Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, agosto 23, 2007

Guia Da Temporada 2007/2008 (Parte III)


No dia de hoje o 'Guia Da Temporada 2007/2008' abordará o atual campeão europeu e um dos maiores favoritos ao título italiano da temporada, o brasileiríssimo Milan, o nobre retornante à Serie A Napoli, o ambicioso rosanero da Sicília Palermo, além dos sérios candidatos ao rebaixamento Parma e Reggina.
Milan - Era uma vez uma equipe de Milão conhecida por seus astros holandeses. É verdade que o habilidoso Seedorf ainda está por aquelas bandas, mas as cores do momento são o verde e o amarelo dos vários Dida, Cafu, Serginho, Emerson, Kaká, Ronaldo e, a partir de setembro, Alexandre Pato (sem computar o irmão do Princípe, o Digão). É óbvio que o Milan, assim como sua arqui-rival Internazionale, almeja conquistar tudo que disputar.
Técnico, provável formação tática e time base: Considerado por muitos como retranqueiro, Carlo Ancelotti, um ex-meia muito habilidoso, está indo para sua 7ª temporada à frente do Milan, período no qual conquistou um único Scudetto, mas duas Champions League. Seu esquema predileto é o 4-3-2-1 e o time titular deve ser: Dida; Oddo, Nesta, Maldini e Jankulowski; Gattuso, Pirlo e Emerson; Seedorf e Kaká; Ronaldo.
Quem chegou: Ba (m, fra, Djurgaardens-SWE), Digão (d, bra, Rimini), Emerson (m, bra, Real Madrid-ESP) e Pato (a, bra, Internacional-BRA).
Quem saiu: Borriello (a, ita, Genoa), Costacurta (d, ita, fim de carreira), Grimi (d, arg, Siena), Ricardo Oliveira (a, bra, Zaragoza-ESP) e Storari (g, ita, Levante-ESP).
Pontos fortes: Tem o melhor jogador do mundo, um dos meios de campo mais completos do planeta, um zagueiro que é uma lenda, um atacante que é fenomenal e outro que pode vir a ser. Precisa mais?
Pontos fracos: Quando Kaká não está em dia inspirado, o time não costuma jogar bem. Na defesa, os titulares Maldini e Nesta têm sofrido com contusões e os substitutos não estão no mesmo patamar. No ataque, muito vai depender da forma física de Ronaldo. Por fim, falta um lateral como Zambrotta.
Voto: 8,5.
Napoli - Um retorno molto gradito o da sociedade partenopea à Serie A. Um esquadrão como o dos tempos de Maradona provavelmente não existirá nunca mais, mas o Napoli formato 2007/2008 também não é dos piores montados nos últimos anos e deve conseguir a salvezza com alguma tranquilidade.
Técnico, provável formação tática e time base: Edoardo Reja é um técnico que gosta de impor um futebol ofensivo e agressivo a seus times, privilegiando o pressing defensivo e apostando em jogadas pelas laterais para partir ao ataque. É também o treinador que trouxe o Napoli primeiramente da Serie C1 para a B e agora para a A. Seu esquema predileto é o 3-5-2 e deve utilizar, primordialmente, os seguintes jogadores: Iezzo; Cannavaro, Domizzi e Contini; Grava, Hamsik, Gargano, Blasi e Rullo; Lavezzi e Calaiò.
Quem chegou: Blasi (m, ita, Fiorentina), Contini (d, ita, Parma), Gargano (m, uru, Danubio-URU), Hamsik (m, svk, Brescia), Lavezzi (a, arg, San Lorenzo-ARG) e Zalayeta (a, uru, Juventus).
Quem saiu: Amodio (m, uru, Treviso), Bucchi (a, ita, Siena), Piá (a, bra, Treviso) e Trotta (m, ita, Treviso).
Pontos fortes: Uma torcida inflamada, capaz de incentivar a equipe massiçamente até mesmo na C1, e reforços mirados que elevaram em muito o nível técnico da equipe.
Pontos fracos: A inexperiência da equipe e a pressão que pode aparecer junto com alguns maus resultados.
Voto: 6,0.
Palermo - O simpático time siciliano deixou de ser uma inusitada atração do Calcio para ser uma concretude da Serie A. Já são 4 temporadas consecutivas na principal divisão do futebol italiano, sempre alcançando a Europa. Em 2007/2008 não deve ser diferente, com o time rosanero brigando pelo 4º lugar e conseqüente classificação para a UCL.
Técnico, provável formação tática e time base: O bom técnico Stefano Colantuono vem da Atalanta, onde realizou um excelente trabalho e foi uma das revelações da temporada passada. Deve propor o Palermo no seguinte 4-4-2: Fontana; Zaccardo, Barzagli, Rinaudo e Pisano; Diana, Guana, Fábio Simplício e Jankovic; Miccoli e Amauri.
Quem chegou: Jankovic (m, srb, Mallorca-ESP), Matteini (a, ita, Empoli), Miccoli (a, ita, Benfica-POR), Migliaccio (m, ita, Atalanta), Rinaudo (d, ita, Siena) e Ujkani (g, bel, Anderlecht-BEL).
Quem saiu: Caracciolo (a, ita, Sampdoria), Ciaramitato (m, ita, Chievo), Corini (m, ita, Torino), Di Michele (a, ita, Torino), Matusiak (a, pol, Heerenven-NED) e Parravicini (m, ita, Parma).
Pontos fortes: O elenco, com boas alternativas em todas as posições - Biava e Capuano são ótimos defensores; Bresciano, Tedesco e Brienza cobrem o meio na ausência de qualquer dos titulares; o uruguaio Cavani e a revelação Matteini têm tudo para substituir a forte dupla Amauri-Miccoli quando chamados.
Pontos fracos: O temperamento do presidente Zamparini, capaz de não medir esforços para reforçar o time, mas também de não pensar duas vezes antes de demitir um treinador ou mandar a equipe para concentração antecipadamente.
Voto: 7,5.
Parma - Pela primeira vez desde o crack da Parmalat a equipe da Emilia-Romagna começa um campeonato sem o risco de falir. Porém, se a permanência na Serie A foi conquistada com árdua luta nas últimas temporadas, nesta não parece que será diferente, nem tanto por culpa do neo presidente Tommaso Ghirardi, que até vem realizando um bom trabalho, mas pelas dificuldades inerente a um campeonato muito mais competitivo que os anteriores.
Técnico, provável formação tática e time base: Domenico Di Carlo é um treinador novo (43 anos), que só comandou o Mantova até aqui, obtendo duas promoções em 4 temporadas. Foi aprovado no curso de Coverciano defendendo uma tese sobre a movimentação dos jogadores sem a bola e sui calci piazzati, gostando de implementar o ofensivo 4-3-3. Bucci; D. Zenoni, Falcone, Fernando Couto e Castellini; Parravicini, Cigarini e Morrone; Reginaldo, Budan e Gasbarroni devem compor o '11' preferido.
Quem chegou: Falcone (d, ita, Sampdoria), Morrone (m, ita, Livorno), Pavarini (g, ita, Siena), Petr (g, cze, Baník Ostrava-CZE), Reginaldo (a, bra, Fiorentina), M. Rossi (d, ita, Modena), Savi (m, ita, Monza) e D. Zenoni (d, ita, Udinese).
Quem saiu: Bolaño (m, col, Modena), Contini (d, ita, Napoli), De Lucia (g, ita, Livorno), Ferronetti (d, ita, Udinese), Grella (m, aus, Torino), Kutuzov (a, blr, Pisa), Muslimovic (a, bih, Atalanta), Perna (d, ita, Modena) e G. Rossi (a, ita, Villareal-ESP).
Pontos fortes: Em primeiro lugar, a tranquilidade e o planejamento que vieram com a troca do comando societário. Depois, mas não menos importante, a juventude e o talento de diversos jovens aliada a experiência de veteranos como o goleiro Bucci e os zagueiros Fernando Couto e Falcone.
Pontos fracos: As poucas opções do elenco, sendo que, por exemplo, apenas o croata Budan, o brasileiro Reginaldo e o jovem italiano Paponi (19 anos) são atacantes natos.
Voto: 5,0.
Reggina - Parte como forte candidata ao rebaixamento, vez que perdeu vários jogadores importantes e até o técnico Mazzarri, que foi para a Sampdoria. Porém, o presidente Pasquale Foti acredita ter o santo forte e, se escapou da degola na última temporada com penalização e tudo, porque não agora também?
Técnico, provável formação tática e time base: Massimo Ficcadenti ainda não completou 40 anos e faz sua estréia na Serie A, vindo de 3 temporadas com o Verona, de onde foi demitido antes do clube terminar na 3ª divisão no ano passado. Deve apostar no 4-3-1-2 com: Campagnolo; Lanzaro, Valdez, Aronica e Modesto; Vigiani, E. Barreto e Tognozzi; Cozza; Amoruso e Joelson.
Quem chegou: P. Alvarez (d, uru, Nacional Montevideo-URU), E. Barreto (m, par, NEC Nijmegen-NED), Cascione (m, ita, Rimini), Cherubin (d, ita, Cittadella), Cozza (m, ita, Siena), Hallfredsson (m, isl, Lyn-NOR), Joelson (a, bra, Albinoleffe), Miguel Garcia (d, por, Sporting Lisboa-POR), Montiel (m, par, Udinese), Pettinari (m, ita, Fiorentina) e Valdez (d, uru, Treviso).
Quem saiu: Amerini (m, ita, Frosinone), Bianchi (a, ita, Manchester City-ENG), Esteves (m, por, Marítimo-POR), Foggia (m, ita, Cagliari), Gazzi (m, ita, Bari), A. Lucarelli (d, ita, Genoa), Mesto (d, ita, Udinese), Puggioni (g, ita, Perugia), Gia. Tedesco (m, ita, Catania) e Veron (m, arg, Siena).
Pontos fortes: O meio de campo com o rápido Vigiani, o habilidoso Cozza e o paraguaio Barreto, bem como o oportunismo de Amoruso na frente.
Pontos fracos: A base do time vitorioso da temporada passada foi desmanchada e para o lugar dos antigos titulares vieram vários jogadores de nível técnico duvidoso, como o islandês Hallfredsson.
Voto: 4,5.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker