Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, outubro 18, 2008

O Jogo Da TV (Parte II) - Napoli x Juventus


Sob a guida di un argentino che segna e diverte, o Napoli volta a ocupar a vetta isolada da Serie A depois de quase 20 anos!
Ainda é cedo para sonhar com o scudetto, afinal, sequer na liderança a equipe partenopea deve terminar a rodada (amanhã, domingo, ocorrem outros 8 jogos válidos pela 7ª giornata), mas a vitória deste sábado sobre a Juventus lembrou os bons tempos de um dos clubes mais amados da Itália.
Disputado com grande intensidade, o 1º tempo, porém, foi privo de maiores emoções.
Pelo Napoli, Reja optou por começar com o ex Zalayeta ao lado de Lavezzi - deixando Denis no banco, com Maggio (à direita contra Nedved - Mosca) e Vitale com a missão de apoiar pelas alas, enquanto Ranieri (outro ex di turno), postou Salihamidzic e Molinaro sulle fasce e Del Piero e Amauri na frente.
Se o azzurro ex Samp ainda conseguiu criar algo, Vitale passou despercebido - na Juve, Del Piero correu muito, mas Amauri pareceu desligado, pouco aparecendo para o jogo.
Dois biondi ainda apareceram na 1ª etapa: o danese Poulsen, que correu risco de ser expulso e o portiere Manninger, que assustou os tifosi da Juve em um cruzamento inofensivo de Vitale.
E o jovem ala de Castellammare di Stabia sequer voltou para o 2º tempo, quando Reja mandou Mannini a campo.
Mas os erros, de parte a parte, continuaram a imperar até que, aos 16', Nedved tocou para Brazzo que viu Poulsen passando pela direita - o cruzamento do roccioso dinamarquês foi perfeito para Amauri (acima o brasileiro, que não festejou, após o gol - La Presse), que antecipou Cannavaro e colocou a Juve na frente no placar - 1 x 0!
Só que a torcida bianconera não pode nem festejar direito - logo em seguida Hamsik (na foto mais abaixo contra Salihamidzic - La Presse), que já havia desferido uma bela cabeçada defendida por Manninger no 1º tempo, desta vez sozinho conferiu para empatar a partida.
Aí, Ranieri sacou Del Piero e fez entrar ... De Ceglie, lançando em seguida o sueco e esordiente Ekdal no lugar de Poulsen, com problemas físicos.
A estranha alteração não impediu a virada napoletana, que surgiu de uma falha individual do croata Knezevic, que cortou mal um lançamento e entregou a pelota nos pés de Lavezzi que, depois de servir Hamsik para o tento de empate, marcou o seu, o da virada e da explosão da torcida partenopea (espalhada por todo o planeta, já que no San Paolo apenas cerca de 30.000 puderam acompanhar a partida in loco).
Depois, Giovinco entrou no lugar de Molinaro, com De Ceglie voltando a sua posição de origem, mas foi o Napoli que terminou no ataque, quase chegando ao 3º gol com Denis.
O tabellino da partida, cujos melhores momentos podem ser assistidos abaixo:
Napoli: Iezzo; Santacroce, Cannavaro (64' Aronica), Contini; Gargano, Blasi, Maggio, Vitale (46' Mannini), Hamsik; Lavezzi, Zalayeta (68' Denis). All. Reja.
Juventus: Manninger; Grygera, Knezevic, Chiellini, Molinaro (83' Giovinco); Poulsen (75' Ekdal), Marchisio, Salihamidzic, Nedved; Del Piero (71' De Ceglie), Amauri. All. Ranieri.
Gols: 61' Amauri, 64' Hamsik, 80' Lavezzi.
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: Poulsen, Molinaro, Gargano, Blasi, Lavezzi, Salihamidzic e Grygera.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Fiorentina x Reggina



Gilardino continua a stupire e, contra a Reggina, foi mais uma vez decisivo, realizando uma doppietta no curto espaço de tempo em que esteve em campo, já que Prandelli, com vistas ao difícil compromisso contra o Bayern na próxima terça pela Champions League, promoveu um mini turnover na equipe.
Assim, a Fiorentina começou, no 4-3-3, com Donadel, Felipe Melo e Kuzmanovic no meio e Santana, Pazzini e Jovetic no ataque.
Como era previsível, a inédita coppia Pazzini-Jovetic demorou alguns minutos para trovare l'intesa e a Reggina, com o sérvio Rakic no posto de Corradi, se não conseguia entrar com perigo na área adversária, arriscou alguns tiros de longe, em especial com o estreante (na temporada) Cozza (acima marcando o brasileiro Felipe Melo, com o paraguaio Barreto observando - Laganà).
Porém, com o decorrer da partida, a Fiorentina foi impondo sua melhor qualidade, ocupando os espaços e aos 17' Felipe Melo foi claramente trattenuto dentro da área, que o árbitro Orsato ignorou solenemente.
Apesar do domínio territorial, a squadra viola tinha clara dificuldade de chegar ao gol defendido por Campagnolo, tendo que recorrer também a conclusões de fota da área, algumas perigosas como a de Jovetic aos 20' e a de Gobbi aos 32', até que Kuz lançou Santana e o arqueiro amaranto derrubou o argentino dentro da área - pênalti e cartão vermelho para Campagnolo (foto abaixo - Grazia Neri).
Transformazione fredda e precisa de Pazzini aos 40' e, depois de 8 escanteios a favor, a Fiorentina foi para o intervalo vencendo por 1 x 0.
Com um jogador a mais, a equipe Gigliata voltou disposta a assegurar a vitória logo nos primeiros minutos do 2º tempo, mas foi somente após as entradas de Montolivo e Gilardino e alguns sustos provocados pela dupla Brienza-Cozza, que a Fiorentina garantiu os 3 pontos.
Aos 30', Montolivo descobriu Gilardino entrando na área e o atacante completou para o fundo das redes com um diagonal que, se não foi forte, foi muito bem colocado no canto do gol agora defendido por Puggioni (abaixo a conclusão de Gila - Laganà).
Pouco tempo depois, Gilardino foi novamente lançado em profundidade e, aproveitando da indecisão de Puggioni e do brasileiro Santos, chapelou o goleiro antes de fazer seu 6º gol no campeonato e colocar a Fiorentina, ao menos por uma noite, ao lado dos líderes da Serie A!
O tabellino:
Fiorentina: Frey; Comotto, Gamberini, Dainelli, Gobbi; Donadel, Felipe Melo, Kuzmanovic (59' Montolivo); Santana, Pazzini (71' Gilardino), Jovetic (67' Osvaldo). All. Prandelli.
Reggina: Campagnolo; Lanzaro, Santos, Cirillo, Costa; Carmona, Barreto, Vigiani (39' Puggioni), Cozza (84' Di Gennaro), Brienza; Rakic (52' Ceravolo). All. Orlandi.
Gols: 40' Pazzini (pênalti), 75' Gilardino, 81' Gilardino.
Árbitro: Orsato.
Cartões amarelos: Carmona e Comotto.
Cartão vermelho: Campagnolo.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 7ª Rodada 2008/2009



Já a 6 lunghezze dos líderes (e com menos 4 pontos em relação a temporada passada), a Roma tem no 'Match Clou' desta semana um jogo fundamental contra um adversário indigesto - o único que a derrotou no Olimpico na temporada passada (e logo por retumbantes 4 x 1 - vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-i-roma-x.html e também o vídeo ao final do post, com os gols daquele encontro), quando ambas as equipes ainda dividiam a ponta da tabela com 11 pontos cada.
De qualquer maneira, para o jogo que fecha a 7ª giornata da Serie A 2008/2009 o ambiente em Trigoria é o melhor possível - para uma equipe que não está tendo o início de temporada que esperava - afinal, capitano Francesco Totti (à direita - Insidefoto), depois de quase um mês dall'ultima presenza in Serie A, está de volta!
Spalletti, é verdade, não deve lançar Er Pupone desde o início, mantendo Vucinic como única punta e tendo Taddei, Perrotta e Aquilani alle spalle do montenegrino.
Aliás, a exuberante atuação do Principino (abaixo - Insidefoto) pela Azzurra na última quarta-feira é outro fator que contribuiu para o clima de otimismo da equipe giallorossa, que deverá abdicar apenas de Mexes e Panucci (suspensos), bem como Cassetti e Júlio Baptista (lesionados).
Apesar de só terem retornado do Brasil na última sexta-feira, o goleiro Doni e o zagueiro Juan estão confirmados na formação inicial, que ainda deverá ter o lateral Riise e o zagueiro Loria formando a defesa e o duo De Rossi e Pizarro no centrocampo.
Do lado da Inter, Mourinho ainda tem algumas dúvidas, principalmente diante da exuberância de contar com quase todo o plantel a disposição, incluindo os avantes Adriano, Balotelli, Crespo, Cruz, Ibrahimovic, Mancini, Obinna e ... ufa, Quaresma!
Diante de tantas opções, é possível arriscar que a preferência do treinador português recaia sobre Ibrahimovic central e Mancini e Quaresma nas extremidades, com Cambiasso, Muntari e Stankovic formando o centrocampo do 4-3-3 predileto do Special One.
Na retaguarda, protegendo o arqueiro Júlio César, devem aparecer Maicon, Cordoba, Chivu e Zanetti.
Além da rivalidade construída nos últimos anos, não é possível esquecer que o confronto será repleto de ex, já que Chivu (à direita - Insidefoto) e Mancini jogaram na Roma (além do zagueiro Samuel e do volante Dacourt, que devem ficar no banco), bem como o chileno Pizarro vestiu a maglia nerazzurra na temporada 2005/2006.
Ao todo, já foram realizados 75 encontros entre estas equipes pela Serie A na capital italiana, com 29 vitórias da Lupa, 20 empates e 26 sucessos da Beneamata, que fez 105 gols e sofreu 114.
Vencedora na temporada passada, também na stagione 2006/2007 a Inter se saiu vitoriosa - 1 x 0, gol de Crespo.
Aliás, a Roma não vence a Inter, em casa, desde a temporada 2003/2004, quando fez 4 x 1 na 24ª rodada, tentos de Cassano, Mancini, Totti e novamente Mancini, tendo Vieri descontado para os milaneses.
Nas temporadas 2004/2005 e 2005/2006, empates, o primeiro em 3 x 3 e o segundo em 1 x 1.
Em um cotejo tão interessante, o recordista em presenças é o nerazzurro Giuseppe Bergomi (18 aparições entre 1981 e 1999 - um interessante 4 x 5 com o placar construído por Ronaldo, Zamorano, Totti, Zamorano, Paulo Sérgio, Delvecchio, Ronaldo, Di Francesco e Simeone).
O brasileiro Ronaldo, aliás, acompanhado de Altobelli, Balbo, Di Bartolomei, Manfredini e Montella (os últimos 4 com a camisa giallorossa) é o maior artilheiro do embate, com 4 gols marcados entre 1998 (Roma 1 x 2 Inter) e 1999 (o 4 x 5 acima destacado).
Para completar, o meia Luigi Di Biagio, jogador que mais cartões amarelos recebeu em toda a história da Serie A, tem também a primazia no confronto, com 4 ammonizioni recebidas (3 pelas Inter).
Agora, é só reservar a pipoca para domingo!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


Depois de um inusitado urso panda, a 'L'Enigma' volta a submeter aos leitores do Calcio Serie A um misterioso escudo ilustrado por um animal da classe dos mamíferos e possuidor de longos chifres (à esquerda).
Dica: o clube fica em uma cidade com menos de 40.000 habitantes localizada em uma das ilhas italianas.
Será que alguém vai interromper a série positiva do nosso amigo Leonardo?

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, outubro 17, 2008

Serie A volta neste final de semana


Depois da sosta que permitiu à Azzurra disputar seus compromissos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, a Serie A volta nestes sábado e domingo.
E o retorno não poderia ser em melhor estilo!
Para começar, Fiorentina x Reggina jogam no sábado a partir das 13h00 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN, SporTV e RAI.
Para o compromisso no Artemio Franchi, o técnico viola Prandelli deve promover um pequeno turnover na equipe, poupando os azzurri Montolivo e Gilardino, que deverão ser substituídos por Kuzmanovic e Pazzini (à direita - Insidefoto).
Mas a principal atração do sábado vai ocorrer às 15h30, quando ESPN, SporTV e RAI transmitem o sensacional Napoli x Juventus, um dos embates mais tradicionais do Calcio.
No domingo, com os relógios adiantados em uma hora (naquelas regiões onde entrará em vigor o horário de verão), a partir das 11h00 a escolha deverá ficar por conta de Bologna x Lazio (ESPN Brasil), Catania x Palermo (RAI) ou Milan x Sampdoria (ESPN).
Se o jogo do Renato Dall'Ara será uma ótima oportunidade de ver o melhor ataque da competição em ação (a Lazio fez 14 gols até aqui) e o do Angelo Massimino é carregado de rivalidade, optar pelo do Giuseppe Meazza propiciará acompanhar diversos brasileiros, já que Ancelotti deverá mandar a campo o trio Ka-Ro-Pa.
Se o ataque parece a postos (Borriello, Inzaghi e Shevchenko devem começar no banco), montar a defesa rossonera tem dado alguma dor de cabeça para o treinador milanista, já que Kaladze, Nesta e Senderos ainda não estão no melhor da forma física e Zambrotta terá que cumprir suspensão, devendo o setor ser inicialmente composto por Antonini, Bonera (acima - Tanopress), Maldini e Jankulovski.
No mesmo horário ainda jogam Chievo x Atalanta; Genoa x Siena; Lecce x Udinese e Torino x Cagliari.
Tudo isso como aperitivo do 'Match Clou' Roma x Inter, que terá transmissão de ESPN, RAI e TV Esporte Interativo a partir das 16h30 (sempre horário de Brasília)!

quarta-feira, outubro 15, 2008

Gli Azzurri


A atual campeã do mundo prossegue em sua caminhada rumo à Copa do Mundo de 2010 liderando o Grupo 8 da zona européia, com 3 pontos de vantagem sobre a Irlanda de Giovanni Trapattoni que, porém, tem 1 jogo a menos.
Nesta semana, foram 2 os compromissos da Azzurra de Lippi, que primeiramente enfrentou a Bulgária em Sofia no último dia 11.
Contra um adversário que entrou em campo considerando o empate "um sucesso", a Itália (à direita a formação inicial da Nazionale Italiana - Asphoto) também abdicou de atacar e a partida foi uma grande noia.
Como, juntamente com a Irlanda, os búlgaros parecem ser os únicos que podem atrapalhar o caminho italiano para a África, o resultado acabou sendo bom, mas de positivo mesmo, apenas a estréia do jovem Giuseppe Rossi no selecionado italiano.
Já nesta quarta-feira, com Aquilani no lugar de Montolivo na regia di centrocampo, a Itália fez uma apresentação bem mais digna contra a seleção de Montenegro e saiu de campo vitoriosa por 2 x 1.
Os primeiros 30' foram pirotécnicos, com várias chances de gol sendo criadas, a começar com Dossena e logo em seguida com Gattuso, isso antes de completados 2'.
E o primo gol italiano aconteceu aos 8': cruzamento de Pepe e tap-in de Aquilani (acima a comemoração do romanista - Asphoto) que, assim, fez seu 1º tento vestindo a maglia azzurra.
Com a Serie A em alta, o viola Jovetic (ótima atuação) serviu o giallorosso Vucinic (em sua Lecce) que, após passar por Chiellini, empatou a partida com um sinistro que venceu Amelia aos 19' (à direita, duelo de companheiros de Roma: Vucinic contra De Rossi - La Presse).
Porém, com um Aquilani super a Itália voltou a comandar o placar aos 28' - mesmo marcado individualmente por Drincic, o meia romanista avançou pela direita aproveitando uma sponda de Gilardino e desferiu um belo tiro que entrou após desviar em Tanasijevic.
Depois, a partida continuou divertente, mas o placar restou inalterado.
Nos mesmos dias, os Azzurrini de Casiraghi enfrentaram a pari età de Israel valendo uma vaga para a fase final dell'Europeo Under 21, que será disputada na Suécia em junho de 2009.
Depois de um decepcionante 0 x 0 em Ancona (à esquerda a formação inicial da Itália - Grazia Neri), em partida na qual a Itália ainda perdeu os meias Dessena, Giovinco e Marchisio, suspensos, a Nazionale di Casiraghi dominou totalmente a partida de volta disputada em Tel Aviv e venceu por 3 x 1 os israelenses, com uma sensacional doppietta de Balotelli e o terzo gol de Abate, "interprete di una prestazione maiuscula" segundo a Gazzetta dello Sport.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


E os parabéns desta semana vão para ... Leonardo! É, está ficando até monótono, mas o pai do 'Léo Júnior' está arrasando, chegando sempre antes dos demais leitores e elucidando, com uma competência invejável, os enigmas.
Como de praxe, a resposta do último 'L'Enigma' foi certeira: "É a Associazione Calcio Rodengo Saiano". Apenas para que nosso amigo não fique por demais convecido, importante esclarecer que a A.C.R.S. (escudo acima, à esquerda) não disputa exatamente "a segunda divisão do Calcio", mas sim o campionato di Lega Pro Seconda Divisione, que corresponde à 4ª divisão do futebol italiano.
Sediada na província de Brescia, a Rodengo Saiano foi fundada em 1983 e conseguiu 5 promoções desde então, passando da 3ª Categoria di Brescia à Lega Pro Seconda Divisione, antiga C2, em 2007/2008.
Alcançando uma média de 300 espectadores por partida, a Rodengo Saiano usa o símbolo acima, à direita, na camisa, que já foi envergada por alguns jogadores bastante conhecidos, como o meia Walter Bonacina e o atacante Dario Hübner.

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, outubro 13, 2008

'B' Em Pílulas


* Como um trator, o Livorno arrasou o Frosinone por 5 x 2 na 8ª rodada da Serie B 2008/2009, que teve 8 jogos disputados neste domingo;
* A equipe amaranto chegou a fazer 4 x 0 antes dos 40', quando teve o zagueiro uruguaio Miglionico expulso;
* Depois dos gols de Rossini (2 - ao lado na área adversária - Grazia Neri), Loviso e Pulzetti, Santoruvo e o brasileiro Éder descontaram para o clube laziale na 2ª etapa, com Tavano anotando mais um para o Livorno;
* A liderança da competição continua com o Empoli, que venceu a Salernitana por 1 x 0 longe de casa, tento do habilidoso meia Vannucchi no finalzinho da 1ª etapa;
* O vice-líder Sassuolo só irá jogar no próximo dia 21, quando enfrentará o Bari no San Nicola;
* A 3ª colocação é do Grosseto, que fez 2 x 0 no Ascoli ontem, doppietta de Sansovini em jogo no qual o veterano goleiro Taibi foi expulso;
* Sem vencer desde a 3ª rodada (13 de setembro), o Parma empatou com o Treviso em 2 x 2, gols de D'Aversa, Bonucci e doppietta de Cristiano Lucarelli, capocannoniere da Serie B com 6 tentos;
* Em mais um jogo da 8ª rodada, Albinoleffe e Pisa ficaram no 1 x 1 nesta segunda, gols de Buzzegoli (P) e Garlini (A).

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, outubro 12, 2008

Você Sabia ...


* Que, do grupo convocado por Lippi para os compromissos contra Bulgária e Montenegro válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, o zagueiro e capitano Fabio Cannavaro é o mais experiente, tendo colecionado 118 presenças com a Azzurra antes dos confrontos, seguido dos rossoneri Zambrotta (78) e Gattuso (62)?
* Que o aríete Luca Toni (à direita - Insidefoto) é o jogador que mais marcou gols do grupo, tendo estufado a rede 15 vezes em suas 40 presenças com a Nazionale Italiana, seguido de Alberto Gilardino (10 gols em 27 partidas) e Antonio Di Natale (9 em 23)?
* Que o zagueiro Fabiano Santacroce, o meia Christian Maggio e os atacantes Simone Pepe e Giuseppe Rossi, bem como o goleiro Gianluca Curci, podem fazer suas estréias na Azzurra caso sejam escolhidos por Lippi para entrar em campo?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker