Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 10, 2007

Match Clou - 23ª Rodada 2006/2007



Milan x Livorno é o 'Match Clou' da 23ª rodada da Serie A 2006/2007. Rodada esta que será anômala, com muitos estádios sem público, em decorrência dos acontecimentos da semana passada (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/o-jogo-da-tv-parte-i-catania-x-palermo.html).
O próprio estádio Giuseppe Meazza, ou San Siro como preferem os torcedores do Milan, deverá receber apenas um público mediano, já que as obras para adaptá-lo às novas determinações da F.IG.C. ainda estão em curso e só será permitida a entrada dos abbonati neste domingo.
De qualquer maneira, Milan x Livorno, que será transmitido pela Band a partir das 11h45, tem tudo para ser um grande jogo, a começar pela promessa da estréia do atacante Ronaldo com a maglia rossonera!
O Fenômeno deve começar no banco e entrar no decorrer da partida, já que Ancelotti deve mandar o Milan a campo com Storari (também estreante) no lugar do lesionado Dida; uma defesa com 4 homens composta por Oddo, Bonera, Maldini e Jankulovski; Gattuso (foto ao lado - Empics) como único volante de contenção ao lado de Pirlo, Seedorf e Kaká no meio; com Gilardino e Ricardo Oliveira (foto abaixo - Empics), tendo mais uma oportunidade, na frente.
Portanto, surpreendentemente um Milan bastante ofensivo!
Do lado do Livorno o técnico Arrigoni também deve propor uma equipe com algumas novidades, como o brasileiro César e o talentoso Fiore, ambos recém-contratados.
Outro que deve voltar é o goleiro tetracampeão do mundo Marco Amelia, que deve comandar uma defesa com Grandoni, Kuffour, Galante e Pasquale, todos jogadores de boa qualidade.
No meio, Filippini e Morrone devem ser os cães de guarda, com Passoni aberto pela direita e César pela esquerda, permitindo que Fiore chegue mais no ataque com o capitão Lucarelli, artilheiro da Serie A há duas temporadas.
O retrospecto do embate é amplamente favorável ao Milan, que venceu 7 vezes, empatou 6 e só perdeu 1 vez, na temporada 1941/1942, curiosamente com Meazza (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/campione-azzurro-giuseppe-meazza.html) e Boffi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/memorabilia-boffi.html) em campo.
O último empate ocorreu na temporada 2004/2005, em jogo no qual Dida foi expulso e o holandês Seedorf e Lucarelli marcaram duas vezes cada, tendo o jogo terminado em 2 x 2.
Já a última vitória da equipe de Milão aconteceu na temporada passada, quando Inzaghi anotou os 2 tentos do sucesso rossonero.
Por fim, no 1º turno, no Armando Picchi, a partida terminou em 0 x 0 (acima - Grazia Neri - Nesta, que está lesionado, antecipa o atacante Bakayoko, que se transferiu ao Messina no mercado de janeiro).

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Parabéns ao expert Michel Costa, que desvendou com facilidade o enigma proposto nesta semana (foto ao lado - Guerin Sportivo).
Congratulações ao Tiago e ao Fernando, que também escreveram: Costacurta!
Alessandro Costacurta, ou simplesmente Billy, é uma verdadeira bandiera do Milan, clube que defende há 20 anos, sendo atualmente o 3º jogador que mais vestiu a camisa rossonera (foto acima - Milan), atrás apenas de seus companheiros Paolo Maldini e Franco Baresi.

Na Última Vez ...

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Serie A volta neste final de semana


Depois dos lamentáveis incidentes ocorridos na partida Catania x Palermo e da confusão que se sucedeu na última semana, a Serie A deve voltar a campo neste domingo.
E deve recomeçar da 23ª Giornata, vez que os jogos da 22ª foram remarcados para o próximo dia 18 de abril (já o resultado do jogo de Catania foi oficializado).
Ademais, todos os jogos desta 23ª rodada serão realizados no domingo, às 15 horas italianas - 12 horas em Brasília.
Assim, jogarão Atalanta x Lazio no Atleti Azzurri D'Italia (com Doni - foto ao lado - Cerescioli - confirmado no time de Bergamo); Cagliari x Siena no Sant'Elia; Chievo x Internazionale no Marc'Antonio Bentegodi; Fiorentina x Udinese no Franchi de Florença; Messina x Catania no San Filippo; Milan x Livorno no Giuseppe Meazza; Palermo x Empoli no Renzo Barbera; Roma x Parma no Olimpico de Roma (na foto abaixo o giallorosso De Rossi - Empics); Sampdoria x Ascoli no Luigi Ferraris e Torino x Reggina no Olimpico de Turim.
Ainda não se sabe em quais estádios efetivamente será permitido o acesso do público, sendo que em alguns as obras de adaptação ao Decreto Pisanu
estão em ritmo acelerado para permitir o ingresso, pelo menos, dos abbonati.
Um desses é o estádio de Milão, o Giuseppe Meazza, onde é possível que Ronaldo faça sua estréia no Milan, assim como o lateral César, ex-Corinthians, no Livorno.
Aliás, Milan x Livorno é o embate que a Band está prometendo transmitir a partir das 11h45 de domingo, enquanto a ESPN deve exibir Cagliari x Siena, a partir das 11h55.
Por fim, no sábado, a ESPN Brasil deve levar ao ar Vicenza x Juventus, pela Serie B italiana, a partir das 15h00.
Bom final de semana a todos!

Campione Azzurro - Roberto Di Matteo



Roberto Di Matteo foi um jogador com uma carreira de características únicas no Calcio.
Nascido na cidade suíça de Sciaffusa em 29 de maio de 1970, mas italiano para todos os efeitos, Di Matteo foi formado e passou os primeiros anos de sua carreira atuando apenas por clubes suíços, tendo chegado à Itália apenas na temporada 1993/1994.
Contratado por uma Lazio cheia de estrelas, teve que brigar por uma posição ao sol em um centrocampo que já tinha os nazionali Di Mauro e Fuser, o alemão Doll, o holandês Winter e o inglês Gascoigne.
Rapidamente integrado ao futebol da Serie A, Di Matteo logo chegou à seleção italiana principal (na foto acima na vitória contra a Hungria, em amistoso disputado em Budapeste em 1º de junho de 1996 - Guerin Sportivo), primeiramente como alternativa a Albertini, depois como complemento ideale na área nevrálgica do campo.
Assim, Di Matteo (foto ao lado - Guerin Sportivo) disputou a Euro 96 e a Copa do Mundo de 1998, esta última já como jogador do Chelsea, clube para o qual se transferiu antes de iniciada a temporada 1996/1997 pela quantia recorde de 4,5 milhões de libras esterlinas.
E foi neste clube inglês que este ítalo-suíço de tez um pouco mais escura encerrou oficialmente sua carreira no ano de 2002, após nunca conseguir se recuperar plenamente de uma tripla fratura sofrida em 2000 pela Copa U.E.F.A.
Eleito um dos 11 maiores jogadores de todos os tempos do Chelsea, Di Matteo encerrou sua participação na seleção italiana com 34 presenças e 2 gols, o suficiente para deixar registrada sua classe na condução e distribuição da pelota.

Na Última Vez ...

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Memorabilia - Boffi

A coluna 'Memorabilia' desta semana volta um pouco mais no tempo para abordar a carreira de Aldo Boffi, Il Mister Sfortuna, jogador que brilhou no Milan (ou Milano, como o clube foi denominado entre 1938 e 1943) nos anos 30 e 40 (foto abaixo - Calcio 2000).
Nascido em Giussano (MI) a 26 de fevereiro de 1915, Boffi cresceu no Vis Nova de sua cidade natal antes de passar ao Seregno (Serie B) em 1932 e viver sua melhor fase no Milan a partir do campionato 1936/1937, apesar de ter tido um início um tanto zoppicanti entre os rossoneri.
Assim, com o Milan Boffi estreou em 1º de novembro de 1936 contra o Torino e fez logo una brutta prestazione. Depois, un clamoroso gol mancato nel derby e já queriam mandá-lo embora! Porém, Boffi soube aguardar uma nova chance e quando seu substituto se machucou, passou a realizar una impressionante serie di prodezze sotto porta que valeram ao atacante a artilharia da Serie A na temporada 1938/1939 ao lado de Ettore Puricelli do Bologna, ambos com 19 gols.
No ano seguinte não houve concorrentes para Boffi que conquistou a artilharia de forma isolada com 24 gols, apesar do Milano só ter terminado em 8º lugar, dentre os 16 clubes que disputaram a Serie A.
Pior ainda ficou o Milano na stagione 1941/1942 (10º lugar!), mas novamente Boffi superou seus adversários e foi o capocannoniere da Serie A com 22 gols, entrando para o seleto grupo dos atacantes que conseguiram o feito 3 vezes (além de Boffi, em toda a história da Serie A apenas Giuseppe Meazza, Gunnar Nordahl, Luigi Riva, Paolino Pulici, Michel Platini, Roberto Pruzzo e Giuseppe Signori).
Infelizmente, a 2ª Grande Guerra interrompeu a Serie A e a carreira de Boffi no Milan, que acabou tendo gli anni della maturità subtraídos.
Depois do conflito, aos 30 anos, Aldo Boffi foi jogar na Atalanta, onde ficou apenas uma temporada antes de encerrar sua carreira no Seregno, onde viveu una seconda giovinezza e venceu il titolo cannonieri fra i cadetti com 32 gols na temporada 1946/1947, tendo pendurado as chuteiras em 1950.
Boffi também não teve muita sorte na seleção italiana, onde nunca conseguiu suplantar o titular Silvio Piola e fez apenas 2 partidas no total - uma contra a Suíça em Bologna em 1938 e outra contra a Alemanha em Berlim no ano seguinte.
Por fim, Il Mister Sfortuna faleceu em sua cidade natal em 26 de outubro de 1987.

Na Última Vez ...

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

L'Enigma


Se o enigma da semana passada foi fácil, o desta é facílimo!
Afinal, o jogador ao lado (Guerin Sportivo) não mudou nadinha, apesar da foto ser de 1986!
Assim, não vai ter dica alguma, ao que aproveito para informar que a coluna 'Especulações Da Semana', com o fim do calciomercato, vai tirar férias, vez que não há porque ficar iludindo os leitores ainda tão longe da temporada acabar...
Quem vai ser o mais rápido?

Na Última Vez ...

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Momento Panini - Marco Materazzi


Controvertido! Qual adjetivo poderia melhor definir o zagueiro italiano Marco Materazzi? Talvez alguém exclame: maluco! Ou, quem sabe, raçudo! O certo é que o zagueiro nascido na cidade de Lecce em 19 de agosto de 1973, alto (tem 1,93m) e forte (pesa 92kg), é um jogador viril, excelente no jogo aéreo e que desconhece bola perdida.
Também é fato que Materazzi peregrinou pelas divisões inferiores italianas antes de alcançar o estrelato na Serie A, tendo jogado em clubes como Tor di Quinto, Marsala, Trapani e Carpi, até estreiar no Perugia na 1ª divisão durante a temporada 1996/1997, exatamente contra a Internazionale em 02 de fevereiro de 1997.
Curiosidade: naquele Perugia jogavam também o brasileiro Muller e Gennaro Gattuso!
Sempre surpreendente, ao final da stagione 1997/1998 Materazzi foi jogar no Everton, na Premier League, mas voltou na temporada 1999/2000 (figurinha acima), sempre para o Perugia, onde fez 12 gols em 30 partidas e quebrou o recorde até então pertencente ao argentino Daniel Passarella como o zagueiro que mais fez gols em uma temporada do Calcio.
Com a façanha, foi contratado pela Internazionale por cerca de 10 milhões de euros e desde a temporada 2001/2002 vem defendendo a equipe de Milão (a figurinha abaixo é referente a temporada 2005/2006), inclusive portando a braçadeira de capitão quando da ausência de Javier Zanetti.
Materazzi é figlio d'arte, tendo seu pai sido allenatore de diversas equipes, como Pisa, Lazio, Bari, Padova, Brescia, Piacenza, Sporting (Portugal) e ultimamente o Tianjin Teda da China.
Famosas são também as tatuagens que cultua nos braços - em um a palavra leone (leão), enquanto no outro os números XIX VIII MCMLXXIII (sua data de nascimento em romano).
Na seleção italiana principal Materazzi fez sua estréia no dia 25 de abril de 2001, em amistoso disputado em Perugia (também seu clube da época) contra a África do Sul.
Desde então participou da Copa do Mundo de 2002, da Euro 2004 e da vitoriosa campanha no Mundial da Alemanha em 2006, ainda que nunca como titular absoluto, mas sempre aproveitando as oportunidades surgidas com as contusões dos vários Maldini, Nesta e Cannavaro.
E é incontestável que na Copa do Mundo de 2006 Materazzi foi protagonista! Fez 2 gols de cabeça (sendo que o 2º o do empate na finalíssima), foi expulso (contra a Austrália) e ainda provocou o cartão vermelho do meia Zidane, tendo recebido a famosa cabeçada que encerrou a carreira do astro francês!

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker