Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, agosto 14, 2007

Momento Panini - Adailton


Quando Adailton desembarcou na Itália em 1997 contratado pelo Parma, foi cercado de muito expectativa, afinal, o jovem nascido em Santiago (na região centro ocidental do Rio Grande do Sul) e então com apenas 19 anos havia sido capocannoniere do último Mundial Sub-20 disputado na Malásia, quando o Brasil de Athirson, Fernandão, Alex e Pedrinho foi eliminado pela posteriormente campeã Argentina nas 4ªs de final, mas consagrou o atacante baixinho (1,75 m) e arisco que fez incríveis 10 gols (atrás dele ficou um tal de David Trezeguet, com míseros 5 tentos) nas 5 partidas que a seleção canarinho disputou.
Na Serie A, Adailton fez sua estréia em 21 de setembro de 1997, entrando aos 74' no lugar de Crespo na partida contra o Piacenza e vencida pela equipe ducale por 3 x 1.
Ao final das 34 rodadas, o jovem Adailton (a figurinha ao lado é exatamente a da temporada 1997/1998), não obstante as presenças de Chiesa, Crespo, Stanic e até do colombiano Asprilla no plantel do Parma, tinha realizado 13 partidas e anotado 2 gols.
Daí, a equipe da família Tanzi resolveu emprestar sua jovem promessa ao Paris Saint-Germain, da França, onde Adailton poderia disputar uma maior seqüência de partidas e, assim, alcançar a maturidade física e técnica.
Porém, dono de uma personalidade extremamente introvertida, Adailton acabou barrado pela dupla Simone-Ouedec em um campeonato não muito feliz para si e para o próprio PSG, que terminou a Ligue 1 apenas na 9ª colocação.
De volta à Itália, Adailton aceitou a proposta do então recém-promovido Verona e disputou a temporada 1999/2000 sob o comando de Cesare Prandelli, alcançando a boa marca de 7 gols em 28 partidas, o que permitiu ao time da cidade de Romeu e Julieta terminar o campeonato em uma honesta posição na tabela.
Então, foram outras 6 temporadas de altos, baixos e várias contusões com o Hellas-Verona, sendo as últimas 4 na Serie B.
Neste interregno, Adailton passou a exprimir um melhor futebol como mezzapunta, posição na qual sua técnica refinada se sobressai com mais facilidade e o jogador sente menos suas limitações físicas e de grinta.
Depois da stagione 2005/2006, na qual realizou 15 gols, Adailton se transferiu ao ambicioso Genoa, onde recebeu a mítica maglia 10 e a confiança do presidente Preziosi.
Na temporada passada (figurinha à esquerda), apesar de uma contusão que o deixou fora de combate por algumas rodadas (problema crônico em sua carreira), Adailton se mostrou um jogador importante para levar o Grifone de volta à A.
Tudo somado, fica clara a impressão que Adailton não se transformou no talento que prometia ser.
Porém, apesar de aparentar ser um veterano, o meia-atacante completou recentemente apenas 30 anos (nasceu em 24 de janeiro de 1977) e, de volta à Serie A, tem fôlego suficiente para mostrar que, se não virou um Ronaldo, é um ... Adailton!

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker