está com un problema alla coscia sinistra e vai ficar de repouso com vistas aos próximos encontros contra Internazionale (no sábado) e Manchester United (na terça-feira).
Outro desfalque importante no elenco romanista é o também tetra-campeão mundial Simone Perrotta, com problemas estomacais.
Assim, a Roma deverá começar com: Doni; Panucci (Cassetti também estará ausente), Mexes (à direita - Guerin Sportivo), Juan e Tonetto; De Rossi, Pizarro, Mancini, Giuly e Taddei; Vucinic.
Apesar dos desfalques da Lupa Capitolina, o técnico viola Prandelli não acredita que a Fiorentina é a favorita para o encontro e pontuou: "Loro hanno qualcosa in più, possono puntare a vincere lo scudetto. Anzi, dirò di più: vedo la Roma come la principale candidata ao titolo".
Será apenas jogo de cena? Afinal, caso saía vitoriosa do encontro de hoje, a Fiorentina pode terminar a rodada como líder da Serie A.
Para tanto, o time dos irmãos Della Valle deve iniciar no 4-3-3 com os seguintes homens: Frey (foto mais abaixo - Guerin Sportivo); Ujfalusi, Dainelli, Gamberini (ou Koldrup, já que o italiano ha la febbre) e Pasqual; Donadel (à esquerda - Fiorentina), Liverani e Montolivo; Santana, Pazzini e Mutu.
E, se dependesse apenas do retrospecto, a Fiorentina já poderia contar com os 3 pontos, pois jogando em Firenze foram 30 vitórias do time da casa, 28 empates e apenas 10 vitórias dos visitantes, que fizeram 63 gols e sofreram 98.
Porém, a Fiorentina não vence a Roma no Artemio Franchi desde a temporada 2000/2001, quando fez 3 x 1 com uma doppietta de Chiesa e uma autorete de Candela, tendo o brasileiro Emerson descontado para os visitantes. Treinada por Roberto Mancini, a Fiorentina, naquele 09 de abril de 2001, atuou com: Toldo; Lassissi, Repka, Adani e Moretti; Cois, Amoroso, Di Livio e Rui Costa; M. Rossi e Chiesa. Já a Roma, comandada por Fabio Capello, iniciou com: Antonioli; Zebina, Samuel e Mangone; Cafu, Emerson, Tommasi, Candela e Totti; Batistuta (jogando pela 1ª vez contra seu ex clube) e Delvecchio.
O último sucesso romano é mais recente, tendo ocorrido em 23 de janeiro de 2005, por 2 x 1, tentos de Maresca para os mandantes e Cassano e Montella (olha a Samp aí gente!!!) para os visitantes.
Agora, nas últimas duas temporadas, 2 empates, inclusive o 0 x 0 da última, disputado em março passado e acompanhado por este blog (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/o-jogo-da-tv-parte-i-fiorentina-x-roma.html).
Para terminar esta prévia, o atleta que mais atuou no confronto não poderia ser outro senão Giancarlo De Sisti, meio campista que transcorreu toda sua carreira entre Roma (sponda giallorossa) e Florença, tendo participado de 17 encontros (9 com a Fiorentina e 8 pela Roma), enquanto os maiores artilheiros do embate, ambos gigliati, são Giancarlo Antognoni e Alberto Galassi, cada um com 5 gols anotados.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Continuazione


É ... este blog anda sem qualquer prestígio mesmo! A 'L'Enigma' passar sem acertadores na semana? Vá lá! Mas não ter sequer uma tentativa? Aí é melhor fechar as portas e mudar de ramo ...
De qualquer maneira, segue uma dica, caso algum de nossos leitores tenha ficado inibido em chutar meio sem direção: o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) está disputando a atual Uefa Champions League.
No próximo sábado os salvadores do Calcio Serie A! Ou não ...

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, setembro 25, 2007

Quarta-feira será de Calcio!


A 5ª rodada da Serie A 2007/2008 terá gostinho de antigamente e todas as partidas começarão em um mesmo horário, mais precisamente às 20h30, horário italiano, desta quarta-feira.
Não faltarão grandes duelos, a começar pelo 'Match Clou' Fiorentina x Roma no Artemio Franchi di Firenze (com transmissão da TV Esporte Interativo a partir das 15h30).
Outro jogo bastante interessante é o confronto Palermo x Milan no Renzo Barbera, com transmissão da ESPN Internacional e da RAI (sempre às 15h30). Ainda sem Ronaldo, os rossoneri precisam se recuperar no campeonato (já estão 4 pontos atrás da líder Roma) e, para tanto, devem jogar com todos os seus astros disponíveis, inclusive os meias Pirlo e Kaká.
No time da Sicília, Colantuono deve repetir a dupla de ataque ataque Miccoli-Amauri, que tem dado dor de cabeça às defesas adversárias.
A vice-líder Internazionale, por sua vez, recebe a Sampdoria no Giuseppe Meazza (a ESPN Internacional e a TV Esporte Interativo transmitirão a partida na ... quinta-feira) e, sem Chivu, Materazzi, Vieira (lesionados) e Maicon (suspenso), deve ter Adriano no banco, mesmo lugar de onde deve começar o astro blucerchiato Cassano.
O bósnio Salihamidzic (no alto à direita - La Presse) deve ocupar o lugar de Camoranesi e Legrottaglie o de Andrade na Juventus que pega a Reggina no Olimpico de Turim, sempre às 15h30, horário de Brasília.
Agora, reforço importante terá a Lazio, que poderá contar com o trequartista Mauri (à esquerda - La Presse) para enfrentar o Cagliari em Roma.
Completam a rodada Catania x Empoli no Angelo Massimino; Genoa x Udinese no Luigi Ferraris; Napoli x Livorno no San Paolo; Parma x Torino no Ennio Tardini e Siena x Atalanta no Artemio Franchi de Siena, agora também denominado MPS Arena.
Excepcionalmente, não serão postadas nesta semana as colunas 'Momento Panini', 'PontoCom' e 'Memorabilia'.

segunda-feira, setembro 24, 2007

'B' Em Pílulas


* Com 5 vitórias em 5 jogos, o Brescia é o líder isolado da Serie B;
* Durante a semana foram mais 2 sucessos: derrotou o Piacenza por 2 x 0 em jogo adiado da 3ª rodada e venceu o Messina por 3 x 1 nesta 5ª rodada, com o meia Tacchinardi anotando gols em ambas as partidas;
* Logo em seguida na tabela vem o Albinoleffe, que superou o Modena por 3 x 2 fora de casa e soma agora 13 pontos (4 vitórias e 1 empate);
* Também tiveram sucesso como visitantes nesta rodada o Pisa (1 x 0 no Mantova), o Lecce (2 x 0 no Avellino), o Chievo (2 x 1 no Frosinone) e o Bologna (3 x 1 na Triestina, com 2 gols de Adailton);
* O Bari do técnico Giuseppe Materazzi (pai do zagueiro da Internazionale) venceu o Ravenna por 4 x 2 (acima um lance da partida - Mantuano), tentos de Santoruvo, Donda, Stellini e Bonanni para os mandantes e Succi e Aloe para os visitantes;
* Com gol do brasileiro Barreto, cobrando pênalti, o Treviso venceu o Piacenza por 1 x 0.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A 4ª rodada da Serie A 2007/2008 foi marcada pelo baixo número de gols (apenas 19 em 10 partidas) e pela grande quantidade de empates (6).
Aliás, nenhuma das 4 equipes mais tradicionais do futebol italiano e favoritas ao título da temporada - Internazionale, Juventus, Milan e Roma em ordem estritamente alfabética - venceram na rodada, o que permitiu que Atalanta e Fiorentina, vencedoras neste final de semana, ingressassem na zona de classificação à Uefa Champions League.
Se os jogos de Juventus, Milan e Roma já foram objeto de análise na coluna 'O Jogo Da TV', a Internazionale foi à Toscana e não passou de um 2 x 2 com o lanterninha Livorno in una partida rocambolesca, na qual o time da casa esteve duas vezes à frente no marcador, mas permitiu o empate perpetrado em ambas as ocasiões com gols de Ibrahimovic (à direita, no alto, contra o time amaranto - Inter).
Porém, o resultado final foi até modesto, vez que os goleiros Amelia e Júlio César foram os destaques positivos da partida, realizando importantes defesas, enquanto o lateral brasileiro Maicon (que puxou o contra-ataque que resultou no 1 x 1) acabou sendo o negativo ao ser expulso por agredir o atacante albanês Bogdani já no chão.
Com tantos empates, a Atalanta terminou a rodada na 3ª colocação ao vencer a Lazio por 2 x 1 em Bergamo, tentos de Langella, Mutarelli e Zampagna (foto à esquerda - Cerescioli), este último já nos acréscimos.
Foi uma partida bastante movimentada onde acabou vitoriosa a equipe que mais procurou o gol, principalmente com o quarteto formado por Doni, Ferreira Pinto, Langella (depois Simone Inzaghi) e Zampagna.
Já a 4ª colocação é da Fiorentina, que venceu o Catania na Sicília por 1 x 0, tento do romeno Mutu, embora os comandados de Baldini tenham jogado muito bem e pressionado a equipe viola durante todo o 2º tempo em busca do gol de pareggio, que acabou não acontecendo somente pela excelente atuação do miracolo Frey.
Quem também venceu fora de casa por 1 x 0 foi o Palermo, que superou o Cagliari no Sant'Elia com um gol do zagueiro Zaccardo - um dos poucos que se salvou em uma brutta partita.
Agora, quem jogou maravilhosamente bem foi o atacante Di Natale, que depois dos gols anotados contra Ucrânia e Juventus, fez outros 2 na vitória da Udinese sobre a Reggina no Stadio Friuli para comemorar sua 100ª partida com o time de Udine na Serie A.
E que golaços! No primeiro, Di Natale, aos 5', recebeu a bola em velocidade na extremidade esquerda da área adversária e, após fingir que iria cruzar, encobriu o goleiro Campagnolo com um pallonetto sensacional. Depois, aos 16' da etapa complementar, o capitano bianconero recebeu um lançamento longo dentro da área e, sem deixar a bola tocar o gramado, dominou e com un tiro ao volo colocou a palla no canto oposto do arqueiro amaranto.
Completaram a rodada Empoli x Napoli, que ficaram no 0 x 0, e Torino x Siena, que empataram em 1 x 1, tentos de Dellafiore e Maccarone (no alto, à direita, o capitão Vergassola tenta parar o habilidoso Rosina - Ansa).
A classificação da Serie A está assim: 1º Roma (10 pts); 2º Internazionale (8); 3º Atalanta (8); 4º Fiorentina (8); 5º Napoli (7); 6º Juventus (7); 7º Palermo (7); 8º Udinese (7); 9º Milan (6); 10º Sampdoria (5); 11º Torino (4); 12º Cagliari (4); 13º Lazio (3); 14º Parma (3); 15º Genoa (3); 16º Catania (2); 17º Reggina (2); 18º Siena (2); 19º Empoli (2) e 20º Livorno (2).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, setembro 23, 2007

O Jogo Da TV (Parte III) - Sampdoria x Genoa



Muita expectativa para pouco futebol e, pior, demasiada violência - eis a síntese do tão aguardado derby di Genova!
Aliás, antes mesmo da bola rolar vários incidentes foram registrados fora do estádio Luigi Ferraris, inclusive confrontos entre grupos de torcedores do Genoa e da Sampdoria, resultando na detenção de dezenas de supostos tifosi.
Dentro do estádio, felizmente, não foi registrada nenhuma ocorrência grave, mas também não houve qualquer emoção entre as 4 linhas, como se as equipes tivessem atuado com receio de alterar o estado de ânimo dos torcedores.
Apesar de tudo, alguns fatos da partida merecem registro.
Taticamente, enquanto a Sampdoria começou alinhada em um 3-4-2-1 com o Aeroplanino Montella (no alto contra o zagueiro Bovo - Sampdoria) supostamente auxiliado por Delvecchio e Bellucci em seu mister de fazer gols, o Genoa partiu em um audacioso 3-4-3, que, porém, não se mostrou factível, vez que a equipe do técnico Mazzarri, impulsionada pelos alas Pieri e Zenoni, impôs uma marcação alta que asfixiou os cugini nos primeiros minutos da partida.
Porém, como o ataque blucerchiato não se mostrava concreto em nenhuma oportunidade (la cronaca da Gazzetta dello Sport não registrou um único tiro in porta durante toda a partida), o centrocampo formado pelos lutadores Palombo e Volpi desandou no ritmo e o Genoa, forte na marcação dos meias Coppola e Konko e na habilidade de Milanetto, conseguiu equilibrar as ações, tornando a partida muito brigada no meio de campo.
E foi aí que o futebol desapareceu de vez e o que se passou a ver foi uma seqüência enorme de faltas (59 ao todo, sendo 27 da Samp e 32 do Genoa) e vários atendimentos na borda do campo.
O incidente mais grave, com certeza, foi o causado (criminosamente) por Bellucci no goleiro brasileiro Rubinho (foto acima à esquerda - Pegaso), que acabou tendo que ser substituído pelo reserva Scarpi.
De resto, valeu pela estréia de Cassano na Samp (à direita sua entrada em campo - Ap), ainda que o talento barese não tenha tido oportunidade de mostrar nada de bom.
Uma pena, vez que o derby della Lanterna, que não era disputado desde a temporada 1994/1995 na Serie A, merecia (muito) mais!
Um tabellino para esquecer:
Sampdoria: Mirante; Campagnaro, Sala, Gastaldello (79' Lucchini); Zenoni, Palombo, Volpi, Pieri (82' Ziegler), Delvecchio, Bellucci; Montella (75' Cassano). All. Mazzarri.
Genoa: Rubinho (66' Scarpi); Bega, Bovo, Lucarelli; Konko, Coppola, Fabiano, Milanetto (51' Sculli); Rossi, Borriello, Di Vaio (57' Leon). All. Gasperini.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Milanetto, Bellucci, Coppola, Palombo, Delvecchio, Lucchini e Lucarelli.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker