Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, outubro 04, 2007

A Itália Na Europa


No mínimo, como já destacado na última edição da 'A Itália Na Europa' (vide link ao final do post), paradoxal a postura dos times italianos na Copa U.E.F.A.. Na temporada passada, por exemplo, o Empoli brigou até as últimas rodadas por uma vaga na competição européia e, quando matematicamente a assegurou na 37ª rodada, frente a Reggina, fez uma festa danada, com direito a comemoração com a bandeira da União Européia e tudo!
Agora, ao fazer sua estréia na tão suada e desejada Europa, o técnico Cagni, certamente com a complacência da diretoria empolese, escalou nos 2 embates contra o nada mais que modesto Zürich um time totalmente desfigurado, sem a maioria de seus principais jogadores.
Resultado: mal começou sua aventura européia, o Empoli já está eliminado da Copa U.E.F.A..
E olha que a equipe toscana ainda venceu, com facilidade, o jogo disputado na Itália.
Porém, nesta quinta-feira, jogando na Suíça, novamente sem a maioria dos seus jogadores mais representativos (o zagueiro brasileiro Rincon, por exemplo, que nunca jogou na Serie A, foi titular nas duas partidas disputadas na competição européia!), os azzurri foram derrotados por 3 x 0.
Ainda que o resultado final tenha sido muito elástico e o Empoli tenha tido um gol mal anulado quando a partida ainda estava 1 x 0, a verdade é que o time italiano desperdiçou uma grande chance de seguir adiante na competição, bastando, para tanto, que não tivesse jogado com o time 'B'...
Aliás, o Empoli não foi a única equipe italiana que restou eliminada da Copa U.E.F.A. nesta quinta- feira: a Sampdoria e, incrivelmente, o Palermo também foram!
A agremiação genovesa tinha, com certeza, a tarefa mais difícil dentre os clubes da Bota, vez que, jogando em casa no último dia 20 (e também sem vários de seus principais jogadores), obteve apenas um empate com o AaB da Dinamarca - e pior, em 2 x 2!
Portanto, a Samp viajou à Aalborg necessitando de uma boa apresentação que resultasse na vitória, mas não passou de um 0 x 0 (na foto mais do alto Ziegler e Cassano contra o sul-africano Nomvethe, ex-jogador da Udinese - Sampdoria) contra uma equipe tudo menos irresistível.
Pior fez o Palermo, que depois de vencer o modesto time tcheco Mladá Boslelav como visitante, conseguiu ser eliminado jogando em plena Sicília.
Único atenuante as diversas ausências, não motivadas por questões técnico ou táticas, mas sim por problemas físicos.
Porém, a eliminação precoce do Palermo na Copa U.E.F.A. não tem justificativa e deve deixar seu vulcânico presidente Zamparini muito aborrecido, vez que a equipe ainda dominou toda a partida contra um adversário praticamente inoperante, que conseguiu marcar um gol apenas aos 92' e depois conquistou a classificação na cobrança de penalidades máximas.
Quem salvou a honra dos italianos na Copa U.E.F.A. foi a Fiorentina, que obteve a classificação para a fase de grupos eliminando os holandeses do Groningen.
Ainda assim não foi uma classificação fácil, vez que, depois do empate em 1 x 1 na Holanda, a Fiorentina saiu perdendo em Florença (tento do noruêgues Nevland) e, tendo alcançado o empate com Mutu logo depois, não conseguiu superar os adversários senão na cobrança de pênaltis (na foto acima, à esquerda, um tiro de Vieri - Fiorentina).
Um pouco melhor foi a campanha das italianas na Uefa Champions League, com destaque para a importante vitória da Internazionale sobre o PSV Eindhoven por 2 x 0 - doppietta de Ibrahimovic (na foto do alto à direita contra o brasileiro Alcides - Afp).
Foi uma vitória consistente que começou difícil, até porque Mancini só tinha 15 jogadores à disposição (3 atletas da primavera interista até tiveram que ir para o banco), mas que depois deslanchou com a excelente atuação de Ibracadabra. No final, um pouco de nervosismo exarcebado com as expulsões de Chivu e Suazo, mas a Inter já é 2ª em seu grupo (à esquerda, no alto, Crespo contra Salcido - Afp).
Ainda na terça-feira, a Roma voltou ao Old Trafford menos de 6 meses depois do humilhante 7 x 1 da temporada passada para enfrentar o mesmo Manchester United e novamente saiu derrotada, mas desta vez terminou de cabeça alta, vez que o resultado foi um magro 1 x 0 e a Lupa merecia ter alcançado o empate. A lamentar, além das oportunidades desperdiçadas por Esposito e Perrotta, apenas a contusão muscular sofrida pelo ótimo Aquilani (na foto à direita contra Cristiano Ronaldo - Reuters).
A outra equipe romana, a Lazio, encarou o poderossíssimo Real Madrid no Olimpico na quarta-feira e arrancou um empate em 2 x 2 (abaixo, à esquerda, Stendardo contra Robben - Afp). Destaques para o holandês Ruud Van Nistelrooy e para o macedônio Goran Pandev (abaixo, à direita, contra os blancos Cannavaro e Marcelo - Ansa), que marcaram os 2 gols de suas equipes.
Apesar de ter ficado duas vezes atrás no marcador, se alguma equipe merecia a vitória esta seria a Lazio, cujos atacantes cometeram troppi errori davanti a Casillas.
Por fim, o Milan esqueceu que estava na Champions League e jogou como em suas últimas (e péssimas) atuações da Serie A e decepcionou ao ser derrotado por 2 x 1 pelo Celtic, em Glasgow.
Foi uma partida muito tática, disputada sob uma chuva fina, onde ambas as equipes se preocuparam mais em defender do que atacar, com todos os gols acontecendo no 2º tempo: vantagem dos escoceses com McManus, empate rossonero com Kaká cobrando pênalti e gol decisivo aos 90' marcado por McDonald.
Nos acréscimos, um torcedor do Celtic ainda invadiu o gramado e agrediu, levemente, o goleiro brasileiro Dida, que esboçou correr atrás do agressor mas, depois, preferiu cair no campo e ser retirado de maca. Uma vergonha!
De registrar o encontro do italiano Donati (ao lado contra Pirlo - Ap) contra seu ex-clube.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

3 Comments:

At 4:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Salve a Sampdoria! Um vexame após o outro...

Mas não desisto de apoiar o time.

 
At 9:24 PM, Anonymous Anônimo said...

Sou eu Rodolfo. Estou de volta.

 
At 9:47 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
Eu não tinha dúvidas que era a 'Leitora nº 1' do 'Calcio Serie A'!
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker