Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 19, 2008

Match Clou - 19ª Rodada 2007/2008



Não só Vialli, mas também Jugovic, Lombardo, Platt e Vierchowod - foram vários e importantes os jogadores que, principalmente no início da última década, vestiram tanto a camisa da Juventus quanto a da Sampdoria na Serie A.
Disputado já 50 vezes na máxima divisão do Calcio, Juventus x Sampdoria é um embate bastante tradicional que teve seu auge efetivamente durante o final dos anos 80 e início dos 90 do século passado, mas que está voltando às primeiras páginas com o retorno das equipes à zona de classificação das competições européias.
Para o jogo deste domingo, com transmissão da RAI a partir das 12h00, o técnico bianconero Ranieri tem alguns problemas e não poderá contar com os vários Andrade, Chiellini e Camoranesi.
A boa notícia é que, como o volante Nocerino está suspenso e o ala Marchionni (à direita - Empics) foi muito bem quando entrou na última partida, o ágil esterno deverá ser mantido na direita de centrocampo, com o bósnio Salihamidzic (abaixo - Empics) mais central ao lado de Zanetti.
O derradeiro homem no meio deve ser o tcheco Nedved, que sentiu um ligeiro mal estar durante a semana, mas deve ir ao jogo, deixando o deludente Tiago apenas como opção no banco.
No ataque, embora Trezeguet não venha se apresentando bem nas últimas aparições, o francês deve ser mantido ao lado de Del Piero, com Iaquinta ficando como opção para o decorrer da partida.
Por fim, protegendo Buffon, devem aparecer Birindelli, Legrottaglie, Grygera e Molinaro, com o francês Boumsong pronto para fazer sua estréia na Serie A.
Na Samp, o allenatore Mazzarri vai ter que administrar um desfalque inesperado e de última hora, vez que o genietto Cassano sentiu um problema muscular neste sábado e sequer foi convocado para a partida, juntando-se aos também indisponíveis Montella e Kalu.
Portanto, os tifosi blucerchiati terão que se contentar em torcer por Bellucci e Bonazzoli no ataque, enquanto o meio deverá ser tutta sustância com os alas Maggio e Pieri enlaçando os centrais Franceschini (que deverá ocupar o posto do capitano Volpi), Palombo (que deverá portar a fascia di capitano - abaixo - Sampdoria) e Sammarco.
Na defesa, acima de Castellazzi, o trio Campagnaro-Gastaldello-Accardi deve completar a formação do clube que venceu pela última vez em Turim na temporada 2004/2005: 1 x 0, tento do ala Diana, atualmente no Palermo.
Mas que a empolgação não seja demasiada, pois uma vitória da Samp sobre a Juventus em Turim não é fato corriqueiro e só ocorreu 4 vezes nos 50 confrontos até aqui disputados pela Serie A, amplamente dominados pelas 31 vitórias bianconeri e 15 empates.
Aliás, na última vez que se encontraram, o êxito foi juventino: 2 x 0 em 26 de outubro de 2005, gols de Trezeguet e Mutu.
Ao todo, foram 91 gols feitos pela Juventus contra apenas 36 da Sampdoria, sendo que o atacante Roberto Bettega, que anotou 7 gols entre 1971 e 1983 com a camisa bianconera, é o maior artilheiro do embate.
Já o maior número de presenças cabe ao Zar Pietro Vierchowod, que participou de 13 edições do confronto entre 1983 e 1996 - as 12 primeiras com a Samp e a derradeira defendendo a Juventus.
Curiosamente, Vierchowod fez sua estréia no duelo em uma das vitórias da Samp em Turim - 2 x 1 no dia 30 de outubro de 1983, gols de Rossi (J), Brady (S) e Galia (S) - e encerrou sua participação em outra - 3 x 0 em 13 de abril de 1996, gols de Chiesa, Balleri e Seedorf, com não só Vierchowod, mas também Jugovic, Lombardo e Vialli defendendo a Juventus!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

9 Comments:

At 10:02 PM, Blogger João Caniço said...

Muito bom este teu 'match clou', explica muito bem a actualidade de ambas as equipas assim como várias curiosidades de um passado ainda não muito longínquo. Não sabia que o Brady tinha marcado à Juve, sua ex equipa, pelo que li ele apesar de muita categoria, teve que sair para dar espaço à contratação de Platini...
Oxalá que seja um bom jogo amanhã!
Abraços

 
At 11:01 PM, Anonymous Anônimo said...

Volpi não joga?? Por que? O que houve, meu bom Deus? Que notícia para se ler antes de dormir...

Pronto... emburrei agora... :(

 
At 12:06 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Muito obrigado! Curioso que naquele jogo de 1983 não só Brady marcou, mas também Galia, que posteriormente jogaria na Juve.
Realmente, para contratar Platini, a Juve teve que ceder o irlandês Liam Brady, que havia conquistado os 2 campeonatos anteriores com a equipe de Turim, à Sampdoria.
Aliás, tratei do fato em uma das primeiras 'Memorabilia' que postei, exatamente sobre 'Lei Roi Michel' - se vocêtiver curiosidade, está no endereço: http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/memorabilia-platini.html.
Abraços,

 
At 12:09 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
É verdade, para sua decepção, parece que Volpi não vai jogar, com Mazzarri preferindo utilizar Franceschini, que está atravessando um bom momento técnico.
Abraços,

 
At 2:23 PM, Anonymous Anônimo said...

Pelo menos não perdeu. Aliás, se vocês se lembrarem quando comentamos sobre esse jogo no ano passado, eu falei que como torcedora realista, me contentaria com um empate. Eu sou ruim de palpite, mas de vez enquando, acerto um ! rs

Ranieri colaborou, tirando Del Piero de campo. Ele não se emenda. Posso até imaginar a reação de JP.

Abraços e ótimo domingo para vocês.

 
At 2:24 PM, Anonymous Anônimo said...

Só mais uma coisa, a bola entrou?

 
At 7:42 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
Acabei optando por assistir Udinese x Milan, assim, só poderei opinar sobre Juventus x Sampdoria depois de acompanhar os melhores momentos da partida.
Abraços,

 
At 11:37 PM, Blogger João Caniço said...

Cyntia, não fiquei lá muito contente com a substituição do Del Piero não, acho que se Ranieri me pudesse ouvir no momento o teria chamado de uns quantos nomes feios... Pelas repetições não consigo dizer se a bola entrou ou não...
Abraços

 
At 12:50 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Prezados,
O lance do suposto gol da Juve é muito difícil, mas tive a impressão que a bola entrou na 2ª tentativa do Trezeguet (não quando o defensor salva com a cabeça, mas quando, acho que é o Accardi, salva com o pé).
Se alguém tiver curiosidade, pode visitar o 'Youtube' e procurar pelo vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=b_eMdduoOe8
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker