Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 05, 2008

L'Enigma - La Continuazione


And the winner is ... . Não, ainda não foi desta vez que alguém somou o 1º ponto para conquistar o certificado e a flâmula oficial do clube campeão do mundo (imagem abaixo) oferecidos pelo Calcio Serie A.
Isso mesmo, o jogador acima (Guerin Sportivo) não é o meia Brighi, atualmente no banco de suplentes da Roma, como bem colocado pelo JP.
Para ajudar, aí vai uma dica suplementar: o atleta joga mais avançado que o meia nascido em Rimini (portanto, é um atacante), apesar de não ser um contumaz marcador de gols.
Portanto, para frustação de um e deleite de vários, o enigma continua em aberto!
Até quarta-feira com, quem sabe, o leitor que largará na frente na conquista dos nossos prêmios.
Se até lá ninguém acertar, o enigma proposto será substituído, vez que com outra dica fica muita barbada.

Marcadores:

Na Última Vez ...

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Memorabilia - Antonio Conte

Il Capitano, como ficou conhecido o meia leccese Antonio Conte por sua longa trajetória defendendo a Juventus de Turim, recentemente afirmou que sua melhor recordação daqueles dias é também sua maior desilusão futebolística: a final da Champions League de 1996, quando a Juve venceu o holandês Ajax em Roma, mas viu seu forte centrocampista se contundir gravemente no finalzinho do 1º tempo e, assim, ficar de fora do Europeu daquele ano, disputado na Inglaterra, bem como de grande parte da temporada seguinte.
Meio-campista central, de estilo clássico e com vício do gol, Conte só vestiu a camisa de 2 clubes durante sua longa carreira, que começou precisamente em 06 de abril de 1986, quando, ainda com 16 anos (nasceu em 31 de julho de 1969), estreou na Serie A defendendo o time de sua cidade natal - Lecce - contra o Pisa.
Em novembro de 1991, depois de mais de 6 temporadas defendendo o clube giallorosso, com o qual realizou 77 jogos e 1 único gol na Serie A (acima no final dos anos 80 - Guerin Sportivo), Conte foi contratado pela Juventus, onde logo se tornou un punto fermo della squadra.
Depois do tricampeonato milanista targato Capello (1991/1992, 1992/1993 e 1993/1994), quando a Juve foi duas vezes 2ª colocada, na temporada 1994/1995 Conte conquistou seu 1º scudetto, logo na estréia de Lippi no comando bianconero.
E foi com o técnico de Viareggio que Conte viveu seu período mais vitorioso, embora o relacionamento de ambos nem sempre tenha sido fácil, com Lippi muitas vezes optando por deixar o determinado meia na reserva.
De qualquer maneira, com as saídas de Vialli e Ravanelli, Conte foi promovido a capitão da Juventus, embora não tenha sido grande protagonista na campanha do título da temporada 1996/1997, quando só conseguiu participar de 6 partidas em virtude da contusão sofrida contra o Ajax na final da UCL precedente.
Ainda sob o comando de Marcello Lippi e com Conte como Il Capitano, a Juventus ainda conquistou o Scudetto da temporada 1997/1998 e perdeu as finais da Champions League de 1997 (para o Borussia Dortmund) e 1998 (para o Real Madrid).
Nas temporadas 1999/2000 e 2000/2001, com Ancelotti na régia, Conte foi assolutamente insostituibile, mas com o retorno de Lippi ao comando juventino e com a idade não mais fresca, Conte (acima, à esquerda - Onze) voltou a não ser o favorito, embora sempre importantíssimo para a equipe.
Em 2004, cada vez sofrendo mais com reiteradas contusões, Conte encerrou sua carreira, totalizando 372 partidas e 30 gols na Serie A, coroada com incríveis 5 scudetti (os últimos nas temporadas 2001/2002 e 2002/2003).
Com a seleção italiana, Conte fez sua estréia em 27 de maio de 1994, na vitória de 2 x 0 sobre a Finlândia no Ennio Tardini, participando da Copa do Mundo do mesmo ano e do Europeu de 2000, se sagrando vice-campeão em ambas as ocasiões.
Ao se despedir ainda em 2000, Conte chegou a 20 apresentações e 2 gols com a camisa azzurra (à direita - French), sendo que o 2º, anotado exatamente na estréia italiana na Eurocopa disputada na Bélgica e na Holanda, foi con una spettacolare rovesciata contra a Turquia.
Em 2005, Antonio Conte iniciou a carreira de treinador, estando atualmente no comando do Bari, para tristeza dos tifosi leccesi.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Especulações Da Semana


No próximo dia 04 tem início o mercato di riparazione ou a denominada finestra invernale, que persistirá até às 19 horas do dia 31 de janeiro, com os clubes podendo adequar seus elencos aos objetivos desta temporada e também firmar contratos per la prossima stagione com jogadores cujos contratos encerram-se em junho próximo.
Mas, na verdade, os responsáveis pelo calciomercato já estão na ativa há muito tempo e várias transações estão apenas aguardando o início oficial da Lega Calcio para serem concretizadas.
Porém, é pouco provável que ocorra alguma contratação bombástica, apesar de algumas especulações bem interessantes estarem transitando pela imprensa mundial.
De qualquer maneira, é bom lembrar que a Inter está com suas peças contadas no meio de campo e na defesa, ainda mais com a gravidade da contusão sofrida pelo argentino Samuel, não sendo totalmente infundada uma intervenção do presidente Moratti para presentear o técnico Roberto Mancini com algum reforço para o setor.
Ocorre que, ao menos por enquanto, os nomes interessantes que estão sendo comentados pelos jornais italianos como possíveis reforços da Inter são os dos meias Aquilani (à esquerda - Guerin Sportivo) e Maresca, inclusive porque a equipe nerazzurra, segundo as normas da U.E.F.A. que entrarão em vigor na próxima temporada, necessitará contar com pelo menos 8 jogadores nascidos na Itália.
Como é muito remoto que a Roma vá abrir mão de seu Principino, ainda mais em janeiro, e o clube é internazionale, outros nomes cotados são os do brasileiro Elano e do francês Menez.
Concreto mesmo em Via Durini apenas o empréstimo de Adriano ao São Paulo (alguém aposta no seu retorno à Internazionale?).
Ainda em Milão, não é possível esquecer que o clube de Silvio Berlusconi continua às voltas com problemas no ataque, ainda mais agora que Ronaldo está sendo tentado pelo Flamengo.
Portanto, para não ficar atrás, eis os nomes de Amauri, Drogba, Shevchenko e Ronaldinho aí gente!
Para completar o trio de ferro, é bom lembrar que a Juventus tem problemas na defesa, para onde já teria contactado o capitão da seleção sueca Olof Mellberg (que realmente deve ser contratado, mas apenas para junho próximo).
Deixando os devaneios de lado, o certo é que este calciomercato deve fazer jus ao nome e deve ser efetivamente um mercato di riparazione envolvendo principalmente as equipes que não estão muito bem na tabela.
Assim, o Cagliari (último colocado) deve promover uma verdadeira reforma em seu elenco, já tendo contratado um novo velho técnico (Ballardini, que treinou o time da Sardenha 2 anos atrás, quando obteve impressionantes 4 empates e 5 derrotas, sendo substituído, à época, por Sonetti, exatamente o técnico que o antecedeu agora!) e quase acertado com o goleiro Storari, atualmente emprestado pelo Milan ao Levante da Espanha (curiosamente o lanterninha da Liga), de onde pode vir também o artilheiro Riganò.
Quem também não vai bem na tabela e deve realizar um mercado de protagonista é a Reggina, que já acertou com o atacante uruguaio Christian Stuani (dono de marcas excepcionais no campeonato uruguaio - 36 gols em 35 partidas!) e está atrás de nomes como Dalla Bona (Napoli), Franceschini (Torino), Giampà (Modena), Lazetic (Torino), Rullo (Napoli) e Tedesco (Catania).
Outro atacante que vai mudar de ares é Riccardo Zampagna, atualmente afastado do elenco da Atalanta e que, aparentemente, já acertou com o Vicenza, da Serie B.
Para o lugar de ZampaGoal a equipe de Bergamo pretende repatriar o nigeriano Stephen Makinwa, pouquíssimo utilizado por Delio Rossi na Lazio e que, aos 24 anos, já jogou no Conegliano (dilettanti), Como, Reggiana, Modena, Genoa, Atalanta, Palermo e ... ufa, Lazio.
Aliás, falando em Lazio, continua a novela Carrizzo ...
Outra equipe que está bastante ativa é o Genoa, que já exerceu o direito de riscatto do meia Paro e teria acertado o regresso do bom defensor Criscito (à direita - Grazia Neri) junto a Juventus, que ainda emprestaria o meia uruguaio Olivera ao time rossoblù, que, por sua vez, já teria também contratado o jovem atacante celeste Matias Masiero, classe 1988, do Central Español.
Por fim, o presidente Preziosi gostaria de contar com o fantasista Foggia, atualmente no Cagliari, mas com os direitos federativos presos junto a Lazio, que receberia em troca o meia Coppola e os atacantes Papa Waigo e Di Vaio.
Mas também a Sampdoria gostaria de contar com o futebol de Foggia, por quem ofereceria o atacante Caracciolo ou o goleiro Mirante.
Para terminar (por hoje), quem pode estar voltando à Itália é Cristiano Lucarelli, pretendido por quase todos os clubes - Genoa, Lazio (!), Parma e Torino, só para citar alguns.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


Atenção, atenção! Conforme antecipado, a 'L'Enigma', em 2008, estará premiando os mais sagazes amigos leitores do Calcio Serie A.
A regra é clara: leva o prêmio quem primeiro somar 10 (dez) pontos, sendo que 1 (um) ponto será outorgado a cada vez que alguém desvendar o enigma proposto!
Ou seja (ué, a regra não era clara?), ganha quem acertar, primeiro, de forma consecutiva ou alternada, 10 (dez) edições da 'L'Enigma'.
Por óbvio, só será computado o ponto a quem primeiramente acertar cada edição da 'L'Enigma' - portanto, não basta saber, tem que ser rápido!
O vencedor desta brincadeira receberá, em casa, um certificado do Calcio Serie A e uma flâmula oficial do Milan, novinha em folha (conforme imagem à direita, no tamanho de 35 x 25 cm).
Um último detalhe - a entrega do prêmio deverá ser realizada exclusivamente no território brasileiro, com exceção para uma cidade lusa que fica na porta da Serra da Estrela e que tem muitos amigos aqui...
E, para terminar, o Editor deste Blog se reserva no direito de esclarecer qualquer omissão ou dirimir eventual conflito, bem como revogar as disposições acima (ha, ha, ha)!
Ah..., isso é importante, o primeiro enigma dessa nova fase é o jogador da foto mais ao alto (Guerin Sportivo), que surgiu como uma grande promessa italiana, mas depois não conseguiu confirmar as expectativas, ainda que esteja, nesta temporada, atuando por uma equipe da Serie A.
Boa sorte a todos!

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, janeiro 01, 2008

Momento Panini - Cristiano Zanetti


Com o retorno da Juventus à Serie A, a diretoria do clube entendeu necessário reforçar o plantel e o d.s. bianconero Alessio Secco saiu as compras - ao final, as aquisições mais badaladas foram as dos meias Almiron e Tiago, que, juntos, custaram a bagatela de 24 milhões de euros e chegaram com a missão de dar consistência e qualidade ao setor nevrálgico do time de Turim.
Porém, transcorridos quase 6 meses daquele 21 de junho os dois esperados reforços não conseguiram um posto no 11 titular e não será surpreendente a saída de um ou até mesmo de ambos no mercado de janeiro.
Mas a culpa não é tanto de Almiron ou de Tiago, mas sim mérito da dupla Nocerino-Zanetti que, de eventuais suplentes, se transformaram em responsáveis por um dos meios de campo mais ajustados da Serie A.
Agora, se a maturidade do sceriffo Nocerino é surpreendente, a competência de Cristiano Zanetti não é nenhuma novidade.
Nascido em Carrara aos 14 de abril de 1977, Cristiano Martello Zanetti cresceu calcisticamente na Fiorentina, com a qual estreou na Serie A bem giovanissimo - aos 18 anos recém completados na derrota da equipe gigliata para o Foggia por 2 x 1 em 14 de maio de 1995.
Enviado à Serie B para ganhar experiência depois de outra temporada com a Fiorentina, Zanetti fez uma primeira stagione com o Venezia e outra com a Reggiana, sendo que nesta última, ao lado de veteranos como o zagueiro Galli e o meia Evani (ambos ex Milan), fez 31 partidas e foi um dos destaques da equipe.
Assim, integrante da Italia Under 21 de Tardelli (ao lado dos vários Buffon, Ambrosini, Gattuso, Pirlo e Zambrotta) posteriormente campeã européia, Zanetti chegou à Internazionale aos 21 anos, contratado para a temporada 1998/1999.
Evidentemente, na Inter de Ronaldo, recheada de medalhões também no meio de campo (Cauet, Djorkaeff, Simeone, Winter e até o brasileiro Zé Elias), não haveria muito espaço para aquele jovem centrocampista centrale e Zanetti foi emprestado ao Cagliari (figurinha do alto), onde fez uma dupla de relativo sucesso com o uruguaio O'Neill (posteriormente cedido à Juventus).
Na temporada seguinte, por insistência de Fabio Capello, Zanetti foi parar na Roma, mas, prejudicado por contusões, acabou realizando apenas 11 partidas.
Mas a aposta de Mister Capello não foi em vão e no campeonato 2000/2001, formando dupla central com Tommasi, Zanetti conquistou o scudetto e se consagrou com belíssimas atuações, principalmente por sua incrível habilidade de recuperação e de ripartire la manovra, a ponto de chegar a seleção italiana principal, na qual fez sua estréia contra o Japão em novembro de 2001, já de volta à Internazionale.
No clube de Via Durini Tampone permaneceu por mais 5 temporadas, período no qual foi à Copa do Mundo de 2002 e à Euro 2004, mas, marcado por constantes contusões, acabou perdendo o posto de titular com l'arrivo dos vários Davids, Veron e Cambiasso.
Então, em 2006, considerado por muitos um jogador em final de carreira por seus constantes problemas físicos, Zanetti resolveu deixar a Serie A e disputar o campionato cadetto com a Juventus (na figurinha ao lado é do campeonato 2006/2007), para onde se transferiu a parametro zero.
Depois de uma Serie B disputada de protagonista, Zanetti tem revelado, mais do que suas já notórias qualidades técnicas nesta Serie A, uma maturidade física extraordinária, tanto que participou de 15 das 17 partidas da Juve até aqui.
Talvez um dos motivos do sucesso atual de Zanetti seja a confiança depositada em seu futebol pelo técnico Claudio Ranieri, que, aliás, foi quem lançou Il Martello na Fiorentina em 1995.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Com o término do mês de dezembro finda-se também o Ano II do Calcio Serie A, mas, mais do que isso, inicia-se um 2008 repleto de expectativas e promessas de muitas emoções.
No último mês de 2007, além das tradicionais 'Match Clou', 'O Jogo Da TV' (que analisou 11 partidas envolvendo 14 equipes diferentes da Serie A), 'Panorama Da Rodada' e ''B' Em Pílulas', a 'Momento Panini', na qual é abordada a carreira de um jogador ilustrada com as míticas figurinhas do álbum Calciatori da Panini, trouxe especiais com Il Pendolino Cafu (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/momento-panini-cafu.html) e com El Jardinero Julio Ricardo Cruz (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/momento-panini-julio-ricardo-cruz.html), dois sulamericanos com belas trajetórias no campeonato italiano.
Às quartas-feiras, além da costumeira e interativa 'L'Enigma' (cuja continuação é postada aos sábados), a 'PontoCom' dissecou os websites do Genoa (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/pontocom-genoa.html) e da Internazionale (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/pontocom-internazionale.html), sem dúvida o melhor dentre as equipes da Serie A.
Na quinta-feira, dividindo espaço com as 'E Na Copa ...' e 'A Itália Na Europa' (que foi transformada em 'A Itália No Mundo' enquanto o Milan participava da F.I.F.A. Club World Cup Japan 2007), a 'Memorabilia', que leva aos nossos leitores informações sobre a carreira, com ênfase na Serie A, de jogadores que já encerraram a carreira, mas que não foram esquecidos pelos tifosi, trouxe especiais com o líbero francês Blanc (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/memorabilia-blanc.html) e com o saudoso portiere Ghezzi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/memorabilia-ghezzi.html).
Ainda teve a 'Você Sabia ...', espaço cativo reservado para as curiosidades do Calcio.
E, lá no finalzinho do blog, as enquetes continuaram marcando presença, sendo que há uma nova por lá agorinha mesmo.
Por fim, gostaríamos de agradecer a cada um dos mais de 20.000 (vinte mil) visitantes que passaram por este blog em seus 14 meses de existência (segundo estatísticas do Site Meter e também do Extreme Tracking)!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

segunda-feira, dezembro 31, 2007

Um Ótimo 2008!


São os sinceros votos do Calcio Serie A a todos os nossos amigos e leitores!

domingo, dezembro 30, 2007

Você Sabia ...


* Que o lateral Giuseppe Favalli, atualmente no Milan, mas com passagens também por Cremonese, Lazio e Internazionale, é o jogador em atividade que mais recebeu cartões amarelos na Serie A, totalizando 91 ammonizioni?
* Que em seguida vem outro ex-laziale, o meia Giuliano Giannichedda, atualmente no Livorno e que também vestiu as camisas bianconeri da Udinese e Juventus, com 88 cartões amarelos?
* Que completa o pódio outro amaranto, o lateral David Balleri, que, jogando com o Parma, Padova (à direita - Supercalcio), Sampdoria, Lecce e com o atual clube recebeu 84 amarelos?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker