Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, julho 14, 2007

L'Enigma - L'Ultima Continuazione


É... esta semana não vai ter parabéns para ninguém!!!
Afinal, nenhum de nossos leitores acertou quem é o jogador ao lado (Guerin Sportivo), apesar das dicas de que foi um dos destaques da última Serie A e de que atua mais avançado do que Nicola Berti e Dino Baggio atuavam.
Ainda assim, aí vai a aguardada dica misericordiosa: o atleta enigmático disputou a última stagione com o Catania!
Moleza...

Na Última Vez ...

quinta-feira, julho 12, 2007

Memorabilia - Re Cecconi

Luciano Re Cecconi, L'angelo biondo, foi protagonista de uma das maiores tragédias do Calcio. Mas, isto é história para o final da coluna...
Nascido em 1º de dezembro de 1948 em Nerviano, uma comuna na província de Milano, Re Cecconi cresceu calcisticamente no Pro Patria, com o qual estreou na 3ª divisão italiana aos 19 anos.
No ano seguinte, o então treinador do Foggia, Tommaso Maestrelli, indicou e foi acontentado com a contratação do jovem centrocampista, que passou 3 temporadas com o time rubro-negro (foto à direita - arquivo pessoal do jogador), uma das quais na Serie A.
Já sob o comando do ex-atacante Ettore Puricelli, L'angelo biondo teve uma excelente temporada 1971/1972 e acabou contratado pela Lazio, onde reencontrou seu antigo treinador Maestrelli.
O impacto com o campeonato mais difícil do mundo não foi complicado e Luciano Re Cecconi, também apelidado de Cecconetzer por sua semelhança física com o alemão Gunther Netzer - campeão mundial em 1974 -, logo se tornou um dos pilares do clube biancoceleste, que terminou o campeonato 1972/1973 em 3º lugar, apenas 2 pontos atrás da campeã Juventus.
Volante técnico, regista a la Pirlo, Re Cecconi teve sua apoteose calcistica na temporada 1973/1974, quando foi convocado para a Nazionale Under 23, campeão italiano com a Lazio (na foto à esquerda com a camisa azul celeste - arquivo pessoal do atleta) e, finalmente, integrou o grupo italiano que disputou a Copa do Mundo de 1974.
Infelizmente, a Lazio, que tinha um elenco muito arrumadinho onde se destacavam, além de Re Cecconi no meio, o líbero e capitão Wilson e o atacante Chinaglia, sofreu vários percalços na temporada seguinte, como a exclusão da Coppa dei Campioni em razão de desordens ocorridas em partida válida pela Copa U.E.F.A. de 1973 disputada contra os ingleses do Ipswich Town.
Mas, principalmente, foi a notícia de que o mister Maestrelli sofria de um câncer no fígado - que o obrigou a se afastar do mundo do futebol, que fez com que a equipe não conseguisse permanecer na luta pelo bi-campeonato e terminasse o torneio apenas na 4ª colocação.
O campeonato 1975/1976, não obstante o surgimento de jovens valores como Bruno Giordano (posteriormente artilheiro da Serie A) e Lionello Manfredonia, viu a Lazio terminar apenas na 13ª colocação, escapando do rebaixamento apenas por ter uma melhor differenza reti em confronto com o Ascoli.
De consignar que foi o retorno, ainda que momentâneo e emergencial, de Tommaso Maestrelli ao comando laziale que salvou o clube do purgatório da Serie B - o treinador, um dos mais inovadores da história do Calcio, terminou por falecer ainda em dezembro de 1976.
Porém, a tragédia maior ainda estava por acontecer: depois de uma boa largada no campeonato 1976/1977, Re Cecconi sofreu uma grave contusão no joelho contra o Bologna, pela 3ª rodada - ele nunca mais retornaria aos campos de futebol.
Ainda não recuperado da contusão, na tarde de 18 de janeiro de 1977, L'angelo biondo, acompanhado de 2 amigos, resolveu ir a uma joalheria e, quando adentrou ao estabelecimento, disparou "fermi tutti, questa è una rapina!" ("todos parados, isto é um assalto!").
Era apenas uma brincadeira, mas o proprietário da joalheria, Bruno Tabocchini, havia sofrido 2 assaltos reais nos meses anteriores e portava uma Walther calibre 7.65, com a qual efetuou um disparo que acertou o peito de Re Cecconi em cheio.
L'angelo biondo, com apenas 28 anos, morreu sussurrando: "era uno scherzo, era solo uno scherzo" ("era uma brincadeira, era apenas uma brincadeira") ...
Posteriormente, Bruno Tabocchini foi absolvido do crime, por ter agido em legítima defesa putativa.
Já Re Cecconi (foto à direita - também do arquivo pessoal do atleta), foi eleito para o time ideal da Lazio de todos os tempos!

Na Última Vez ...

quarta-feira, julho 11, 2007

L'Enigma - La Continuazione


Opa, opa, opa, ..., depois de várias semanas voltamos a ter um enigma indecifrável (foto à esquerda - Guerin Sportivo) para nossos experts leitores!
Também, como diria um saudoso professor: "Data máxima vênia, depois de saudações rubro-negras não dá para querer muito mais"!
Nicola Berti? Dino Baggio? Olhem direitinho o patrocinador estampado na camisa... Berti chegou na Inter, vindo da Fiorentina, no final da década de 80, enquanto Dinone passou apenas a temporada 1991/1992 em Milão, quando ainda não era a Pirelli o sponsor ufficiale da Beneamata.
Mais uma dica, para ficar facilzinho: o jogador ao lado atua mais avançado que Dino Baggio e Nicola Berti atuavam, bem como foi um dos destaques da última Serie A!
Será que no próximo sábado vai ser necessária a dica misericordiosa?

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Também não foi uma semana sensacional para o calciomercato italiano, mas, ao menos, os elencos começam a tomar forma definitiva.
Afinal, vários clubes já começaram suas pré-temporadas, caso, por exemplo, do Empoli, da Internazionale, da Juventus, da Lazio e do Palermo.
Quem trabalhou bastante, até porque o elenco atualmente a disposição do treinador Edoardo Reja ainda necessita de vários reforços, foram o presidente do Napoli Aurelio De Laurentiis e o seu Direttore Generale Pierpaolo Marino que, depois dos acertos com os meias Hamsyk e Gargano, definiram a contratação do badalado atacante argentino Lavezzi junto ao San Lorenzo de Almagro.
Sobre o atacante nascido em 1985, o famoso manager argentino Jorge Czysterpiller (ex-procurador, dentre outros, de Diego Armando Maradona), afirmou: "È giovane, è una seconda punta con il vizio del dribbling, credo che infiammerá la platea del San Paolo spesso e volentieri".
Outra contratação muito interessante definida durante a semana foi a de Fabrizio Miccoli pelo Palermo (na foto do alto, sua apresentação - Palermo). O esguio atacante, ex-Juve, estava no Benfica de Portugal e ocupará o lugar deixado por Di Michele, que foi cedido ao ambicioso Torino.
Quem também saiu da Península Ibérica foi o internacional português Jorge Andrade, que trocou o Deportivo La Coruña pela Juventus "por uma cifra a rondar os 10 milhões de euros".
Aliás, a semana teve outros defensores como protagonistas: Christian Terlizzi deixou a Sampdoria para defender o Catania e Cesare Bovo o Palermo pelo Genoa.
Já a Atalanta, que está atrás dos bianconeri Legrottaglie e Tacchinardi, acertou com o atacante Langella, que estava há 6 anos no Cagliari.
Sobre o time da Sardenha, parece que o presidente Cellino começou a se mexer (o que era inevitável depois das saídas de Suazo, Esposito e do próprio Langella) e acertou com o habilidoso meia Foggia, cujos direitos federativos pertencem a Lazio mas terminou o último campeonato com a Reggina.
De qualquer maneira, o máximo dirigente cagliaritano prometeu: "Prenderei un attaccante di esperienza, per togliere un po' di responsabilità a questi ragazzi"
Atacante que a direção do Parma individualizou no brasileiro Reginaldo, apresentado nesta semana pelo próprio presidente Ghirardi (foto do alto à esquerda - Grazia Neri).
Outra chegada que parece iminente em Parma é a do meia Stefano Morrone, regista in forza al Livorno, que ainda pode perder seu atacante e capitano Cristiano Lucarelli para os ucranianos do Shakhtar Donetsk, que estariam dispostos a investir até € 20 milhões no esperto attaccante.
Aliás, o futebol italiano parece estar cada vez mais longe do eldorado que foi há alguns anos, tanto que o bom atacante Rolando Bianchi parece estar deixando a Reggina com destinação ao Manchester City, seguindo os passos dos seus compatriotas Fabio Grosso (Lyon), Morgan De Sanctis (Sevilla) e Christian Abbiati (Atlético de Madrid), sem esquecer do atacante Luca Toni (Bayern München).
Porém, para a coluna não terminar com más notícias, parece que o ótimo sueco Fredik Ljungberg pode pintar em Florença, assim como Montella pode estar retornando à Gênova, sponda Sampdoria, depois de 9 anos entre Roma e Londres, onde passou os últimos meses defendendo o Fulham de Mohamed Al-Fayed.
Outras transferências concretizadas recentemente: Viktor Boudianski (meia, ucraniano, do Ascoli para a Udinese - que apresentou o atacante Quagliarella - foto à direita - Photo Lancia), Caetano Calil (atacante, brasileiro, do Ipatinga para o Siena), Francesco Cozza (meia, italiano, do Siena à Reggina), Guillermo Giacomazzi (meia, uruguaio, do Lecce ao Empoli), Gokhan Inler (meia, turco, do Zürich para a Udinese), Ikechukwu Kalu (atacante, nigeriano, do Chiasso para a Sampdoria), Roland Lamah (meia, belga, do Anderlecht para o Palermo - embora destinado a ser emprestado ao Cesena), Alessandro Lucarelli (defensor, italiano, da Reggina ao Siena), Giandomenico Mesto (defensor, italiano, da Reggina à Udinese), Ricardo Veron (meia, argentino, do Crotone para o Siena) e Papa Waigo N'Diaye (atacante, senegalês, do Cesena para o Genoa).

Na Última Vez ...

terça-feira, julho 10, 2007

Momento Panini - Alvaro Recoba


Se o presidente Massimo Moratti, todo-poderoso da Internazionale, tem um pallino, este atende pelo nome de Álvaro Alexander Recoba Rivero.
Aliás, somente uma admiração desmedida e o estilo excessivamente paternalista do comandante do time nerazzurro de Milão justificam a permanência de El Chino na Internazionale desde 1997, interrompida apenas por uma breve parêntese no Venezia, quando Recoba, figlio ingrata, viveu sua melhor temporada.
Nascido em 17 de março de 1976 em Montevidéu, Recoba teve um começo fulgurante no futebol uruguaio, somando um impressionante número de gols (62 em apenas 58 partidas) com as cores do Danubio e do Nacional e conquistando os dirigentes da Inter, que pagaram US$ 4,5 milhões pelo passe do atacante em 1997.
Relegado a segundo plano com a concomitante chegada do brasileiro Ronaldo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/momento-panini-ronaldo.html), foi Recoba que, porém, salvou a estréia de ambos na Serie A, vez que a Beneamata, jogando em casa, perdia por 1 x 0 o jogo válido pela 1ª giornata da temporada 1997/1998 contra o Brescia (de Pirlo, Doni, Diana e Hübner), quando El Chino entrou no lugar de Ganz aos 71' e com 2 tirambaços de fora da área (o 2º cobrando falta) reverteu o placar em favor da Inter (os lances estão disponíveis em http://www.youtube.com/watch?v=kLd6LJXslUo) e garantiu os 3 pontos e, ao que parece, a eterna gratidão de Moratti.
Apesar da excelente estréia, a concorrência com os vários Djorkaeff, Branca, Ganz, Kanu e, principalmente, Ronaldo e Zamorano, não foi fácil e Recoba terminou a temporada com apenas 9 presenças e 3 gols na Serie A.
No campeonato seguinte, ainda com menos espaço na squadra nerazzurra devido a contratação de Roberto Baggio, Recoba foi emprestado ao Venezia (figurinha ao lado), onde, ao lado de Maniero (deixando Tuta na reserva) e servido pelo atual capitano da Sampdoria Volpi, realizou uma exuberante temporada, coroada com 11 gols (1 deles na vitória do time lagunare contra a própria Inter por 3 x 1) em 19 partidas.
Obviamente, o sucesso levou Recoba de volta à Internazionale, onde permanece desde então (a figurinha ao lado é da última temporada) sem, contudo, alcançar a unanimidade.
Afinal, o talento e a fantasia podem ser inquestionáveis, mas El Chino não possui regularidade suficiente para ser titular de uma equipe que almeja o topo do mundo, tanto que nunca conseguiu se firmar como punto fermo em qualquer das 10 temporadas em que vetiu a maglia interista.
Ademais, bajulado pelo presidente Moratti, Recoba chegou a ser o jogador mais bem pago do mundo, tanto que, por exemplo, em 2001 recebeu a bagatela de US$ 7,5 milhões.
Dinheiro demais para apenas um pé esquerdo...

Na Última Vez ...

domingo, julho 08, 2007

Quem Vem Lá (Parte II) - Mariano Bogliacino


Mariano Adrián Bogliacino Hernández, ou simplesmente Boglia, terá sua grande chance na próxima temporada.
Centrocampista polivalente que, porém, exprime o melhor de si atuando na fascia sinistra, nasceu em Colonia del Sacramento, no Uruguai, em 02 de junho de 1980 e até aqui teve uma carreira bastante obscura - depois de jogar em times sem expressão chegou ao famoso Peñarol em 2003, mas logo optou por emigrar para a Europa, passando pelo Las Palmas, na 2ª divisão espanhola, antes de chegar a Itália, onde foi parar na Sambenedettese, na Serie C1.
Na temporada 2005/2006 foi contratado pelo Napoli, ainda na Serie C1, quando fez 5 gols em 34 partidas e obteve a promoção à Serie B.
No campeonato passado (foto do alto - Sport News) fez 6 tentos em 37 partidas com o time partenopeo, colaborando, de forma destacada, para a volta à Serie A.
Assim, El Chirola, que recentemente prolongou seu contrato com o Napoli até 2012 e está sendo observado com muita atenção pelo treinador da seleção uruguaia, deverá demonstrar que o talento que até aqui encantou os napolitanos nas divisões inferiores do Calcio é também capaz de fazê-los sonhar na Serie A!

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Rubinho


No próximo campeonato, além dos já muito conhecidos Dida, Doni e Júlio César, titulares, respectivamente, de Milan, Roma e Internazionale, a colônia de goleiros brasileiros titulares da Serie A deve ser refoçada pelo surpreendente Rubinho (foto abaixo - RaiSport), que protegeu, com muita competência, a meta do Genoa na última temporada da Serie B.
Nascido em 04 de agosto de 1983 em São Paulo, Rubinho, assim como Doni, começou no Corinthians e chegou à Itália sob olhares de desconfiança, afinal, assim como o romanista, nunca foi uma unanimidade no Brasil.
Porém, depois de uma temporada no Vitória de Setúbal na Superliga portuguesa, Rubinho demonstrou que não é apenas o irmão mais novo do volante Zé Elias (com passagens pela Internazionale, Bologna e Genoa), mas sim um goleiro muito seguro e corajoso.
Aliás, foi conseqüência de sua coragem nas saídas de bola que Rubinho viveu o momento mais dramático de sua carreira quando, no ano passado, se chocou com o joelho de um atacante adversário logo na sua 3ª partida pelo Genoa e ficou desacordado por vários minutos, tendo sido encaminhado ao hospital com traumatismo craniano.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker