Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, outubro 06, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Internazionale x Napoli



Os tempos não são mais os mesmos, pois se nas décadas de 70 e 80 agremiações como Cagliari, Lazio e Verona conseguiram ser campeãs italianas pouco tempo depois de promovidas à Serie A, nos dias atuais é enorme o gap técnico entre uma ambiziosa matricola como o Napoli e le superpotenze della A como a Internazionale.
Ainda assim, o Napoli saiu de cabeça erguida do Giuseppe Meazza neste sábado. Perdeu, é verdade, como também seria falso dizer que os napoletanos ameaçaram a vitória da Internazionale, mas é inegável que o Napoli demonstrou grande personalidade e, especialmente no meio de campo, um bom padrão de jogo, vez que o ataque e a defesa do ex-time de Maradona não conseguiram reeditar as boas atuações das rodadas anteriores, até porque o nível dos adversários era em muito superior.
O jogo começou com o Napoli postado em um 3-5-2, com a dupla Lavezzi-Zalayeta (abaixo contra o colombiano Cordoba - Newpress) no ataque, enquanto a Inter foi no seu tradicional 4-4-2, com Zanetti (no alto contra Bogliacino - Inter) mais recuado ocupando a fascia destra do suspenso Maicon e Chivu na lateral esquerda.
Tendo o mérito de manter uma linha de meio de campo muito alta, com Figo e César bem abertos e Stankovic e Cambiasso mais centrais, a Inter conseguiu impor seu ritmo após alguns minutos de estudo mútuo, passando a dominar as ações apesar da superioridade numérica do Napoli na meia cancha.
Assim, aos 20', após bela jogada do intrépido Ibrahimovic, o argentino Julio Cruz fez, totalmente livre na área, 1 x 0 para os nerazzurri.
Apesar do gol sofrido, o Napoli manteve uma boa movimentação, mas a melhor qualidade dos jogadores da Inter continuou preponderando nas ocasiões mais importantes e, dessa forma, quando Cambiasso lançou milimetricamente Cruz, El Jardinero estufou o peito e concluiu na saída do goleiro Iezzo para fazer 2 x 0 (na foto abaixo a conclusão vincente - Ansa) aos 35' da 1ª etapa.
Daí, o contato com o calcio vero deixou atordoados os comandados de Edy Reja, que passaram por maus bocados até o final do 1º tempo.
Na etapa complementar, Lavezzi e Zalayeta se desdobraram para levar perigo à meta defendida por Júlio César, mas uma defesa bem disposta negou-lhes a honraria.
Aos 34', Suazo entrou no lugar de Cruz e Sosa no de Zalayeta. Enquanto o hondurenho (na foto abaixo contra o defensor Contini - Inter) desperdiçou uma clamarosa palla goal em sua primeira participação, El Pampa Sosa acertou uma bela cabeçada no canto oposto onde se encontrava Júlio César para colocar fogo na partida, que viveu os últimos minutos em grande fermento.
Mas, não obstante o ímpeto da equipe partenopea, a Inter chegou aos 17 pontos, due in più della stagione 2006/2007.
Será o início de uma nova arrancada?
O tabellino da partida:
Inter: Júlio César; Zanetti, Cordoba, Samuel, Chivu (46' Maxwell); Cambiasso, Figo, César, Stankovic (60' Burdisso); Ibrahimovic, Cruz (79' Suazo). All. Mancini.
Napoli: Iezzo; Contini, Cannavaro, Domizzi; Grava (56' Garics), Gargano, Savini, Hamsik (86' Calaiò), Bogliacino; Lavezzi, Zalayeta (79' Sosa). All. Reja.
Gols: 20' Cruz, 35' Cruz, 85' Sosa.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Samuel, Stankovic, Cannavaro, Bogliacino, Burdisso, Garics e Contini.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 7ª Rodada 2007/2008



O 'Match Clou' desta 7ª rodada da Serie A 2007/2008 poderia ser o caldeirão Fiorentina x Juventus ou, ainda, a partida deferida para domingo à noite na Itália - o embate Lazio x Milan.
Mas, em um campeonato tão especial, o principal jogo da rodada tem que ter mais do que grandes jogadores em campo, tem que carregar a nostalgia de ter ocorrido pela última vez em 14 de outubro de 2000!
Assim, o 'Match Clou' da 7ª giornata é o cotejo Internazionale x Napoli!
Portanto, nada de estatísticas com Ibrahimovic ou Adriano, mas sim com Careca, Maradona, ... .
É verdade que a Inter é a grande favorita para o duelo deste sábado: líder do campeonato, dona de um plantel invejável, com o sueco Ibra (à direita - Inter) em grandíssima forma, ... .
Mas o Napoli, ocupando um honroso 5º lugar após transcorridas 6 rodadas, vai querer demonstrar que desta vez retornou à Serie A com um planejamento bem realizado e que, se não irá disputar o Scudetto, ao menos não vai brigar para fugir das últimas colocações, como fez na última vez que conseguiu a promoção e quando acabou regressando à Serie B no ano seguinte.
Aliás, foi nesta temporada 2000/2001 a derradeira vez que estas equipes se encontraram na Serie A, com vitória da Internazionale por 3 x 1, tentos de Di Biagio, Zamorano e Blanc para os donos da casa no 1º tempo, enquanto o suíço Sesa descontou para os napoletanos na etapa complementar.
Ao todo, são 40 vitórias da Inter, 14 empates e apenas 7 sucessos do Napoli em Milão, que fez 57 gols e sofreu 120, com a maior goleada ocorrendo em 1931, quando os nerazzurri cravaram 6 x 1.
A última vez das poucas que o Napoli conseguiu sair do San Siro com uma vitória sobre a Inter foi em 11 de dezembro de 1994, ocasião em que os comandados de Vujadin Boskov fizeram 2 x 0 com um autogol de Jonk e com o brasileiro André Cruz, que à época formou a zaga com um jovem Fabio Cannavaro.
Embora Careca seja o jogador do Napoli que mais anotou gols no confronto, o recordista absoluto é o interista Giuseppe Meazza, que fez 8 tentos no Napoli entre 1930 e 1937.
Já os jogadores que mais atuaram foram outros 2 baluartes nerazzurri: Giacinto Facchetti e Giuseppe Bergomi, cada um com 14 presenças.
Portanto, o retrospecto não é dos mais animadores para a equipe partenopea, que não venceu nem na temporada em que foi campeã italiana pela última vez, já que na temporada 1989/1990 também restou derrotada por 3 x 1 (na foto abaixo, o alemão Jürgen Klinsmann salta um jovem Ciro Ferrara - Fumagalli).
De qualquer maneira, para o jogo deste sábado a equipe comandada por Edy Reja vem bastante motivada e com muita disposição de fazer uma boa apresentação.
Para tanto, com o desfalque do squalificato Blasi, deve caber ao eslovaco Hamsik atuar pela meia direita, enquanto os uruguaios Bogliacino e Gargano devem ficar, respectivamente, na meia esquerda e na área central do meio de campo do Napoli.
Para o ataque, Reja deve optar pela dupla sul-americana Lavezzi-Zalayeta.
Já Roberto Mancini volta a contar com o romeno Cristian Chivu, um excelente reforço e que retorna em excelente hora, já que as opções defensivas continuam não sendo abundantes em Via Durini.
Assim, é possível que Maxwell perca a posição e Chivu passe a compor a ala sinistra nerazzurra com o brasileiro César (no alto à esquerda - Inter), que continua a gozar de grande estima do treinador de Jesi.
Estima que outro brasileiro, a atacante Adriano, continua a aparentemente não ter, vez que o ataque da Beneamata deve ser, mais uma vez, composto por Cruz e Ibrahimovic, que assim vai ter chance de continuar sua seqüência de doppiette.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Continuazione


Desta vez não vai ter chororô, mas qual a razão de ninguém ter arriscado um palpite? Será que a identidade do craque ao lado (Guerin Sportivo) não está evidente ou este blog continua desprestigiado?
Vamos ficar com a 1ª hipótese, mas ainda não vai ser desta vez que teremos dica para facilitar a advinhação do nome do narigudo e do clube da camisa azul.

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, outubro 05, 2007

Final de semana vem cheio de Calcio


O primeiro final de semana de outubro promete fortes emoções na Serie A!
Para começar, pela primeira vez na temporada será transmitida uma partida do Napoli para o Brasil, e logo contra a líder Internazionale!
Mas, este jogo, que acontecerá no sábado às 15h30 (horário de Brasília) e terá cobertura da ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo, é objeto da 'Match Clou'.
Um pouco antes, a partir das 13h00 (sempre horário local de Brasília), a 7ª rodada será inaugurada com Atalanta x Udinese, partida bastante interessante que terá transmissão da RAI.
No domingo, às 10h00, Fiorentina e Juventus (ESPN Internacional e RAI) fazem o principal jogo. Além de ser um confronto sempre cercado de muita rivalidade, as duas equipes atravessam um excelente momento (são, respectivamente, 3ª e 2ª colocadas) e contam com diversos ex em seus elencos - do lado viola, Balzaretti, Mutu (abaixo - Fiorentina) e Vieri já vestiram a camisa bianconera; enquanto do lado da Juve, Chiellini e Cristiano Zanetti já jogaram pela Fiorentina.
Acontecem no mesmo horário: Catania x Livorno; Genoa x Cagliari; Palermo x Reggina; Parma x Roma; Siena x Empoli e o interessante Torino x Sampdoria (que terá transmissão da ESPN Brasil).
Um pouco mais tarde, a partir das 15h30, com transmissão da RAI e da TV Esporte Interativo (a ESPN Internacional promete o VT da partida às 18h00), outro jogaço: Lazio x Milan!
Se o time romano não atravessa um grande momento e Delio Rossi terá que administrar diversos desfalques (Diakhite, Firmani, Ledesma, Rocchi e Siviglia), no Milan Carlo Ancelotti não vive situação diversa e não poderá contar com os vários Kaladze, Maldini, Ronaldo e Serginho, além do holandês Seedorf e até, quem sabe, de Kaká, cuja presença ainda está em dúvida.
Certos, porém, são os retornos de Favalli, Nesta e Oddo (no alto - Empics) à cidade onde passaram tantos anos.

quinta-feira, outubro 04, 2007

A Itália Na Europa


No mínimo, como já destacado na última edição da 'A Itália Na Europa' (vide link ao final do post), paradoxal a postura dos times italianos na Copa U.E.F.A.. Na temporada passada, por exemplo, o Empoli brigou até as últimas rodadas por uma vaga na competição européia e, quando matematicamente a assegurou na 37ª rodada, frente a Reggina, fez uma festa danada, com direito a comemoração com a bandeira da União Européia e tudo!
Agora, ao fazer sua estréia na tão suada e desejada Europa, o técnico Cagni, certamente com a complacência da diretoria empolese, escalou nos 2 embates contra o nada mais que modesto Zürich um time totalmente desfigurado, sem a maioria de seus principais jogadores.
Resultado: mal começou sua aventura européia, o Empoli já está eliminado da Copa U.E.F.A..
E olha que a equipe toscana ainda venceu, com facilidade, o jogo disputado na Itália.
Porém, nesta quinta-feira, jogando na Suíça, novamente sem a maioria dos seus jogadores mais representativos (o zagueiro brasileiro Rincon, por exemplo, que nunca jogou na Serie A, foi titular nas duas partidas disputadas na competição européia!), os azzurri foram derrotados por 3 x 0.
Ainda que o resultado final tenha sido muito elástico e o Empoli tenha tido um gol mal anulado quando a partida ainda estava 1 x 0, a verdade é que o time italiano desperdiçou uma grande chance de seguir adiante na competição, bastando, para tanto, que não tivesse jogado com o time 'B'...
Aliás, o Empoli não foi a única equipe italiana que restou eliminada da Copa U.E.F.A. nesta quinta- feira: a Sampdoria e, incrivelmente, o Palermo também foram!
A agremiação genovesa tinha, com certeza, a tarefa mais difícil dentre os clubes da Bota, vez que, jogando em casa no último dia 20 (e também sem vários de seus principais jogadores), obteve apenas um empate com o AaB da Dinamarca - e pior, em 2 x 2!
Portanto, a Samp viajou à Aalborg necessitando de uma boa apresentação que resultasse na vitória, mas não passou de um 0 x 0 (na foto mais do alto Ziegler e Cassano contra o sul-africano Nomvethe, ex-jogador da Udinese - Sampdoria) contra uma equipe tudo menos irresistível.
Pior fez o Palermo, que depois de vencer o modesto time tcheco Mladá Boslelav como visitante, conseguiu ser eliminado jogando em plena Sicília.
Único atenuante as diversas ausências, não motivadas por questões técnico ou táticas, mas sim por problemas físicos.
Porém, a eliminação precoce do Palermo na Copa U.E.F.A. não tem justificativa e deve deixar seu vulcânico presidente Zamparini muito aborrecido, vez que a equipe ainda dominou toda a partida contra um adversário praticamente inoperante, que conseguiu marcar um gol apenas aos 92' e depois conquistou a classificação na cobrança de penalidades máximas.
Quem salvou a honra dos italianos na Copa U.E.F.A. foi a Fiorentina, que obteve a classificação para a fase de grupos eliminando os holandeses do Groningen.
Ainda assim não foi uma classificação fácil, vez que, depois do empate em 1 x 1 na Holanda, a Fiorentina saiu perdendo em Florença (tento do noruêgues Nevland) e, tendo alcançado o empate com Mutu logo depois, não conseguiu superar os adversários senão na cobrança de pênaltis (na foto acima, à esquerda, um tiro de Vieri - Fiorentina).
Um pouco melhor foi a campanha das italianas na Uefa Champions League, com destaque para a importante vitória da Internazionale sobre o PSV Eindhoven por 2 x 0 - doppietta de Ibrahimovic (na foto do alto à direita contra o brasileiro Alcides - Afp).
Foi uma vitória consistente que começou difícil, até porque Mancini só tinha 15 jogadores à disposição (3 atletas da primavera interista até tiveram que ir para o banco), mas que depois deslanchou com a excelente atuação de Ibracadabra. No final, um pouco de nervosismo exarcebado com as expulsões de Chivu e Suazo, mas a Inter já é 2ª em seu grupo (à esquerda, no alto, Crespo contra Salcido - Afp).
Ainda na terça-feira, a Roma voltou ao Old Trafford menos de 6 meses depois do humilhante 7 x 1 da temporada passada para enfrentar o mesmo Manchester United e novamente saiu derrotada, mas desta vez terminou de cabeça alta, vez que o resultado foi um magro 1 x 0 e a Lupa merecia ter alcançado o empate. A lamentar, além das oportunidades desperdiçadas por Esposito e Perrotta, apenas a contusão muscular sofrida pelo ótimo Aquilani (na foto à direita contra Cristiano Ronaldo - Reuters).
A outra equipe romana, a Lazio, encarou o poderossíssimo Real Madrid no Olimpico na quarta-feira e arrancou um empate em 2 x 2 (abaixo, à esquerda, Stendardo contra Robben - Afp). Destaques para o holandês Ruud Van Nistelrooy e para o macedônio Goran Pandev (abaixo, à direita, contra os blancos Cannavaro e Marcelo - Ansa), que marcaram os 2 gols de suas equipes.
Apesar de ter ficado duas vezes atrás no marcador, se alguma equipe merecia a vitória esta seria a Lazio, cujos atacantes cometeram troppi errori davanti a Casillas.
Por fim, o Milan esqueceu que estava na Champions League e jogou como em suas últimas (e péssimas) atuações da Serie A e decepcionou ao ser derrotado por 2 x 1 pelo Celtic, em Glasgow.
Foi uma partida muito tática, disputada sob uma chuva fina, onde ambas as equipes se preocuparam mais em defender do que atacar, com todos os gols acontecendo no 2º tempo: vantagem dos escoceses com McManus, empate rossonero com Kaká cobrando pênalti e gol decisivo aos 90' marcado por McDonald.
Nos acréscimos, um torcedor do Celtic ainda invadiu o gramado e agrediu, levemente, o goleiro brasileiro Dida, que esboçou correr atrás do agressor mas, depois, preferiu cair no campo e ser retirado de maca. Uma vergonha!
De registrar o encontro do italiano Donati (ao lado contra Pirlo - Ap) contra seu ex-clube.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, outubro 03, 2007

L'Enigma


O 'L'Enigma' desta semana é muito mais uma homenagem do que um mistério, pois a foto do craque ao lado (Guerin Sportivo) não tem nada de enigmática.
Assim, os leitores que desejarem registrar a resposta correta, devem esclarecer também de qual time é a camisa envergada pelo craque.
Até sábado!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, outubro 01, 2007

'B' Em Pílulas


* Brescia e Albinoleffe venceram seus compromissos pela 7ª rodada da Serie B 2007/2008 e permanecem dividindo a liderança da competição;
* O time Rondinelle derrotou o Ravenna, de virada, por 2 x 1 no Mario Rigamonti, gols da revelação húngara Robert Feczesin e de Davide Possanzini, enquanto o francês Mohamed Fofana anotou para os visitantes;
* Já o Albinoleffe goleou o Bari por 4 x 1 no Atleti Azzurri D'Italia (na foto à direita o meia Filippo Carobbio, autor de um dos gols da partida - Albinoleffe);
* O 3º lugar agora é do Lecce, que ultrapassou o Chievo exatamente ao vencer o adversário por 3 x 0, com uma doppietta do atacante Elvis Abbruscato e tento do chileno Valdes, cobrando pênalti;
* O Chievo também foi superado pelo surpreendente Pisa, que derrotou o Treviso por 3 x 2 fora de casa, com destaque para o atacante argentino José Ignacio Castillo, autor de 2 gols;
* O brasileiro Barreto anotou um dos gols do Treviso e foi expulso no final da partida.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Assim como os 3 primeiros colocados, que venceram fora de casa - a Inter bateu a Roma (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-i-roma-x.html), a Juve venceu o Derby della Mole (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-iv-torino-x-juventus.html) e a Fiorentina saiu vitoriosa no clássico toscano (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-ii-livorno-x.html) - o Genoa foi ao San Paolo (fechado ao público) e bateu o Napoli por 2 x 1, tentos de Cannavaro (contra), Domizzi (cobrando pênalti) e Sculli (comemorando na foto à direita - Omega), aos 46' do 2º tempo, aproveitando cruzamento de Borriello, que novamente teve uma boa atuação no ataque dos Grifoni.
Nas demais partidas, 2 empates e 4 vitórias dos mandantes.
Se um dos empates foi entre Milan e Catania (vide O Jogo Da TV - Parte III), o outro foi no Oreste Granillo, envolvendo as equipes da Reggina e da Lazio, que também ficaram no 1 x 1.
Ainda sem vencer no campeonato, a Reggina foi superior durante toda a partida e saiu na frente, logo no início do jogo, com um ispiratissimo Cozza, talentoso fantasista que parece só render o melhor de si jogando pela equipe amaranto, tendo a Lazio (na qual Delio Rossi poupou diversos titulares em vista do encontro contra o Real Madrid pela Champions League) arrancado o empate por mérito de uma bomba da trenta metri do lateral sérvio Kolarov, fino ad allora uno dei peggiori in campo, já no final da gara.
Quem conseguiu uma vitória convincente foi a Sampdoria, que bateu a Atalanta por 3 x 0, com direito ao 1º gol blucerchiato de Antonio Cassano (à esquerda contra Capelli - Sampdoria), que marcou após seus companheiros Bellucci e Sammarco também terem estufado as redes.
Na verdade, apesar da bela atuação dos comandados de Walter Mazzarri, o placar final foi um pouco dilatado, até porque a equipe de Bergamo jogou bem e criou diversas oportunidades, tendo acertado até duas bolas na trave.
Outra bela e importante vitória foi a do Empoli - que ainda não tinha vencido no torneio - sobre o Palermo, por 3 x 1.
Foi um duelo bastante interessante, com os sicilianos abrindo o marcador através do uruguaio Cavani, que aproveitou uma péssima saída do goleiro Balli e anotou um golaço por cobertura. Na etapa complementar, após o empate de Pozzi, a entrada de Giovinco e a expulsão do meia Caserta mudaram totalmente o rumo da partida, com o próprio giovane fantasista di scuola Juve marcando o gol da virada (foto no alto à direita - Empoli), depois completada por Vannucchi cobrando pênalti.
Sem tanto glamour foi a vitória do Cagliari sobre o Siena, por 1 x 0, tento de Foggia, também em cobrança de penalidade máxima.
Por fim, a inattesa Udinese venceu o Parma por 2 x 1. Curioso que o time de Udine jogou os 90' più recupero nella trequarti offensiva, mas quem abriu o marcador foi o Parma alla prima occasione utile com Corradi aos 74'. Daí, o treinador Marino, ousadamente, sacou o zagueiro tcheco Zapotocny e mandou a campo o atacante Pepe, que foi fazer companhia aos outros avantes Di Natale, Floro Flores e Quagliarella (que já havia entrado no lugar do ganês Asamoah), sendo que este último empatou a partida aos 81', enquanto o colombiano Zapata conseguiu a virada já nos acréscimos, garantindo os 3 pontos para o único time que teve uma proposta ofensiva durante todo o cotejo.
Transcorridas 6 rodadas, eis a classificação da Serie A: 1º Internazionale (14 pts); 2º Juventus (13); 3º Fiorentina (12); 4º Roma (11); 5º Napoli (10); 6º Palermo (10); 7º Udinese (10); 8º Atalanta (9); 9º Genoa (9); 10º Sampdoria (8); 11º Milan (7); 12º Lazio (7); 13º Cagliari (7); 14º Parma (6); 15º Catania (6); 16º Empoli (5); 17º Torino (4); 18º Siena (3); 19º Reggina (3) e 20º Livorno (2).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Mais um mês se foi e com ele passaram diversos posts pelo Calcio Serie A.
Nada menos do que 15 jogos foram analisados pela 'O Jogo Da TV', envolvendo 16 dos 20 times da Serie A.
Foram 5 rodadas que tiveram suas minúcias expostas na 'Match Clou' e na 'Panorama Da Rodada', enquanto a ''B' Em Pílulas' tratou dos principais acontecimentos da Serie B.
A coluna 'Momento Panini', que aborda, às terças-feiras, a carreira de um jogador da Serie A ilustrada com as figurinhas do fabuloso álbum Calciatori da Panini, trouxe especiais com o zagueiro Alessandro Nesta (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/momento-panini-alessandro-nesta.html), com o extraordinário goleiro da Azzurra Gianluigi Buffon (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/momento-panini-gianluigi-buffon.html) e com o capitano blucerchiato Sergio Volpi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/momento-panini-sergio-volpi.html).
Outra coluna muito especial, a 'Memorabilia', que aborda, às quintas-feiras, as histórias de jogadores que já encerraram a carreira mas que não foram esquecidos pelos torcedores da Serie A, destacou o lendário Valentino Mazzola (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/memorabilia-valentino-mazzola.html) e o Piccolo Grande uruguaio Sosa (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/memorabilia-sosa.html)
A novidade do mês ficou por conta da 'PontoCom', onde são analisados, às quartas-feiras, os sites dos clubes da Serie A, sendo que neste mês inaugural foram visitadas as páginas da Atalanta (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/pontocom.html) e do Cagliari (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/pontocom-cagliari.html).
Na 'Gli Azzurri' foram relatadas as participações das seleções italianas principal e Under 21 em seus compromissos, enquanto a 'A Itália Na Europa' trouxe notícias sobre os times italianos nas competições européias.
Já a 'Você Sabia', postada aos domingos, trouxe, como de costume, curiosidades acerca do Calcio.
Por fim, a interativa 'L'Enigma' questionou, toda semana, a identidade de um jogador em uma foto, colocando à prova o conhecimento dos nossos mais de 1.000 leitores.
Obrigado a todos!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

domingo, setembro 30, 2007

O Jogo Da TV (Parte IV) - Torino x Juventus



Completando a 6ª rodada da temporada 2007/2008 da Serie A, foi disputado o 222º Derby della Mole (o de número 158 pelo campeonato italiano) - o tradicional confronto entre as equipes de Turim.
A versão hodierna de um embate tão tradicional (disputado pela 1ª vez exatamente em 1907!) foi uma partida eminentemente tática, com poucas emoções, mas rica em intensidade e agonismo.
Vieram da sponda juventina as novidades pré-partida, com Ranieri postando o avançado Palladino no lugar do central argentino Almiron - relegado ao banco -, enquanto Chiellini foi compor a zaga com Legrottaglie e Molinaro (ufa!) deslocado à lateral esquerda.
No ataque, a dupla da incrível marca de 236 gols na Serie A - Del Piero (à direita, no alto, perseguido por Dellafiore - La Presse - 135) e Trezeguet (101).
Pelo lado granata, uma pena a já esperada ausência do habilidoso Rosina, que formaria uma dupla interessante ao lado do Chino Recoba (abaixo contra Legrottaglie - La Presse), que acabou compondo o ataque com Ventola.
Apesar das posturas táticas não particularmente defensivas, o 1º tempo restou caracterizado por "grande pressing, aggressività totale a centrocampo, rinuncia quasi preconcetta alla fase offensiva" (Gazzetta dello Sport), com as equipes insistindo quase que unicamente em lançamentos longos na busca de Ventola ou, do outro lado, por Trezeguet.
O 2º tempo começou melhor e o uruguaio ex-Inter Alvaro Recoba logo acertou um petardo no seu melhor estilo, defendido por Buffon, que teve que logo mostrar novamente seus incríveis dotes elásticos em uma conclusão de Comotto (abaixo o capitão granata contra um grintoso Nedved - Newpress) em seguida.
Apesar de não ter sido incrivelmente melhor, o 2º tempo foi mais animado, ainda que a equipe bianconera tenha deixado a impressão de estar surpreendentemente assustada com a responsabilidade de disputar um Derby depois de alguns anos, com o solo Palladino demonstrando gana de vencedor, enquanto no Torino, melhor nesta fase do jogo, Il Genio Corini chamava a responsabilidade para si e Paolo Zanetti caía pela direita perigosamente.
Porém, o aviso foi dado aos 41', quando Nedved, servido por Del Piero, desperdiçou uma chance incrível na frente de Sereni.
Aí, já nos acréscimos, mais precisamente aos 48' da 2ª etapa, aconteceu o lance decisivo e mais controvertido da partida: o mediano Almiron (que havia entrado no lugar de Cristiano Zanetti) lançou a bola na direção da área granata, onde Trezeguet estava em clara posição de impedimento. Porém, no interregno entre o argentino e o francês apareceu a cabeça do zagueiro Dellafiore, que acabou ajeitando a bola para a mortífera conclusão de Trezeguet, que não havia aparecido na partida até então.
E aparecer antes para quê? Afinal, a Juventus terminou vitoriosa por 1 x 0 e é vice-líder a 1 mísero ponto da Inter!
Tabellino:
Torino: Sereni; Comotto, Natali (69' Rubin), Dellafiore, Lanna; Grella, Corini, Barone, P. Zanetti (76' Motta); Ventola (88' Bjelanovic), Recoba. All. Novellino.
Juventus: Buffon; Grygera, Legrottaglie, Chiellini, Molinaro; Nocerino, C. Zanetti (69' Almiron), Palladino (79' Salihamidzic), Nedved; Del Piero, Trezeguet. All. Ranieri.
Gols: 93' Trezeguet.
Árbitro: Rocchi.
Cartões amarelos: Grella, Natali, C. Zanetti, Barone, Nocerino, Bjelanovic, Nedved e Trezeguet.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte III) - Milan x Catania



Mais uma decepção e o Milan, depois de apenas 6 rodadas da Serie A 2007/2008, já está a 7 pontos da vetta, só tendo conquistado a metade dos pontos da líder e rivalíssima Internazionale.
Contra o Catania, em pleno San Siro, o que se viu foi um Milan cheio de problemas - e não só no ataque, mas em todos os setores do campo: defesa insegura e com pouca tenacidade; meio de campo facilmente perforabile e sem criatividade; ataque inconsistente.
Proposto no 4-3-2-1 com Inzaghi isolado na ingrata função de pivô (onde o atacante de Piacenza não consegue exprimir o melhor de si), o Milan sofreu contra um Catania que, cônscio de sua inferioridade técnica, soube explorar suas poucas qualidades com muita humildade e grande aplicação tática.
Assim, bem organizado, aproveitando um contra-ataque, o time da Sicília abriu o marcador com um gol do uruguaio Martinez - que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes - aos 25' do 1º tempo, após bela assistência da punta Spinesi (acima contra Gattuso - Milan).
Atordoado, incapaz de responder ao gol sofrido, o Milan foi para o vestiário perdendo por 1 x 0.
Para o 2º tempo o Milan voltou com Oddo no lugar de Cafu e Gilardino no de Ambrosini, ou seja, com 2 atacantes, mais ao gosto do seu presidente Silvio Berlusconi.
Porém, o jogo rossonero continuou a não fluir, com os dirigidos por Ancelotti muito burocráticos, incapazes de criar maiores oportunidades para serem transformadas em gols.
Daí, o árbitro Gervasoni resolveu dar uma mãozinha e aproveitou uma outra meio sem querer do ganês Edusei dentro da área para marcar um pênalti a favor do Milan - convertido por Kaká aos 3' da 2ª etapa (foto do alto, à esquerda - Richiardi).
E o que se viu até o final foi um Milan muito confuso, privo de idéias, contra um Catania satisfeito com o empate externo e un punto strameritato.
O tabellino da gara ficou assim:
Milan: Kalac; Cafu (46' Oddo), Bonera, Kaladze (53' Nesta), Favalli; Gattuso, Ambrosini (46' Gilardino), Pirlo, Seedorf, Kaká; Inzaghi. All. Ancelotti.
Catania: Polito; Sardo, Terlizzi, Stovini, Vargas; Edusei, Izco (ao lado contra Kaká - Milan), Biagianti; Martinez (66' Sabato), Spinesi, Mascara. All. Baldini.
Gols: 25' Martinez, 48' Kaká (pênalti).
Árbitro: Gervasoni.
Cartões amarelos: Seedorf, Martinez, Edusei, Kaká, Terlizzi, Spinesi, Pirlo e Inzaghi.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que Paolo Maldini (abaixo contra a Lazio em outubro de 1999 - Villa) é o recordista absoluto de presenças na Serie A - 600, todas com o Milan?
* Que, dos jogadores em atividade, o também lateral e rossonero Giuseppe Favalli é o 2º atleta com mais partidas disputadas na Serie A - 423 com as camisas de Cremonese, Lazio, Internazionale e Milan?
* Que o estrangeiro com maior número de presenças na Serie A atualmente é o argentino Javier Zanetti, da Inter, totalizando 394 jogos em 13 temporadas?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker