Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 16, 2008

Match Clou - 23ª Rodada 2007/2008



Neste super sábado ocorre o 'Match Clou' da 23ª rodada do campeonato italiano 2007/2008, que é o importante e tradicional confronto Juventus x Roma.
O duelo, que envolve a 2ª (Roma) contra a 3ª (Juventus) colocada, é crucial para as ambições de ambas as equipes, pois uma vitória romanista praticamente consolidará o 2º posto para o time da capital italiana, que poderá concentrar suas atenções na perseguição à líder Internazionale, enquanto um sucesso juventino deixará o time de Turim a apenas 1 ponto da rival.
Para a partida, o técnico Ranieri só não poderá contar com o zagueiro Andrade e com o meia Marchionni, o que explica o otimismo do tecnico bianconero, há muito envolto com problemas físicos de seus atletas.
Assim, a Juve deve começar no 4-4-2 com Trezeguet e Del Piero na frente, Camoranesi e Nedved abertos no meio de campo e Zanetti e um entre Nocerino (à direita - Insidefoto) e Sissoko como centrais.
Na defesa, protegendo Buffon, devem aparecer o francês Zebina e os italianos Legrottaglie, Chiellini e Molinaro (abaixo - Insidefoto), exatamente a mesma formação que derrotou a Udinese na última rodada.
Para montar a Lupa Capitolina, Spalletti também não tem problemas de contusão ou suspensão, embora o brasileiro Juan, recuperado, deva ser poupado para o confronto válido pela Champions League contra o Real Madrid na próxima terça.
Portanto, o já tradicional 4-2-3-1 deve ser integrado por Doni; Cicinho, Panucci, Mexes e Tonetto; De Rossi e Pizarro; Taddei, Perrotta e Mancini (mais abaixo - Insidefoto); Totti.
Se valer apenas o retrospecto, a torcida da equipe de Turim já pode comemorar: são 46 vitórias da Juve, 20 empates e apenas 7 sucessos da Roma jogando no Piemonte, com 141 gols marcados pelos donos da casa e 53 pelos visitantes.
Aliás, é contra a Juventus que a Roma sofreu a maior derrota de sua história na Serie A: 7 x 1 em 06 de março de 1932, com gols de Ferrari (2), Orsi (2), Vecchina (2) e Cesarini, com Bernardini marcando o de honra para o time da capital.
Em 1950 houve outra goleada histórica: 7 x 2 em dia de nórdicos endiabrados, com tripletta de Karl-Aage Hansen, doppietta de Praest e gols de John Hansen e Boniperti, com Sundqvist e Bacci anotando os gols da Roma.
E Giampiero Boniperti é exatamente o maior artilheiro do confronto, com 6 gols anotados entre 1948 e 1961, período no qual disputou - e venceu - 5 confrontos contra a Roma.
Pelo lado romanista, dividem a primazia Giuseppe Giannini e Roberto Pruzzo, cada um com 3 tentos anotados na Juve.
Já o jogador mais presente no confronto é o mediano Giuseppe Furino (à esquerda - Guerin Sportivo), que enfrentou a Roma em 14 oportunidades jogando em Turim em sua longa carreira bianconera - de 1969 a 1984.
Com 12 presenças aparecem Roberto Bettega, Sandro Salvadore, Aldair, Giacomo Losi e Sergio Santarini.
Para não deixar os romanistas totalmente descrentes, importante relembrar a última vitória da Roma em Turim, ocorrida em 29 de setembro de 2001 por 2 x 0, gols de Batistuta (depois expulso) e Marcos Assunção.
Naquele dia, a Roma comandada por Capello começou com Antonioli; Zebina, Samuel, Aldair e Panucci; Tommasi, Marcos Assunção, Lima e Candela; Totti e Batistuta, enquanto a Juventus de Lippi iniciou com Buffon; Zenoni, Thuram, Iuliano e Pessotto; Tacchinardi, O'Neill, Zambrotta e Nedved; Salas e Del Piero.
Que seja um grande jogo!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 11:09 AM, Blogger António C. Pereira said...

Só para dar os PARABÉNS pelo blog que só agora descobri.

Também sou um apaixonado de Futebol no geral e do Italiano em particular.

 
At 11:21 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Prezado Antônio,
Muito obrigado! Sinta-se inteiramente a vontade para participar sempre que desejar.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker