Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 23, 2008

O Jogo Da TV (Parte II) - Reggina x Juventus



Onde está Luciano Moggi? Brincadeiras à parte, a Juventus sofreu sua 3ª derrota neste campeonato em meio a muita polêmica motivada por decisões controvertidas do árbitro Dondarini.
É verdade que a Juventus entrou em campo com vários desfalques (Buffon, Zebina, Nocerino, Iaquinta e Trezeguet) e teve uma atuação bem abaixo da crítica, mas o Dondarini...
Do outro lado, a Reggina não chegou a ser um time irresistível, mas com Brienza inspirado, Amoruso letal e um meio de campo bastante compacto, não é possível afirmar que a vitória não foi merecida.
O placar de 2 x 1 começou a ser construído aos 32', quando Brienza (acima contra Zanetti - Laganà) recebeu um lançamento sul filo del fuorigioco e teve calma suficiente para colocar a bola no canto de Belardi.
Foi só aí que a Juve entrou realmente no jogo, aumentando o ritmo da partida, mas, com um Palladino totalmente inoperante na função de centroavante, as equipes foram para o intervalo com aquele gostinho de que poderia ser melhor.
Na 2ª etapa a equipe bianconera começou bem melhor e passou a pressionar a defesa do clube amaranto, que, bem postada, forçava os avantes juventini a arriscar chutes de longe.
Porém, aos 8', o meia Sissoko (que vem conquistando o técnico Ranieri) entrou na área e foi claramente derrubado por um adversário, mas Dondarini preferiu ignorar a infração e deixou prosseguir a jogada em uma inútil vantagem.
Portanto, o gol do empate teve que surgir mesmo de um tiro de longe: Del Piero (à esquerda em ação - La Presse) aos 26', contando, é verdade, com uma grande ajuda do goleiro Campagnolo, que deixou a bola passar por baixo de seu corpo em um tremendo frangaço.
Aí, a Juve foi para cima e reclamou a ocorrência de outros 2 pênaltis, mas o árbitro Dondarini só enxergou infração quando esta foi a favor da Reggina, já nos acréscimos em jogada na qual Sissoko foi, no mínimo, imprudente (foto abaixo - Laganà).
Depois de muita confusão, o bomber Amoruso marcou seu 7º gol stagionale e o 98º na Serie A, dando uma importante vitória para a equipe de Reggio Calabria que, assim, rivedono la salvezza.
O tabellino da conturbada gara:
Reggina: Campagnolo; Lanzaro, Valdez, Aronica; Cirllo, Barreto, Cascione (64' Tognozzi), Modesto (82' Costa), Vigiani, Brienza (87' Makinwa); Amoruso. All. Ulivieri.
Juventus: Belardi; Grygera (61' Salihamidzic), Legrottaglie, Chiellini, Molinaro; Sissoko, Zanetti, Camoranesi, Nedved; Del Piero, Palladino. All. Ranieri.
Gols: 33' Brienza, 72' Del Piero, 93' Amoruso (pênalti).
Árbitro: Dondarini.
Cartões amarelos: Grygera, Lanzaro, Amoruso, Brienza e Legrottaglie.
Cartão vermelho: Zanetti (depois do fischio finale).

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Torino x Parma



Sensazionale! Assim foi Torino x Parma, terminado em incríveis 4 x 4! Um festival de gols que começou aos 11', quando o avante Stellone (pouco utilizado por Novellino no girone d'andata, mas que agora parece ter conquistado a fiducia do allenatore) recebeu um lançamento longo e, superando o veterano Couto, tocou para o fundo das redes na saída de Bucci.
Daí em diante, até os 29', só deu Toro, com o fantasista Rosina (ao lado contra Parravicini - Grazia Neri) bastante participativo, mas demasiadamente individualista.
Aí, quando parecia que era apenas uma questão de tempo para a equipe granata ampliar o marcador e garantir a vitória, eis a reviravolta: em apenas 14' o time comandado por Di Carlo fez nada menos que 4 gols!
A incrível eficiência parmigiana começou exatamente aos 29', quando o queniano McDonald Mariga ganhou uma disputa que parecia perdida com o zagueiro Natali (abaixo o confronto - Giglio) próximo a linha de fundo e serviu o meia-atacante Gasbarroni, que, sozinho no centro da área, só teve o trabalho de escolher o canto para empatar a partida.
Logo depois, o mesmo Gasbarroni (cuja escalação nem estava prevista algumas horas antes - abaixo contra o torinese Zanetti - Ap) colocou o Parma em vantagem cobrando magnificamente uma falta.
Mais alguns minutos e foi a vez de Morrone disparar um tirambaço da entrada da área que entrou no ângulo do gol defendido por Sereni, que, mais uma vez, nada pode fazer.
Foi incrível, o Torino tinha maior posse de bola e comandava as iniciativas, mas o Parma era letal quando roubava e pelota e partia para o ataque - como aos 43', quando Di Loreto deixou Budan sozinho finalizar na saída de Sereni, que ainda desviou a bola, mas não o bastante para evitar o 4º gol da equipe crociata.
Aí, quando muitos imaginavam que o desânimo atordoaria o Torino, eis que Rosina achou o zagueiro Natali sozinho na área adversária, com o biondo difensore marcando de cabeça aos 45', tudo ainda no 1º tempo!
Veio a 2ª etapa e com ela o arisco Di Michele no lugar de um spento Lazetic, passando o atacante de Guidonia a jogar bem aberto na esquerda.
Mas o tempo passava e nada da reação granata. Novellino, então, sacou Corini e colocou Recoba, postando o Toro bastante ofensivo com o uruguaio, Rosina, Di Michele e Stellone na frente, auxiliados pelos atuantes alas Diana e Pisano.
O resultado não tardou: aos 24' (depois que Mariga acertou uma bola na trave), Recoba cruzou na área e o ex Stellone conferiu um belíssimo sem pulo no canto de Bucci, escrevendo 3 x 4 no placar.
Então, como a fuga da derrota parecia cada vez mais palpável, Novellino trocou o trequartista e levinho Rosina pelo centroavante de ofício Ventola, procurando dar ainda mais consistência ao seu reparto ofensivo.
E o empate realmente veio quando Sereni deu um chutão que foi desviado diretamente por Stellone nos pés de Di Michele, "che, con la punta del piede, scavalca Bucci e mette in rete" (Gazzetta dello Sport).
Para completar, só faltou a cabeçada de Ventola aos 45' entrar, mas a pelota teimou em ficar no travessão...
Mas o empate já foi épico!
O tabellino:
Torino: Sereni; Comotto, Di Loreto, Natali, Pisano; Corini (64' Recoba), Zanetti, Diana, Lazetic (46' Di Michele); Rosina (80' Ventola), Stellone. All. Novellino.
Parma: Bucci; Zenoni, Falcone, Couto, Castellini; Parravicini (92' Cigarini), Mariga, Morrone, Pisanu; Gasbarroni (75' Morfeo), Budan (65' Corradi). All. Di Carlo.
Gols: 11' Stellone, 29' Gasbarroni, 32' Gasbarroni, 42' Morrone, 43' Budan, 45' Natali, 69' Stellone, 82' Di Michele.
Árbitro: Ayroldi.
Cartões amarelos: Gasbarroni e Diana.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 24ª Rodada 2007/2008



Roma x Fiorentina é um dos cotejos mais charmosos da Serie A, além de envolver duas das equipes que atualmente praticam o futebol mais vistoso na Itália, comandadas que estão por dois dos melhores treinadores italianos, que, além de grandes estrategistas, são adeptos do futebol ofensivo e baseado no toque de bola.
Assim, o 'Match Clou' da 24ª rodada da Serie A 2007/2008 tem tudo para ser um grande espetáculo!
Para o jogo, que está programado para domingo às 11h00 (com transmissão da RAI), o técnico giallorosso Spalletti terá 2 desfalques brasileiros: Juan, que está contundido, e Mancini, suspenso.
Porém, a maior expectativa gira em torno do nome de Totti (à direita - Insidefoto), que está a uma partida do recorde estabelecido há quase 40 anos pelo difensore Giacomo Losi: 386 partidas na Serie A com a camisa da Lupa Capitolina!
Portanto, se Il Capitano não gosta nem de perder treino, imagina se não vai querer ir para o jogo contra a Fiorentina, ainda que a Roma tenha uma seqüencia de jogos extenuante a seguir: Inter, Parma e Real Madrid!
Com Totti como avante, a Roma deve começar com Taddei, Perrotta e Vucinic logo atrás, De Rossi e Aquilani como meias mais centrais e a defesa a 4 com Cicinho (abaixo - Insidefoto), Ferrari, Mexes e Tonetto, completando o 11 inicial com Doni no gol.
Na Fiorentina de Prandelli a lista dos indisponíveis é um pouco maior, já que Pasqual, Pazzini, Potenza e Santana estão contundidos e Donadel e Liverani deverão ganhar um turno di riposo.
Com Frey protegendo a meta, a defesa viola deve ser composta por Ujfalusi, Koldrup, Gamberini e Gobbi, tendo o suíço Kuzmanovic (em grande fase - abaixo - Insidefoto) ao lado do danese Jorgensen e de Montolivo no meio, ficando o ataque integrado por Semioli e Mutu nas extremidades e ele, Bobo Vieri, no centro!
Embate disputado 68 vezes em Roma pela Serie A, o retrospecto aponta favoritismo do time mandante, que venceu 28 vezes contra apenas 13 vitórias dos visitantes, tendo ocorrido ainda 27 empates.
Na temporada passada, sucesso giallorosso, de virada, por 3 x 1, tentos de Ujfalusi, De Rossi e doppietta do brasiliano Taddei.
Já na temporada 2005/2006 o confronto terminou empatado em 1 x 1, com os expatriados Tommasi anotando para a Roma e Toni para a Fiorentina.
Para encontrar o derradeiro sucesso viola é preciso retornar ao campeonato 1991/1992, quando Batistuta (2 vezes) e Dunga marcaram para a Fiorentina e o alemão Völler descontou para a Roma de Ottavio Bianchi, que teve o goleiro Cervone expulso quando a partida estava 1 x 0 para os visitantes.
O jogador mais representativo do cotejo não poderia ser outro senão o atual comentarista da RAI Giancarlo De Sisti, que participou de 15 embates, sendo 8 com a camisa viola e 7 com a giallorossa.
Já Giacomo Losi, com 12 presenças sempre com a Roma, é o jogador da La Magica mais presente, enquanto Giancarlo Antognoni e Giuseppe Brizi dividem a primazia do lado gigliato com 11 presenças cada.
Por fim, o argentino Gabriel Batistuta, com 7 tentos anotados (todos em seu tempo de Fiorentina), é o artilheiro histórico do embate!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


A 'L'Enigma' desta semana quer saber quem é o jogador à esquerda (Guerin Sportivo), um dos centrocampisti mais aguerridos da Serie A.
Nossa classifica rumo a magnífica flâmula oficial do Milan (igualzinha a da foto abaixo) e ao certificado concedido pelo Calcio Serie A está assim: 1º JP (4 pts); 2º Lady Cyntia (2) e 3º Hugo Ribeiro (1).
Portanto, a competição ainda está indefinida, vamos participar!
Na próxima quarta-feira a respota do enigma desta semana.
Vamos aproveitar e arriscar um palpite também na enquete ao final do blog!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Mais uma rodada da Serie A vem aí!


Vai ser mais um final de semana de muito Calcio, com a transmissão de 5 partidas da Serie A para o Brasil!
Para começar, no sábado, Torino x Parma terá cobertura da RAI a partir das 14h00 (horário de Brasília). Embora as equipes não ocupem posições de destaque (ao menos positivo) na tabela, são duas agremiações tradicionais e será uma ótima oportunidade de ver o atacante Lucarelli enfrentar seu ex-clube, que está invicto há 4 partidas e deverá ter o habilidoso Rosina ao lado do oportunista Stellone no ataque, com Di Michele, Recoba e Ventola como alternativas partindo do banco de reservas.
Um pouco mais tarde (às 16h30), ESPN Brasil e RAI prometem Reggina x Juventus, sendo que o time de Turim viaja até Reggio Calabria cheio de desfalques: Buffon, Zebina, Nocerino, Iaquinta e Trezeguet, além dos já habituais Andrade e Marchionni.
Assim, para enfrentar um tridente no qual se destaca o ex Amoruso (ao lado de Brienza e Makinwa), Ranieri deve começar com a dupla Del Piero-Palladino.
No domingo, sempre às 11h00 de Brasília, ocorre o 'Match Clou' Roma x Fiorentina (RAI) e também Atalanta x Siena; Cagliari x Lazio (com o atacante Rocchi - à direita - Efe); Empoli x Catania; Livorno x Napoli; Udinese x Genoa e o sensacional Sampdoria x Internazionale, que terá transmissão da ESPN e da TV Esporte Interativo.
Depois da indigesta derrota para o Liverpool na última terça-feira, a Inter volta suas atenções para a Serie A, com Mancini provavelmente apostando na dupla Ibrahimovic-Suazo no ataque, vez que o hondurenho (foto abaixo - Guerin Sportivo) parece ter suplantado o argentino Cruz na preferência do allenatore nerazzurro.
De resto, para enfrentar o genietto Cassano, devem começar Júlio César; Maicon, Burdisso, Materazzi e Maxwell; Vieira, Cambiasso, Zanetti e Stankovic.
Por fim, às 20h30 na Itália (16h30 no Brasil), Milan x Palermo se enfrentam no San Siro com transmissão da ESPN, RAI e TV Esporte Interativo, com a provável presença do trio Ka-Gi-Pa.
Para quem perder algum destes jogaços, Milan x Palermo será reprisado pela ESPN (04h00 de segunda), Roma x Fiorentina pela ESPN Brasil (20h00 de domingo e 04h00 do dia seguinte) e Sampdoria x Internazionale pela ESPN (02h00 da segunda-feira).
E, para quem achar pouco, a RAI ainda promete o interessante Brescia x Bologna (pela Serie B) a partir das 11h45 de sábado!
Bom divertimento a todos!

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

A Itália Na Europa


Em uma fase na qual predominou o equilíbrio, coube logo àquela equipe que lidera com larga folga o campeonato italiano sofrer o maior revés.
Isso mesmo, os jogos de ida das 8ªs de final da Champions League registraram 3 empates e outros 4 jogos decididos por apenas 1 gol de diferença, cabendo apenas à Inter perder por 2 x 0.
No confronto entre Roberto Mancini e Rafa Benitez (abaixo - Grazia Neri) o lance crucial ocorreu aos 30', quando o zagueiro Materazzi foi expulso (pela soma de um amarelo ingênuo com outro muito rigoroso - à direita sua saída de campo - La Presse), deixando a squadra italiana com apenas 10 homens durante mais de 60'.
Apesar de um domínio absoluto dos Reds, a Inter suportou bem até os 40' da 2ª etapa, quando o holandês Kuyt abriu o marcador.
Mas o pior estava por vir, já que aos 90' Gerrard disparou um tiro de uma posição impossível que passou entre Chivu e Júlio César para morrer no fundo das redes nerazzurri, tornando a missão do próximo dia 11 muito difícil, ainda mais porque, além de Materazzi, é possível que o colombiano Cordoba, que saiu seriamente contundido, também desfalque a equipe na busca do objetivo mais importante no ano de seu centenário.
Se a missão da Inter ficou difícil, a da Roma já era complicada antes de começar, vez que o adversário era o sempre perigoso Real Madrid, que ainda dominou todo o 1º tempo e saiu na frente no Olimpico com um gol de Raul aproveitando passe de Guti (à direita contra Totti - Ap).
Mas, uma Roma cinica, comandada por um extraordinário Totti, foi buscar o resultado ainda na 1ª etapa com o chileno Pizarro e conseguiu a vitória no 2º tempo, quando o brasileiro Mancini foi servido pelo seu capitano e driblou Casillas (abaixo - Fotoline) antes de marcar o tento do sucesso giallorosso, que deixou a classificação em aberto para ser decidida em Madrid no próximo dia 05.
Na quarta-feira, coube ao Milan segurar o Arsenal em Londres, não sem maiores dificuldades.
Com Pato isolado no ataque e Seedorf e Kaká (abaixo contra o francês Flamini - Afp) no centrocampo, o clube rossonero foi totalmente inoperante ofensivamente e só não saiu derrotado do Emirates Stadium por total sterilità dos Gunners, que ainda acertaram uma bola no travessão nos acréscimos cabeçeada por Adebayor.
Por fim, a Fiorentina - única equipe italiana invicta na Europa e a remanescente da Bota na Coppa Uefa - confirmou sua classificação para as 8ªs de final da competição vencendo o Rosenborg por 2 x 1 em Florença (na Noruega o time viola havia vencido por 1 x 0), gols de Liverani, Cacia e Konè, este último aos 89'.
Foi uma vitória convincente e que teve como destaque o atacante Daniele Cacia, autor do 2º gol da Fiorentina e que foi contratado junto ao Piacenza em janeiro último - uma das possíveis revelações dessa 2ª parte da temporada.
Agora, a equipe viola (acima, à esquerda, os 11 que começaram contra os noruegueses - Grazia Neri) vai enfrentar o Everton, um adversário que promete ser bastante complicado.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

PontoCom - Juventus


Nesta semana a 'PontoCom' foi até Turim visitar o website do clube mais popular da Itália, a Juventus!
Totalmente reformulado recentemente e situado no endereço http://www.juventus.com/, o Juventus Football Club Official Website (abaixo a imagem da página inicial) tem um visual muito bonito e de agradável navegação, todo construído nas tradicionais cores do clube: branca e preta.
Com versões em inglês e chinês, a página da Juventus é dividida em 8 áreas principais: News, Team & Staff, Club, Finance, Match, Juventus Places, Ju & You e Media.
As duas primeiras são as que chamam mais atenção, carreando as principais notícias do clube, uma discreta gallery com fotos dos jogos, eventos oficiais e dos jogadores bianconeri, cada um objeto de uma bem detalhada ficha técnica (mais abaixo a imagem da do capitano Del Piero), cujas fotos principais têm um interessante recurso de frente e costas quando se passa o mouse sobre elas.
Outro espaço bastante convidativo é o Club, onde é possível conferir fotos da bonita sala de trófeus e passear pela imponente e centenária história do clube, inclusive conhecendo os presidentes, as partidas inesquecíveis, os capitães e gli allenatori, tudo sob um design gráfico muito convidativo.
No Match é possível acompanhar os jogos da Vecchia Signora em tempo real e também conhecer mais detalhes da última partida disputada e curiosidades sobre o próximo encontro.
O portal também propicia acesso à uma área onde é possível comprar ingressos para os jogos e diversos regali oficiais, de lenços umedecidos e mochilas escolares a braceletes de € 150, passando por guarda-chuvas, flâmulas e bebidas, como um barolo docg por € 40.
Por fim, mediante uma taxa de € 12 ou € 36 anuais, o site ainda tem uma interessante área exclusiva para os tifosi, sendo que os mais abastados têm direito a receber até fotos autografadas de seus ídolos.

Marcadores:

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Congratulações ao ... Hugo Ribeiro! Isso mesmo, nesta semana não teve JP e nem Lady Cyntia, mas Hugo Ribeiro, nosso leitor que desvendou que o azzurrini à esquerda (Guerin Sportivo) é o atual assistente técnico da Internazionale Dario Marcolin (abaixo - Inter).
Marcolin surgiu como uma grande promessa na Cremonese em 1989 e logo foi contratado, juntamente com o ala Favalli e com o zagueiro Bonomi, pela Lazio em 1992, clube que defendeu até 2000, com passagens por Cagliari, Genoa e Blackburn Rovers.
Em 2000, trocou a equipe romana pela Sampdoria, na Serie B, de onde passou para o Napoli e daí para o Piacenza, encerrando a carreira no modesto Palazzolo, na Serie C2.

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Momento Panini - Christian Maggio


Aos 26 anos recém completados (nasceu em Montecchio Maggiore em 11 de fevereiro de 1982), Christian Maggio vive a melhor fase de sua carreira, sendo um dos mais apreciados alas da atual Serie A, estando cotado para ser chamado por Donadoni para a Azzurra.
Maggio, apelidado de Quattro Stagioni por sua versatilidade, cresceu calcisticamente no Vicenza, onde estreou na squadra principale em 1º de outubro de 2000, na derrota de 2 x 0 para o Milan logo na 1ª giornata do campeonato 2000/2001, entrando no lugar de Maurizio Rossi na 2ª etapa.
Naquele Vicenza, cujo ataque era composto pelos jovens Kallon e Toni, Maggio (à direita a figurinha do álbum 2000/2001) fez outras 5 partidas, aparecendo como uma das boas revelações do campeonato e confirmando as expectativas pelas suas várias passagens pelos selecionados italianos de base (Maggio conta dezenas de presenças com as U18 e U21).
Na temporada seguinte, com o rebaixamento da equipe biancorossa, Maggio teve condições de atuar mais e participou de 27 partidas na Serie B, mas, em 2002/2003, por causa de uma grave contusão, apareceu em apenas 5 jogos durante toda a temporada.
Porém, suas qualidades já tinham sido notadas pelos dirigentes da Fiorentina, que o contrataram para o campeonato 2003/2004.
Centrocampista esterno muito veloz e bom no duelo homem-a-homem, Maggio logo conquistou um posto de titular no 11 viola que conseguiu a promoção à Serie A, somando 40 partidas e 1 gol na campanha vitoriosa da Fiorentina.
Em seu retorno à principal divisão do Calcio a Fiorentina não foi nada bem e escapou do rebaixamento apenas na última rodada, quando bateu o Brescia por 3 x 0 e superou o próprio time lombardo na classifica finale - com Maggio indo ainda pior: apenas 13 presenças e ficando de fora até do banco nas últimas rodadas.
No campeonato seguinte a Fiorentina foi muito melhor (terminando em 9º apesar da penalização de 30 pontos aplicada pelo Giudizio Sportivo), mas Maggio continuou pouquíssimo utilizado no plantel viola e, depois de apenas 3 presenças na 1ª parte do campeonato, foi emprestado ao Treviso, que amargou a última colocação desde o início (a equipe biancoceleste marcou seu 1º ponto apenas na 6ª rodada e obteve a 1ª vitória na 9ª, tendo sido matematicamente rebaixada com 5 rodadas de antecedência) e onde Maggio também não conseguiu maior destaque.
Quando tudo indicava que Maggio seria mais uma daquelas promessas que não vingariam e a Fiorentina não tinha mais planos para o biondo centrocampista di fascia, eis que a Sampdoria apareceu e obteve o prestito con diritto di riscatto do jogador.
E aí começou a redenção de Quattro Stagioni, logo titularizado na ala direita do time blucerchiato.
Agora, depois de uma temporada em alto nível, Maggio vem mantendo o elevado rendimento (a figurinha do alto à esquerda é da atual temporada), a ponto de ter marcado o gol que decidiu o último Derby della Lanterna, se destacando como uma das mais importantes peças da boa Sampdoria de Mazzarri e uma válida alternativa a Camoranesi na Azzurra.

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

'B' Em Pílulas


* As 4 equipes mais bem colocadas na Serie B 2007/2008 venceram na 26ª rodada, inclusive o líder Bologna, que fez 2 x 0 na Triestina, gols de Marazzina e do brasileiro Adailton (ao lado, comemorando com Bucchi, que ainda perdeu um pênalti - Schicchi);
* Com os mesmos 56 pontos do Bologna está também o Chievo, que, da mesma forma, ganhou também por 2 x 0 do Frosinone do brasileiro Eder (que entrou na 2ª etapa), tentos de Marcolini e Obinna;
* A 3ª colocação é do Lecce, que venceu o Avellino por ... 2 x 0, gols de Corvia e Abbruscato;
* Já o 4º lugar Albinoleffe, que tem os mesmos 52 pontos do Lecce, fez 3 x 1 no Modena, tentos de Bonazzi, Ruopolo e Ferrari, com o colombiano Bolaño diminuindo para os canarini;
* O argentino Castillo, capocannoniere da competição com 18 gols, fez o tento do 5º lugar Pisa no empate de 1 x 1 com o Modena, que teve o seu gol anotado por Godeas, vice-artilheiro do torneio com 17 tentos;
* A 6ª colocação, que ainda garante participação no Playoff, está com o Brescia, que foi derrotado pelo Messina por 2 x 1, em jogo que L'Airone Caracciolo não participou;
* A lanterna do campeonato é segura pelo Ravenna, que nesta rodada perdeu para o Bari por 2 x 1.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Depois de uma rodada de poucos gols (apenas 21 nos 10 jogos), a Inter está mais líder do que nunca, somando 11 pontos de vantagem sobre a 2ª colocada Roma, pois, enquanto a squadra nerazzurra venceu facilmente o Livorno por 2 x 0 (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-i-internazionale-x.html) nesta 23ª rodada, o time da capital italiana não teve a mesma sorte e foi derrotado, em uma partida equilibrada, pela Juventus por 1 x 0, tento do sempre decisivo Alex Del Piero (à direita marcado por Mexes - Reuters) su punizione.
Completando o trio de jogos realizados no sábado, Parma x Milan terminou 0 x 0 (vide a 'O Jogo Da TV - Parte II').
No domingo, sempre às 15h00 da Itália, ocorreram as demais 7 partidas, com destaque para a vitória da Fiorentina sobre o Catania por 2 x 1.
Mas a equipe viola, que com este sucesso e mais o tropeço do Milan consolidou o 4º posto na classificação, não fez uma grande exibição e só venceu por obra das atuações individuais de Kuzmanovic e Mutu, autores dos gols da equipe toscana (o romeno fez seu 14º tento pessoal na temporada, ficando a apenas 1 do artilheiro Trezeguet).
E, assim, o Catania, que foi melhor em boa parte da partida, acabou colecionando a 5ª derrota nas últimas 7 partidas (o time siciliano não vence, na Serie A, desde 15 de dezembro).
Como consolo, apenas o fato do tento anotado pelo peruano Vargas - que valeu o provisório empate - ter sido belíssimo.
Agora, vitória convincente foi a da Lazio, que fez 3 x 0 na sempre perigosa Atalanta, com uma doppietta de Rocchi (cobrando pênaltis - ao lado contra Capelli - Bartoletti) e um gol do macedônio Pandev, que não estava previsto para atuar, mas terminou como melhor em campo.
Sucesso até certo ponto surpreendente foi o do Empoli em pleno San Paolo sobre o Napoli por 3 x 1, tentos de Pozzi (que realizou uma doppietta e depois saiu machucado) e Budel, com Mannini realizando o do clube partenopeo.
A partida (à direita a comemoração de Pozzi após um dos seus gols pessoais - La Presse) foi bastante turbulenta (Zalayeta, Piccoli e Domizzi foram expulsos) e terminou com contestações ao técnico napoletano Reja.
Sem seus atacantes titulares (Amauri e Miccoli), o Palermo voltou a vencer e interrompeu a série invicta do Cagliari no girone di ritorno ao fazer 2 x 1 no Renzo Barbera, em jogo no qual o uruguaio Cavani foi o grande protagonista, realizando o primeiro e também o último gol da partida, este derradeiro contra o patrimônio do seu próprio clube - completou o marcador o sérvio Jankovic, que fez seu 1º gol na Serie A.
Completaram a rodada a bela vitória da Udinese sobre a Reggina por 3 x 1 no Oreste Granillo (gols de Pepe, Di Natale, Modesto e, novamente, Di Natale) e o empate de 0 x 0 entre Siena e Torino no Artemio Franchi di Siena.
A classificação, lembrando que todas as equipes agora têm o mesmo número de jogos (23), está assim: 1º Internazionale (59 pts); 2º Roma (48); 3º Juventus (47); 4º Fiorentina (41); 5º Milan (38); 6º Udinese (36); 7º Sampdoria (34); 8º Palermo (31); 9º Atalanta (30); 10º Genoa (29); 11º Napoli (27); 12º Lazio (26); 13º Torino (25); 14º Catania (23); 15º Livorno (23); 16º Empoli (22); 17º Siena (21); 18º Parma (21); 19º Reggina (18) e 20º Cagliari (15).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, fevereiro 17, 2008

O Jogo Da TV (Parte III) - Genoa x Sampdoria



Cassano!!! O barese foi o nome do Derby della Lanterna disputado neste domingo e decidido com um gol do ala blucerchiato Maggio aos 87' (abaixo a comemoração - Ghidoni).
Não foi um jogo espetacular, recheado de gols ou de defesas brilhantes, mas o 98º Derby di Genova (80º se computado apenas os válidos pelas Series A e B e Coppa Italia) foi uma partida bastante disputada taticamente, com boas oportunidades e decidida em um lance mágico de seu maior protagonista, o genietto Cassano (abaixo - Sampdoria - contra Danilo e Rossi), que, vale lembrar, fez sua estréia na Samp exatamente no derby di andata.
Aliás, para tentar apagar a péssima impressão deixada no último Derby (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-iii-sampdoria-x.html), Gasperini surpreendeu e trocou o seu usual 4-3-3 por um mais criativo 4-3-1-2, com o habilidoso Milanetto alle spalle da dupla Borriello-Di Vaio, sacando o hondurenho Leon.
Por sua vez, Mazzarri confirmou a Sampdoria no sólido 3-5-2, com Cassano ao lado de Bellucci no ataque.
Com Paro e Juric fazendo a contenção no centrocampo e o capitano Rossi mais voltado ao apoio pela direita, com o brasileiro Danilo na esquerda, o Genoa começou melhor, levando muito perigo logo aos 2', em cabeçada de Di Vaio defendida por Castellazzi e colocada a escanteio.
E assim prosseguiu o jogo, com o Genoa mais lúcido e com maior posse de bola, enquanto a Samp parecia aguardar um lampo de Cassano, como aos 27', quando o fantasista, numa prévia do gol que ocorreria mais tarde, serviu o sempre participativo Maggio, que acabou desarmado por Rubinho.
Mas, como de praxe, Cassano não poderia passar despercebido também sem a bola nos pés e suas clamorosas reclamações foram alvo de um cartão amarelo muito bem aplicado pelo árbitro Rizzoli logo aos 12'.
Veio o 2º tempo e Di Vaio deixou o campo para dar lugar ao argentino Lucho Figueroa, que logo quase marcou aos 7', sendo impedido por mais uma importante defesa do portiere Castellazzi.
Mas, a partir daí, a Samp começou a fazer um pressing mais eficiente no meio de campo, utilizando muito o rápido Maggio como válvula pela ala direita - tática que acabou resultando na expulsão do brasileiro Danilo, que foi obrigado a fazer uma falta no ala blucerchiato para conter uma descida perigosa e foi premiado com o 2º amarelo.
Com 10 em campo, Gasperini partiu para os reparos e inseriu os defensores Bovo e Lucarelli nos lugares de Rossi e Milanetto, mas aí a Samp já era padrona do jogo, tendo em Maggio, quase sempre terminal das jogadas de Cassano, seu expoente mais perigoso.
Aos 28', Lucarelli ainda obrigou Castellazzi a fazer mais uma bela defesa, mas, quando o jogo caminhava para seu final, Cassano foi à linha de fundo e, depois de passar por três adversários, cruzou na cabeça de Maggio, que, na 2ª tentativa (Rubinho defendeu a cabeçada), concluiu para o fundo das redes com o pé direito.
Não deu tempo para mais nada, a não ser para o delírio dos tifosi blucerchiati!
Tabellino:
Genoa: Rubinho; Konko, De Rosa, Criscito; Paro, Juric, Rossi (66' Bovo), Danilo, Milanetto (64' Lucarelli); Borriello (na última foto perseguido por Campagnaro - Sampdoria), Di Vaio (49' Figueroa). All. Gasperini.
Sampdoria: Castellazzi; Campagnaro, Sala, Accardi; Palombo, Franceschini (83' Bonazzoli), Delvecchio (68' Volpi), Pieri, Maggio; Bellucci, Cassano (90' Ziegler). All. Mazzarri.
Gol: 87' Maggio.
Árbitro: Rizzoli.
Cartões amarelos: Cassano, Juric, Sala, Criscito, Paro, Danilo, Accardi, Konko, Campagnaro e Volpi.
Cartão vermelho: Danilo.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o segundo campeonato italiano de Calcio foi disputado em abril de 1899 pelas mesmas 4 equipes que disputaram o torneio anterior: Genoa (agora Genoa Cricket and Football Club) e os torinesi International, Ginnastica e FC Torinese;
* Que o título foi decidido em um quadrangular com regras muito peculiares: primeiro coube ao Ginnastica eliminar o FC Torinese por 2 x 0 em jogo único, para em seguida o próprio Gimnastica ser eliminado pelo International, finalista do campeonato anterior, também por 2 x 0, que acabou vencido na finalíssima pelo Genoa, agora por 3 x 1?
* Que, assim, apesar de disputar um único jogo, o Genoa CFC (foto acima) dos irmãos Pasteur (Enrico e Edoardo, sendo que este último foi ainda árbitro e presidente do clube rossoblù) se sagrou bicampeão italiano?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker