Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, agosto 25, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Juventus x Livorno



No seu retorno à Serie A a Juventus deu mostras de porque é a equipe mais vitoriosa do Calcio e também a mais querida (e odiada) da Itália.
Mas, voltando ao começo..., foi ótimo rever craques como Buffon, Del Piero, Nedved e Trezeguet de volta à máxima divisão do futebol italiano, bem como as estréias de Andrade, Criscito, Salihamidzic e Tiago.
Assim, começando com um time bem diferente daquele que terminou a última temporada, a Juve demorou a engrenar, mas quando o fez, foi imperiosa.
Aos 28', Nedved achou Trezeguet dentro da área e o francês, um pouco antes da marca do pênalti, disparou um tiro que foi defendido, com o pé, pelo bom Amelia (que ainda pode se transferir ao Palermo antes do próximo dia 1º). Mas o cheiro de gol já estava sendo sentido e, na cobrança de escanteio, uno-due Del Piero-Nedved para a cabeçada de, agora, Trezegol!
Com a vantagem no placar, o time de Turim conseguiu articular melhor suas jogadas e os meio-campistas Almiron (na foto mais abaixo contra Pulzetti - La Presse), Nocerino e Zanetti começaram a aparecer mais, tendo o primeiro e o último arriscado alguns petardos.
Na 2ª etapa o Livorno, com o espanhol Tristán no lugar do deludente Tavano, estava até começando a gostar do jogo quando o árbitro Gava anotou um pênalti de Grandoni em Iaquinta, que havia entrado no lugar de Del Piero (foto à esquerda - La Presse). O próprio atacante ex-Udinese cobrou para fazer 2 x 0.
Quando a partida caminhava para o seu epílogo, eis uma chuva de gols: Iaquinta fez mais um com o c..., desviando chute de Nedved, Trezeguet (na foto mais ao alto contra o croata Knezevic - Ansa) mais dois (o primeiro aproveitando assistência de Iaquinta e o outro de calcanhar, já quase em cima da linha, após rebote de Amelia), passando a ser o capocannoniere do torneio e colocando a Juve no ponto mais alto da tabela, ainda que transcorrida apenas uma giornata.
O último lance do jogo foi um tirambaço do bom meia Loviso, anotando o tento da honra amaranto.
O tabellino:
Juventus: Buffon; Salihamidzic (74' Zebina), Andrade, Criscito, Chiellini; Nocerino, Zanetti, Almiron (79' Tiago), Nedved; Del Piero (60' Iaquinta), Trezeguet. All. Ranieri.
Livorno: Amelia; Grandoni, Knezevic, Galante, Pasquale; E. Filippini (56' Volpe), Loviso, Pulzetti, A. Filippini; Rossini (74' Diamanti), Tavano (53' Tristán). All. Orsi.
Gols: 29' Trezeguet, 71' Iaquinta (pênalti), 86' Iaquinta, 87' Trezeguet, 92' Trezeguet, 95' Loviso.
Árbitro: Gava.
Cartões amarelos: Pasquale, Zanetti, Loviso, Grandoni, Iaquinta e Nocerino.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Lazio x Torino



Começou a Serie A temporada 2007/2008! E que começo! Lazio e Torino, nella prima partita ufficiale della stagione, fizeram um belíssimo jogo no Olimpico de Roma, recheado por 4 gols (sendo um deles uma verdadeira pintura) igualmente distribuídos pelas duas agremiações.
Delio Rossi, apesar do importantíssimo confronto que a Lazio terá na próxima terça-feira em Bucareste válido pela Uefa Champions League, não poupou nenhum de seus titulares no confronto contra o Toro, talvez porque, exatamente, o time de Roma demonstrou estar muito atrás de seu adversário na preparação física e o esordio na Serie A seria a única chance de tentar dar algum ritmo aos jogadores.
Assim, sem poder contar com a dupla titular Siviglia-Cribari e com o reserva imediato Stendardo, a Lazio começou com o francês Diakhite compondo a zaga com o improvisado Zauri, enquanto o jovem De Silvestri ocupou a lateral direita e o sérvio Kolarov, em sua estréia na Serie A, ficou com a esquerda.
No meio para frente, apenas Del Nero no lugar de Mauri, também indisponível.
Pelo Torino, o ex-allenatore da Sampdoria Walter Novellino lançou logo vários dos reforços contratados pelo presidente Cairo, incluíndo o goleiro Sereni (ex-laziale), os defensores Lanna e Natali, os meias Corini e Grella e os atacantes Bjelanovic e Ventola.
Apesar do jogo não ter sido particularmente violento, já no primeiro lance o granata Grella se chocou de cabeça com o biancoceleste Del Nero e os 2 foram ao chão - pior para o australiano, que acabou tendo que ser substituído aos 22' ainda do 1º tempo.
O calor era forte (quase 40 graus), mas a movimentação na 1ª etapa foi muito boa, com o Torino largando melhor, mas com os mandantes tomando as rédeas da partida em seguida e chegando bem ao gol defendido por Sereni em diversas ocasiões.
Aos 32', foi a vez de Delio Rossi queimar a 1ª substitução na Lazio: fora Kolarov, com problema muscular, dentro o argentino Scaloni.
Daí, logo em seguida, com o lateral argentino ainda não habituado ao Calcio, o genial Rosina (na foto mais ao alto com Mutarelli - Ansa) recebeu a bola totalmente livre e, com um pallonetto sensacional, de fora da área, encobriu o veterano goleiro Ballotta (foto à esquerda - Ansa) para colocar o Torino em vantagem.
Ainda na 1ª etapa, o jovem Diakhite sofreu a pior em uma disputa de bola (normal) com Ventola e Mutarelli e fraturou a tíbia, dando lugar ao brasileiro Cribari, também longe da melhor forma (atuou com uma máscara protetora).
No 2º tempo, o calor continuou sufocante e a Lazio melhor, tendo o macedônio Pandev primeiro feito um gol que foi anulado e logo em seguida realizado outro que valeu (bela jogada do belga Mudingayi, que recebeu passe de Rocchi e cruzou para complementação de Pandev).
Não passaram outros 5' e Rocchi virou habilmente sobre a marcação de Comotto para colocar a Lazio em vantagem (foto à direita - Reuters).
Quando tudo indicava que a Lazio iria vencer o time do presidente Cairo, que aparecia nas tribunas totalmente desolado, eis que o neo-entrato Vailatti, um jovem de 21 anos que fazia sua estréia na Serie A, apareceu totalmente livre na área laziale para concluir, de cabeça, um cruzamento do tetracampeão mundial Barone direto para o fundo das redes (foto abaixo - Torino).
Depois, ambas as equipes foram derrotas pelo forte calor.
O tabellino da 1ª partida da temporada:
Lazio: Ballotta; De Silvestri, Diakhite (40' Cribari), Zauri, Kolarov (32' Scaloni); Mudingayi, Ledesma, Mutarelli, Del Nero (71' Meghni); Pandev, Rocchi. All. Rossi.
Torino: Sereni; Comotto, Natali (62' Rubin), Di Loreto, Lanna; Corini, Grella (22' Zanetti), Barone, Rosina; Bjelanovic (59' Vailatti), Ventola. All. Novellino.
Gols: 34' Rosina, 56' Pandev, 61' Rocchi, 68' Vailatti.
Árbirtro; Celi.
Cartões amarelos: Barone, Comotto e Pandev.
Cartão vermelho: Comotto.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 1ª Rodada 2007/2008



Em uma temporada na qual a escolha do 'Match Clou' promete ser árdua a cada rodada, a distinção na 1ª cabe ao confronto entre Palermo e Roma no Renzo Barbera, jogo deferido para a noite de domingo na Itália e que será televisionado para o Brasil pela ESPN Brasil a partir das 15h30, horário de Brasília.
Além de ser a estréia de duas equipes que prometem brigar pelas primeiras posições, não é possível olvidar que a Roma vem de uma vitória sobre a toda poderosa Internazionale na decisão da Supercoppa Italiana (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/08/supercoppa-2007.html) e talvez seja a equipe que melhor se reforçou (excluída a Juventus, que remontou o time) para a disputa da Serie A.
Mas o Palermo não pretende ser um adversário dócil, até porque a expectativa na Sicília é muito grande e o atacante Miccoli, principal reforço rosanero da temporada, já disse tudo: "Contro la Roma, la squadra più in forma del momento, dovremo fare la classica gara perfetta per riuscire a vincere. Obiettivo principale sarà non prendere gol e poi magari colpire nelle ripartenze. Sarà dura ma ce la possiamo fare".
Para a partida, o esordiente técnico Stefano Colantuono não poderá contar com o ala Diana e com o trequartista Brienza, suspensos, bem como com os defensores Biava e Cassani, mas deve começar no 4-4-2 com Zaccardo, Rinaudo, Barzagli (foto do alto à direita - Palermo) e Pisano compondo a zaga e protegendo o veterano Fontana no gol. No meio, o brasileiro Fábio Simplício deve ser um dos volantes ao lado de Guana, enquanto Giovanni Tedesco e, principalmente, o sérvio Jankovic devem jogar mais abertos, no suporte da rápida dupla Amauri-Miccoli.
Pelo lado da Roma, Spalletti deve lançar o francês Giuly no lugar de Perrotta (suspenso) e o montenegrino Vucinic no do brasileiro Mancini (fora da melhor forma), deixando, como de costume, Totti (à esquerda - Freeflash) como único avante.
Dentre os demais brasileiros do elenco romanista, Doni e Taddei devem começar jogando, enquanto Cicinho foi convocado (o goleiro Júlio Sérgio também, mas não deve ficar nem no banco) e Juan vai ficar de fora por contusão.
O retrospecto, na Sicília, aponta equilíbrio, vez que são 7 vitórias do Palermo, 6 empates e 6 vitórias da Roma, que fez 27 gols e sofreu 26.
Na temporada passada, sucesso dos visitantes por 2 x 1, tentos de Totti e Cassetti, tendo Giovanni Tedesco diminuído para o Palermo no finalzinho da partida.
Já a última vitória da equipe mandante ocorreu na temporada 2004/2005 por 2 x 0, gols de Brienza e Toni, sendo que o ataque giallorosso foi composto, na ocasião, por Montella e Cassano, agora de novo juntos na Sampdoria.
O centrocampista Arcadio Venturi, que jogou na Roma entre 1948 e 1957, é o jogador que mais atuou no confronto - 5 vezes, enquanto Cestmir Vycpalek (tio do treinador Zdenek Zeman), Domenico Di Maso e Pedro Manfredini são os jogadores que mais marcaram no embate, 3 gols cada.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma



O enigma desta semana é uma homenagem a um dos maiores fidelissimi do futebol italiano (foto à esquerda - Guerin Sportivo). Quem seria ele?
Na próxima quarta-feira os acertadores.
Até lá, ótima semana de Calcio!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, agosto 24, 2007

Temporada 2007/2008 começa no sábado


Finalmente, depois de mais de 2 meses de um não tão frenético assim calciomercato, a Serie A está de volta!
E que retorno! Não há qualquer dúvida que a temporada 2007/2008 será uma das melhores de todos os tempos, bastando para tanto dar uma olhadela nos clubes que a disputarão: Atalanta, Cagliari, Catania, Empoli, Fiorentina, Genoa, Internazionale, Juventus, Lazio, Livorno, Milan, Napoli, Palermo, Parma, Reggina, Roma, Sampdoria, Siena, Torino e... ufa, Udinese.
É... vai ser difícil escolher o 'Match Clou' de cada rodada!
Aliás, esta 1ª giornata começa logo com Lazio x Torino no Olimpico de Roma, com transmissão da ESPN Internacional e da RAI a partir das 13h00 de Brasília. Vai ser o duelo do veterano Ballotta contra o ágil Sereni, que foi praticamente escorraçado de Roma e deverá fazer o impossível para evitar tomar gol de seu ex-clube. Ademais, se a Lazio vem praticamente com o mesmo time da última temporada, o Torino foi um dos que melhor se reforçou e deve apresentar várias novidades, dentre elas o veterano Corini comandando o meio de campo.
Logo depois, às 15h30, ESPN Brasil, RAI e TV Esporte Interativo devem transmitir o retorno da Juventus à Serie A, enfrentando o Livorno da dupla Tristán e Tavano. Será uma ótima oportunidade para rever Buffon, Del Piero, Nedved (foto do alto - La Presse) e Trezeguet!
No domingo o espetáculo não para e logo às 10h00 a missão será muito difícil em escolher entre Genoa x Milan na ESPN Brasil e Internazionale x Udinese nas ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo.
No Milan, dos brasileiros, apenas (?) Kaká deve começar jogando, mas o retorno do Genoa à Serie A é imperdível, enquanto na Inter o romeno Chivu (à esquerda - Inter) deve fazer sua estréia no campeonato italiano com a camisa nerazzurra.
Por fim, a ESPN Brasil e a RAI ainda prometem Palermo x Roma às 15h30, sempre horário de Brasília.
Ou seja, não vai ser possível sair de casa!
Completam a rodada: Fiorentina x Empoli (clássico de muita rivalidade); Napoli x Cagliari; Parma x Catania; Reggina x Atalanta e Siena x Sampdoria (ainda sem Cassano), todos no domingo.
Por fim, o Calcio Serie A não poderia deixar de parabenizar e agradecer a ESPN pela aquisição dos direitos de transmissão dos principais jogos do Calcio pelas próximas 3 temporadas.

Guia Da Temporada 2007/2008 (Parte IV)


Amanhã começa a temporada 2007/2008 da Serie A e hoje é dia do 'Guia Da Temporada 2007/2008' apresentar as últimas 5 equipes (apenas por questões alfabéticas) que irão participar de um que promete ser dos mais disputados campeonatos italianos de todos os tempos.
Roma - A família Sensi, proprietária do clube capitolino, fez poucas, mas excelentes contratações para reforçar o time vice-campeão da última stagione e que, como já deu mostras na Supercopa, deve novamente brigar pelas primeiras colocações do Calcio.
Técnico, provável formação tática e time base: Luciano Spalletti pode não ter sido um grandíssimo jogador, mas tem mostrado ser um dos melhores treinadores da Itália. Nascido em Certaldo, na província de Florença, vai para sua 3ª temporada treinando a Roma e nas duas antecedentes obteve honrosas 2ªs colocações, tendo optado por jogar no 4-2-3-1 com: Doni; Panucci, Mexes, Juan e Tonetto; De Rossi e Pizarro; Taddei, Perrota e Mancini; Totti.
Quem chegou: E. Alvarez (m, hon, Messina), Andreolli (d, ita, Internazionale), Barusso (m, gha, Rimini), Brighi (m, ita, Chievo), Cicinho (d, bra, Real Madrid-ESP), M. Esposito (a, ita, Cagliari), Giuly (m, fra, Barcelona-ESP), Juan (d, bra, Bayer Leverkusen-GER), Kuffour (d, gha, Livorno), Nonda (a, bdi, Blackburn Rovers-ENG), Pit (m, rom, Bellinzona-SUI) e Zotti (g, ita, Sampdoria).
Quem saiu: Chivu (d, rom, Internazionale), Faty (m, fra, Bayer Leverkusen-GER), Okaka (a, ita, Modena), Tavano (a, ita, Livorno) e Wilhelmsson (m, swe, Bolton-ENG).
Pontos fortes: As contratações de Cicinho, Giuly e Esposito vêm exatamente para suprir uma deficiência do plantel romanista na última temporada - profundidade, vez que, dos principais reforços, apenas Juan chega para ser titular desde o início. Ademais, Barusso, Brighi e Nonda, caso permaneçam em Roma, podem se mostrar úteis à causa.
Pontos fracos: O time continua muito dependente de Totti, que pode ser insubstituível no talento e no amor ao clube, mas que poderia dividir as atribuições de fazer gol se houvesse um atacante do tipo matador no elenco.
Voto: 8,0.
Sampdoria - É, sem dúvida, a melhor e mais ambiciosa Samp dos últimos anos, a ponto de levar mais de 2.000 pessoas para a frente de um hotel na esperança de ver o genietto Cassano. Porém, que não haja ilusão, o máximo a ser alcançado continua sendo a Copa U.E.F.A.
Técnico, provável formação tática e time base: Saiu Walter Novellino e chegou Walter Mazzarri, treinador que fez um ótimo trabalho na Reggina e adepto do 3-4-1-2, com: Castellazzi; Lucchini, Sala e Accardi; Maggio, Palombo, Volpi e Ziegler; Cassano; Bellucci e Montella.
Quem chegou: Bellucci (a, ita, Bologna), Campagnaro (d, arg, Piacenza), Caracciolo (a, ita, Palermo), Cassano (a, ita, Real Madrid-ESP), Eramo (m, ita, Bari), Gastaldello (d, ita, Siena), Kalu (a, ngr, Chiasso-SUI), Lucchini (d, ita, Empoli), Mirante (g, ita, Juventus), Montella (a, ita, Fulham-ENG) e Sammarco (m, ita, Chievo).
Quem saiu: Bazzani (a, ita, Brescia), Falcone (d, ita, Parma), Flachi (a, ita, suspenso por doping), Olivera (m, uru, Juventus), Parola (m, ita, Cagliari), Quagliarella (a, ita, Udinese), Romeo (a, ita, Legnano), Soddimo (m, ita, Cremonese), Terlizzi (d, ita, Catania) e Zotti (g, ita, Roma).
Pontos fortes: O ataque, totalmente reformulado com as chegadas de Bellucci, Caraciollo e, principalmente, da dupla Montella-Cassano que, em forma, não é inferior a nenhuma outra.
Pontos fracos: Falta um cérebro criativo no meio de campo, repleto de bons volantes, mas sem um trequartista que possa chamar a responsabilidade.
Voto: 6,5.
Siena - Clube centenário, mas sem muitos recursos, o Siena está entrando em sua 5ª temporada consecutiva na Serie A, sempre apostando na mecla entre o usado seguro e jovens promissores para escapar da degola.
Técnico, provável formação tática e time base: Para substituir Mario Beretta, o novo presidente Pier Luigi Fabrizi foi buscar Andrea Mandorlini, que estava treinando o Padova na Serie C1 tem uma experiência anterior na Serie A dirigindo a Atalanta na temporada 2004/2005. Apesar de ter sido zagueiro (de bom nível, inclusive com passagem pela Internazionale), Mandorlini é adepto do futebol ofensivo e deve propor o Siena, ao menos inicialmente, no seguinte 4-3-3: Manninger; Bertotto, Portanova, Loria e Grimi; Vergassola, Codrea e De Ceglie; Frick, Maccarone e Chiesa.
Quem chegou: Bucchi (a, ita, Napoli), Caetano (m, bra, Ipatinga-BRA), De Ceglie (m, ita, Juventus), Eleftheropoulos (g, gre, Ascoli), Ficagna (d, ita, Cesena), Forestieri (a, ita, Genoa), Grimi (d, arg, Milan), Guadalupi (m, ita, Perugia), Jarolim (m, cze, Slavia Praha-CZE), Loria (d, ita, Atalanta), Scardovelli (d, bra, São Bento-BRA) e Veron (m, arg, Reggina).
Quem saiu: Antonini (m, ita, Empoli), Cozza (m, ita, Reggina), Eremenko (m, fin, Udinese), Gastaldello (d, ita, Sampdoria), Konko (m, fra, Genoa), Molinaro (d, ita, Juventus), Negro (d, ita, ?), Pavarini (g, ita, Parma) e Rinaudo (d, ita, Palermo).
Pontos fortes: O ataque, setor no qual o técnico Mandorlini poderá contar com várias opções, dentre elas o veterano Chiesa, o explosivo Bucchi ou o oportunista Maccarone, além do talentoso Locatelli. De Ceglie e Forestieri são jovens cujo futuro é garantido, enquanto Loria e Vergassola são uma segurança para o presente.
Pontos fracos: Algumas contratações são verdadeiras incógnitas, como os brasileiros Caetano e Scardovelli.
Voto: 5,0.
Torino - Depois de lutar contra o rebaixamento na última temporada, o presidente Cairo resolveu reformular o elenco granata, dispensando vários jogadores veteranos e contratando outros em melhor forma, tanto física quanto técnica. Uma vaga na Copa U.E.F.A. é difícil, mas figurar na metade de cima da tabela nem tanto.
Técnico, provável formação tática e time base: Depois de 5 temporadas com a Sampdoria, o confiável Walter Novellino chega ao Toro, time que pretende dispor no 4-4-2: Sereni; Comotto, Natali, Di Loreto e Lanna; Barone, Corini, Grella e Rosina; Ventola e Bjelanovic.
Quem chegou: Bjelanovic (a, cro, Ascoli), Corini (m, ita, Palermo), Di Michele (a, ita, Palermo), Grella (m, aus, Parma), Lanna (d, ita, Chievo), Malonga (a, fra, Monaco-FRA), Natali (d, ita, Udinese), Rubin (d, ita, Cittadella), Sereni (g, ita, Lazio), Vailatti (m, ita, Vicenza), Ventola (a, ita, Atalanta) e P. Zanetti (m, ita, Ascoli).
Quem saiu: Abbiati (g, ita, Atlético de Madrid-ESP), Abbruscato (a, ita, Lecce), Ardito (m, ita, Lecce), Balestri (d, ita, Mantova), Bovo (d, ita, Genoa), Coco (d, ita, Internazionale), De Ascentis (m, ita, Atalanta), Gallo (m, ita, Novara), Konan (a, civ, Lecce), Muzzi (a, ita, Padova), Pancaro (d, ita, ?) e Taibi (g, ita, Ascoli).
Pontos fortes: O grupo teoricamente titular é de bom nível e Rosina pode sempre desequilibrar com seu talento.
Pontos fracos: Novellino não tem muitas opções no mesmo nível dos titulares, o que pode influenciar em um campeonato longo como a Serie A.
Voto: 6,0.
Udinese - Patron Pozzo afirmou: "Sono soddisfatto del gruppo, composto da gente seria, animata da una gran voglia. Lo spogliatoio è ottimo e quando c'è quello la metà del lavoro è fatto. Marino insegna calcio, è un ottimo organizzatore e quindi un vero allenatore. L'operazione Quagliarella dimostra che questa società ha ancora delle ambizioni e che non si accontenta di vivacchiare". Simples, a Udinese almeja a Copa U.E.F.A.
Técnico, provável formação tática e time base: Pasquale Marino foi uma das revelações da temporada passada treinando o Catania e agora sua responsabilidade aumentou, mas o técnico de Marsala manteve sua predileção pelo 4-3-3 (esquema que já era adotado pelo time de Udine) e deve mandar a campo: Handanovic; Mesto, Coda, Zapata e Felipe; Pinzi, Obodo e D'Agostino; Quagliarella, Floro Flores e Di Natale.
Quem chegou: Boudianski (m, rus, Ascoli), Candreva (m, ita, Ternana), Chimenti (g, ita, Cagliari), Eremenko (m, fin, Siena), Ferronetti (d, ita, Parma), Floro Flores (a, ita, Arezzo), Handanovic (g, svn, Rimini), Inler (m, sui, FC Zürich-SUI), Mesto (d, ita, Reggina), Micolucci (d, ita, Bari), Paolucci (a, ita, Ascoli), Pepe (a, ita, Cagliari) e Quagliarella (a, ita, Sampdoria).
Quem saiu: P. Barreto (a, bra, Treviso), De Sanctis (g, ita, Sevilla-ESP), Iaquinta (a, ita, Juventus), Montiel (m, par, Reggina), Muntari (m, gha, Portsmouth-ENG), Natali (d, ita, Torino) e D. Zenoni (d, ita, Parma).
Pontos fortes: Clube que tradicionalmente revela muitos valores, a Udinese conseguiu montar uma equipe bem balanceada e que tem um ataque com grande potencial.
Pontos fracos: Exatamente por não ter receio de ceder seus melhores jogadores e apostar em desconhecidos vindos de todas as partes do planeta, a equipe de Udine pode naufragar em uma competição difícil e longa como a Serie A.
Voto: 7,0.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quinta-feira, agosto 23, 2007

E Na Copa ...


No último sábado, dia 18, foi disputado o 2º turno eliminatório da Copa Itália, marcado pelo equilíbrio entre os desafiantes, tanto que, das 6 partidas disputadas, duas foram decididas no tempo suplementar e outra ai rigori.
E aconteceu a primeira supresa: a eliminação do Genoa, recém-promovido à Serie A, frente ao Ascoli, fresco rebaixado à Serie B.
No tempo normal, 2 x 2, gols de Soncin (A), Di Vaio (G), Melucci (A) e Papa Waigo (G), mas na prorrogação, faltando 8', Luis Fernando Centi (apesar do nome, italiano de Savona) decidiu a partida em favor do clube ascolano.
Também não é possível estranhar a derrota do Bologna perante a Triestina, ainda que nos pênaltis. O jogo foi disputado no Renato Dall'Ara, terminou 1 x 1 e só foi para as cobranças de penalidades máximas porque o veterano meia Allegretti (scuola Milan) ainda desperdiçou um pênalti durante a prorrogação para a Triestina.
O Bologna, um dos favoritos na Serie B, deve receber a derrota como sinal de alerta depois de um calciomercato muito acanhado.
Quem fez bonito foi o novo ídolo argentino do San Paolo, Ezequiel Lavezzi (no alto comemorando com outro portenho do Napoli, Roberto Carlos Sosa - Napoli). O camisa 7 partenopeo entrou no 2º tempo no lugar do meia Gatti e, primeiramente, empatou a partida (o gol do Pisa foi marcado por Kutuzov) para, na prorrogação, garantir o êxito do time azul com mais 2 belos gols.
Nos demais embates, o Bari eliminou o Vicenza (2 x 0), o Piacenza despachou o Ravenna fora de casa (1 x 2) e o Rimini venceu o Treviso (3 x 1).
O 3º turno será no próximo dia 29 e colocará, frente a frente: Ascoli x Atalanta; Cagliari x Siena; Napoli x Livorno; Parma x Juventus; Reggina x Piacenza; Torino x Rimini; Triestina x Catania e Udinese x Bari.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Guia Da Temporada 2007/2008 (Parte III)


No dia de hoje o 'Guia Da Temporada 2007/2008' abordará o atual campeão europeu e um dos maiores favoritos ao título italiano da temporada, o brasileiríssimo Milan, o nobre retornante à Serie A Napoli, o ambicioso rosanero da Sicília Palermo, além dos sérios candidatos ao rebaixamento Parma e Reggina.
Milan - Era uma vez uma equipe de Milão conhecida por seus astros holandeses. É verdade que o habilidoso Seedorf ainda está por aquelas bandas, mas as cores do momento são o verde e o amarelo dos vários Dida, Cafu, Serginho, Emerson, Kaká, Ronaldo e, a partir de setembro, Alexandre Pato (sem computar o irmão do Princípe, o Digão). É óbvio que o Milan, assim como sua arqui-rival Internazionale, almeja conquistar tudo que disputar.
Técnico, provável formação tática e time base: Considerado por muitos como retranqueiro, Carlo Ancelotti, um ex-meia muito habilidoso, está indo para sua 7ª temporada à frente do Milan, período no qual conquistou um único Scudetto, mas duas Champions League. Seu esquema predileto é o 4-3-2-1 e o time titular deve ser: Dida; Oddo, Nesta, Maldini e Jankulowski; Gattuso, Pirlo e Emerson; Seedorf e Kaká; Ronaldo.
Quem chegou: Ba (m, fra, Djurgaardens-SWE), Digão (d, bra, Rimini), Emerson (m, bra, Real Madrid-ESP) e Pato (a, bra, Internacional-BRA).
Quem saiu: Borriello (a, ita, Genoa), Costacurta (d, ita, fim de carreira), Grimi (d, arg, Siena), Ricardo Oliveira (a, bra, Zaragoza-ESP) e Storari (g, ita, Levante-ESP).
Pontos fortes: Tem o melhor jogador do mundo, um dos meios de campo mais completos do planeta, um zagueiro que é uma lenda, um atacante que é fenomenal e outro que pode vir a ser. Precisa mais?
Pontos fracos: Quando Kaká não está em dia inspirado, o time não costuma jogar bem. Na defesa, os titulares Maldini e Nesta têm sofrido com contusões e os substitutos não estão no mesmo patamar. No ataque, muito vai depender da forma física de Ronaldo. Por fim, falta um lateral como Zambrotta.
Voto: 8,5.
Napoli - Um retorno molto gradito o da sociedade partenopea à Serie A. Um esquadrão como o dos tempos de Maradona provavelmente não existirá nunca mais, mas o Napoli formato 2007/2008 também não é dos piores montados nos últimos anos e deve conseguir a salvezza com alguma tranquilidade.
Técnico, provável formação tática e time base: Edoardo Reja é um técnico que gosta de impor um futebol ofensivo e agressivo a seus times, privilegiando o pressing defensivo e apostando em jogadas pelas laterais para partir ao ataque. É também o treinador que trouxe o Napoli primeiramente da Serie C1 para a B e agora para a A. Seu esquema predileto é o 3-5-2 e deve utilizar, primordialmente, os seguintes jogadores: Iezzo; Cannavaro, Domizzi e Contini; Grava, Hamsik, Gargano, Blasi e Rullo; Lavezzi e Calaiò.
Quem chegou: Blasi (m, ita, Fiorentina), Contini (d, ita, Parma), Gargano (m, uru, Danubio-URU), Hamsik (m, svk, Brescia), Lavezzi (a, arg, San Lorenzo-ARG) e Zalayeta (a, uru, Juventus).
Quem saiu: Amodio (m, uru, Treviso), Bucchi (a, ita, Siena), Piá (a, bra, Treviso) e Trotta (m, ita, Treviso).
Pontos fortes: Uma torcida inflamada, capaz de incentivar a equipe massiçamente até mesmo na C1, e reforços mirados que elevaram em muito o nível técnico da equipe.
Pontos fracos: A inexperiência da equipe e a pressão que pode aparecer junto com alguns maus resultados.
Voto: 6,0.
Palermo - O simpático time siciliano deixou de ser uma inusitada atração do Calcio para ser uma concretude da Serie A. Já são 4 temporadas consecutivas na principal divisão do futebol italiano, sempre alcançando a Europa. Em 2007/2008 não deve ser diferente, com o time rosanero brigando pelo 4º lugar e conseqüente classificação para a UCL.
Técnico, provável formação tática e time base: O bom técnico Stefano Colantuono vem da Atalanta, onde realizou um excelente trabalho e foi uma das revelações da temporada passada. Deve propor o Palermo no seguinte 4-4-2: Fontana; Zaccardo, Barzagli, Rinaudo e Pisano; Diana, Guana, Fábio Simplício e Jankovic; Miccoli e Amauri.
Quem chegou: Jankovic (m, srb, Mallorca-ESP), Matteini (a, ita, Empoli), Miccoli (a, ita, Benfica-POR), Migliaccio (m, ita, Atalanta), Rinaudo (d, ita, Siena) e Ujkani (g, bel, Anderlecht-BEL).
Quem saiu: Caracciolo (a, ita, Sampdoria), Ciaramitato (m, ita, Chievo), Corini (m, ita, Torino), Di Michele (a, ita, Torino), Matusiak (a, pol, Heerenven-NED) e Parravicini (m, ita, Parma).
Pontos fortes: O elenco, com boas alternativas em todas as posições - Biava e Capuano são ótimos defensores; Bresciano, Tedesco e Brienza cobrem o meio na ausência de qualquer dos titulares; o uruguaio Cavani e a revelação Matteini têm tudo para substituir a forte dupla Amauri-Miccoli quando chamados.
Pontos fracos: O temperamento do presidente Zamparini, capaz de não medir esforços para reforçar o time, mas também de não pensar duas vezes antes de demitir um treinador ou mandar a equipe para concentração antecipadamente.
Voto: 7,5.
Parma - Pela primeira vez desde o crack da Parmalat a equipe da Emilia-Romagna começa um campeonato sem o risco de falir. Porém, se a permanência na Serie A foi conquistada com árdua luta nas últimas temporadas, nesta não parece que será diferente, nem tanto por culpa do neo presidente Tommaso Ghirardi, que até vem realizando um bom trabalho, mas pelas dificuldades inerente a um campeonato muito mais competitivo que os anteriores.
Técnico, provável formação tática e time base: Domenico Di Carlo é um treinador novo (43 anos), que só comandou o Mantova até aqui, obtendo duas promoções em 4 temporadas. Foi aprovado no curso de Coverciano defendendo uma tese sobre a movimentação dos jogadores sem a bola e sui calci piazzati, gostando de implementar o ofensivo 4-3-3. Bucci; D. Zenoni, Falcone, Fernando Couto e Castellini; Parravicini, Cigarini e Morrone; Reginaldo, Budan e Gasbarroni devem compor o '11' preferido.
Quem chegou: Falcone (d, ita, Sampdoria), Morrone (m, ita, Livorno), Pavarini (g, ita, Siena), Petr (g, cze, Baník Ostrava-CZE), Reginaldo (a, bra, Fiorentina), M. Rossi (d, ita, Modena), Savi (m, ita, Monza) e D. Zenoni (d, ita, Udinese).
Quem saiu: Bolaño (m, col, Modena), Contini (d, ita, Napoli), De Lucia (g, ita, Livorno), Ferronetti (d, ita, Udinese), Grella (m, aus, Torino), Kutuzov (a, blr, Pisa), Muslimovic (a, bih, Atalanta), Perna (d, ita, Modena) e G. Rossi (a, ita, Villareal-ESP).
Pontos fortes: Em primeiro lugar, a tranquilidade e o planejamento que vieram com a troca do comando societário. Depois, mas não menos importante, a juventude e o talento de diversos jovens aliada a experiência de veteranos como o goleiro Bucci e os zagueiros Fernando Couto e Falcone.
Pontos fracos: As poucas opções do elenco, sendo que, por exemplo, apenas o croata Budan, o brasileiro Reginaldo e o jovem italiano Paponi (19 anos) são atacantes natos.
Voto: 5,0.
Reggina - Parte como forte candidata ao rebaixamento, vez que perdeu vários jogadores importantes e até o técnico Mazzarri, que foi para a Sampdoria. Porém, o presidente Pasquale Foti acredita ter o santo forte e, se escapou da degola na última temporada com penalização e tudo, porque não agora também?
Técnico, provável formação tática e time base: Massimo Ficcadenti ainda não completou 40 anos e faz sua estréia na Serie A, vindo de 3 temporadas com o Verona, de onde foi demitido antes do clube terminar na 3ª divisão no ano passado. Deve apostar no 4-3-1-2 com: Campagnolo; Lanzaro, Valdez, Aronica e Modesto; Vigiani, E. Barreto e Tognozzi; Cozza; Amoruso e Joelson.
Quem chegou: P. Alvarez (d, uru, Nacional Montevideo-URU), E. Barreto (m, par, NEC Nijmegen-NED), Cascione (m, ita, Rimini), Cherubin (d, ita, Cittadella), Cozza (m, ita, Siena), Hallfredsson (m, isl, Lyn-NOR), Joelson (a, bra, Albinoleffe), Miguel Garcia (d, por, Sporting Lisboa-POR), Montiel (m, par, Udinese), Pettinari (m, ita, Fiorentina) e Valdez (d, uru, Treviso).
Quem saiu: Amerini (m, ita, Frosinone), Bianchi (a, ita, Manchester City-ENG), Esteves (m, por, Marítimo-POR), Foggia (m, ita, Cagliari), Gazzi (m, ita, Bari), A. Lucarelli (d, ita, Genoa), Mesto (d, ita, Udinese), Puggioni (g, ita, Perugia), Gia. Tedesco (m, ita, Catania) e Veron (m, arg, Siena).
Pontos fortes: O meio de campo com o rápido Vigiani, o habilidoso Cozza e o paraguaio Barreto, bem como o oportunismo de Amoruso na frente.
Pontos fracos: A base do time vitorioso da temporada passada foi desmanchada e para o lugar dos antigos titulares vieram vários jogadores de nível técnico duvidoso, como o islandês Hallfredsson.
Voto: 4,5.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, agosto 22, 2007

Gli Azzurri


Una brutta figura! Esta a síntese da apresentação da Azzurra nesta quarta-feira, quando foi peremptoriamente derrotada pela Hungria por 3 x 1 em jogo amistoso disputado em Budapeste perante mais de 40.000 espectadores.
Foi muito, mas muito decepcionante! Afinal, o escrete húngaro não lembra nem de longe aquele de Puskas & Cia., figurando atualmente apenas na 65ª posição do ranking da F.I.F.A., logo atrás de Trinidad & Tobago e Iraque e a frente da ... Albânia! Aliás, no meio dos desconhecidos Juhasz, Gera e Feczesin (autores dos gols húngaros), houve espaço até para o jovem Attila Filkor (19 anos), jogador Primavera da Internazionale e que tem a peculiaridade de ter atuado mais pela seleção principal de seu país do que por clubes em sua, até aqui, brevíssima carreira, bem como para um 'brasileiro' de nome Leandro de Almeida que joga no Debreceni VSC.
E olha que a Itália (na foto mais ao alto a formação que começou a partida - Grazia Neri) ainda saiu na frente, graças a gol marcado pelo atacante Di Natale aos 3' do 2º tempo (o atacante da Udinese entrou no lugar de Del Piero durante o intervalo), aproveitando passe do romanista Aquilani, um dos melhores em campo.
Se o jovem meia romano foi bem, o mesmo não pode se dizer da dupla de zaga Cannavaro-Materazzi, vez que este sofreu uma contusão séria ao final do 1º tempo e aquele foi um desastre, vivendo uma verdadeira giornata no.
Portanto, Donadoni terá muito que trabalhar se quiser classificar a Itália (na foto do alto à esquerda Quagliarella entre vários adversários - Ansa) para a Eurocopa do ano que vem e manter seu emprego, até porque o crucial match contra a França vem por aí e o ex-c.t. Marcello Lippi já está tendo seu nome veiculado na imprensa como possível substituto do antigo ala do Milan. E, é bom não esquecer, também Capello está desempregado... Por sua vez, os Azzurrini de Casiraghi fizeram bonito e venceram i pari età della Francia por 2 x 1 no dia de ontem, jogando em La Spezia.
Destaque especial para o folletto Giovinco, atacante de propriedade da Juventus mas que jogará a próxima Serie A com o Empoli, eleito o melhor em campo, bem como para o trio Marchisio, Dessena (autor do 1º gol, na foto da direita comemorando seguido de Rossi, responsável pelo 2º tento italiano - Pegasonews) e Cigarini.
Do lado francês, o rossonero Gourcuff teve uma atuação, como de costume, bem apática.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

Guia Da Temporada 2007/2008 (Parte II)


Prosseguindo no 'Guia Da Temporada 2007/2008', hoje é dia de boas vindas aos recém-promovidos Genoa e Juventus, de analisar o que mudou na atual campeã e favorita a mais um scudetto Internazionale, além de verificar o que esperar da romana Lazio e do toscano Livorno.
Boa leitura!
Genoa - O retorno à Serie A depois de 12 anos, uma torcida apaixonada e um presidente ambicioso eram os ingredientes necessários para um calciomercato bombástico na agremiação mais antiga da Bota, certo? Errado, Enrico Preziosi e Giambattista Pastorello efetuaram, até aqui, apenas contratações miradas (o que foi uma certa decepção) para reforçar um elenco que já era bom e que deve, nesta primeira temporada depois do longo período no purgatório, apenas brigar para permanecer na Serie A com alguma tranquilidade.
Técnico, provável formação tática e time base: O esordiente Gian Piero Gasperini vai iniciar a temporada sentado no banco do Grifone propondo um ofensivo 3-4-3 com: Rubinho; Bovo, De Rosa e Santos; M. Rossi, Milanetto, Paro e Fabiano; Papa Waigo, Borriello e Di Vaio.
Quem chegou: Borriello (a, ita, Milan), Bovo (d, ita, Torino), Danilo (m, bra, Ponte Preta-BRA), Konko (m, fra, Siena), A. Lucarelli (d, ita, Reggina), Papa Waigo (a, sen, Cesena), Paro (m, ita, Juventus), Pegolo (g, ita, Verona) e Santos (d, bra, Albinoleffe).
Quem saiu: Botta (c, ita, Cesena), Carobbio (m, ita, Albinoleffe), Criscito (d, ita, Juventus), Forestieri (a, ita, Siena) e Galeoto (d, ita, Messina).
Pontos fortes: Um ataque que pode contar com jogadores do calibre dos italianos Borriello, Di Vaio e Sculli, do argentino Lucho Figueroa, do brasileiro Adailton e do senegalês Papa Waigo não fica nada a dever para muitos clubes que disputam competições européias. Ademais, as opções são boas também no meio e na zaga, onde o brasileiro Santos foi apenas uma das várias contratações.
Pontos fracos: A eliminação logo no 2º turno da Copa Itália frente ao Ascoli acendeu o alerta - apenas um bando de jogadores talentosos não é suficiente para o desempenho de um papel digno na Serie A, sendo necessário bem mais, inclusive um padrão de jogo.
Voto: 5,5.
Internazionale - O que falar de um clube que já tinha um dos melhores elencos do mundo e ainda trouxe reforços excelentes como o romeno Chivu e o hondurenho Suazo? Só resta concordar com o técnico Mancini que acredita ser possível "vincere tutto"!
Técnico, provável formação tática e time base: Roberto Mancini está indo para sua 4ª temporada à frente da Internazionale e é indiscutível sua evolução neste período, evidenciada pela excelente condução de um grupo que tem, dentre outros focos de atrito, jogadores que não se falam como Materazzi e Vieira e um notívago Adriano. Sua Inter deve jogar no seguinte 4-3-1-2: Júlio César; Maicon, Cordoba, Materazzi e Chivu; Vieira, Cambiasso e J. Zanetti; Stankovic; Crespo e Ibrahimovic.
Quem chegou: César (m, bra, Livorno), Chivu (d, rom, Roma), Coco (d, ita, Torino), Jimenez (m, chi, Lazio), Rivas (d, col, River Plate-ARG) e Suazo (a, hon, Cagliari).
Quem saiu: Andreolli (d, ita, Roma), Carini (g, uru, Murcia-ESP), Gonzalez (m, arg, Porto-POR) e Grosso (d, ita, Lyon-FRA).
Pontos fortes: Difícil é achar ponto fraco. Qual outro clube pode escolher entre Adriano, Crespo, Cruz, Ibrahimovic, Recoba e Suazo? E contar com volantes como Cambiasso, Dacourt e Vieira? Basta lembrar que o goleiro Carini, até pouco titular da seleção uruguaia, era apenas o 3º portiere da equipe nerazzurra...
Pontos fracos: A pressão por ter que conquistar tudo o que disputar, inclusive a Champions League, já que esta será a temporada na qual a Internazionale completará seu centenário, assim como as travessuras de jogadores como Adriano, que só marcou 5 vezes na última Serie A.
Voto: 9,0.
Juventus - De volta à Serie A depois do rebaixamento em razão do Calciopoli, o discurso dos dirigentes da Vecchia Signora é o de que a equipe vai brigar apenas por uma vaga na Uefa Champions League, mas a Juventus não pode ser excluída do rol de favoritos ao título de qualquer competição que participe, ainda que não aparente estar no mesmo nível dos milaneses.
Técnico, provável formação tática e time base: Ranieri parece ser o técnico ideal para a atual fase juventina, vez que tanto ele como o clube estão em busca do status perdido. O ex-treinador de Cagliari, Napoli, Fiorentina, Atlético de Madrid, Valencia e Chelsea costuma empregar seus times no tradicional 4-4-2, indo a Juventus de: Buffon; Grygera, Andrade, Criscito e Chiellini; Camoranesi, Almiron, Nocerino e Nedved; Del Piero e Trezeguet.
Quem chegou: Almiron (m, arg, Empoli), Andrade (d, por, Deportivo La Coruña-ESP), Criscito (d, ita, Genoa), Grygera (d, cze, Ajax-NED), Iaquinta (a, ita, Udinese), Molinaro (d, ita, Siena), Nocerino (m, ita, Piacenza), Olivera (m, uru, Sampdoria), Salihamidzic (m, bih, Bayern München-GER) e Tiago (m, por, Lyon-FRA).
Quem saiu: Balzaretti (d, ita, Fiorentina), Bojinov (a, bul, Manchester City-ENG), De Ceglie (m, ita, Siena), Giannichedda (m, ita, Livorno), Giovinco (a, ita, Empoli), Kovac (d, cro, Borussia Dortmund-GER), Marchisio (m, ita, Empoli), Mirante (g, ita, Sampdoria), Paro (m, ita, Genoa), Piccolo (d, ita, Empoli), Tudor (d, cro, Hajduk Split-CRO) e Zalayeta (a, uru, Napoli).
Pontos fortes: A motivação de um grupo que não teve vergonha de disputar a Serie B e conquistá-la de forma briosa não pode ser ignorada. Ademais, a Juventus não terá que dividir suas forças na Europa e poderá se concentrar exclusivamente na Serie A. Por fim, talentos como Del Piero e Nedved podem sempre desequilibrar.
Pontos fracos: Ao contrário de anos anteriores, o plantel da Juventus sofreu várias alterações para esta temporada, sendo que a defesa titular é praticamente toda nova, podendo demorar algumas rodadas até engrenar.
Voto: 8,0.
Lazio - O grupo que conquistou uma vaga na Champions League na temporada passada sofreu poucas alterações e o presidente Lotito acredita que para melhor, porém, com a chegada da Juventus e os reforços apresentados por Fiorentina e Palermo, ficou mais difícil à Lazio acompanhar Inter, Milan e Roma na próxima Liga dos Campeões. Melhor restar focada em uma vaga na próxima Copa U.E.F.A.
Técnico, provável formação tática e time base: Delio Rossi vai para sua 3ª temporada no comando laziale e deve continuar apostando no 4-3-1-2 com: Ballotta; Scaloni, Siviglia, Cribari e Zauri; Mundigayi, Ledesma e Mutarelli; Mauri; Pandev e Rocchi.
Quem chegou: Del Nero (a, ita, Brescia), Kolarov (d, srb, OFK Beograd-SRB), Meghni (m, fra, Bologna) e Scaloni (d, arg, Racing Santander-ESP).
Quem saiu: Bonetto (d, ita, Bologna), Jimenez (m, chi, Internazionale), Peruzzi (g, ita, fim de carreira) e Sereni (g, ita, Torino).
Pontos fortes: O espírito de grupo demonstrado na temporada passada e a individualidade de jogadores como Mauri, Pandev e Rocchi.
Pontos fracos: O elenco não tem alternativas válidas suficientes para substituir os titulares e a equipe ainda terá que enfrentar a Champions League, cuja classificação para a fase de grupos já está ameaçada.
Voto: 7,0.
Livorno - O clube do presidente Spinelli está indo para seu 4º campeonato da Serie A consecutivo e não dá mostras de querer deixá-la, mas também dá a entender que as vagas obtidas na Copa U.E.F.A. nos últimos anos é feito que não irá se repetir nesta, quando o Livorno deve brigar apenas para escapar do rebaixamento com antecedência.
Técnico, provável formação tática e time base: O ex-auxiliar de Roberto Mancini e goleiro da Lazio Fernando Orsi prossegue na direção da equipe, que deve ser alinhada em um 4-4-2 com: Amelia; Grandoni, Knezevic, Galante e Pasquale; A. Filippini, Pulzetti, Giannichedda e E. Filippini; Tristán e Tavano.
Quem chegou: De Lucia (g, ita, Parma), Dhorasoo (m, fra, Paris SG-FRA), Diamanti (a, ita, Prato), E. Filippini (m, ita, Bologna), Giannichedda (m, ita, Juventus), Loviso (m, ita, Sambenedettese), Pulzetti (m, ita, Verona), Rossini (a, ita, Catania), Tavano (a, ita, Roma), Tristán (a, esp, Mallorca-ESP) e Volpe (a, ita, Ravenna).
Quem saiu: César (m, bra, Internazionale), C. Coppola (m, ita, Messina), Fiore (m, ita, Mantova), Gambadori (m, ita, Pistoiese), Giallombardo (m, ita, Ascoli), Kuffour (d, gha, Roma), C. Lucarelli (a, ita, Shakhtar Donetsk-UKR), Morrone (m, ita, Parma), Passoni (m, ita, Mantova), Paulinho (a, bra, Grosseto) e Pfertzel (m, fra, Bochum-GER).
Pontos fortes: O grupo continua bom, já que jogadores como Galante, Pasquale, Giannichedda e Tavano são acima da média, não esquecendo do ótimo goleiro Amelia (se permanecer) e dos irmãos Filippini.
Pontos fracos: Alguns jogadores, como Galante e Giannichedda, não estão mais em idade tenra e outros vêm de temporadas ruins, como é o caso dos atacantes Tavano e Tristán, que ainda têm a difícil missão de substituir o ídolo e artilheiro Cristiano Lucarelli. Para piorar, o francês Dhorasoo ainda enfrenta problemas físicos.
Voto: 6,0.
Em razão deste especial, as colunas 'Momento Panini', 'L'Enigma' e 'Memorabilia' não serão postadas nesta semana.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

terça-feira, agosto 21, 2007

Guia Da Temporada 2007/2008 (Parte I)

De hoje até sexta o Calcio Serie A apresentará um especial no qual serão destrinchadas todas as equipes que participarão da temporada 2007/2008 da Serie A.
O 'Guia Da Temporada 2007/2008' será composto de 4 partes, cada uma dedicada a 5 clubes diferentes, elencados em ordem alfabética, abordando destaques, formações táticas, contratações, objetivos e muito mais!
Atalanta - A equipe de Bergamo terminou a temporada passada na 8ª colocação e por muito pouco não obteve uma vaga nas competições européias, mas sofreu algumas baixas importantes neste últimos meses de calciomercato, inclusive a saída do técnico Colantuono, que era o comandante do plantel desde a última promoção à Serie A. Sem as penalidades decorrentes do Calciopoli e com a concorrência adicional de Juventus, Napoli e Genoa, o clube do presidente Ivan Ruggeri deve brigar mesmo apenas para ficar na metade alta da tabela.
Técnico, provável formação tática e time base: Para substituir Stefano Colantuono veio Luigi Del Neri, técnico em busca de riscatto depois das decepcionantes passagens por Porto, Roma e Palermo, que deve propor a equipe bergamasca em um 4-4-1-1, com: Coppola; Rivalta, Talamonti, Carrozieri e Bellini; Ferreira Pinto, De Ascentis, Tissone e Langella; Doni; Zampagna.
Quem chegou: F. Coppola (g, ita, Piacenza), De Ascentis (m, ita, Torino), Floccari (a, ita, Messina), Forsyth (g, per, Alianza Lima-PER), Guarente (m, ita, Verona), Langella (a, ita, Cagliari), Lazzari (m, ita, Piacenza), Muslimovic (a, bih, Parma) e Padoin (m, ita, Vicenza).
Quem saiu: Ariatti (m, ita, Lecce), Bombardini (m, ita, Bologna), Calderoni (g, ita, Treviso), Conteh (d, sle, Albinoleffe), Donati (m, ita, Celtic-SCO), Loria (d, ita, Siena), Migliaccio (c, ita, Palermo), Ventola (a, ita, Torino) e Vieri (a, ita, Fiorentina).
Pontos fortes: A habilidade do trequartista Doni, capaz de lampejos geniais, além da retaguarda sólida, onde se destacam o argentino Talamonti e o capitano Bellini, 27 anos e 9 temporadas em Bergamo.
Pontos fracos: Várias são as incógnitas, a começar pelo meio de campo, já que Ariatti, Donati e Migliaccio foram fundamentais na stagione passada e seus substitutos Guarente, Lazzari e Padoin chegam da Serie B, enquanto De Ascentis não tem mais o mesmo fôlego de alguns anos atrás. Também a troca do confiável Calderoni pela dupla Coppola-Forsyth acarreta alguma perplexidade. Por fim, Floccari, Langella e Muslimovic não vêm de temporadas favoráveis, o que pode implicar em demasia responsabilidade ao aríete Zampagna.
Voto: 5,5 (se chegar mais um defensor e o meia português Costinha - 6,0).
Cagliari - O time da Sardenha ficou fora da zona de rebaixamento na derradeira temporada por um mísero ponto e seu objetivo na que começa no próximo final de semana será apenas o de repetir o feito.
Técnico, provável formação tática e time base: O técnico Giampaolo permanece no lugar onde estava ao final da temporada passada e deve continuar apostando no 4-4-2 com: Fortin; Ferri, Lopez, Bianco e Del Grosso; Foggia, Parola, Conti e Fini; Acquafresca e Matri.
Quem chegou: Acquafresca (a, ita, Treviso), Diarra (m, civ, Internazionale), Fini (m, ita, Ascoli), Foggia (m, ita, Reggina), Koprivec (g, svn, Koper-SVN), Larrivey (a, arg, Huracán-ARG), Marruocco (g, ita, Foggia), Matri (a, ita, Rimini), Parola (m, ita, Sampdoria) e Shala (m, sui, Foggia).
Quem saiu: Capone (a, ita, Vicenza), Chimenti (g, ita, Udinese), L. Colucci (m, ita, Cremonese), Conticchio (m, ita, Avellino), Esposito (a, ita, Roma), Langella (a, ita, Atalanta), Penalba (m, arg, Quilmes-ARG), Pepe (a, ita, Udinese), Semedo (d, por, Charlton-ENG) e Suazo (a, hon, Internazionale).
Pontos fortes: O meio de campo integrado pelos eficientes Budel, Conti, Fini e Parola e pela fantasia de Foggia (os 3 últimos foram treinados por Giampaolo no Ascoli), assim como os alas Pisano e Del Grosso.
Pontos fracos: Não sobrou nenhum dos atacantes que estavam no elenco na última temporada, inclusive o artilheiro Suazo, enquanto chegaram apenas os imberbes Acquafresca, Larrivey e Matri, todos esordienti na Serie A.
Voto: 4,0.
Catania - Se não fosse a campanha fabulosa realizada pelos etnei no 1º turno (29 pontos e o 4º lugar na tabela geral), Caserta & Cia. teriam ido direito à Serie B. Agora, sob o comando do bom técnico Silvio Baldini e podendo novamente atuar no estádio Massimino, os sicilianos brigarão mais uma vez para permanecer na Serie A.
Técnico, provável formação tática e time base: O massese Baldini é um allenatore experiente, com passagens por Empoli, Palermo, Parma e Lecce, sendo considerado ótimo com times de pouca expressão. Seu Catania deverá ir a campo no seguinte 4-2-3-1: Bizzarri; Silvestri, Terlizzi, Stovini e Vargas; Baiocco e Gia. Tedesco; Mascara, Edusei e Caserta; Spinesi.
Quem chegou: Babú (a, bra, Verona), Bizzarri (g, arg, Gimnàstic de Tarragona-ESP), Del Core (a, ita, Cesena), Llama (m, arg, Arsenal Sarandí-ARG), Martinez (a, uru, Nacional Montevideo-URU), Gia. Tedesco (m, ita, Reggina) e Terlizzi (d, ita, Sampdoria).
Quem saiu: César (d, bra, Chievo), Corona (a, ita, Mantova) e Rossini (a, ita, Livorno).
Pontos fortes: A base da equipe foi mantida, inclusive todos seus principais jogadores (os vários Baiocco, Caserta, G. Colucci, Edusei, Mascara, Spinesi, Stovini e Vargas foram protagonistas na última temporada), que agora possuem um campeonato a mais nas costas. O argentino Bizzarri deve dar mais segurança que o espalhafatoso Pantanelli na meta siciliana, enquanto Terlizzi deve compor uma zaga segura ao lado do bom Stovini, tendo Sottil como válida alternativa.
Pontos fracos: Corona e Rossini eram duas válidas alternativas ao cannoniere Spinesi, ruolo que não parece ser nem o do uruguaio Martinez e nem o do brasileiro Babú, podendo sobrar para o pouco experiente Gianvito Plasmati.
Voto: 5,5.
Empoli - No papel, o time da Toscana tem um plantel ainda melhor do que o que terminou a última temporada na 7ª colocação, alcançando uma inédita classificação para a Copa U.E.F.A. Porém, um raio não costuma cair duas vezes no mesmo lugar e a chegada de Genoa, Juventus e Napoli deve tornar a disputa pela 1ª parte da tabela muito mais aguerrida. Assim, os Azzurri devem ficar satisfeitos se terminarem entre os 10 primeiros do Calcio.
Técnico, provável formação tática e time base: Luigi Cagni é o artífice do ótimo desempenho empolese e continua no comando da equipe, que costuma atuar no 4-2-3-1 com: Balli; Raggi, Adani, Marzoratti e Tosto; Marianini e Marchisio; Buscè, Giacomazzi e Vannucchi; Saudati.
Quem chegou: Abate (m, ita, Modena), Antonini (m, ita, Siena), Giacomazzi (m, uru, Lecce), Giovinco (a, ita, Juventus), Marchisio (m, ita, Juventus), Piccolo (d, ita, Juventus) e Volpato (a, ita, Arezzo).
Quem saiu: Almiron (m, arg, Juventus), Ficini (m, ita, ?), Lucchini (d, ita, Sampdoria) e Matteini (a, ita, Palermo).
Pontos fortes: Raggi e Tosto estão entre os melhores alas da Itália, Adani é um zagueiro experiente e Marzoratti uma grande promessa, podendo resultar em uma dupla de zaga interessante, Vannucchi é habilidoso e o duo Saudati-Pozzi já mostrou seu valor na temporada passada. Ademais, Empoli é uma praça excepcional para o desenvolvimento de jovens valores, o que faz com que os grandes clubes acabem emprestando vários de seus jovens talentos à equipe toscana, sendo que para esta temporada chegaram os prometenti Giovinco, Marchisio, Piccolo e Volpato, todos de scuola Juve.
Pontos fracos: Almiron era o regista e principal articulador do meio de campo, papel que o uruguaio Giacomazzi talvez não desempenhe com tanta competência. O zagueiro Pratali, outro pilar da equipe, está afastado do elenco aguardando uma transferência. Por fim, a média de idade continua muito baixa e a pressão por disputar uma competição européia e ainda ter que confirmar as expectativas na Serie A pode ser demasiada.
Voto: 6,0.
Fiorentina
- Os irmãos Della Valle disponibilizam, a cada temporada, um plantel melhor do que o outro para a formazione gigliata. Neste ano não foi diferente, ainda que seu maior astro, o artilheiro Luca Toni, tenha ido para o Bayern München. Uma vaga na Copa U.E.F.A. é praticamente obrigação, uma vaga na Champions League, um sonho realizável!
Técnico, provável formação tática e time base: O técnico Cesare Prandelli é uma garantia e está em perfeita sintonia com a dirigência do clube, indo para sua 3ª temporada no comando da Fiorentina, que deve continuar atuando no 4-2-3-1 tão amado pelos italianos: Frey; Ujfalusi, Dainelli, Gamberini e Pasqual; Donadel e Montolivo; Santana, Mutu e Semioli; Pazzini.
Quem chegou: Avramov (g, srb, Treviso), Balzaretti (d, ita, Juventus), Hable (m, cze, Hradec Kralove-CZE), Lupoli (a, ita, Derby County-ENG), Mazuch (d, cze, FC Brno-CZE), Osvaldo (a, arg, Lecce), Semioli (m, ita, Chievo), Vanden Borre (d, bel, Anderlecht-BEL) e Vieri (a, ita, Atalanta).
Quem saiu: Blasi (m, ita, Napoli), Pettinari (m, ita, Reggina), Reginaldo (a, bra, Parma) e Toni (a, ita, Bayern München-GER).
Pontos fortes: O elenco permite boas alternativas em todas as posições e o técnico Prandelli tem predileção por trabalhar com jovens valores, o que é uma vantagem em uma equipe que tem como diretor esportivo o habilidoso Pantaleo Corvino, expert em garimpar alguns dos jovens mais promissores da Europa.
Pontos fracos: Ainda a juventude, pois alguns atletas, como o atacante Pazzini, por exemplo, que terá a difícil missão de substituir Toni, podem sucumbir diante da pressão.
Voto: 7,0.

Marcadores: ,

segunda-feira, agosto 20, 2007

Supercoppa 2007


Foi uma excelente avant-première do que vem por aí! Internazionale e Roma decidiram a Supercoppa TIM 2007 neste domingo no Giuseppe Meazza de Milão e protagonizaram um excelente jogo, vencido pelos visitantes "grazie a un rigore trasformato da De Rossi dopo un fallo di Burdisso di Totti" (Gazzetta dello Sport).
Com a vitória, já que a Supercopa é agora definida em apenas uma partida, com mando de campo do campeão italiano, a Roma, vencedora da última edição da Copa Itália, conseguiu seu secondo sigillo no albo d'oro della Supercoppa italiana, bisando o feito de 2001.
E o feito foi merecido, vez que o time da capital italiana, não obstante as ausências de Juan, Mancini e Perrotta (estes 2 últimos ficaram no banco de reservas), foi superior desde o apito inicial, tendo o estreante Giuly (na foto do alto à direita em 2º plano, observando o capitano Zanetti - Afp) desperdiçado pelo menos duas boas oportunidades no primeiro quarto de hora.
Do lado da Internazionale, o também esordiente Suazo se movimentou bem no ataque, mas seu companheiro Ibrahimovic demorou a ser notado em campo, assim como o sérvio Stankovic (na foto mais abaixo saltando De Rossi - Reuters), que deveria ser o cérebro do meio de campo interista, mas só foi aparecer quase no final da 1ª etapa.
Totti (na esquerda marcado por Materazzi - Afp), por sua vez, ainda que longe de sua melhor forma física, foi um gladiador dentro das 4 linhas, buscando o jogo e chamando a responsabilidade para si, dotado de um espírito vencedor que foi decisivo para o deslinde do jogo.
Assim, quando o embate caminhava para terminar sem gols, apesar das boas oportunidades criadas por ambas as equipes (sensacional, por exemplo, a saída de Doni nos pés de Figo), Totti foi aterrado por Burdisso e o árbitro Rosetti não teve dúvidas em anotar a penalidade máxima, convertida por De Rossi, tornando inócuo o esforço de Júlio César, que chegou até mesmo a tocar na bola.
Portanto, sábias as palavras do presidente Massimo Moratti logo após a derrota: "Serve più umiltà, diciamo che contro la Roma ho visto un'involontaria presunzione. Bisogna scendere in campo senza pensare di essere i migliori solo perché l'anno scorso si è dominato. Questa è un'altra storia, ciò che è stato fatto è importante, ma oggi non conta più nulla: lo scudetto vinto non ci garantisce un gol di vantaggio. Senza sacrificio e rispetto per qualsiasi avversario non si va da nessuna parte, non si vince nulla".
Afinal, mais uma vez o melhor elenco foi derrotado por um plantel inferior tecnicamente, mas dotado de maior garra e afinco - que sirva de aviso para a Serie A!

Marcadores:

eXTReMe Tracker