Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, maio 05, 2007

Match Clou - 35ª Rodada 2006/2007



Milan x Fiorentina é o 'Match Clou' da 35ª giornata da Serie A, que será integralmente disputada às 10h00 (hora de Brasília) do domingo (até o final do campeonato todos os jogos de uma rodada serão disputados no mesmo horário).
O embate reúne duas equipes penalizadas pelo Calciocaos e que, portanto, tiveram suas pretensões redimensionadas antes do início da temporada, mas que estão terminando o ano de maneira muito digna - o Milan deve obter a almejada vaga para a próxima Champions League, além de estar na final da desta temporada, enquanto a Fiorentina também deve assegurar uma vaga para a Copa U.E.F.A. vindoura.
Aliás, o compromisso disputado pela UCL na última quarta-feira pode condicionar o técnico Ancelotti a descansar alguns de seus titulares contra a Fiorentina, até porque a final de Atenas contra o Liverpool está logo aí...
Para piorar, Ronaldo sentiu um problema muscular e deverá ficar fora por pelo menos 15 dias, não sendo de descartar que o Fenomeno somente retorne na próxima temporada.
De qualquer maneira, Ancelotti já afirmou que prefere garantir a classificação para a próxima Champions League nos próximos 2 confrontos (contra a Fiorentina e o Catania), para poder melhor preparar a finalíssima européia contra o Liverpool.
Ademais, o técnico rossonero já afirmou que irá mandar a equipe a campo no seu adorado 4-3-2-1, provavelmente com Dida; Cafu, Nesta (na foto acima - Milan), Kaladze e Jankulovski; Gattuso, Ambrosini, Pirlo, Seedorf e Kaká; ficando Inzaghi isolado na frente.
Na Fiorentina, Cesare Prandelli não poderá contar, mais uma vez, com Luca Toni, que continua sentido dores no pé esquerdo, bem como com Ujfalusi, Potenza, Donadel e Santana, enquanto o capitão Dainelli ainda é dúvida.
Assim, outra vez o danese Jorgensen deve ser recuado para compor a defesa, cabendo aos meias Liverani e Montolivo a tarefa de municiar o trio Reginaldo (foto abaixo - Fiorentina), Mutu e Pazzini, que procurarão atormentar o arqueiro Dida.
Porém, a incumbência será bem árdua, vez que o retrospecto é amplamente favorável ao time da casa: são 41 vitórias do Milan, 17 empates e apenas 8 vitórias da equipe de Florença jogando em Milão, onde fez 57 gols e sofreu 128.
Aliás, a maior goleada do confronto aconteceu recentemente: 6 x 0 para o Milan em 12 de dezembro de 2004, com 2 gols de Seedorf (foto da esquerda - Empics), Crespo e Shevchenko. Melhor para a Fiorentina que dos jogadores que atuaram naquela fatídica data, apenas Dainelli poderá jogar amanhã...
Já o último êxito dos visitantes foi na temporada 2000/2001 quando, com o brasileiro Amaral em campo, derrotaram os rossoneri por 2 x 1, doppietta de Chiesa e gol do ucraniano Schevchenko.
Scheva, inclusive, é o jogador que mais marcou no confronto - 6 vezes, mesmo número de gols anotados pelo sueco Nordahl e pelo italiano Virdis, que marcou os seus em apenas 3 jogos entre 1986 e 1988.
Maldini que, contundido, não poderá atuar no confronto desta temporada, é o atleta que mais disputou o embate - 16 vezes, assim como o também milanista Gianni Rivera.
Portanto, televisão ligada na Band ou na RAI!

Na Última Vez ...

L'Enigma


O retorno da Juventus à Serie A na próxima temporada é cada vez mais certo, já que a equipe vem fazendo uma belíssima campanha e lidera com folga a Serie B com 75 pontos, fruto de 25 vitórias, 9 empates e apenas 2 insucessos.
Assim, o 'L'Enigma' desta semana homenageia a Vecchia Signora e indaga quem são os jogadores das fotos à esquerda (Guerin Sportivo) e à direita (também Guerin Sportivo)?
Boa sorte, ótima leitura e o resultado na próxima quarta-feira!

Na Última Vez ...

sexta-feira, maio 04, 2007

Serie A terá nova rodada no domingo


A 35ª rodada da Serie A 2006/2007 será disputada integralmente no domingo, com todas as partidas começando às 15h00 da Itália, 10h00 de Brasília.
Se a Internazionale já é a campeã (mas não pode mais chegar ao traguardo dos 100 pontos!), ainda estão em jogo duas vagas para a próxima Champions League, outras duas para a Copa U.E.F.A. e um posto (que ninguém quer) para a Serie B.
Assim, em Bergamo, a Atalanta, que ainda almeja uma vaga na Copa U.E.F.A., recebe o Siena, que busca garantir sua permanência na próxima Serie A.
No Sant'Elia, o Cagliari pega a Udinese no jogo dos dizimados, vez que o time da casa não poderá contar com os squalificati Biondini, Conti e Ferri (sempre lembrando que o ala Esposito continua ausente por contusão), enquanto Malesani não poderá escalar os suspensos De Martino, Di Michele, Dossena e Motta, além dos contundidos Felipe, Obodo, Siqueira e Zenoni.
De qualquer maneira, o jogo terá transmissão da ESPN Brasil em VT a partir das 20h30 e será uma boa ocasião para observar o bom defensor colombiano Cristian Zapata (foto acima - Photo Lancia), pretendido por vários clubes importantes, como a Fiorentina.
Separados por apenas 3 pontos e ainda lutando para fugir da Serie B, Chievo e Parma se enfrentam no Marc'Antonio Bentegodi, ao tempo que o Empoli (rumo à Copa U.E.F.A.) recebe o Catania (do lateral Silvestri - foto à esquerda - Empics) no Carlo Castellani.
Ainda sem Mauri e com Mudingayi suspenso, a Lazio enfrenta o deludente Livorno no Olimpico de Roma (com transmissão ao vivo da ESPN), onde o bom goleiro Amelia não poderá atuar, já que se submeteu a uma operação de menisco na semana passada e só voltará aos campos na próxima temporada.
A campeã Internazionale vai à Messina enfrentar a equipe do treinador Bolchi - praticamente rebaixada à Serie B, devendo a dupla de ataque ser composto por Adriano e Crespo. O embate terá transmissão da TV Esporte Interativo!
Se o 'Match Clou' da rodada é o confronto Milan x Fiorentina (Bandeirantes e RAI), Palermo x Roma fazem outra partida empolgante, principalmente porque os sicilianos, apesar de terem vencido na última rodada, ainda estão com Fiorentina e Empoli logo atrás, bem colados na tabela de classificação.
Como Zamparini não resistiu e mandou embora o técnico Guidolin, o módulo que o substituto Gobbo vai utilizar, bem como os 11 que iniciarão a partida, ainda são uma incógnita. Certa, porém, é a presença do lateral tetra-campeão Zaccardo (foto à direita - Guerin Sportivo) compondo a defesa com os centrais Barzagli e Biava, além do lateral esquerdo Pisano.
Na Roma, Spalletti tem alguns problemas e não poderá contar com Chivu, Pizarro, Taddei e Tonetto, mas terá o retorno do ótimo Aquilani no meio, exatamente no posto do chileno Pizarro.
O jogo será transmitido pela TV Esporte Interativo a partir das 18h15, em VT.
A Sampdoria, por sua vez, recebe a Reggina em Gênova e não poderá contar com seu capitano Volpi, mais uma vez k.o.
Completa a rodada Torino x Ascoli - uma grande chance para o Toro garantir 3 pontos importantíssimos para sua salvezza!

quinta-feira, maio 03, 2007

A Itália Na Europa


Em busca da revanche! A grande finalíssima da Uefa Champions League desta temporada, que será disputada em Atenas no próximo dia 23, envolverá as mesmas equipes que se encontraram em 2005, quando o Liverpool reagiu de forma incrível, anulando um 3 x 0 imposto pelo Milan no 1º tempo e ficou com o título após a cobrança das penalidades máximas!
Ah... a semi-final? Foi uma lição de futebol do Milan para cima do Manchester United!
Com Kaká (na foto ao lado contra Carrick - Empics) em forma esplendorosa e Seedorf mais uma vez decisivo, o Milan impôs seu melhor toque de bola sobre a correria dos ingleses debaixo de um dilúvio que caiu no San Siro e desde o 1' de jogo foi superior, tanto que abriu o placar aos 11' após já ter criado, pelo menos, duas ótimas chances de gol.
Obviamente, o tento foi marcado por Kaká, depois que Seedor fez la sponda, com um belíssimo tiro da entrada da área que não deu chances para o arqueiro Van der Sar.
O Manchester até que tentou esboçar uma reação, mas com Cristiano Ronaldo (na foto à esquerda com o genial Seedorf - Ap) deludente e Rooney apático, foi a equipe italiana que novamente chegou ao gol - aliás, um golaço anotado pelo holandês Clarence Seedorf, tirando proveito de um disastroso Vidic (cuja escolha relegou Ferdinand à panchina).
Com 2 gols de vantagem ainda aos 30', o Milan jogou sublimemente o restante do 1º tempo, quase fazendo 3 x 0 com Inzaghi aos 41'.
Na 2ª etapa, os principais destaques rossoneri foram os mediani Ambrosini e Gattuso, enquanto Pirlo foi a decepção, errando até passes fáceis (a ponto de irritar Ringhio). Do lado do Manchester, Sir Ferguson ainda tirou um defensor (O'Shea) para lançar mais um atacante (Saha), mas a defesa do Milan foi impecável e, nos contra-ataques, o time magistralmente comandado por Ancelotti foi mortal - lançamento do capitano Ambrosini para Gilardino (que substituiu Inzaghi), que só teve trabalho de deslocar o holandês Van der Sar e partir para o abraço (foto abaixo à direita - Ap) aos 33'.
Com o 3 x 0 reluzindo no placar do estádio San Siro, o único fato merecedor de nota até o apito final do árbitro belga De Bleeckere foi a falta de fair-play do time inglês, que não devolveu a bola ao Milan quando Kaká ficou caído no campo, o que resultou na ira de Gattuso, que acabou advertido com cartão amarelo.
Sorte do Milan que o guerreiro Gennaro não era diffidato!
Ao final, festa no San Siro - o Milan (na foto à esquerda Gilardino, Seedorf e Kaká, autores dos 3 gols rossoneri - Reuters) está em Atenas!

Na Última Vez ...

Memorabilia - Antognoni

Um jogador tão elegante que o jornalista Vladimiro Caminiti o definiu como "il ragazzo che correva guardando le stelle" - assim foi Giancarlo Antognoni (foto abaixo - Guerin Sportivo), idolo indiscusso della Fiorentina nas décadas de 70 e 80.
Nascido em 1º de abril de 1954 em Marsciano, uma pequena comuna na Umbria, província de Perugia, Antognoni iniciou sua carreira no Astimacobi, squadra piemontese di Serie D, mas ainda em 1972 foi contratado pela equipe de Florença por um elevadíssimo valor para a época (435 milioni).
Sua estréia na Serie A ocorreu em 15 de outubro de 1972 em Verona, lançado pelo mítico Nils Liedholm, que tinha tamanha confiança no ragazzo que, em uma entrevista concedida ao periódico La Nazione no mesmo mês, quando questionado sobre uma eventual comparação com o astro Rivera, respondeu: "Speriamo che diventi se stesso, cioè quello che promette di essere".
Logo guindado a ídolo e capitão viola, Antognoni fez uma longa carreira na Fiorentina, só a deixando na temporada 1987/1988, após 341 jogos e 61 gols na Serie A, para encerrar a carreira no futebol suíço.
Porém, apesar do talento imenso, Antonio, como os torcedores apelidaram o centrocampista con compiti di regia, só conquistou 1 único título in maglia viola: a Copa Itália de 1974/1975.
Culpa, primeiramente, de times pouco competitivos na década de 70, mas também de muita falta de sorte durante a década seguinte.
Por exemplo, quando a família Pontello adquiriu o clube viola no início dos anos 80, chegaram campeões como os argentinos Bertoni e Passarella e italianos como Graziani, Oriali e Pecci, que vieram a se juntar a giovani promesse como Massaro e Monelli, mas na mesma época il numero 10 viola (foto à direita - Guerin Sportivo) sofreu a 1ª de suas dolorosas contusões.
Foi mais precisamente em 22 de novembro de 1981 contra o Genoa: la palla rimbalza sulla linea di gesso, schizza in aria, o joelho do goleiro rossoblu Silvano Martina termina na testa de Antognoni, que cai imóvel em campo, tendo seu coração parado de bater... .
Apesar da gravidade do incidente, o capitano viola retornou a campo 13 semanas depois, a tempo de disputar o vitorioso mundial da Espanha.
Porém, Antognoni sofreu ainda outra contusão gravíssima, desta vez em jogo contra a Sampdoria válido pela temporada 1983/1984, quando uno scontro con Luca Pellegrini resultou em fratura de tíbia e perônio (seu desespero na foto abaixo - Sabe).
Depois de mais um ano e meio longe dos campos, Antonio voltou para comandar uma Fiorentina di giovanissimi (Baggio, Berti e Di Chiara) e vecchie glorie (Gentile, Maldera, Oriali), que tinha como ponta de diamante o artilheiro argentino Ramon Diaz, realizando diversas atuações exuberantes antes de encerrar sua carreira no Lausanne.
Na seleção italiana, Antognoni fez sua estréia em 20 de novembro de 1974 (aos 20 anos) contra a Holanda de Cruijff, terminado 3 x 1 para a seleção orange.
Se the voice Sandro Ciotti havia afirmado "oggi ho visto esordire un campione" logo na estréia de Antognoni na Serie A, também seu esordio na Azzurra foi marcante, apesar da derrota: lançamentos precisos (inclusive o que resultou o gol italiano, marcado pelo avante Boninsegna), chutes potentes (até um que entrou no ângulo do gol defendido por Jongbloed, mas que foi erroneamente anulado pelo árbitro soviético Kasakov) e movimentação incessante fizeram parte de seu repertório naquele dia.
Pré-selecionado para o mundial de 1974, acabou participando de sua 1ª Copa do Mundo apenas em 1978, quando a Itália terminou em 4º lugar (na foto ao lado - Sabe - contra o Brasil na partida válida pelo 3º lugar, contra Batista e... Cerezo!).
Antognoni também participou da Copa do Mundo de 1982 (foto abaixo - Herringshaw), quando era, provavelmente, o maior talento da equipe campeã e fez uma soberba apresentação contra o Brasil.
Mas, a sfortuna que acompanhou o craque em praticamente toda a sua carreira, também o impediu de disputar a finalíssima de Madrid contra a Alemanha Ocidental, em decorrência de uma entrada violenta do polonês Zmuda.
Em 1983, Antognoni fez a última de suas 73 aparições com a Azzurra, com a qual marcou 7 gols.
Posteriormente, o craque sem sorte exerceu a função de Direttore Generale da Fiorentina.

Na Última Vez ...

quarta-feira, maio 02, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Parabéns ao Michel Costa, a Lady Veronese e ao Daniel Schneider! Os 2 primeiros, apesar de não acreditarem, acertaram o enigma da semana - o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é realmente o craque Hendrik Johannes Cruijff, mais conhecido como Johan Cruijff, antiga estrela do Ajax, Barcelona e seleção holandesa (na foto abaixo - Guerin Sportivo).
Aos que não sabem, o genial maestro do carrossel holandês atuou por outros clubes, além dos já nominados, incluindo Los Angeles Aztecs, Washington Diplomats, Levante, Feyenoord e New York Cosmos.
E em 1981, com a reabertura da Serie A para jogadores estrangeiros, o Milan cogitou a contratação de Cruijff e o craque disputou o Mundialito daquele ano (vencido pela Internazionale) com a camisa rossonera - daí a foto 'enigmática'.
Quanto ao Daniel Schneider, compulsando algumas revistas antigas, é patente a similitude entre Il Profeta Del Gol e o jovem Chicco. Portanto, congratulações ao Schina também!

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Com o término da temporada se aproximando, as especulações sobre quem chega e quem vai aumentam, tornando necessário o retorno da 'Especulações Da Semana'!
Uma das equipes mais citadas nestes dias é a Fiorentina, que estaria com planos de montar um time bastante competitivo para o próximo ano. Contraditoriamente, seu principal jogador, o artilheiro Luca Toni (foto à direita - Fiorentina), estaria de malas prontas para a Alemanha, onde iria jogar no Bayern München. Mas não é só: Inter, Juve e Milan também estariam interessados no aríete da Azzurra que, porém, optaria por emigrare all’estero para não reforçar uma concorrente direta.
O treinador Prandelli parece já resignado com a saída do artilheiro, ao ponto de afirmar: "Toni va? Abbiamo Pazzini".
Mas o presidente Andrea Della Valle não deixou por menos e confessou: "Sogno di portare lo scudetto a Firenze". Assim, o competente ds Pantaleo Corvino já está trabalhando para reforçar a equipe. Nomes? O zagueiro brasileiro Luisão, do Benfica, por exemplo.
Outro que estaria na mira dos alemães do Bayern seria o também tetracampeão Barzagli, difensore atualmente in forza no Palermo e que também interessaria à Juve.
Se a Inter ainda não desistiu de convencer Figo a permanecer em Milão por mais uma temporada, já está tentando arregimentar outros lusitanos: os meias Deco do Barcelona e Quaresma (foto à esquerda - Guerin Sportivo) do Porto viriam para reforçar a atual campeã italiana.
Quer mais? Com Abramovich desejoso de contar outra vez com o argentino Crespo no Chelsea, Moratti terá que abrir os bolsos, principalmente porque El Jardinero Julio Cruz interessa ao Milan e Adriano é sempre uma incógnita. Portanto, pode ocorrer um sugestivo valzer di punte - Toni na Inter e Lucarelli na Fiorentina!
Do outro lado de Milão os dirigentes estão, por enquanto, mais preocupados com a Champions League e não foram aventados muitos nomes para ocupar um armário em Milanello, ainda que Ronaldinho esteja sempre em pauta.
Em Roma, poderiam vestir a camisa giallorossa o capitano viola Dainelli (em substituição a um dos centrali Chivu ou Mexes?) e o rápido Di Natale, enquanto a Lazio precisa de um goleiro para substituir Peruzzi e estaria de olho em De Sanctis, titular da Udinese.
Capítulo a parte é a Juventus - o retorno à Serie A resultaria na contratação de vários reforços: Faty, Vidic, Almiron, Frings, Bianchi, Gilardino, Huntelaar, Klose, Villa e até o brasileiro Afonso Alves, atacante brasileiro que se sagrou artilheiro do último campeonato holandês com 34 gols jogando pelo Heerenveen.

Na Última Vez ...

terça-feira, maio 01, 2007

Momento Panini - Angelo Peruzzi


Campeão do mundo em 2006, 3 vezes vencedor do Scudetto (1995, 1997 e 1998), 2 títulos da Copa Itália (1995 e 2004), 3 Supercopas italianas (1995, 1996 e 2000), além de torneios internacionais como a Copa U.E.F.A em 1993 e a Champions League, a Supercopa européia e a Coppa Intercontinentale, estas últimas todas em 1996 - eis o impressionante palmares de Angelo Peruzzi, portiere della Lazio que anunciou que o Derby della Capitale, disputado no domingo passado e terminado 0 x 0 (no qual foi eleito o melhor em campo), foi a sua última partida como profissional.
A declaração causou surpresa e até irritação dentre os dirigentes laziali, vez que foi feita perante uma câmera televisiva e não à comissão técnica, que só ficou sabendo da notícia pela imprensa.
Efetivamente, a forma como foi feito o anúncio é passível de críticas, mas o momento não - Peruzzi está com 37 anos (nasceu em Viterbo, em 16 de fevereiro de 1970) e viveu sempre às turras com complicados problemas físicos, que têm se agravado nos últimos tempos - já que o clássico entre Roma e Lazio é sempre um jogo muito especial, ainda mais para alguém que começou a carreira como giallorosso e a está encerrando como biancoceleste.
Goleiro não muito alto (1,81 m) e de porte bastante largo (seu peso normal é de 88 kg), Peruzzi cresceu na Roma, clube com o qual fez sua estréia na Serie A durante a temporada 1987/1988 (figurinha acima), mais precisamente em 13 de dezembro de 1987 face ao Milan, substituíndo o goleiro titular Franco Tancredi.
Mais 12 partidas na temporada 1988/1989 e Peruzzi foi emprestado ao Verona para ganhar experiência (29 partidas na stagione 1989/1990), tendo retornado à Roma na temporada seguinte.
Porém, um problema de doping impediu que Peruzzi vivesse a temporada 1991/1992 como titular de seu clube de coração (inclusive foi gândula na final da Coppa dei Campioni de 1984, disputada entre a Lupa Capitolina e os ingleses do Liverpool no Olimpico de Roma), tendo sido suspenso pelo uso de fentermina (ele e o atacante Carnevale alegaram o uso de comprimidos para facilitar a digestão).
Daí Peruzzi foi para a poderosa Juventus, primeiramente como reserva de Tacconi e a partir da temporada 1992/1993 como titular, tendo permanecido no clube de Turim por 8 anos, período no qual conquistou a maioria de seus títulos.
Goleiro bastante ágil, apesar de não ser de defesas espetaculares, Peruzzi se transferiu à Internazionale na temporada 1999/2000 (seu substituto na Juve foi o holandês Van der Sar, atualmente no Manchester United).
Depois de apenas uma temporada na Internazionale, Peruzzi se transferiu à Lazio, recém-campeã italiana, por € 17.9 milhões em 2000.
Desde então, foram quase 200 jogos em 07 temporadas, sempre como titular (a figurinha ao lado é da atual temporada).
Mas, como dito anteriormente, Peruzzi sempre sofreu com contusões, tanto que nunca completou uma temporada em que tenha atuado em todos os jogos de sua equipe na Serie A, apesar de ter sido titular em 16!
Também com a seleção italiana, onde somou 31 presenças, Peruzzi perdeu a oportunidade de ser protagonista da Copa do Mundo de 1998 em razão de... un infortunio musculare.
Aliás, o anúncio de sua aposentadoria vem em razão de um problema que tem em um dos dedos, que está fraturado e obrigando o portiere a tomar infiltrações para jogar, o que está causando grande desconforto.
Mas que não pareça que foi algo repentino: em meados de outubro passado Peruzzi já havia avisado que iria parar ao final da temporada.
Porém, o arqueiro tem contrato até o final da próxima stagione e, certamente, o presidente Lotito e o técnico Rossi insistirão para que ele reveja sua posição.

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


O blog Calcio Serie A completou 6 meses no ar, mais de 300 postagens e só tem a agradecer aos seus mais de 5.000 visitantes!
Em abril, a 'Momento Panini', que aborda toda terça-feira a carreira na Serie A de um jogador ilustrada com figurinhas do mítico álbum Calciatori (inclusive já da edição 2006/2007), trouxe as histórias do più anziano giocatore ad aver disputato un incontro di Serie A, o goleiro Marco Ballotta (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/momento-panini-marco-ballotta.html), do Fenomeno Ronaldo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/momento-panini-ronaldo.html) e do espetacular Zlatan Ibrahimovic (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/momento-panini-zlatan-ibrahimovic.html).
A 'Memorabilia', que traz, às quintas-feiras, relatos sobre jogadores que já encerraram a carreira, mas que não foram esquecidos pelos torcedores da Serie A, abordou as trajetórias do portiere Albertosi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/memorabilia-albertosi.html), do orange Krol (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/memorabilia-krol.html), espetacular líbero do Napoli, além do seu saudoso companheiro Dirceu (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/memorabilia-dirceu.html).
Além dessas colunas mais que especiais, a 'Match Clou', editada normalmente aos sábados, trouxe prévias dos principais jogos das rodadas da temporada 2006/2007 disputadas em abril, enquanto a 'O Jogo da TV' abordou as partidas transmitidas pela televisão e assistidas pelo editor do Calcio Serie A (foram 10!) e a 'Panorama Da Rodada' analisou os demais jogos às segundas-feiras (e uma vez em uma quinta-feira). A Serie B, como de costume, teve seus principais fatos expostos na ''B' Em Pílulas', enquanto os jogos das copas européias na 'A Itália Na Europa'. Por fim, a 'L'Enigma' propôs, semanalmente, a foto de um jogador e indagou qual sua identidade, enquanto a 'Você Sabia ...' trouxe curiosidades sobre o Calcio, sempre aos domingos.
Mais uma vez, muito obrigado a todos que nos visitaram!

Na Última Vez ...

segunda-feira, abril 30, 2007

'B' Em Pílulas


* Nenhuma modificação na ponta da tabela - Juve, Napoli e Genoa venceram seus compromissos pela 36ª rodada da Serie B;
* A líder Juve foi a Verona e venceu por 1 x 0, tento do zagueiro francês Boumsong (foto à direita - LaPresse);
* Já o Napoli superou o Cesena por 2 x 0 no San Paolo perante 33.000 presentes, gols do argentino Sosa e do centrocampista Trotta, que já havia marcado na rodada antecedente;
* Com gols de Leon e de Di Vaio o Genoa bateu o Treviso por 2 x 1 (Moro marcou para os visitantes);
* Mantova e Bologna, que vinham logo atrás do trio, perderam: o Mantova para o Albinoleffe e o Bologna para o Lecce, ambos por 2 x 1;
* Quem venceu fora de casa foi o Spezia, 2 x 0 sobre o Crotone, tentos do habilidoso Nicola Padoin e do atacante paraguaio Tomas Guzman, cobrando pênalti;
* Foi o 1º gol na temporada do atacante (classe 1982) formado na Juventus e que nunca confirmou profissionalmente a promessa que foi.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Em uma rodada de muita festa e poucos gols (apenas 20 - média de 2 por partida), os destaques foram a assunção do Milan ao 3º posto da tabela de classificação com a vitória sobre o Torino (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/o-jogo-da-tv-parte-i-torino-x-milan.html), suplantando a Lazio, que ficou no 0 x 0 com a Roma no Derby della Capitale (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/o-jogo-da-tv-parte-ii-roma-x-lazio.html), assim como o sprint que várias equipes estão ensaiando no fundo da classifica, demonstrando que a briga para não cair à Serie B vai ser muito árdua.
Ainda no sábado, com seu artilheiro Luca Toni cada vez mais distante (para o atacante da Nazionale parece que o futuro reserva uma camisa do Bayern München), exilado na tribuna cumprindo suspensão, a Fiorentina superou o Chievo por 1 x 0, tento do brasileiro Reginaldo (na foto acima com Sammarco - Ansa), aproveitando assistência de Liverani. Para o time de Florença foi o 12º resultado útil, enquanto o clube de Verona terminou a rodada na zona de rebaixamento.
Aliás, nesta rodada foi definido o 1º condenado à Serie B na próxima temporada: o Ascoli que, com a derrota de 3 x 2 para a Reggina, não tem mais como somar pontos necessários para fugir do rebaixamento. Já o time da Calábria, com os 3 pontos conquistados (o jogo terminou 3 x 2, tentos de Amoruso - doppietta - e Foggia, enquanto Fini e Bonanni marcaram para a equipe de Ascoli Piceno), vê cada vez mais claramente sua permanência na Serie A, apesar da penalidade sofrida no início da temporada (-11 pontos).
Outro que está com um pé na Serie B é o Messina, que não passou do 0 x 0 com a Atalanta no San Filippo na estréia do treinador Bolchi, tendo o veterano atacante Vieri sido o jogador mais perigoso no embate, inclusive acertando uma bola na trave.
Já o Parma está cada vez mais longe de deixar a Serie A com a vitória obtida sobre o Cagliari por 2 x 1 (na foto do alto à esquerda Cigarini e Parravicini controlam Conti, expulso depois do término da partida por reclamação- Ansa). Comandado pelo fantasista Morfeo, a equipe treinada por Ranieri alcançou seu 3º sucesso consecutivo e a 13ª posição na tabela.
Outro que venceu (depois de quase 3 meses sem vitória) por 2 x 1 foi o Palermo, jogando no Armando Picchi de Livorno, tentos de Corini, Di Michele e do brasileiro César, cobrando pênalti, para os donos da casa.
Êxito esterno e rilancio in chiave europea para a Sampdoria, que derrotou o Siena por 2 x 0 (na foto à direita Ziegler contra Frick - Sampdoria), gols de Maggio e Delvecchio.
Surpreendente foi a vitória do Catania em Udine por 1 x 0, gol do atacante Spinesi cobrando pênalti aos 8' do 2º tempo. Os 3 pontos, que não eram obtidos pela equipe da Sicília há 12 partidas, foram conquistados com bastante fatica, apesar da Udinese ter terminado a partida com apenas 8 jogadores, contra os 11 dos visitantes.
Outros tabus quebrados: a Udinese (na foto à esquerda D'Agostino contra Caserta - Photo Lancia) marcava ao menos 1 gol há 7 partidas, enquanto os sicilianos sofriam ao menos 1 há 17 encontros!
Por fim, a Internazionale comemorou a conquista do scudetto (abaixo a festa em campo - Inter) vencendo - 3 x 1 sobre o Empoli, gols de Cruz (I), Saudati (E), Recoba (I) e Stankovic (I).
E foi um belo espetáculo, com o time toscano tendo demonstrado que merece a classificação para a Copa U.E.F.A. e vendido caro a derrota, enquanto mais de 60.000 torcedores nerazzurri fizeram coro nas arquibancadas para que Figo permaneça na equipe e aplaudiram Materazzi (na foto abaixo com os filhos - Inter).
A classificação, lembrando que Ascoli e Catania têm 1 jogo a menos: 1º Internazionale (87 pts); 2º Roma (69); 3º Milan (59); 4º Lazio (58); 5º Palermo (52); 6º Fiorentina (50); 7º Empoli (50); 8º Sampdoria (45); 9º Atalanta (43); 10º Udinese (43); 11º Livorno (36); 12º Catania (36); 13º Parma (35); 14º Reggina (34); 15º Siena (34); 16º Cagliari (34); 17º Torino (33); 18º Chievo (32); 19º Messina (25) e 20º Ascoli (20).

Na Última Vez ...

domingo, abril 29, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Roma x Lazio



Infelizmente, o Derby della Capitale não confirmou as expectativas e o Roma x Lazio desta stagione foi um jogo sem muitas emoções, conseqüência das equipes terem se anularam taticamente. Resultado: um melancólico 0 x 0...
O que levou um jogo tão aguardado a não propiciar lances que devam ficar registrados na história? Primeiramente, a própria importância do embate, vez que uma derrota no Derby é capaz de comprometer toda uma campanha realizada durante o ano, mesmo que belas como as protagonizadas por Roma e Lazio nesta temporada. Depois, porque a Lazio sem Mauri não vem jogando bem, principalmente do meio para a frente - na verdade, sequer marcou 1 único gol nas últimas 3 partidas, nas quais o azzurro não atuou (sofre de lombalgia).
Sem o centrocampista ex-Udinese, a Lazio tem insistido em um jogo vertical que acaba por prejudicar a boa dupla Pandev-Rocchi (o último aparece na foto acima contra o romanista Taddei - Newpress) que, ademais, não estão conseguindo reeditar as boas atuações anteriores, ficando evidente que o chileno Jimenez não é o jogador indicado para substituir Mauri, principalmente por sua tendência a se posicionar nas beiradas do campo, parecendo mais ser um doppio Behrami ou Manfredini.
Na Roma, que atuou no tradicional 4-2-3-1, o problema foi a péssima condição física de seu capitano Totti (na foto à esquerda com Peruzzi - Newpress), completamente out da partida enquanto permaneceu em campo.
Tanto o treinador da Roma, Luciano Spalletti, quanto o mister laziale, Delio Rossi, tentaram alterar o rumo da partida durante o 2º tempo, seja inserindo o sueco Wilhelmsson (com o recuo de Taddei para a lateral esquerda, no lugar do lesionado Tonetto), seja com a entrada de Makinwa no posto de Pandev, mas sem resultado, tendo as duplas Mexes-Chivu e Cribari-Siviglia permanecido insuperabili.
Ao final, apesar do treinador da Lazio ter afirmado que "nostre le occasioni migliori", a verdade é que o melhor em campo foi o portiere biancoceleste Peruzzi que, tendo terminado o jogo, ainda afirmou: "Il derby è stata la mia ultima partita" - o veterano goleiro está com 37 anos e vem recebendo infiltrações para suportar uma fratura em um dos dedos da mão - situação que não mais suporta.
Porém, a declaração, anunciada perante uma câmera da Sky, trouxe certo desconforto na comissão técnica da Lazio, vez que Rossi criticou seu goleiro titular por ter divulgado a notícia para a imprensa antes de comunicá-la ao próprio clube.
De qualquer maneira, eis o tabellino da possível última partida de um grande campione:
Roma: Doni; Panucci, Mexes, Chivu, Tonetto (54' Wilhelmsson); De Rossi, Pizarro, Taddei, Perrotta, Mancini (86' Tavano); Totti (73' Vucinic). All. Spalletti.
Lazio: Peruzzi; Behrami (78' Bonetto), Cribari, Siviglia, Zauri; Mundingayi, Mutarelli (76' Manfredini), Ledesma, Jimenez; Pandev (62' Makinwa), Rocchi. All. Rossi.
Árbitro: Rizzoli.
Cartões amarelos: Zauri, Mutarelli, Mudingayi, Mexes, De Rossi, Wilhelmsson e Behrami (na foto do alto à direita com Mudingayi e o brasileiro Mancini - Ap).

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que apesar das passagens de Balbo, Batistuta, Montella e do próprio Totti ser o mais prolífico artilheiro em atividade na Serie A, o último cannoniere da Roma foi o sensacional Roberto Pruzzo (foto à direita - Briguglio) na temporada 1985/1986?
* Que, desde então, Atalanta, Bari, Fiorentina, Internazionale, Juventus, Lazio, Livorno, Milan, Napoli, Sampdoria e Udinese fizeram os artilheiros da Serie A?
* Que Roberto Pruzzo foi 3 vezes o máximo artilheiro da Serie A (além da temporada 1985/1986, também nas stagioni 1980/1981 e 1981/1982), sempre jogando na Roma?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker