Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 26, 2008

O Jogo Da TV (Parte I) - Roma x Palermo



Antes da bola rolar neste sábado para Roma x Palermo houve uma bonita homenagem a Totti pelos seus 200 gols com a camisa da Lupa Capitolina (à direita - Bartoletti), marca alcançada contra o Torino pela Copa Itália no último dia 16.
Porém, com seu capitano motivado, mas longe da melhor forma física, a Roma teve muita dificuldade para encontrar o caminho do gol e, conseqüentemente, alcançar a vitória, em um dos anticipi da 20ª rodada.
Armada no seu tradicional 4-2-3-1 com Taddei, Perrota e Mancini no suporte de Totti, postado como único atacante, a Roma até que começou demonstrando bastante determinação, mas pouquíssima inteligência tática para superar o sólido esquema proposto por Guidolin para a equipe rosanera, que congestionava o meio de campo com os brigadores Guana, Migliaccio (abaixo contra Perrotta - Grazia Neri), Fábio Simplício e Caserta.
Assim, embora a Roma tenha sido amplamente superior nos quesitos posse de bola e domínio territorial durante todo o 1º tempo, quase não conseguiu criar concretas chances de gol, principalmente em razão da total concentração dos jogadores do Palermo responsáveis pelo setor defensivo do time.
A 2ª etapa começou como terminou a 1ª: com a Roma melhor, mas pouco incisiva no ataque, enquanto o Palermo guardava suas maiores energias para se defender, deixando uma dificílima missão para os avantes Amauri e Miccoli, que se viam obrigados a brigar sozinhos contra uma também bem postada Roma, com o mediano Brighi fazendo muito bem o papel do suspenso De Rossi.
Embora fosse até provável que a Roma, em sua persistência, conseguisse achar o caminho do gol em um, por exemplo, lampejo de Totti, foi a expulsão do defensor palermitano Rinaudo aos 12' que condicionou o restante da partida.
A entrada do zagueiro no meia Matteo Brighi foi realmente violenta, mas o árbitro Christian Brighi, talvez no anseio de proteger o seu homônimo (mas não parente), acabou expulsando, sem antes aplicar o cartão amarelo, o jogador do Palermo.
E não deu nem tempo para a equipe rosanera se rearrumar: 2' depois da espulsione, angolo di Taddei e cabeçada de Mancini (acima em ação - Grazia Neri), que subiu entre diversos defensores do Palermo, antecipando até o goleiro Fontana, e mandou a bola direto para o fundo das redes!
Guidolin, então, sacou Miccoli por Cassani e Fábio Simplício por Cavani, transformando o Palermo em um 4-4-1 de modo a explorar a velocidade dos substitutos.
Porém, se a Roma já era padrona com 11 contra 11, em desvantagem numérica as coisas ficaram ainda mais difíceis para o brasiliano Amauri (à esquerda contra Ferrari - Grazia Neri), que nada pôde fazer (o atacante terminou a partida só tendo participado de 19 jogadas e sem concluir uma única vez ao gol defendido por Doni, enquanto Totti, por exemplo, tocou 56 vezes na bola!).
No final, cumprida a parte romanista na missão proposta por Spalletti: "Vogliamo ridurre il gap dall'Inter" - agora, é aguardar a Udinese!
O tabellino:
Roma: Doni; Cassetti, Ferrari, Mexes, Tonetto; M. Brighi, Pizarro, Taddei, Perrotta (71' Aquilani), Mancini (90' Cicinho); Totti (82' Vucinic). All. Spalletti.
Palermo: Fontana; Zaccardo, Biava, Barzagli, Rinaudo; Guana, Migliaccio, Fábio Simplício (63' Cavani), Caserta (83' Jankovic); Miccoli (61' Cassani), Amauri. All. Guidolin.
Gol: 59' Mancini.
Árbitro: C. Brighi.
Cartões amarelos: Cassetti e Fábio Simplício.
Cartão vermelho: Rinaudo.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 20ª Rodada 2007/2008



No 1º turno, a única equipe que foi ao Giuseppe Meazza enfrentar a Inter e não perdeu foi a Udinese, que agora recebe a equipe nerazzurra no Friuli.
Assim, a líder da Serie A não deverá ter vida fácil no 'Match Clou' desta rodada, até porque a Udinese, que ocupa uma boa 5ª colocação geral, costuma ir bem em seus domínios, tendo vencido em mais de 50% das oportunidades neste campeonato.
Ademais, não é possível esquecer que, taticamente, a Udinese é um daqueles times bastante enjoados para o esquema aplicado por Roberto Mancini na Inter, vez que o allenatore Pasquale Marino gosta de dispor sua equipe no 3-4-3, com atacantes muito velozes e bastante habilidosos - Pepe e Di Natale bem abertos e Quagliarella (à direita - La Repubblica) mais central - dando bastante trabalho aos laterais adversários.
No centrocampo, o time bianconero deve começar com os apoiadores Mesto (abaixo - Guerin Sportivo) e Dossena como alas e os internos D'Agostino e Inler, ótimos distribuidores de bola.
Na defesa, protegendo o bom arqueiro Handanovic, deve aparecer o trio Zapata, Felipe e Lukovic, também de indubitável qualidade.
Por sua vez, como não poderá contar com vários jogadores importantes, Roberto Mancini deverá aproveitar da profundidade do elenco interista para postar a equipe no seu tradicional 4-4-2, com 2 meias abertos e 2 volantes.
Se para o gol não há qualquer problema, com tanto o titular Júlio César quanto o reserva imediato Toldo disponíveis, na lateral direita, como Maicon é um dos desfalques, deve começar jogando o argentino Burdisso - o que até é providencial, vez que o brasileiro é um apoiador nato e o arisco Di Natale, provavelmente, iria fazer a festa por ali.
De resto, apesar de Chivu e Samuel também estarem indisponíveis, a defesa deve ser integrada com Cordoba, Materazzi e Maxwell.
Aliás, a qualidade é tamanha que, ainda que Dacourt e Maniche figurem entre os indisponíveis, o francês Vieira deverá ficar no banco e os argentinos Zanetti e Cambiasso (à direita - Inter) devem ser os centrais no meio, com Stankovic e César como esterni (Figo é outro desfalque).
No ataque, mais uma vez devem começar Cruz e Ibrahimovic, com Crespo como primeira alternativa.
Portanto, a Inter deve começar a partida com 4 argentinos em campo, o que é um bom sinal para um confronto no qual os portenhos são o destaque: o interista Antonio Valentin Angelillo é o maior artilheiro com 5 gols marcados entre 1958 e 1960, quando disputou 2 jogos contra a Udinese em Udine (realizou uma tripletta na vitória de 3 x 1 e uma doppietta na goleada de 6 x 0), enquanto Abel Eduardo Balbo e Roberto Carlos Sosa (atualmente no Napoli) são os jogadores que mais marcaram defendendo a Udinese - 3 vezes cada!
No quesito presenças, o lateral Giuseppe Bergomi é quem tem a primazia: 12 participações entre 1981 e 1998, quando Ronaldo fez o gol da vitória do time de Milão.
Porém, o atual capitano interista Javier Zanetti e o antigo bianconero Bertotto (atualmente no Siena) vêm logo em seguida com 11 presenças cada.
No geral, são 9 vitórias da Udinese, 13 empates e 12 vitórias da Internazionale, que fez 43 gols e levou 32, sendo que na temporada passada o confronto terminou 0 x 0.
Que no domingo os atacantes tenham melhor sorte!
zagueiro Valerio Bertotto (agora no Siena) é quem tem a primazia: 11 participações entre

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


O jogador napoletano da foto à esquerda (Pecoraro) é um dos grandes ausentes desta fase do campionato.
A 'L'Enigma' desta semana quer saber, qual a identidade do ragazzo?
Até a próxima quarta com os acertadores!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Hora e vez do segundo turno


Neste último final de semana de janeiro começa o girone di ritorno da Serie A 2007/2008 prometendo muita emoção!
Logo no sábado, Sampdoria x Siena abre a rodada no Marassi com transmissão da RAI a partir das 15h00 de Brasília, mas as maiores emoções ocorrerão logo em seguida com Roma x Palermo no Olimpico, sempre com transmissão da RAI (e também da ESPN e da TV Esporte Interativo) às 17h30.
No jogo de Gênova, o destaque fica por conta do blucerchiato Cassano, de novo em forma, enquanto em Roma capitano Totti, ainda que longe de sua melhor forma física, deve ir para o jogo e compor com os brasileiros Mancini (à direita - Grazia Neri) e Taddei um trio tutta fantasia.
No domingo, a partir 12h00 ocorre o 'Match Clou' Udinese x Inter (RAI e ESPN Brasil, esta última em VT a partir das 14h00) e também: Atalanta x Reggina no Atleti Azzurri d'Italia; Cagliari (do lateral Agostini - abaixo - Ansa) x Napoli no Sant'Elia; Catania x Parma no Angelo Massimino; Empoli x Fiorentina no Carlo Castellani; Milan x Genoa no San Siro (com transmissão da Bandeirantes e da TV Esporte Interativo, mas sem Ronaldo, que está com problemi musculari) e Torino x Lazio no Olimpico de Turim.
Mais tarde, às 20h30 da Itália (17h30 em Brasília), o embate Livorno x Juventus completa a rodada, com transmissão da ESPN e da RAI.
O que Vanstrattan, Ariaudo, D'Elia e Castiglia têm em comum? Todos podem estrear na Serie A no Armando Picchi vestindo a ... maglia bianconera, já que são vários os problemas que o técnico Ranieri tem para a partida - a começar por Buffon, que, lesionado, será substituído por Belardi, enquanto a defesa deverá ser composta por Birindelli, Legrottaglie, Grygera e Molinaro, que são os únicos defensores da prima squadra disponíveis para o compromisso juventino, vez que Andrade, Chiellini e Zebina estão contundidos e Boumsong, finalmente, foi cedido ao Lyon.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

E Na Copa ...


Os jogos de ida das 4ªs de final da Copa Itália, disputados nestas quarta e quinta-feiras, foram marcados pelo equilíbrio: dois empates e duas vitórias dos times da casa, ambas por margem de apenas um gol.
Um dos sucessos foi da Udinese, que venceu um lutador Catania por 3 x 2 em partida espetacular, repleta de alternativas, agonismo e gol, tendo a equipe bianconera largado na frente com Ferronetti, sofrido o revés com os sul-americanos Izco e Martinez e novamente passado à frente com gols do atacante Pepe e do brasileiro Felipe, que aproveitou uma bella torre di Inler.
Já em Gênova, Cassano teve, finalmente, a oportunidade de enfrentar seu ex-clube (à direita Peter Pan contra Ferrari - Sampdoria), mas acabou decepcionando, vez que sua única façanha digna de registro foi provocar a expulsão do francês Mexes antes dos 20' de jogo.
Assim, jogando com um homem a mais durante quase toda a partida, a Samp foi bem superior a Roma, mas não conseguiu transformar a vantagem em gols, senão pelo marcado pelo suíço Ziegler, que foi igualado por Vucinic, aproveitando uma assistência de Mancini.
No final, o mesmo Mancini desperdiçou duas belas oportunidades de colocar a Roma em vantagem, o que, ainda assim, não deve obstaculizar a classificação dos atuais campeões à semi-final.
O grande duelo desta fase entre Internazionale e Juventus também terminou em igualdade - 2 x 2, doppietta de Cruz (à esquerda o 1º gol - Ap) e posterior reação da Juve com Del Piero e ... Boumsong!
Foi um jogo incrível, que começou com a expulsão de Burdisso logo aos 8' (por falta de último homem em Del Piero), mas que viu a Inter, depois de um amplo domínio bianconero, fazer 2 x 0 com El Jardinero e caminhar serenamente para a vitória.
Porém, nos minutos finais da etapa complementar, Del Piero fez um golaço aos 34' e o partente Boumsong - zagueiro que participou da Copa do Mundo de 2006 com a França, mas que não teve uma única chance na Serie A com a Juve - empatou a partida com uma imperiosa cabeçada aos 39'.
Antes do apito final do árbitro Farina, apenas para tornar o duelo mais interessante, o mesmo Cruz ainda acertou uma bola na trave!
Por fim, nesta quinta, a Lazio venceu a Fiorentina por 2 x 1, tentos de Kolarov (à direita em ação - Bartoletti), Behrami e Pazzini.
A classificação, como nos demais confrontos, está em aberto, até porque a equipe comandada pelo técnico Prandelli foi melhor e só não conseguiu um resultado mais benéfico em Roma porque o goleiro laziale Muslera foi protagonista de defesas incríveis.
Agora, é esperar os jogos de volta nos próximos dias 29 e 30!

Marcadores:

Na Última Vez ...

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Especulações Da Semana


O calciomercato continua muito ... invernale, mas a regina desta semana foi, indubitavelmente, a Lazio, que, batendo a concorrência aguerrida do Torino, assegurou as prestações do bom avante Rolando Bianchi, mais um italiano que, assim, volta à Serie A depois de uma brevíssima experiência no exterior.
Além da contratação de Bianchi (à direita com a U21 - Getty Images), um jovem (24 anos) atacante de grande valor que vai agregar muito ao elenco laziale, o clube de Roma ainda estaria perto de acertar com o zagueiro tetracampeão Barzagli, também pretendido por clubes como Fiorentina.
Assim, embora com 6 meses de atraso, vez que a equipe já foi precocemente eliminada da Champions League e está com a classificação nesta Serie A totalmente comprometida, parece que o presidente Lotito finalmente está se mexendo para reforçar os Aquilotti.
Porém, se no ataque a Lazio está a postos, para o gol a contratação do argentino Carizzo (ou de qualquer outro portiere) parece estar cada vez mais distante, sendo bastante provável que o clube continue contando apenas com o veterano Ballotta e com o giovanissimo Muslera.
Outro atacante que acertou seu retorno à Itália foi o veterano Christian Riganò (33 anos), que trocou o espanhol Levante pelo Siena, que, por sua vez, mandou o jovem Corvia (10 anos mais jovem que seu substituto) para o Lecce, na Serie B.
Aliás, quem busca desesperadamente um atacante são os dirigentes do Torino, que depois de perderem Lucarelli e Bianchi, parecem interessados no Airone Caracciolo, atualmente reserva na Sampdoria.
Outros atacantes que trocaram de camisa nesta semana foram o brasileiro Piá, que saiu do Treviso na Serie B para o Catania na A, e o senegalês Papa Waigo (à esquerda - Getty Images), que passou do Genoa à Fiorentina, enquanto o lateral belga Vanden Borre fez o percurso inverso.
A semana também foi proveitosa para a Atalanta, que fechou com o meia Ivan Radovanovic, integrante da seleção sub 21 da Sérvia e que estava defendendo o FC Smeredevo, da 1ª divisão de seu país.
Para um centrocampista que chega, outro que deve sair: o português Costinha, infortunato desde setembro último, deve ser dispensado pela equipe de Bergamo.
Para completar o panorama da semana, o lanterninha Cagliari, depois de contratar o goleiro Storari e o atacante Jeda, estaria perto de acertar com o luso Vitor Gomes, jovem defesa do Rio Ave, equipe que ocupa a 3ª colocação da Liga Vitalis, a 2ª divisão portuguesa.
Ah ... não é suficiente para mudar o rumo da equipe? Que isso, o time da Sardenha também deve contar a partir da semana que vem com o atacante Andrea Cossu, que vem de uma fallimentare esperienza com o Verona, último colocado da Serie C1!

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Congratulações ao sabe-tudo JP, que foi o primeiro a desvendar que o atleta à esquerda (Guerin Sportivo) é o atual capitão laziale Luciano Zauri.
Importante jolly que pode atuar tanto como zagueiro e até como centrocampista, o lateral esquerdo Zauri começou sua carreira na Atalanta de Bergamo, onde ficou até 2003 - salvo uma annata com o Chievo, para depois se transferir à Lazio, clube que defende desde então.
Na seleção italiana (à direita - Botterill), Zauri estreou em 2001 em amistoso disputado contra Marrocos, tendo realizado, desde então, outras 4 aparições com a Azzurra.
Infelizmente, exatamente agora que a Lazio atravessa um momento tão delicado na Serie A, seu capitano sofreu uma séria contusão no jogo contra o Napoli válido pela Copa Itália e ficará ausente dos gramados por, pelo menos, 60 dias.

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, janeiro 22, 2008

Momento Panini - Andrea Gasbarroni


Muito talentoso, dotato di una buona tecnica e di una grande capacità di puntare l'uomo e saltarlo, Andrea Gasbarroni era a grande estrela da squadra primavera da Juventus no finalzinho do século passado, formando com Giuseppe Sculli uma dupla formidável.
Porém, como a quase totalidade dos jovens formados nos grandes clubes italianos, Gasba não teve oportunidade de mostrar seu valor envergando a mítica camisa bianconera e foi emprestado, já na temporada 2000/2001, à Varese, na Serie C1, onde, treinado pelo atual mister do Siena Mario Beretta, foi eleito o melhor jogador da categoria.
Para o campeonato seguinte, Gasbarroni deu um salto de categoria e foi emprestado à Sampdoria, então na Serie B, quando foi um dos principais jogadores na campanha que culminou com a promoção blucerchiata à Serie A e chegou à Italia Under 21 comandada por Claudio Gentile.
Sua estréia na U21 ocorreu na goleada italiana de 4 x 1 sobre a Serbia Montenegro da mesma categoria em 11 de outubro de 2002, formando ao lado de Amelia, Zaccardo, Balzaretti, Brighi, Donati, Borriello e ... Sculli, que também estreou na mesma data.
Apesar das convincentes apresentações, o clube de Turim achou melhor manter seu tutelado na Serie B - acreditando que no campeonato cadetto ele poderia jogar com mais continuidade - e o emprestou, na temporada 2003/2004, ao Palermo, com o qual Gasbarroni obteve mais uma promoção à Serie A de protagonista.
Então, em 2004, Il Grande Gatsby fez seu esordio na Serie A (jogando contra o Siena em 12 de setembro de 2004) vestindo as cores do Palermo (figurinha do alto) e defendeu a Itália nas Olímpiadas de Atenas, onde conquistou a medalha de bronze ao lado dos vários Barzagli, De Rossi, Gilardino, Pirlo e, claro, Sculli!
Mas nem tudo foram flores para Gasbarroni em 2004, vez que seu convívio com o treinador rosanero Guidolin foi se deteriorando e, em janeiro de 2005, retornou à Sampdoria.
A troca acabou sendo benéfica para Gasba, que fez um bom returno e viu a equipe de Gênova terminar o campeonato na frente do Palermo.
Daí, o jovem fantasista nascido em Turim aos 6 de agosto de 1981 e com o passe ainda preso a Juventus disputou todo o precampionato 2005/2006 com o Palermo, mas, quando da 1ª rodada em setembro, já estava de novo em ... Gênova!
E foi com a Sampdoria que Gasbarroni disputou todo o torneio 2005/2006, realizando 3 gols em 28 partidas e sendo, ao final, riscattato dalla Juventus.
Portanto, enfim casa e carreira em Turim, não? Que nada, como a Juve resolveu contratar o ala Marco Marchionni junto ao Parma, lá foi Gasbarroni como contra-partida técnica.
Depois de um começo totalmente deludente, como, aliás, toda a equipe, Gasbarroni (a figurinha acima é exatamente da temporada 2006/2007) deu a volta por cima com a chegada de Claudio Ranieri e, com atuações soberbas, conduziu a equipe crociata à uma digna 12ª colocação (posição sensacional se considerado que o Parma terminou o girone d'andata com apenas 12 pontos conquistados e na penúltima colocação, tendo feito nada menos que 30 pontos no ritorno).
Talvez como recompensa pela salvezza, enfim Gasbarroni se viu livre das garras da Juventus, vez que ao final da temporada passada o Parma finalmente adquiriu l'intero cartellino de Gasba.
Agora, depois de mais um começo de campeonato conturbado, Gasbarroni vem conseguindo, principalmente nas últimas rodadas, demonstrar suas grandes qualidades técnicas e se firmar no meio de campo da equipe comandada por Di Carlo.
Aos 26 anos, ainda não é tarde para tornar freqüente gols como o marcado contra a Inter na última rodada!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, janeiro 21, 2008

'B' Em Pílulas


* O Big Match da 21ª rodada da Serie B 2007/2008 entre o vice-líder Pisa e o líder Bologna terminou 0 x 0 (abaixo, o meia Carrus disputa a bola com o atacante nerazzurro Cerci - La Presse);
* Em todos os demais jogos ocorreram gols, com destaque para a espetacular vitória do Chievo sobre o Bari em pleno San Nicola por 3 x 2, depois de estar perdendo por 2 x 0, tentos de Santoruvo, Di Dio, Iunco e doppietta de Pellissier;
* Quem também venceu fora de casa e de virada foi o Lecce, que fez 3 x 1 no Vicenza, gols de Masiello, Tiribocchi (2) e Vives;
* Agora, archiviato il girone d'andata, Bologna e Chievo dividem a liderança com 43 pontos cada, seguidos de Lecce e Pisa com 42;
* Em seqüencia aparece o Albinoleffe com 41, que nesta última rodada venceu o Frosinone por 2 x 0, gols de Peluso e Carobbio;
* Com 37 pontos vêm Brescia e Mantova, que também venceram na rodada: a equipe rondinelle fez 3 x 0 no Avellino (Possanzini, Bazzani e Dallamano) e os virgiliani 1 x 0 no Piacenza (Doga);
* Na rabeira da tabela estão Cesena (16 pontos), Vicenza (também 16) e Ravenna (14).

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Com a realização da sua 19ª giornata neste final de semana, a Serie A 2007/2008 chegou a sua metade (embora ainda tenham que ser recuperadas 3 partidas) e já propicia algumas indicações bastante consistentes.
Uma delas é que a Internazionale, campeã de inverno, caminha vigorosamente rumo ao tricampeonato, ainda que tenha sofrido mais do que o esperado para vencer o Parma nesta rodada (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/o-jogo-da-tv-parte-iii-internazionale-x.html). Outra, é que o lanterna Cagliari, tendo somado apenas 10 pontos em todo o 1º turno (fruto de 2 vitórias, 4 empates e 13 derrotas!), terá que realizar um returno mais do que extraordinário se quiser permanecer na Serie A.
Mas, a indicar pela atuação neste domingo, a equipe sarda pode começar é a planejar a disputa do próximo campeonato cadetto.
Afinal, o compromisso nesta última rodada era um daqueles chamados de jogos de 6 pontos, vez que a equipe adversária, a Reggina, também não se encontra em uma situação muito confortável na tabela, mas o que se viu foi um passeio amaranto, que venceu por fáceis 2 x 0, tentos do estreante Brienza e do capitano Cozza (ao lado contra Fini - Grazia Neri).
Quem também vai ter que suar muito se quiser se recuperar até o final do campeonato é o Empoli, que, embora não tenha um plantel ruim, está passando mais tempo do que esperado na zona do rebaixamento e no dia de ontem perdeu mais uma, desta vez o derby com o Livorno - este sim um que já esteve na última colocação e deu a volta por cima, terminando o turno com 9 resultados úteis consecutivos, sendo 5 vitórias - por 1 x 0, gol do ex di turno Tavano.
Disputa recheada de emoção e também de polêmica foi Napoli x Lazio, terminada 2 x 2 com gols de Hamsik (doppietta), Ledesma e Pandev (ao lado contra Blasi - Grazia Neri).
Tendo largado em vantagem logo aos 5', o Napoli sofreu a virada ainda no 1º tempo e buscou nova igualdade durante toda a etapa complementar, mas encontrava no veteraníssimo Ballotta uma barreira intransponível, furada apenas aos 94' em outro chute de Hamsik, desviado involuntariamente por Kolarov para o fundo das suas próprias redes.
Fato merecedor de registro nesta partida ocorreu por volta dos 20' da 2ª etapa, quando um tifoso mais exaltado do Napoli atirou uma garrafa em campo. Prontamente, os demais torcedores 'expulsaram', sem qualquer ameaça física, o lanciatore das arquibancadas, que saiu sem ser incomodado pelas forças de segurança, que só chegaram ao local alguns minutos depois, sendo recebidos por uma salva de palmas recheadas de ironia...
Violência, lamentavelmente, ocorreu nos arredores do Olimpico, onde a Roma venceu o Catania por 2 x 0 e se manteve em sua difícil perseguição à líder Internazionale.
Dentro do estádio, felizmente, nenhum problema, salvo para Spalletti, que não pôde contar com Juan, Panucci, Perrotta, Tonetto e ... Totti, mas ainda assim viu sua Roma camaleontica vencer bem com gols de Giuly (aproveitando um rebote da trave em chute de Taddei) e De Rossi (cobrando pênalti sofrido também por Taddei - acima o lance da infração - La Presse).
De consignar, ainda, o retorno de Aquilani aos gramados depois de 4 meses e a estréia do português Antunes na Serie A.
Em outro jogo muito aguardado, embora a equipe mandante tenha sido padrona do jogo e tenha desperdiçado muitas chances, em especial no 1º tempo, quando uma conclusão de Trezeguet é inclusive suspeita de ter ultrapassado a linha do gol, Juventus x Sampdoria ficaram no único 0 x 0 da rodada.
Gols aconteceram no Renzo Barbera, onde o Palermo foi surpreendido e derrotado por um aguerrido Siena por 3 x 2 - o brasileiro Amauri fez 1 x 0 para os rosaneri, que sofreram o uno-due com Locatelli e Maccarone, buscaram novamente o empate com Miccoli cobrando pênalti (depois do próprio Romario del Salento ter desperdiçado um anteriormente) e levaram o de misericórdia com o zagueiro artilheiro Loria.
Por fim, na partida que abriu a rodada no sábado, um pragmático Genoa derrotou uma sfortunata (acertou 3 bolas na trave) e sofrida (seu presidente, Ruggeri, está entre a vida e a morte depois de sofrer uma hemorragia cerebral no último dia 16) Atalanta, de virada, em espetacular partida por 2 x 1, gols de Doni, Borriello (acima entre Pellegrino e Ferreira Pinto - Ansa) e del bomber argentino Figueroa.
Concluíram a rodada: Fiorentina 2 x 1 Torino (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/o-jogo-da-tv-parte-i-fiorentina-x.html) e Udinese 0 x 1 Milan (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/o-jogo-da-tv-parte-ii-udinese-x-milan.html).
A classificação ao final do girone d'andata ficou assim: 1º Internazionale (49 pts); 2º Roma (42); 3º Juventus (37); 4º Fiorentina (34); 5º Udinese (32); 6º Sampdoria (25); 7º Genoa (25); 8º Palermo (25); 9º Milan (24); 10º Napoli (24); 11º Atalanta (22); 12º Catania (22); 13º Livorno (21); 14º Lazio (19); 15º Parma (18); 16º Torino (17); 17º Siena (17); 18º Reggina (17); 19º Empoli (16) e 20º Cagliari (10).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, janeiro 20, 2008

O Jogo Da TV (Parte III) - Internazionale x Parma



Eletrizante! Nenhum outro adjetivo pode melhor definir como foi o jogo que fechou a 19ª rodada da Serie A 2007/2008 neste domingo à noite na Itália!
Bem, talvez, haja um sim: polêmico!
Tudo indicava que seria mais uma fácil vitória da líder Internazionale em sua caminhada rumo ao tricampenato italiano, forte em sua grandiosa campanha de 14 vitórias e apenas 4 empates (8 vitórias e 1 único empate no San Siro), dona do melhor ataque (40 gols realizados) e da melhor defesa (apenas 11 sofridos), contra um Parma que longe do Ennio Tardini só conseguiu 2 empates e acumulou 6 derrotas, tendo feito, até então, apenas 3 gols longe de seus domínios.
Mas, tão logo a bola rolou, o cenário mudou - o Parma começou aguerrido, exercendo forte marcação nas laterais do campo (ao lado, Dessena, que entrou no lugar de Coly logo nos primeiros minutos, toma a frente do ala Maxwell - Grazia Neri) e sobre o termômetro interista, o volante Cambiasso, aproveitando a velocidade de Reginaldo e Pisanu, bem abertos, para puxar contra-ataques para o destemido Corradi, postado entre a defesa nerazzurra.
Evidentemente surpreendida pela postura tática do Parma, a equipe treinada por Mancini parecia perdida em campo, a ponto até do portiere Júlio César não demonstrar a costumeira segurança e falhar em pelo menos 2 lances no 1º tempo.
Porém, com o transcorrer dos minutos, uma névoa que circundava o estádio desde o início da partida foi se dissipando e a Inter encontrando seu jogo, chegando ao gol aos 30', quando Cambiasso aproveitou um cochilo de Cigarini em uma cobrança de escanteio e concluiu para o fundo das redes de Bucci.
O gol sofrido enervou um pouco os jogadores crociati, dando a impressão que a Inter passaria a comandar a partida - mas aí o jovem Cigarini (à esquerda o autor do gol de empate observado pelo autor do primo tento - Grazia Neri) recebeu um passe longitudinal de Reginaldo e acertou um petardo no canto esquerdo de Júlio César, empatando a partida.
As equipes voltaram para o 2º tempo e a surpresa continuou, com o Parma melhor na partida, a ponto de perder gols em seqüência com Reginaldo (por egoísmo), Pisanu (bela defesa de Julio Cesarone) e Fernando Couto (cabeçada na trave).
Roberto Mancini, neste interregno, tentou consertar sua equipe sacando o estreante Maniche e o avante Crespo e mandando em campo o brasileiro César e o argentino Cruz, mas foi a substituição feita por Di Carlo (Gasbarroni por Reginaldo) que deu resultado: o ex-juventino surpreendeu Júlio César com uma cobrança de falta pouco angulada direto para o gol e colocou o Parma em vantagem!
Faltando 25' para o final da partida, a Inter passou a buscar avidamente o empate, mas de forma totalmente desordenada, enquanto o Parma lançou o recém contratado Lucarelli, permanecendo muito periogoso no contra-ataque.
Quando tudo aparentava que a invencibilidade da poderosa Internazionale ia acabar logo pelas mãos (não seria pés?) de um plebeu Parma, eis que o árbitro Gervasoni marcou pênalti em lance assim descrito pela Gazzetta dello Sport: "Couto si lancia in tuffo per salvare la porta da un tiro da Ibra sulla linea di fondo, quasi oltre il palo. Il tocco è di testa, poi la palla tocca un braccio e infine torna sul capo dei portoghese. Tocco involuntario? Dentro o fuori dal campo? Complicatissimo".
Para aqueles pouco habituados a língua de Dante, eis uma tradução livre: "Couto se lança em peixinho para salvar o gol de um chute de Ibra em cima da linha de fundo, quase fora de campo. O toque é de cabeça, depois a bola toca em um braço e enfim retorna à testa do português. Toque invonlutário? Dentro ou fora de campo? Complicadíssimo".
O certo é que, não obstante todas as reclamações e protestos, o árbitro assinalou o pênalti (convertido por Ibrahimovic) e ainda expulsou o experiente zagueiro português.
Para completar, em seguida o meia Dessena se contundiu e o Parma ficou com apenas 9 homens em campo - guerreiros, mas não o suficiente para impedir a virada nerazzurra em pleno recupero com mais uma conclusão de Ibrahimovic (à direita observado por Rossi - Grazia Neri), que chegou aos 13 gols na competição, se igualando ao francês Trezeguet na artilharia da Serie A.
O tabellino da injusta derrota parmigiana:
Inter: Júlio César; Burdisso, Cordoba, Materazzi (85' Vieira), Maxwell; Cambiasso, Maniche (56' César), Zanetti, Jimenez; Crespo (56' Cruz), Ibrahimovic. All. Mancini.
Parma: Bucci; Coly (17' Dessena), Couto, Rossi, Zenoni; Morrone, Cigarini, Castellini, Pisanu; Reginaldo (66' Gasbarroni), Corradi (72' Lucarelli). All. Di Carlo.
Gols: 30' Cambiasso, 40' Cigarini, 69' Gasbarroni, 88' Ibrahimovic (pênalti), 93' Ibrahimovic.
Árbitro: Gervasoni.
Cartões amarelos: Cigarini, Cordoba, Lucarelli, Jimenez e Gasbarroni.
Cartão vermelho: Couto (o técnico Di Carlo também foi expulso no final da partida).

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte II) - Udinese x Milan



Não foi tão convincente como contra o Napoli, mas o Milan saiu de Udine com importantíssimos 3 pontos e pela 1ª conquistou duas vitórias consecutivas no campeonato.
É a hora da virada? Ainda é muito cedo para qualquer conclusão, até porque o sucesso contra a Udinese veio já a tempo scaduto e foi proporcionado por uma grande besteira do bianconero Obodo.
O certo é que foi um jogo bastante movimentado e muito interessante, tendo de um lado o badalado trio brasiliano Ka-Pa-Ro e de outro os ágeis italianos do Qua-Pe-Dina - denominação criada pelo jornalista Carlo Brienza, conduttore do programa La Grande Giostra dei Gol da RAI Internacional, para a trinca Quagliarella, Pepe e Di Natale, escalada pelo técnico Marino para compor o ataque friulano.
Com as atenções voltadas principalmente para o jovem astro Alexandre Pato (à direita implacavelmente marcado pelo sérvio Lukovic - Ap), quem robou a cena, especialmente na 1ª etapa, foi o também rossonero Ronaldo (de penteado novo - mais abaixo - Corriere dello Sport), que acertou uma bela cabeçada aos 17' e um chute de 30 metros na trave aos 26'.
Porém, embora o Milan tenha tido amplo domínio territorial (terminou o jogo com 68,8% de posse de bola), a partida restou bastante equilibrada (tanto que em conclusões a Udinese foi melhor - 13 x 10).
Isso porque a equipe treinada por Marino, ao seu melhor estilo, sempre que com a bola, partia verticalmente em direção à meta defendida por Kalac (que teve uma atuação muito segura), tendo no azzurro Di Natale seu mais criativo e perigoso expoente.
Já seu companheiro de seleção italiana, o talentoso Fabio Quagliarella, não esteve nos seus melhores dias e acabou desperdiçando boas oportunidades, como quando não conseguiu alcançar a bola de voleio aos 60' ou quando concluiu por cima, na linha da pequena área, aos 62'.
Na 2ª etapa, não obstante as chances perdidas, o ritmo da partida caiu sensivelmente, com o Milan mantendo a posse de bola, mas pouco agressivo, parecendo sentir muito a ausência de Pirlo (suspenso) e o dia ruim de Kaká.
Mas acabou que Il Principe teve uma participação fundamental no lance que decidiu a partida: o nigeriano Obodo tinha a bola dominada em sua intermediária - aos 92', mas resolveu sair driblando, logo ele, Alexandre Pato, que tomou-lhe a bola e tocou para Kaká, que, de chaleira serviu Gilardino (que entrara no lugar de Ronaldo 9' antes), com o atacante italiano fuzilando (acima - Ansa) com um diagonale certeiro no canto de Handanovic, que nada pôde fazer.
Aí veio o apito final e 3 pontos na sacola do Milan!
O tabellino:
Udinese: Handanovic; Zapata, Coda, Lukovic; D'Agostino, Eremenko (51' Obodo), Mesto, Dossena; Pepe, Quagliarella, Di Natale. All. Marino.
Milan: Kalac; Bonera, Nesta, Kaladze, Favalli; Gattuso, Ambrosini, Seedorf, Kaká; Ronaldo (83' Gilardino), Pato (94' Emerson). All. Ancelotti.
Gol: 92' Gilardino.
Árbitro: Farina.
Cartões amarelos: Quagliarella, Ambrosini e Gilardino.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte II) - Richard Porta


O atacante Richard Porta recentemente apareceu na imprensa brasileira como uma verdadeira pechincha: segundo o portal Globo Esporte, o avante, "artilheiro no Uruguai, com mais de um gol por jogo", receberia um salário de apenas R$ 4,5 mil no River Plate Montevideo e, portanto, caberia dentro do orçamento de qualquer clube brasileiro mediano.
Ocorre que o Direttore Sportivo do Siena, Manuel Gerolin, foi mais rápido e o promettente atacante uruguaio de 22 anos (à direita - Guerin Sportivo) vai desfilar seu futebol é na Toscana a partir deste mês.
Jogador com físico potente (1,84 m e 72 kg), Richard Aníbal Porta Candelaresi, conhecido como El Canguru por ter nascido na Austrália, ainda assim é um atleta bastante veloz e muito oportunista, tendo se sagrado artilheiro do último Campeonato Apertura ao lado do neo reggino Christian Stuani com 19 gols cada.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Maniche


Depois de alguns meses de recesso, a 'Quem Vem Lá' volta neste domingo para começar a apresentar os estrangeiros que estão chegando à Itália neste mês de janeiro.
O straniero de maior relevo que chegou até aqui, sem dúvida, é o português Nuno Ricardo Oliveira Ribeiro, mais conhecido como Maniche.
Jogador experiente, atualmente com 30 anos (nasceu no dia 11 de novembro de 1977 em Lisboa), Maniche é um médio que joga regularmente na seleção portuguesa, tendo sido titular na Euro 2004 e também na última Copa do Mundo.
Castor começou sua carreira futebolística no Benfica, mas foi no rival Porto (à direita - Guerin Sportivo) que alcançou maior destaque vencendo a Copa U.E.F.A. 2002/2003 e a Champions League de 2003/2004.
Porém, chama atenção no novo reforço da Internazionale, além de sua evidente qualidade técnica, o fato de não ter se firmado em nenhum clube nos últimos anos (passou por Dynamo Moskva, Chelsea e Atlético Madrid) e seu temperamento muito instável, o que deverá requerer bastante atenção de seu novo treinador Roberto Mancini.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker