Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Especulações Da Semana


No próximo dia 04 tem início o mercato di riparazione ou a denominada finestra invernale, que persistirá até às 19 horas do dia 31 de janeiro, com os clubes podendo adequar seus elencos aos objetivos desta temporada e também firmar contratos per la prossima stagione com jogadores cujos contratos encerram-se em junho próximo.
Mas, na verdade, os responsáveis pelo calciomercato já estão na ativa há muito tempo e várias transações estão apenas aguardando o início oficial da Lega Calcio para serem concretizadas.
Porém, é pouco provável que ocorra alguma contratação bombástica, apesar de algumas especulações bem interessantes estarem transitando pela imprensa mundial.
De qualquer maneira, é bom lembrar que a Inter está com suas peças contadas no meio de campo e na defesa, ainda mais com a gravidade da contusão sofrida pelo argentino Samuel, não sendo totalmente infundada uma intervenção do presidente Moratti para presentear o técnico Roberto Mancini com algum reforço para o setor.
Ocorre que, ao menos por enquanto, os nomes interessantes que estão sendo comentados pelos jornais italianos como possíveis reforços da Inter são os dos meias Aquilani (à esquerda - Guerin Sportivo) e Maresca, inclusive porque a equipe nerazzurra, segundo as normas da U.E.F.A. que entrarão em vigor na próxima temporada, necessitará contar com pelo menos 8 jogadores nascidos na Itália.
Como é muito remoto que a Roma vá abrir mão de seu Principino, ainda mais em janeiro, e o clube é internazionale, outros nomes cotados são os do brasileiro Elano e do francês Menez.
Concreto mesmo em Via Durini apenas o empréstimo de Adriano ao São Paulo (alguém aposta no seu retorno à Internazionale?).
Ainda em Milão, não é possível esquecer que o clube de Silvio Berlusconi continua às voltas com problemas no ataque, ainda mais agora que Ronaldo está sendo tentado pelo Flamengo.
Portanto, para não ficar atrás, eis os nomes de Amauri, Drogba, Shevchenko e Ronaldinho aí gente!
Para completar o trio de ferro, é bom lembrar que a Juventus tem problemas na defesa, para onde já teria contactado o capitão da seleção sueca Olof Mellberg (que realmente deve ser contratado, mas apenas para junho próximo).
Deixando os devaneios de lado, o certo é que este calciomercato deve fazer jus ao nome e deve ser efetivamente um mercato di riparazione envolvendo principalmente as equipes que não estão muito bem na tabela.
Assim, o Cagliari (último colocado) deve promover uma verdadeira reforma em seu elenco, já tendo contratado um novo velho técnico (Ballardini, que treinou o time da Sardenha 2 anos atrás, quando obteve impressionantes 4 empates e 5 derrotas, sendo substituído, à época, por Sonetti, exatamente o técnico que o antecedeu agora!) e quase acertado com o goleiro Storari, atualmente emprestado pelo Milan ao Levante da Espanha (curiosamente o lanterninha da Liga), de onde pode vir também o artilheiro Riganò.
Quem também não vai bem na tabela e deve realizar um mercado de protagonista é a Reggina, que já acertou com o atacante uruguaio Christian Stuani (dono de marcas excepcionais no campeonato uruguaio - 36 gols em 35 partidas!) e está atrás de nomes como Dalla Bona (Napoli), Franceschini (Torino), Giampà (Modena), Lazetic (Torino), Rullo (Napoli) e Tedesco (Catania).
Outro atacante que vai mudar de ares é Riccardo Zampagna, atualmente afastado do elenco da Atalanta e que, aparentemente, já acertou com o Vicenza, da Serie B.
Para o lugar de ZampaGoal a equipe de Bergamo pretende repatriar o nigeriano Stephen Makinwa, pouquíssimo utilizado por Delio Rossi na Lazio e que, aos 24 anos, já jogou no Conegliano (dilettanti), Como, Reggiana, Modena, Genoa, Atalanta, Palermo e ... ufa, Lazio.
Aliás, falando em Lazio, continua a novela Carrizzo ...
Outra equipe que está bastante ativa é o Genoa, que já exerceu o direito de riscatto do meia Paro e teria acertado o regresso do bom defensor Criscito (à direita - Grazia Neri) junto a Juventus, que ainda emprestaria o meia uruguaio Olivera ao time rossoblù, que, por sua vez, já teria também contratado o jovem atacante celeste Matias Masiero, classe 1988, do Central Español.
Por fim, o presidente Preziosi gostaria de contar com o fantasista Foggia, atualmente no Cagliari, mas com os direitos federativos presos junto a Lazio, que receberia em troca o meia Coppola e os atacantes Papa Waigo e Di Vaio.
Mas também a Sampdoria gostaria de contar com o futebol de Foggia, por quem ofereceria o atacante Caracciolo ou o goleiro Mirante.
Para terminar (por hoje), quem pode estar voltando à Itália é Cristiano Lucarelli, pretendido por quase todos os clubes - Genoa, Lazio (!), Parma e Torino, só para citar alguns.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

25 Comments:

At 3:21 PM, Blogger João Caniço said...

Rodolfo, duvido muito que Adriano regresse ao Inter...
Não sei se Ronaldo irá para o Flamengo, vamos a ver no que dá...
Zampagna já saiu da Atalanta, não estava à espera dessa...
Parece que toda a gente quer o Lucarelli mesmo, onde será que ele vai parar?
Ao que tudo indica Criscito e Olivera irão mesmo rodar no Génova e segundo hoje li Boumsong poderá interessar à Lázio assim como Mirante actualmente na Samp...
Enfim, vai ser um mês de muita especulação e poucas contratações de peso...
Abraços

 
At 4:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Pela parte que me toca, quando soube que a Inter sequer cogitou levar o Volpi para Milano eu quase tive um troço. Ainda bem que parece que a história nem vingou e eles já estão de olho no Maniche e no Elano! E falando na Samp, Caracciolo se vai, né? Quem devia ir era o Bonazzolli que há dois anos praticamente não joga bola! Meu time precisa de um goleiro confiável e um bom defensor. Isso sem contar um meio-campista aguerrido e um atacante que faça gols, ou seja, precisa fazer como o Cagliari: reformar o elenco.

De resto, vou começar a acompanhar a 'fértil imaginação' de jornalistas e dirigentes da Bota agora. Estava às voltas com novos ares, tipo Espanha, Inglaterra e Alemanha. Prometem novidades também.

E JP, que bom que o Oliveira se foi... Não irá fazer falta. Que pena que Zebina não tomou o mesmo rumo. Mas ainda há tempo.

O Adriano volta para a Europa, só não acho que retorne à Inter. Quanto ao Ronaldo no Flamengo? Prefiro esperar e ver no que vai dar. Minha amiga, companheira de aventuras no Maracanã, ia gostar e eu teria a chance de vê-lo ao vivo :).

Não sabia da partida de Zampagna. Pra onde será que ele vai? E o Lucarelli volta? Nem devia ter ido.

Concordo com JP, muita especulação e pouca contratação de peso. Só mesmo para reparar erros cometidos em julho e reforçar plantel para eventuais contusões.

Abraços,

 
At 6:31 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Prezados,
Pois é, como escrevi, acredito que será um 'calciomercato' agitado apenas para as equipes que estão longe da ponta, ainda que Fiorentina e Palermo, por exemplo, possam fazer alguma contratação.
No tocante aos 3 grandes, acredito apenas em algo como a ida do Maniche para a Inter, ou seja, nada de extraordinário.
Quanto ao Adriano, também acho que ele não joga mais na Inter, apesar de que deve voltar à Europa já no meio do ano.
No tocante ao Ronaldo, não gostaria de vê-lo no Flamengo, por razões óbvias...
Quanto ao Zampagna, foi realmente para o Vicenza e já fez gol no treino, enquanto a Samp, atendendo ao clamor da Cyntia, está pretendendo 'reforçar' sua defesa com o reserva 'palermitano' Biava ou com Aronica, da vice-lanterna Reggina.
Apenas para constar, acho que o Lucarelli vai parar no Parma ou no Genoa.
Abraços,

 
At 12:21 AM, Blogger João Caniço said...

Cyntia, o Olivera não vai mesmo fazer falta, era um elemento excedentário no plantel, não faz sentido tar a pagar ordenado a um jogador que não tem o mínimo rendimento daí eu ser defensor de plantéis curtos, 22 ou 23 jogadores, 2 por posição...
O Zebina provavelmente só partirá no final da época, apesar de ultimamente náo ter comprometido o que já não é mau, se levarmos em conta que era um autêntico 'coveiro'...

Rodolfo, tal como tinha dito à Cyntia, o Maniche tem uma personalidade díficil e não se consegue dar bem com nenhum treinador excepto com Mourinho onde atingiu as suas melhores perfomances no Porto. Foi corrido do Benfica e do Dínamo de Moscovo e prepara-se para acontecer o mesmo agora no Atlético... Até com Scolari já teve problemas o que lhe valeu longas ausências nos seleccionados de Portugal... Não sei até que ponto é que se irá dar com Mancini a confirmar-se a ida para Milão...
Pois, imagino que não queiras mesmo ver Ronaldo no Flamengo, vá-se lá saber porquê... ;)
Só para terminar, nem quero pensar na reacção da Cyntia se se confirmasse a saída do Volpi para o Inter... não achas? ;)
Abraços

 
At 1:23 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Realmente, acho que a Cyntia teria um troço se o Volpi trocasse a Samp pela Inter...
Agora, acho que ele teria uma boa chance de ser aproveitado no elenco 'nerazzurro', principalmente em decorrência dos problemas físicos do Vieira, até porque o considero muito melhor que o Dacourt, por exemplo.
Porém, para o bem do futebol (e da Cyntia), acho bom que ele permaneça em Gênova.
Por fim, no tocante aos elencos serem mais enxutos, acho a idéia muito boa, até porque, para mim, o futebol perde muito com essa disparidade existente hoje entre as equipes poderosas e as demais, já que não há mais a mesma competitividade - afinal, nunca mais veremos um Verona ou um Cagliari campeão na Bota.
Abraços,

 
At 10:30 AM, Anonymous Anônimo said...

rsrs

Ele podia ir para qualquer time, eu ia até entender, mas pra Inter não! Graças ao bom Deus o fogo era de palha...

Outro dia comentei sobre isso que você coloca Rodolfo, a disparidade de elencos entre times grandes e os pequenos/médios na Itália. Tira a competitividade e coloca as disputas sempre entre as mesmas mãos, o que é injusto. Sei que é utópico imaginar um campeonato de forças equilibradas, mas para que houvesse ao menos concorrência saudável, seria legal que as equipes estivesses quase equiparadas. Veja que de 90 para cá, fora Sampdoria, Roma e Lazio, os títulos ficaram nas mãos de Inter, Milan e Juve. 17 anos e apenas 3 equipes de fora do G3!

Infelizmente, é o que costumo dizer, o futebol segue as leis do mercado...

Abraços,

 
At 4:01 PM, Blogger João Caniço said...

Rodolfo, concordo plenamente contigo em todas as questões, o Volpi é bem superior ao Dacourt, acho o francês um jogador banal e a disparidade que existe hoje entre as equipas grandes e as pequenas, como refere a Cyntia e bem o futebol segue as leis de mercado. Tomara que a lei que Platini e Blatter estão a tentar implementar de 6 'nativos' no 11 de cada 'squadra' vá avante o quanto antes para tornar as coisas mais equilibradas... E sim, dificilmente veremos de novo um Cagliari ou um Verona campeão de Itália, um Athletic Bilbao campeão de Espanha, ou um Belenenses ou Boavista campeão de Portugal...
Abraços

 
At 11:42 PM, Anonymous Anônimo said...

No que toca a Samp, o Foti continua suas andanças pela Itália. Dessa vez ele foi emprestado ao Messina. Parece que o time de Genova está interessado em Budel, meio-campista que rompeu com o Cagliari.

Abraços,

 
At 11:11 AM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo,
Vá nesse link, por favor. Você reconhecerá alguém por lá.
http://www.goal.com/it/Articolo.aspx?ContenutoId=535942

Abraços,

 
At 12:51 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
Sensacional! Agora você é realmente internacional! Meus parabéns!!!
Mas, você vai ter que contar melhor essa história de como foi aparecer nas páginas do Goal.com.
Abraços,

 
At 8:46 PM, Anonymous Anônimo said...

hehehehe
Rodolfo,
Eu recebi um e-mail do Federico, um jornalista de Gênova, que havia visitado o 'Psicologia'. Ele queria saber se eu me interessava em contar para ele sobre a minha experiência como torcedora da Samp.

Ele tem um blog e escreve para o goal.com e para um jornal de Gênova cujo nome não me recordo. Daí fiquei esperando pelo contato dele e ontem, para minha surpresa, já estava postado no blog dele e ele me mandou o link do goal.com.

Abraços

PS. Henrique hoje faz um mês de vida, né? Parabéns para ele :)

 
At 9:25 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
Que legal! Acho que agora você é a torcedora nº 1 da Samp no Brasil - daqui há pouco vai receber uma homenagem do Garrone em pessoa!
Muito obrigado pela lembrança do aniversário do Henrique, que está ótimo, super saudável e ganhou até bolinho hoje (que, obviamente, não comeu).
Abraços,

 
At 10:20 PM, Blogger João Caniço said...

Rodolfo, com um pouco de sorte ainda pagam à Cyntia uma viagem a Génova para assistir a um jogo da Samp, isso é que era ;)
Já agora muitos parabéns pelo 1º mês do Henrique, que continue sempre assim forte e saudável :)
Abraços

 
At 1:03 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Muitíssimo obrigado! De graça ou não, eu sei é que um dia eu ainda irei presenciar um jogo da Serie A 'in loco'.
Até hoje só fui à Itália durante o recesso do campeonato...
Abraços,

 
At 12:52 PM, Anonymous Anônimo said...

rsrsrs
Gostei da idéia!

Só sei que com Samp ou sem Samp, eu também vou um dia ver um jogo da Serie A ao vivo. Muito em breve.

Abraços,

 
At 4:47 AM, Blogger João Caniço said...

Era uma excelente ideia não Cyntia? ;)
Eu também faço intenções disso, de um dia ir a Itália, mais propriamente a Turim, espero que já seja no Delle Alpi remodelado para assistir a um jogo da Juve ;)
Abraços e espero que também realizem esse desejo comum muito em breve

 
At 10:55 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Pois é, quem sabe nós não organizamos uma 'mini-excursão' para o evento?
Abraços,

 
At 9:23 PM, Anonymous Anônimo said...

Boa idéia também!

 
At 5:24 PM, Blogger João Caniço said...

Acho que sim Rodolfo, é uma excelente ideia, temos que combinar isso para breve! Deixem-me só terminar o curso e arranjar uns 'trocos' para a viagem ;)
Abraços

 
At 10:35 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
É verdade, ainda mais que, como eu e a Cyntia teremos que custear uma passagem aérea que é bem carinha, caberá a você, como bom anfitrião que certamente é, arcar com a parte terrestre por aí na Europa... (rs)!
Abraços,

 
At 11:10 PM, Blogger João Caniço said...

Certamente que sim Rodolfo :)
Com toda a certeza que a viagem áerea de Portugal para Itália é bem mais barata do que vindo do Brasil, embora possa sempre optar pela viagem terreste, o que me permitiria poupar alguns 'trocos', apesar de imaginar que seja muito cansativo atravessar toda a Espanha e França...
Abraços

 
At 12:19 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Para uma pessoa como eu, nascido e morador de um país continental, seria uma delícia atravessar a Espanha e a França com seus encantos!
Abraços,

 
At 4:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Pois é. Contem comigo para chegar à Espanha ou Portugal até de navio. E para a Itália, até a pé!

Exageros à parte, Europa é Europa! Vale qualquer sacrifício, se for pelo bem do 'Calcio', então...

Abraços,

 
At 9:17 PM, Blogger João Caniço said...

Rodolfo, já atravessei a Espanha de autocarro e não achei a viagem lá muito agradável, embora ache que de comboio ou de carro a viagem possa ser bastante melhor e quem sabe não a faça assim até Itália daqui a uns tempos ;)
Cyntia, a pé do Brasil até Itália ia ser complicado ;)
Abraços

 
At 10:02 AM, Anonymous Anônimo said...

ehehehe
Mas eu sou superheroína, tenho super poderes!

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker