Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, setembro 01, 2007

Match Clou - 2ª rodada 2007/2008



Excepcionalmente, o 'Match Clou' desta 2ª rodada será realizado tão somente na segunda-feira, dia 03, de forma diferida, vez que o Milan disputou e venceu a Uefa Super Cup na última sexta-feira (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/itlia-na-europa_31.html), em Monte Carlo.
Independentemente da data nada usual para o Calcio, a ESPN irá transmitir a partida a partir das 13h00, horário de Brasília, e deve ser um grande embate.
Afinal, são duas das melhores equipes atualmente na Bota, venceram na 1ª giornata e costumam protagonizar grandes espetáculos.
O Milan, treinado por Carlo Ancelotti, deverá atuar no tradicional 4-3-2-1 ou, quem sabe, até com 2 atacantes na frente, dependendo da recuperação de Ronaldo, ainda não confirmado para a partida.
Outra novidade pode ser a inserção do volante Emerson na meia cancha rossonera, já que o brasileiro chegou a jogar alguns minutos contra o Sevilla e está pronto para reestreiar na Serie A.
Com ou sem o Fenômeno, Kaká e Pirlo (no alto - Ap), os dois principais destaques do Milan atualmente, devem jogar.
Maiores problemas tem o técnico da Fiorentina, Cesare Prandelli, que não poderá contar com o bom meia Montolivo, um dos destaques da vitória de 3 x 1 sobre o Empoli na estréia do campeonato, bem como com Balzaretti, Potenza e o dinamarquês Jorgensen, todos entregues ao departamento médico.
Menos mal que Pazzini (à esquerda - Fiorentina) esteja confirmadíssimo ao lado do romeno Mutu no ataque, faltando definir apenas o 3º homem que integrará o tridente ofensivo, havendo dúvida entre o argentino Santana e o reforço Semioli, proveniente do Chievo.
De resto, o experiente Liverani deverá ser o substituto de Montolivo no meio, que ainda deverá contar com Donadel e Gobbi.
Na defesa, o tcheco Ujfalusi retorna à lateral direita, compondo a linha defensiva com os centrais Dainelli e Gamberini e o lateral esquerdo Pasqual.
No gol, a segurança de Frey!
Evidentemente, o retrospecto não é nada favorável ao time de Florença, que perdeu 41 vezes em Milão e só venceu 8, empatando 18, como na temporada passada, terminado 0 x 0 em 06 de maio último.
Mas a maior goleada do confronto ocorreu também recentemente, mais precisamente na temporada 2004/2005, quando o Milan impôs 6 x 0 ao time então comandado por Buso, tentos de Crespo, Seedorf e Shevchenko, todos duas vezes cada. Sorte que, naquele dia, apenas Dainelli e Ujfalusi estavam em campo pela Viola.
Já a última vitória da Fiorentina jogando no San Siro contra o Milan foi na stagione 2000/2001, por 2 x 1, doppietta de Chiesa, atualmente no Siena.
Paolo Maldini, que não deverá jogar na próxima segunda-feira, é o atleta que mais atuou no confronto - 16 vezes, ao lado do também rossonero Gianni Rivera.
Curiosamente, Maldini jogou contra a Fiorentina pela 1ª vez na temporada 1985/1986, quando o Milan entrou em campo com a seguinte escalação: Terraneo; Tassotti, Baresi, Galli (Filippo) e Maldini; Di Bartolomei, Evani e Wilkins; Rossi (é, o Paolo mesmo), Hateley e Virdis, tendo como treinador o sueco Nils Liedholm. Do outro lado, participaram o goleiro Giovanni Galli, o atacante Massaro, o líbero argentino Passarella e o atual dirigente interista Oriali, dentre outros.
Por fim, os artilheiros do embate também são todos do Milan: Gunnar Nordahl, Andriy Shevchenko e Pietro Paolo Virdis anotaram 6 gols cada contra a Fiorentina.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma



O 'L'Enigma' desta semana volta um pouco mais no tempo e questiona: quem é o habilidoso meia ofensivo da foto à esquerda (Guerin Sportivo)?
Outra dica: jogou no Milan, no Ascoli e no Perugia, dentre outros clubes.
Será que é suficiente ou será necessária mais uma ajudazinha na próxima quarta?

Marcadores:

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Um mês sencacional! Assim foi agosto para o Calcio Serie A - mais de 2.000 visitas (recorde!) com direito a fecho de ouro, já que só no dia 31 foram 117 leitores, uma marca inédita!
E olha que a bola só começou a rolar quase no finalzinho do mês..., com a 'Supercoppa 2007' e o retorno das colunas 'Match Clou', 'O Jogo Da TV', 'Panorama Da Rodada' e ''B' Em Pílulas'.
Pela coluna 'Quem Vem Lá', que foi embora junto com o mês de agosto, passaram os brasileiros Alexandre Pato (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/quem-vem-l-parte-ii-alexandre-pato.html) e Cicinho (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/quem-vem-l-parte-ii-cicinho.html), o argentino Ezequiel Lavezzi ( http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/quem-vem-l-parte-i-ezequiel-lavezzi.html), o espanhol Diego Tristán (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/quem-vem-l-parte-i-diego-tristn.html), o paraguaio Edgar Barreto (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/quem-vem-l-parte-ii-edgar-barreto.html), os portugueses Jorge Andrade (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/quem-vem-l-parte-i-jorge-andrade.html) e Tiago (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/quem-vem-l-parte-ii-tiago.html) e o sérvio Bosko Jankovic (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/quem-vem-l-parte-i-bosko-jankovic.html).
A permanente 'Momento Panini', onde a cada semana (nas terças-feiras) é abordada a carreira de um jogador da Serie A ilustrada com as figurinhas do mítico álbum Calciatori da Panini, trouxe especiais com Cristiano Doni (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/momento-panini-cristiano-doni.html) e com o brasileiro Adailton (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/momento-panini-adailton.html), que acabou retornando à Serie B, onde vai defender o Bologna.
Já a 'Memorabilia', que traz, sempre às quintas-feiras, as histórias de jogadores que já encerraram a carreira mas que não foram esquecidos pelos torcedores da Serie A, teve como personagens o sueco Glenn Strömberg (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/memorabilia-strmberg.html), como parte das comemorações do centenário da Atalanta, além do danish Michelino Laudrup(http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/memorabilia-michael-laudrup.html).
Às quintas também teve 'A Itália Na Europa', abordando a participação da Sampdoria na Copa Intertoto e na Copa U.E.F.A., da Lazio na Uefa Campions League e do Milan na Uefa Super Cup, extraordinariamente na sexta-feira, além da 'E Na Copa...', trazendo os acontecimentos das primeiras etapas da Copa Itália.
O calciomercato pode não ter sido dos mais agitados, mas a 'Especulações Da Semana', que também entra de férias a partir de setembro, esteve a toda, complementada pelo especial 'Guia Da Temporada 2007/2008', editado na semana que antecedeu a estréia da Serie A e complementado quando do fechamento do mercado de transações.
Também a seleção italiana não ficou ausente do Calcio Serie A e o amistoso disputado contra a Hungria foi tema da 'Gli Azzurri', como também o embate dos Azzurrini contra a França.
Por fim, a interativa 'L'Enigma' propôs, toda semana, a foto de um giocatore e questionou qual sua identidade.
Muito obrigado a todos os nossos leitores de mais de 70 países!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

sexta-feira, agosto 31, 2007

Serie A tem sua 2ª rodada no final de semana


A Serie A prossegue e neste final de semana ocorrerá a 2ª giornata da temporada 2007/2008.
Logo no sábado a atual campeã Internazionale vai a Empoli enfrentar o bom time dirigido pelo treinador Luigi Cagni, com transmissão da RAI e da TV Esporte Interativo a partir das 15h30, enquanto quem optar por assistir pela ESPN Brasil deverá aguardar o VT às 23h00.
Tanto o time da pequena cidade da província de Florença (Empoli tem pouco mais de 40.000 habitantes) quanto a Internazionale não fizeram boas estréias e Roberto Mancini ainda será obrigado a fazer algumas modificações em seu time, vez que, por exemplo, o goleiro brasileiro Júlio César cumprirá suspensão automática.
Ademais, o romeno Chivu deverá começar formando a zaga com o colombiano Cordoba, com os brasileiros Maicon e Maxwell nas laterais completando o reparto defensivo. No meio, Figo (na foto da direita - Inter) deverá ser o principal articulador, tendo a dupla Crespo-Ibrahimovic no ataque, merecendo destaque o fato de que Adriano sequer foi convocado para a partida.
No domingo, a Atalanta recebe o Parma em Bergamo e deverá promover as estréias do português Costinha e do atacante Simone Inzaghi, contratado junta a Lazio.
Lazio, que vai à Gênova enfrentar a Sampdoria (com transmissão da RAI às 15h30) de goleiro novo, Fernando Muslera, jovem uruguaio de 21 anos contratado junto ao Nacional Montevideo.
Mas o jogo da televisão será Roma x Siena, no Olimpico e com cobertura da ESPN Brasil a partir das 10h00, sendo o time da casa amplamente favorito (não é de descartar uma goleada!) e que deverá contar com os brasileiros Doni, Taddei e Cicinho, este último fazendo sua estréia como titular.
Completam o domingo: Cagliari x Juventus (com transmissão da RAI às 10h00); Catania x Genoa; Livorno x Palermo (com a presença de Miccoli - foto à esquerda - Palazzotto); Torino x Reggina (provável a estréia de Recoba no time granata) e Udinese x Napoli.
Excepcionalmente na segunda-feira, em razão da disputa da Supercopa Européia nesta sexta-feira, o Milan receberá a Fiorentina no San Siro, com transmissão da ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo a partir das 13h00.

Guia Da Temporada 2007/2008 - Complemento


Com o término do período de contratações, é hora de atualizar o 'Guia Da Temporada 2007/2008'.
Os últimos dias foram recheados de especulações, mas poucas transações foram efetivamente concretizadas, merecendo destaque a movimentação de Atalanta, Livorno, Palermo e Torino, que aproveitaram até o derradeiro dia para se reforçarem.
Aliás, o clube de Bergamo foi quem mais contratou, acertando com o zagueiro Pellegrino, o lateral Belleri, o meia Costinha e o atacante Simone Inzaghi (à direita junto com o presidente Ruggeri - Liverani), propiciando ao técnico Del Neri um pacote de reforços bem sortido e de qualidade.
Tanto Belleri quanto Inzaghino estavam sendo pouco utilizados na Lazio e terão uma ótima oportunidade de voltarem à tona, lembrando que o fratello mais famoso de Inzaghino alcançou a fama exatamente jogando na Atalanta, quando foi artilheiro da Serie A com 24 gols na temporada 1996/1997.
Já Maximilano Pellegrino é um zagueiro argentino de 27 anos, titular e capitão do Vélez Sársfield, seu único clube até então. Alto 1,89 m, Maximilano também tem um irmão futebolista, o mais famoso Mauricio, defensor que também começou no Vélez e passou por Barcelona, Valencia e Liverpool antes de encerrar a carreira no Deportivo Alavés.
O português Costinha, apelidado O Ministro, por sua vez já é bastante conhecido internacionalmente, tendo inclusive disputado a última Copa do Mundo com a seleção treinada por Scolari e foi contratado junto ao Atlético de Madrid, sendo um excelente reforço para o meio de campo da equipe bergamasca, posição carente desde as saídas de Migliaccio e Donati.
No final das contas o goleiro Amelia não deixou o Livorno e a equipe do presidente Spinelli ainda aproveitou para acertar as chegadas dos meias De Vezze (Messina) e Alvarez (Roma), além do atacante albanês Bogdani (Chievo), todos no último dia de mercato.
Velhos conhecidos da Serie A, De Vezze e Alvarez vêm para somar em um meio de campo que ainda não pode contar com Giannichedda e Dhorasoo, enquanto Bogdani aparece como válida alternativa para o ataque amaranto.
Outra transação definida no derradeiro dia de calciomercato envolveu o bom meia Fabio Caserta, que trocou de time, mas não de ilha, deixando o Catania e passando ao Palermo. Caserta foi um dos destaques da última temporada e costuma atuar de esterno di destra o sinistra nel 4-4-2, chegando com ambições de vestir a Azzurra.
Por sua vez, deixou o Palermo o zagueiro ítalo-argentino Dellafiore, que foi reforçar o Torino juntamente com o lateral Motta, titular da U21 italiana e que estava na Udinese, bem como o uruguaio Alvaro Recoba (foto à esquerda - Ansa), provavelmente a principal contratação destes últimos dias.
Outras contratações que movimentaram a Serie A: Adailton (atacante, brasileiro, do Genoa ao Bologna), Enrico Alfonso (goleiro, italiano, do Chievo à Internazionale), Ivan Artipoli (defensor, italiano, do Prato para a Lazio), Bernardo Corradi (atacante, italiano, do Manchester City ao Parma), Costantin Dobrescu (atacante, romeno, do Liberty Oradea ao Torino), Mirko Gasparetto (atacante, italiano, do Genoa ao Chievo), Tommaso Ghinassi (defensor, italiano, da Pistoiese ao Genoa), Mauricio Isla (defensor, chileno, do Universidad Católica à Udinese), Mcdonald Mariga (meia, queniano, do Helsingborgs ao Parma), Davide Matteini (atacante, italiano, do Palermo ao Parma), Fernando Muslera (goleiro, uruguaio, do Nacional Montevideo à Lazio), Luca Rossettini (defensor, italiano, do Padova ao Siena), Kris Stadsgaard (defensor, dinamarquês, do Nordsjælland à Reggina), Cristian Stellini (defensor, italiano, do Genoa ao Bari) e Mike Tullberg (atacante, dinamarquês, do Aarhus à Reggina).
Agora, com o fechamento do mercado de contratações, a 'Especulações Da Semana' entrará de férias.
Até dezembro!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

A Itália Na Europa


Foi uma semana na qual deu tudo certo para as equipes italianas nas competições européias, começando com a importante classificação da Lazio para a fase de grupos da Uefa Champions League na última terça-feira e terminando com a conquista da Uefa Super Cup pelo Milan nesta sexta, sem esquecer da classificação da Sampdoria na Copa U.E.F.A.
O feito mais difícil cabia, sem qualquer dúvida, à Lazio, que apenas empatara em casa contra o Dinamo Bucuresti em 1 x 1 no último dia 14 e necessitava da vitória ou de um empate em 2 x 2 ou mais gols na Romênia para se classificar e salvar sua temporada, ou, como asseverou com propriedade o atacante Tommaso Rocchi, "quasi due stagioni"!
Para piorar, em um estádio com uma atmosfera incandescente (cerca de 70.000 presentes) e tingido de branco e vermelho (as cores do Dinamo), a Lazio realizou um 1º tempo lamentável e foi para o vestiário perdendo, com justiça, por 1 x 0.
Sem muitas opções em decorrência de um elenco limitado e tendo ainda que administrar as contusões de Mauri, Siviglia e Diakhite e as suspensões de Behrami e Mutarelli, o técnico Delio Rossi voltou com os mesmos homens para o 2º tempo (na foto ao alto - Ansa -, Manfredini enfrenta um adversário), mas com um espírito totalmente diverso, o que propiciou o empate laziale logo no primeiro minuto da etapa complementar, graças a um pênalti cometido por Nastase em Del Nero e cobrado por Rocchi, logo ele que havia desperdiçado uma cobrança de penalidade máxima no jogo de ida.
Com o empate o jogo mudou por completo e alguns minutos depois o macedônio Pandev colocou a Lazio em vantagem, aproveitando assistência de Rocchi.
Mais algumas voltas do ponteiro dos segundos e foi a vez de Pandev presentear Rocchi para que o atacante de scuola Juve realizasse 3 - 1 e assegurasse a Lazio de volta à Champions League.
A tarefa da Sampdoria era mais fácil, vez que a equipe do técnico Mazzarri havia vencido os croatas do Hajduk Split fora de casa por 1 x 0 e precisava apenas de um empate em Gênova para superar a fase preliminar da Copa U.E.F.A.
E foi o que realmente ocorreu, com uma pragmática Samp com um meio de campo formado por Maggio (à esquerda contra Hrgovic - Sampdoria), Volpi, Palombo, Sammarco e Pieri e tendo Bellucci e Montella no ataque saído na frente graças a mais um gol do Aeroplanino e sofrido o empate já no final da partida.
Por fim, nesta sexta-feira, em um jogo marcado pela forte emoção e pelas homenagens póstumas ao meia Antonio Puerta (na foto abaixo as equipes reunidas no centro do campo antes do início da partida - Ap), falecido no último dia 28 aos 22 anos depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória no jogo do Sevilla contra o Getafe válido pela 1ª rodada do campeonato espanhol, o Milan, atual campeão da Champions League, derrotou o Sevilla, atual campeão da Copa U.E.F.A, por 3 x 1 e garantiu sua 5ª Uefa Super Cup.
A bem da verdade, o Sevilla começou melhor (apesar da 1ª grande oportunidade ter sido rossonera, com Kaká acertando a trave de Palop) e mereceu largar na frente, quando o brasileiro Renato fez 1 x 0 (a comemoração do gol, com homenagem a Puerta, foi muito bonita) aproveitando cruzamento da direita e uma incerteza do também brasileiro Dida, que não esteve no seu melhor dia.
Logo em seguida, o francês Kanoutè invadiu a área, se livrou de Dida e tocou para Renato, que teve o seu 2º gol negado por um grande Nesta.
Porém, com o decorrer do tempo, o Milan conseguiu equilibrar as ações e Seedorf desperdiçou uma grande ocasião aos 31'.
A superioridade técnica do time italiano começou a ficar evidente no finalzinho do 1º tempo, quando Inzaghi marcou um gol que foi corretamente anulado por fuorigioco.
Mas na 2ª etapa o Sevilla não conseguiu resistir e Inzaghi, logo aos 10', acertou uma cabeçada indefensável (foto à esquerda - Newpress) aproveitando cruzamento de Gattuso que, por sua vez, recebeu passe de calcanhar de Pirlo, mais uma vez um dos destaques da partida.
Aliás, foi Pirlo que começou, aos 17', a jogada mais bonita do encontro: logo depois de atravessar a linha do meio de campo o regista italiano fez um lançamento incrível para a ponta esquerda, onde o ala Jankulovski acertou um sem pulo que entrou no canto oposto do goleiro espanhol Palop - Milan 2 x 1!
Apesar da virada, o técnico Juande Ramos não jogou a toalha e colocou o russo Kerzhakov no lugar de Matri no intuito de deixar a equipe mais ofensiva, tendo Ancelotti sacado um combalido Gattuso para promover a estréia do brasileiro Emerson logo em seguida.
Mas de nada adiantaram as modificações promovidas pelo treinador espanhol (que ainda mandou a campo o italiano Maresca e o atacante Luís Fabiano), pois Pirlo, mais uma vez, lançou Kaká que, dentro da área, foi derrubado pelo zagueiro Dragutinovic.
A cobrança da penalidade máxima foi inusitada: Kaká chutou e o goleiro Palop defendeu... com o rosto, no rebote, Kaká anotou o 3º gol rossonero de cabeça!
Placar final: Milan 3 x 1 e 5ª Supercoppa Europea para Milanello (na foto acima a comemoração dos campeões - Milan).

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

quinta-feira, agosto 30, 2007

E Na Copa ...


Nesta quarta-feira foi disputado o 3º turno eliminatório da Copa Itália, ainda decidido em um único jogo, mas já com a participação de todos os times da Serie A, à exceção dos 8 melhores colocados do último torneio, que somente ingressarão na competição a partir da próxima fase.
Aliás, dos 16 clubes classificados para as 8ªs de final, apenas o Ascoli é da Serie B, tendo para tanto eliminado a Atalanta por 2 x 1, com direito a prorrogação e tudo.
E o herói do jogo foi o atacante Andrea Soncin, ex jogador da própria Atalanta, que anotou o gol da vitória do time bianconero no último minuto do tempo suplementar, evitando que a partida fosse para os pênaltis.
Mas o principal confronto do dia foi o envolvendo Parma e Juventus no Ennio Tardini (no alto, o defensor Jorge Andrade evita o atacante Paponi - La Presse), do qual o último saiu vitorioso por 3 x 1, com todos os tentos anotados no 2º tempo - Molinaro aos 65', Almiron aos 76', Castelli aos 78' cobrando pênalti e Salihamidzic aos 85'.
Quem também obteve a classificação fora de casa foi o Catania, que superou a Triestina nos pênaltis depois de passar quase todo o jogo com um homem a menos (o zagueiro Terlizzi foi expulso aos 23').
Também na cobrança de penalidades máximas foi decidida a suada classificação do Napoli, que despachou o Livorno por 4 x 3 após dramático empate em 1 x 1 no tempo regulamentar, com o gol amaranto anotado por Tavano faltando apenas 5' para o final do jogo e o partenopeo já nos acréscimos por Domizzi.
Mais fácil foi a classificação da Udinese, que venceu o Bari por 3 x 0, doppietta de Paolucci e gol cobrando pênalti de Di Natale (foto à esquerda - Photo Lancia).
Nos outros confrontos do dia, o Cagliari superou o Siena por 2 x 1 (doppietta di Acquafresca e Maccarone), a Reggina eliminou o Piacenza por 3 x 2 (tentos de Cozza, Ceravolo e do paraguaio Barreto para os donos da casa, enquanto Bianchi e o também paraguaio Guzman anotaram para os visitantes) e o Torino fez o mesmo com o Rimini também por 3 x 2 (Valiani e Ricchiuti, em 2', acabaram com a vantagem granata construída por Ventola e Barone no 1º tempo, precisando que o mágico Rosina decidisse na prorrogação a vaga).
Por fim, um último informe: em razão dos especiais que serão veiculados na próxima sexta-feira, as colunas 'Momento Panini' e 'Memorabilia' não serão postadas nesta semana.

Marcadores:

Na Última Vez ...

quarta-feira, agosto 29, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Meus aplausos ao Gílson e ao Michel, que desvendaram que o jogador ao lado (Guerin Sportivo) é um jovem Giuseppe Bergomi, bandiera della Internazionale e da qual foi, durante muitos anos, il più giovane debuttante della storia.
Lateral direito, zagueiro e, soprattutto, capitano da Internazionale na década de 90, Bergomi encerrou sua longa carreira (iniciada em 1980) em 1999, tendo vestido apenas, além da maglia nerazzurra, a camisa da seleção italiana, com a qual participou de 4 Copas do Mundo, inclusive a vitoriosa expedição à Espanha em 1982.
Na Beneamata, Bergomi (na foto à direita já no final de sua carreira - Inter) é, até hoje, o jogador que mais atuou pelo clube na Serie A e em competições européias, totalizando 758 presenças.
Não acertaram, mas merecem o registro o Leomafra e a Lady Cyntia, pois é inegável que o Bergomi de bigode tem uma similitude física com o grande ala Franco Causio.

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, agosto 27, 2007

'B' Em Pílulas


* No último sábado foi dada a largada para a Serie B 2007/2008 e o grande destaque foi a goleada do Ascoli sobre o Piacenza por 4 x 1, sendo protagonista o atacante Andrea Soncin, autor de 2 gols;
* O Modena também fez bonito e derrotou o Grossetto por 3 x 0, com direito a doppietta do meia Raffaele Longo (à direita sua esultanza - Vignoli);
* Longo é um experiente mediano de 29 anos com passagens pelo Napoli, Parma e Vicenza na Serie A, Palermo, Torino e Genoa na B;
* O Pisa, recém-promovido à Serie B depois de 14 anos nas divisões inferiores do Calcio, venceu o Bari, fora de casa, por 2 x 1, com ambos os gols nerazzurri anotados pelo argentino José Ignacio Castillo, detto Nacho;
* Quem também venceu fora de casa foi o Lecce, que passou pelos mesmos 2 x 1 sobre o Frosinone;
* Na estréia de Tacchinardi o Brescia bateu o Vicenza por 2 x 0, tentos de Riccardo Taddei e Possanzini;
* Ainda sem o ex-azzurro Fiore em campo, o Mantova não passou de um empate em 1 x 1 com o Ravenna, cujo gol foi anotado pelo brasileiro Toledo, ex-Udinese;
* Outro brasileiro que marcou foi Piá, autor do gol da vitória de seu novo clube, o Treviso, sobre o Avellino, cobrando pênalti.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Em uma rodada onde os destaques foram o imperioso retorno da Juventus à Serie A (5 x 1 sobre o Livorno - http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/o-jogo-da-tv-parte-ii-juventus-x.html) e a confirmação da Roma como uma das candidatas ao título (2 x 0 no Palermo, em pleno Renzo Barbera - http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/o-jogo-da-tv-parte-iv-palermo-x-roma.html), a decepção ficou por conta da atual bicampeã italiana, a Internazionale, que não passou de um empate interno com a Udinese - 1 x 1.
Certamente não foi a Inter do campeonato passado que se apresentou no Giuseppe Meazza no dia de ontem, não aquela Inter que quebrou vários recordes, mas sim uma equipe com gambe pesanti e idee confuse, onde até Júlio César falhou e, ao interceptar a bola fora da área, recebeu cartão vermelho, fato que acabou sendo decisivo para o empate friulano.
Empate que ainda aconteceu de maneira rocambolesca, sendo anotado pelo colombiano Cordoba, que marcou contra.
De qualquer maneira, o resultado acabou sendo justo e, de certa forma, premiou a iniciativa do técnico Marino, esordiente na panchina da Udinese, que mandou o time a campo corajosamente em um 4-3-3, com Quagliarella, Asamoah e Floro Flores no ataque, ainda tendo inserido o jovem Pepe no lugar do suíço Inler durante o 2º tempo.
E olha que o presidente Massimo Moratti, na véspera da partida, visitou o elenco e premiou cada um dos atletas nerazzurri com um Rolex personalizado com uno scudetto sul cinturino...
Já em Florença, sob um forte calor, a Fiorentina não sentiu a ausência de seu antigo goleador Luca Toni e venceu o Derby del Granducato por 3 x 1, tentos da jovem dupla Pazzini-Montolivo (na foto mais ao alto os dois comemorando - Ap) e do romeno Mutu, tendo Saudati diminuído para o Empoli em pleno recupero.
Frustração viveu o San Paolo, onde quase 40.000 espectadores viram o Napoli, em seu retorno à Serie A depois de 7 anos, ser derrotado por um modesto (mas eficaz) Cagliari por 2 x 0, gols de Matri e Foggia, este último cobrando pênalti.
Para o Napoli do técnico Reja já é tempo de reflexão, inclusive porque a dupla de ataque Lavezzi-Calaiò se mostrou muito leggera e o time perdeu uma invencibilidade de 2 anos em casa, sinalizando que na Serie A a coisa é (bem) mais complicada.
Embate bastante disputado foi o do Ennio Tardini, com Parma e Catania terminando no 2 x 2 (à esquerda, o brasileiro Reginaldo tenta superar o peruano Vargas - Ap), placar todo construído no 1º tempo (Pisanu e Marco Rossi para os donos da casa, Morimoto e Baiocco para os visitantes).
Se a 1ª etapa foi bonita de se ver, o 2º tempo terminou de maneira bisonha, com o técnico do Catania Silvio Baldini (treinador do Parma na temporada 2004/2005), após ser expulso pelo árbitro Stefanini, acertando um chute no traseiro do seu colega Domenico Di Carlo...
Em Reggio Calabria a equipe da casa empatou em 1 x 1 com a Atalanta, tentos de Nicola Amoruso e Cristiano Doni, este cobrando um pênalti duvidoso.
Por fim, na belíssima Siena o não tão belo time da cidade foi derrotado por 2 x 1 por uma prática Sampdoria, gols dos rientranti Bellucci e Montella (foto à direita - Ap), que anotou sua rete de número 138 na Serie A (é o 2º maior artilheiro em atividade, exatamente junto com o adversário do dia Enrico Chiesa).
Para o Siena marcou o também ex-romanista Corvia.
Transcorrida uma única rodada, assim está a classificação da Serie A: 1º Juventus (3 pts); 2º Milan (3); 3º Fiorentina (3); 4º Cagliari (3); 5º Roma (3); 6º Sampdoria (3); 7º Catania (1); 8º Lazio (1); 9º Parma (1); 10º Torino (1); 11º Atalanta (1); 12º Internazionale (1); 13º Reggina (1); 14º Udinese (1); 15º Siena (0); 16º Empoli (0); 17º Napoli (0); 18º Palermo (0); 19º Genoa (0) e 20º Livorno (0).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, agosto 26, 2007

O Jogo Da TV (Parte IV) - Palermo x Roma



No mais aguardado jogo da rodada, a Roma confirmou as expectativas e deu mostras de que é sim uma das favoritas ao Scudetto da temporada 2007/2008, apesar de ter um elenco bem mais modesto do que os de seus principais rivais, Internazionale e Milan.
Afinal, em um Renzo Barbera apinhado com mais de 32.000 presentes, os giallorossi venceram o sempre inóspito Palermo por 2 x 0 e apresentaram, principalmente no 1º tempo, um futebol tão bonito e eficaz que chegaram ao ponto de constranger a boa equipe do técnico Stefano Colantuono a mera sparring.
Jogando em velocidade e triangolazioni ubriacanti, a Roma começou a partida a mil, com Totti arretrato permitindo os avanços de seus companheiros, dos quais logo se destacou o francês Giuly (ao lado contra Zaccardo - Ap), totalmente inserido no gioco romanista.
Assim, sem dar chances ao time siciliano, o brasileiro Taddei avançou pela direita e, já dentro da área, cruzou para conclusão ravvicinata do zagueiro francês Mexes fazer 1 x 0, aos 4'!
Daí, a Roma continuou mandando na partida, se divertindo e fazendo (ao menos os seus torcedores) divertir.
No Palermo, não obstante a vontade demonstrada pelos atacantes Amauri (mostrou-se plenamente recuperado da contusão que o deixou afastado de boa parte da temporada passada) e Miccoli (o mais perigoso rosanero), as coisas não funcionavam e apenas uma cabeçada do lateral esquerdo Capuano levou perigo à meta defendida por Doni durante o 1º tempo.
Mas a cancha proposta por Spalletti com De Rossi e Aquilani centrais, Taddei e Vucinic abertos nas laterais e Giuly mais livre para dialogar com Totti, com clara propensão ofensiva, prosseguiu imperiosa e, aos 27', Il Principino Aquilani disparou um certeiro tiro de fora da área para colocar 2 x 0 no placar (à esquerda sua comemoração - Ansa).
Para a 2ª etapa, o Palermo voltou alterado, com o habilidoso atacante uruguaio Cavani no lugar de Tedesco e o veloz meia australiano Bresciano no de Jankovic, promessa sérvia que decepcionou em sua estréia na Serie A.
Com as referidas substituições, mais a entrada de Migliaccio no posto de Guana (na foto mais abaixo marcando Totti - Ansa) alguns minutos depois, os rosaneri passaram a dividir as atenções dos espectadores com a Roma, mas Doni e a trave impediram o gol.
Mas os giallorossi não abriram mão de jogar e, apesar de fortes no 2 x 0, exigiram de Fontana algumas boas intervenções.
No final, Spalletti lançou Brighi no lugar de Vucinic, tornando o meio de campo romanista ainda mais coeso, e proporcionou a estréia do lateral direito brasileiro Cicinho, que atuou 12' no lugar de Giuly, como ala.
O tabellino da partida:
Palermo: Fontana; Zaccardo, Rinaudo, Barzagli, Capuano; Jankovic (46' Bresciano), Guana (54' Migliaccio), Fábio Simplício, Tedesco (46' Cavani); Miccoli, Amauri. All. Colantuono.
Roma: Doni; Cassetti, Mexes, Panucci, Tonetto; De Rossi, Aquilani, Taddei, Giuly (78' Cicinho), Vucinic (68' Brighi); Totti (84' Alvarez). All. Spalletti.
Gols: 4' Mexes, 27' Aquilani.
Árbitro: Morganti.
Cartões amarelos: Barzagli, Guana, Bresciano e Brighi.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte III) - Genoa x Milan



Transcorridos 12 anos desde a última participação do Genoa na Serie A, a reestréia do Grifone na principal divisão do Calcio não foi dos melhores, vez que a equipe sofreu uma dura derrota para o Milan por 3 x 0 jogando no Marassi.
Antes do jogo, o clima era de alegria e de euforia, mas também de apreensão e temor, vez que existia o receio de incidentes entre supostos torcedores, o que resultou na proibição do jogo para os tifosi rossoneri, bem como na decisão de não comparecimento ao estádio dos bambini del Genoa Club for Children.
Tudo porque em 29 de janeiro de 1995, horas antes de acontecer a que deveria ser a última partida válida pela Serie A envolvendo estas mesmas equipes (o Genoa acabaria rebaixado ao final daquela temporada), confrontos entre as torcidas resultaram na morte de Vincenzo Spagnolo, tifoso genoano - com o lamentável incidente a partida acabou suspensa no intervalo e disputada em 15 de fevereiro seguinte - e alguns baderneiros prometiam revanche.
Felizmente, ao final da partida, nenhum incidente foi registrado, não obstante a acachapante derrota do time da casa, com direito a clamoroso erro do árbitro e tudo.
Ainda bem que, apesar do goleiro brasileiro Dida não ter sido muito exigido e o time de Carlo Ancelotti ter ido para o intervalo já vencendo por 3 x 0, a equipe do técnico Gasperini não foi tão mal a ponto de levar seus torcedores ao desespero.
Proposto em um ofensivo 3-4-3, o Genoa até fez uma partida interessante, mas esbarrou na ausência de pontaria de seus atacantes e em uma defesa rossonera perfetta, dove sobressaiu um ótimo Nesta.
O Milan, por sua vez, fez seu costumeiro jogo cínico e implacavelmente eficaz, tirando proveito da posse de bola e da maior categoria de seus jogadores, em especial Kaká e Pirlo.
E foi dos pés deste último que saiu o primeiro gol rossonero no campeonato: cobrança de falta milimétrica para a cabeçada do capitão Ambrosini (foto acima - La Presse), que acertou o canto do brasileiro Rubinho, irmão do mais famoso Zé Elias e esordiente na Serie A defendendo o gol do Genoa.
Após o gol, o time de Milão continuou micidiale sulle fasce, especialmente na direita, onde Oddo (foto mais abaixo - Milan) foi muito bem e de uma de suas progressões surgiu o 2º tento rubro-negro, de autoria de Kaká (na foto do alto, à esquerda - Milan), que cirurgicamente completou na saída de Rubinho, sem chance de defesa para o jovem portiere brasiliano.
Se a vantagem de 2 gols já seria suficiente para o Milan administrar o resultado com seu toque de bola pragmático, o árbitro Saccani resolveu dar uma mãozinha e anotou um pênalti inexistente de Rubinho em um spento Gilardino - cobrança de Kaká e 3 x 0 no último lance do 1º tempo.
Na 2ª etapa, o Genoa voltou com o brasileiro Fabiano no lugar do mediano Paro e, com a alteração tática, o lateral direito Oddo não teve tanto espaço para avançar e o time da casa esboçou endurecer a partida, mas acabou esbarrando em um sólido adversário, que administrou muito bem o placar até o final da gara.
Assim ficou o tabellino:
Genoa: Rubinho; Bega, Lucarelli, Santos (66' Rossi); Konko, Milanetto, Paro (46' Fabiano), Juric; Papa Waigo (78' Leon), Gasparetto, Di Vaio. All. Gasperini.
Milan: Dida; Oddo, Nesta, Kaladze, Jankulovski (88' Favalli); Gattuso (74' Brocchi), Pirlo, Ambrosini (82' Gourcuff), Kaká, Seedorf; Gilardino. All. Ancelotti.
Gols: 21' Ambrosini, 44' Kaká, 48' Kaká (pênalti).
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: Ambrosini, Rubinho e Seedorf.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte II) - Cicinho


O novo lateral direito da Roma Cicinho encerra com fecho de ouro a 'Quem Vem Lá', que apresentou, todo domingo desde o início do mês de julho, 2 novos estrangeiros que abrilhantarão, ainda mais, a Serie A nesta temporada, com o objetivo de familiarizar um pouquinho os leitores do Calcio Serie A com os novos valores que chegaram à Itália.
Embora este calciomercato não tenha sido dos mais profícuos para as equipes italianas, a contratação de Cicinho não fica nada a dever aos grandi colpi realizados em outras partes da Europa.
Cícero João de Cezare, mais conhecido como Cicinho, nasceu em Pradópolis, no interior do Estado de São Paulo, em 24 de junho de 1980 e começou sua carreira futebolística no Botafogo de Ribeirão Preto, tendo passado pelo mais famoso Botafogo do Rio de Janeiro e pelo Atlético Mineiro antes de chegar ao São Paulo, onde se consagrou como um dos melhores jogadores em sua posição, conquistou uma Taça Libertadores da América (2005) e alcançou a seleção brasileira.
Logo individualizado como sucessor de Cafu, Cicinho participou do grupo brasileiro que foi à Copa do Mundo de 2006, tendo atuado no jogo contra o Japão e na de triste lembrança derrota perante a França.
Um pouco antes do Mundial disputado na Alemanha, apesar de já cortejado pela Roma, Cicinho acabou se transferindo ao Real Madrid (foto acima - As), onde realizou boas apresentações, mas também sofreu com várias contusões, inclusive uma gravíssima em setembro último, quando si è rotto il legamento crociato del ginocchio.
Agora, contratado por algo em torno de € 9 milhões, o ofensivo Cicinho pretende recuperar o tempo perdido e demonstrar porque muitos já acreditavam que deveria ser o lateral direito titular da Seleção Canarinha na Copa do Mundo de 2006!

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Ezequiel Lavezzi


A conceituada revista Guerin Sportivo apresentou o argentino Ezequiel Ivan Lavezzi aos seus leitores como "L'ex elettricista che illuminerà Napoli"!
Efetivamente, o atacante recém-contratado pelo clube partenopeo, conhecido como El Loco (O Louco) ou El Pocho (O Raio) na Argentina, tem muitos atributos para conquistar a fanática torcida napolitana: "dribbling, un tiro micidiale, l'estro che ricorderà ai più Maradona", prosseguiu o famoso periódico... Maradona? Aí é demais, Lavezzi é um baixinho habilidoso e de físico robusto (1,73 m por 75 kg), mas está mais para o agora ManU Carlitos Tevez do que, lógico, para Il Pibe D'Oro.
Voltando a história de El Loco (tem 11 tatuagens espalhadas pelo corpo, inclusive o escudo do Rosario Central bem no peito), Lavezzi nasceu na província de Santa Fé (mais exatamente em Villa Gobernador Gálvez) em 03 de maio de 1985 e aos 10 anos estava nas categorias de base do Boca Juniors.
Porém, de forma surpreendente, aos 17 anos o jovem Ezequiel resolveu abandonar o futebol para trabalhar como eletricista ao lado dos irmãos!
Não durou muito na nova profissão - logo acertou com o Estudiantes de Buenos Aires (clube da 3ª divisão portenha), com o qual realizou 16 gols e chamou, pela primeira vez, a atenção dos olheiros italianos - acabou acertando a transferência para o Genoa por un milione di euro.
Como Il Grifone, então na Serie B, não pôde tesserare Lavezzi, porque extra-comunitário, acabou emprestando-o ao San Lorenzo (na foto acima com a camisa do clube de Almagro - Guerin Sportivo) com o intuito de levá-lo para a Itália na temporada seguinte (2005/2006).
Mas o destino acabou adiando a ida de Lavezzi para a Bota, vez que o Genoa foi rebaixado à Serie C e a devastante punta cedida definitivamente ao San Lorenzo.
Na Argentina, Lavezzi conquistou o Torneo Clausura 2007 como protagonista absoluto e passou a fazer parte da Selección, com a qual estreou no último dia 18 de abril.
Tanto sucesso fez o atacante baixinho e atrevido trocar o San Lorenzo pelo San Paolo, atiçando a imaginação de uma das torcidas mais fiéis da Itália.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker