Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, julho 05, 2008

L'Enigma


Além de ser um dos mais tradicionais da Itália, foi no clube do escudo à esquerda que uma das maiores esperanças da Itália em Beijing 2008 fez sua estréia como profissional.
Ainda está difícil? Foi fundado em 1919.

Marcadores:

Na Última Vez ...

quinta-feira, julho 03, 2008

Memorabilia - Giuseppe Baresi

Na graduatória de jogadores que mais vestiram a camisa da Internazionale, Baresi aparece no 5º posto, com 559 presenze. Engano? De jeito algum, depois de Giuseppe Bergomi (758), Giacinto Facchetti (634), Javier Zanetti (594) e Sandro Mazzola (565), é a vez de Giuseppe Baresi, vulgo The Wall.
Irmão mais velho do rossonero Franco, Giuseppe Baresi nasceu aos 7 de fevereiro de 1958 em Travagliato, província de Brescia, e logo ingressou nas categorias de base da Internazionale, de onde seu irmão mais novo foi descartado, por ser considerado fisicamente inadeguato.
Profissionalmente, Beppe Baresi fez sua estréia no dia 1º de junho de 1977, na vitória da Inter sobre o Vicenza por 3 x 0 na Coppa Italia da temporada, enquanto na Serie A fez seu esordio no dia 18 de setembro do mesmo ano, na vitória da Inter por 2 x 1 sobre o mesmo Vicenza do então capocannoniere Paolo Rossi.
Lateral com desenvoltura para atuar tanto na esquerda quanto na direita, Beppe Baresi (acima em uma foto da temporada 1978/1979) logo conquistou a fiducia do treinador nerazzurro Bersellini e um posto de titular na Inter, totalizando 28 presenças (em um máximo de 30) logo em sua primeira temporada.
Nesse interim, Baresi participou do FIFA World Youth Championship Tunisia 1977, ou seja, o Campeonato Mundial de Futebol Sub-20, quando chegou até a enfrentar, ao lado de Giovanni Galli e Antonio Di Gennaro, a seleção brasileira do lateral Edevaldo e do zagueiro Juninho.
Bom marcador, dotado de um ótimo passe e capaz de cruzamentos certeiros, Beppe Baresi logo chegou a U21 italiana (fez sua estréia em novembro de 1977, com direito até a gol na vitória sobre Luxemburgo por 5 x 1) e em seguida a Nazionale A, com a qual estreou contra a Suécia em 26 de setembro de 1979, quando entrou no lugar do juventino Gentile.
Com a Inter, Baresi foi campeão italiano da temporada 1979/1980 (ao lado de Bordon, Oriali, Caso e Altobelli) e protagonista na temporada seguinte (à esquerda - Inter), quando a squadra nerazzurra chegou às semi-finais da Coppa dei Campioni, parando apenas diante do Real Madrid (0 x 2 em Madri e 1 x 0 em Milão), mas não conseguiu um posto na Azzurra comandada por Bearzot campeã do mundo em terras espanholas em 1982, embora tenha participado da campanha italiana nas eliminatórias.
Aliás, não ter ido a Copa do Mundo de 1982 (ocasião que seu irmão Franco não perdeu) foi a maior decepção da carreira de Beppe, que em entrevista concedida ao Il Giornale, asseverou: "Persi il mondiale '82 per colpa mia. In quegli anni mi sentivo forte, un po' troppo. Mi prese il rilassamento, uno sbandamento: alla sera vai a letto un po' piu tardi, osservi meno la dieta, non ti alleni al 100 per 100."
Porém, no Mundial seguinte, embora a Itália não tenha repetido a campanha anterior, lá esteve Beppe representando os fratelli Baresi (dessa vez Franco ficou em casa), participando de 3 das 4 partidas da Azzurra (ao lado contra a França - Herringshaw) na competição.
Depois, com a substituição de Bearzot por Vicini, Beppe Baresi nunca mais envergou a camisa da Azzurra.
Porém, na Inter, não obstante as passagens de Marchesi, Radice, Castagner, Corso e, finalmente, Trapattoni, Baresi continuou titular inamovibile.
Com Beppe promovido a capitão nerazzurro (à esquerda na temporada 1990/1991 - Inter) e Franco rossonero, várias edições do Derby della Madonnina foram disputados tendo como capitães os irmãos Baresi.
Com o tempo, já sem o vigor físico de outrora, Beppe passou a atuar de mediano, utilizando sua experiência para vencer duelos com Bagni, Causio, Novellino e Sala, os adversários mais difíceis na opinião da bandiera interista juntamente com os fora-de-série Maradona, Platini e Zico.
Por fim, em 1992, Baresi, depois de 16 anos, deixou a Inter para encerrar a carreira no Modena, em 1994.
Desde o último dia 02 de junho, depois de ter sido o responsável pelo settore giovanile da Inter nos últimos anos, Giuseppe Baresi assumiu o posto de vice-allenatore do português José Mourinho.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, julho 02, 2008

Especulações Da Semana


Foi uma semana de marasmo para os big clubs em sede de calciomercato, em especial para os milaneses Inter e Milan, que continuam envoltos em seus nodos chamados Adebayor, Drogba, Lampard, Quaresma, Ronaldinho, ....
Porém, ainda assim algumas transações importantes foram concretizadas nesta semana, até porque a próxima já marca o início da preparação de algumas equipes, como o Napoli, que a partir de amanhã estará em Jennersdorf, na Áustria.
Aliás, a equipe partenopea apresentou, no dia de hoje, seus 3 principais reforços para a temporada 2008/2009: Maggio, Denis e Rinaudo (à direita, os 3 com o d.g. Marino - Mosca).
Segundo indiscrições, o clube presidido por De Laurentiis ainda estaria muito próximo de acertar com o meia argentino Roman Martinez, do Tigre.
Mas, a grande regina settimanale do mercado foi o Genoa, que contratou os alas Bocchetti (U21 italiano e disputado por Inter e Milan, junto ao Frosinone), Mesto (Reggina, mas na última temporada na Udinese) e Potenza (Fiorentina), o zagueiro Biava (Palermo, que entrou na negociação que levou Bovo à Sicília) e ainda obteve os empréstimos de Criscito e Palladino junto à Juventus.
Quem também teve papel de protagonista na semana foi o Catania, que além de apresentar seu novo dieci Nicolae Dica (à esquerda - Catania), anunciou a contratação do meia Pablo Ledesma, nazionale argentino que estava no Boca Juniors.
Falando em Argentina, outro hermano que disputará a próxima Serie A é o atacante Mauro Zárate, contratado pela Lazio nesta semana por US$ 25 milhões junto ao Al Sadd do Qatar (embora o atacante viesse defendendo, desde janeiro, o Birmingham City por empréstimo).
Atalanta e Siena também reforçaram seus ataques nesta semana: o clube de Bergamo acertou o retorno do veterano Bobo Vieri, enquanto o time da Toscana apostou no napoletano Calaiò.
Por fim, de consignar que a Sampdoria adquiriu, da Udinese, la seconda metà del cartellino do ala Pieri e o Cagliari acertou a permanência do atacante Acquafresca, por empréstimo da Inter, por mais uma temporada.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Não foi de surpreender: como bom interista que é e munido de algum feeling, Michel Costa acertou com precisão que o scudetto à esquerda é da Inter.
Até porque, como muito bem salientou o expert da semana, o clube de Via Durini fez uso, em sua centenária história, de alguns outros distintivos além do atual.
E, exatamente, o escudo em questão (à direita sua versão integral) é um desses, utilizado quando o regime facista que governou a Itália proibiu a denominação Internazionale (por considerá-la contrária as tradições italianas), o que resultou na adoção da nomenclatura Associazione Sportiva Ambrosiana-Inter pelo clube nerazzurro (que, à época, também teve que alterar suas cores).
Portanto, o placar do II Desafio Calcio Serie A indica o seguinte: 1º Michel Costa (2 pts) e 2º JP (1).
Ainda há tempo de concorrer!

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, julho 01, 2008

Especiais Do Mês


Junho foi o mês da Euro 2008 e a 'Gli Azzurri' acompanhou, em todos os passos, a campanha italiana em terras austríacas e suíças, como também a conquista do Festival Internacional Espoirs de Toulon et du Var pelos Azzurrini.
Com o calciomercato inflamado, a 'Especulações Da Semana' também esteve presente toda quarta-feira, no que foi complementada pela 'Quem Vem Lá', que todo domingo apresentou 2 novos stranieri que desfilarão pelos palcos da Serie A.
Assim, os leitores do Calcio Serie A puderam conhecer um pouco melhor o argentino Juan Carrizo (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-i-juan-carrizo.html), os brasileiros Felipe Melo (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-ii-felipe-melo.html) e Tulio De Melo (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-ii-tulio-de-melo.html), o dinamarquês Simon Kjaer (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-ii-simon-kjaer.html), o francês Mathieu Flamini (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-i-mathieu-flamini.html), o grego Vangelis Moras (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-ii-vangelis-moras.html), o montenegrino Stefano Jovetic (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-ii-stefan-jovetic.html), o norueguês John Arne Riise (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-i-john-arne-riise.html), o romeno Nicolae Dica (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-i-nicolae-dica.html) e o sueco Olof Mellberg (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-i.html).
Os últimos acontecimentos da Serie B foram relatados na ''B' Em Pílulas', enquanto a 'Momento Panini', ilustrada com as figurinhas do mítico álbum Calciatori da Panini, trouxe especiais em homenagens a David Balleri (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/momento-panini-david-balleri.html), Enrico Chiesa (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/momento-panini-enrico-chiesa.html) e Valerio Fiori (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/momento-panini-valerio-fiori.html), que deram adeus à Serie A, bem como com o nem sempre reconhecido Massimo Ambrosini (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/momento-panini-massimo-ambrosini.html).
A não menos interessante 'L'Enigma', por sua vez, encerrou uma fase premiando a leitora Lady Cyntia e começou um novo desafio, instigando os amigos do Calcio Serie A a desvendar escudos de agremiações italianas.
Por fim, a 'Memorabilia', coluna que aborda a carreira de um jogador que já encerrou a carreira, mas que não foi esquecido pelos tifosi, se ocupou do inesquecível Van Basten (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/memorabilia-van-basten.html).
Muito obrigado a todos que por aqui passaram!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

domingo, junho 29, 2008

Quem Vem Lá (Parte II) - Felipe Melo


Depois de 4 temporadas na Espanha, o brasileiro Felipe Melo chega à Fiorentina com um objetivo audacioso: "ser titular e ajudar a Fiorentina a brigar pelo título da Liga dos Campeões".
Meia que vem, ultimamente, atuando como segundo voltante, Felipe Melo foi o grande destaque do Almería (foto à direita - Globo) na temporada passada, quando o surpreendente clube da Andalucía terminou a competição na 8ª colocação.
Nascido em 26 de agosto de 1983 em Volta Redonda, Felipe Melo começou no Flamengo, passando ainda por Cruzeiro e Grêmio até chegar ao futebol espanhol, onde defendeu Mallorca e Racing Santander antes de ser eleito o melhor jogador do Almería na temporada 2007/2008, realizando 6 gols em 33 paridas.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Nicolae Dica


Nazionale romeno desde 2003 (tendo participado, inclusive, das 3 partidas da Romênia na Euro 2008), o fantasista Nicolae Dica é o principal reforço, até aqui, do Catania targato Zenga para a temporada 2008/2009.
Podendo atuar como esterno destro ou sinistro e até como atacante, o Brazilianul Stelei (o Brasileiro do Steaua) é um jogador muito habilidoso e dotado de grande afinidade com o gol, a ponto de deixar a Liga 1 romena com 88 tentos realizados em 204 jogos.
Embora contratado sob grande expectativa (para ter seus préstimos, o Catania, que pagou cerca de € 5,7 milhões, superou a concorrência de clubes como Benfica, Manchester City e Valencia), Dica (acima com a camisa de seu último clube, o Steaua Bucuresti - Stelisti) tem todos os atributos necessários para se destacar também na Serie A, afinal, além de eleito o melhor jogador romeno de 2006 à frente de Mutu e Chivu, foi premiado como o 3º melhor jogador da Champions League de 2007, atrás apenas de ... Kaká e Cristiano Ronaldo!

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker