Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 16, 2008

O Jogo Da TV (Parte II) - Parma x Milan



De novo? Pois é, mais uma vez o Milan entrou em campo e não teve uma atuação digna de ... Milan.
E, assim, o confronto do Ennio Tardini terminou como começou - 0 x 0!
Antes da bola rolar, porém, algumas surpresas: ao invés do ataque com Budan e Gasbarroni (que acabaram entrando na 2ª etapa), o técnico Di Carlo dispôs o Parma no 4-4-1-1 com Lucarelli (ao lado contra Kaladze - Grazia Neri) mais a frente, o brasileiro Reginaldo logo atrás e a meia cancha formada por Dessena, Morrone, Cigarini e Pisanu.
Curiosamente, Ancelotti também inovou e postou o Milan no mesmo 4-4-1-1, com Emerson e Serginho (abaixo entre Morrone e Zenoni - La Presse) no meio e Kaká che va a posizionarsi alla spalle di Inzaghi, unica ponta até em decorrência das ausências de Pato e Ronaldo.
Assim, com um meio de campo congestionado, com Cafu e Serginho pouco produtivos e sem poder contar com Pirlo (que também entrou na 2ª etapa) e Seedorf, o Milan colocou todas as suas fichas em Kaká, que, porém, mais uma vez jogou sottotono.
No lado crociato, embora não tenha se visto uma grande atuação, as coisas, ao menos, fluíram melhor, com Dessena, Pisanu e o brasileiro Reginaldo se destacando na troca de passes - exatamente a principal característica rossonera.
Portanto, a melhor chance foi do Parma aos 38' do 1º tempo, quando o jovem Pisanu (ao lado perseguido por Gilardino - Iotti) não conseguiu concluir um cruzamento, sozinho, à frente de Kalac.
No intervalo, ocorreu um lance inusitado: o brasileiro Dida, que estava no banco de reservas, foi retirado de maca, a princípio com fortes dores nas costas.
Já na 2ª etapa, com Pirlo e Gilardino nos lugares de Gattuso e Serginho, a equipe de Milão passou a jogar no 4-3-1-2 e conseguiu impor seu mais qualificado toque de bola, mas continuou pouco incisivo no ataque, com Gila e Pippo recebendo poucas bolas jogáveis.
De qualquer maneira, a superioridade no domínio da peleja teve como resultado que as melhores chances do 2º tempo, ao contrário do ocorrido na etapa inicial, foram do Milan - primeiro com Kaká aos 23' e depois com Inzaghi seguido de Gilardino aos 29'.
Se faltou gol, ao menos a partida ficará nos anais por um fato histórico: aos 68' Paolo Maldini entrou no lugar do tcheco Marek Jankulovski (ao lado o momento da substituição - Ap) e, portanto, completou a incrível marca (inédita na Itália, ao menos nos futebol moderno) de 1.000 jogos como profissional.
Eis o tabellino:
Parma: Bucci; Zenoni, Falcone, Couto, Castellini; Morrone, Cigarini (75' Mariga), Dessena, Pisanu, Reginaldo (63' Gasbarroni); Lucarelli (63' Budan). All. Di Carlo.
Milan: Kalac; Cafu, Nesta, Kaladze, Jankulovski (68' Maldini); Gattuso (46' Pirlo), Emerson, Ambrosini, Serginho (46' Gilardino), Kaká; Inzaghi. All. Ancelotti.
Árbitro: Dondarini.
Cartões amarelos: Cafu, Pisanu, Emerson e Dessena.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Internazionale x Livorno



Prossegue a marcha vitoriosa da Inter! Não obstante o turn-over promovido pelo técnico Mancini (ataque composto por Crespo e Suazo, com Cruz e Ibrahimovic permanecendo no banco por toda a partida), a Internazionale não deu chances para o Livorno e bateu o adversário por 2 x 0, placar construído nos primeiros 18'.
Aliás, a partida acabou ali mesmo, antes de transcorrrida a primeira meia hora, pois a partir daí a equipe nerazzurra passou a administrar a vantagem e a se preparar para o importantíssimo confronto contra o Liverpool na próxima terça pela Champions League, que é o principal objetivo da sociedade de Via Durini no ano de seu centenário.
E o homem do jogo foi o atacante hondurenho David Suazo (à direita contra De Vezze e Pulzetti - Grazia Neri), autor dos 2 gols que valeram mais 3 pontos na caminhada rumo ao tricampeonato nerazzurro.
Já a decepção ficou por conta de seu companheiro de ataque, o argentino Hernan Crespo, que não marca um gol desde 23 de outubro do ano passado (quanto anotou na vitória sobre o CSKA Moskva) e praticamente inexistiu contra o Livorno, sendo notado apenas pelas marcações de impedimento.
No Livorno, o técnico Camolese não pode contar com os atacantes Tavano e Tristan, tendo que apostar na dupla Diamanti-Bogdani, muito pouco para assustar os comandados de Mancini.
Ainda assim, o 1º lance relevante da partida surgiu com o atacante albanês, que exigiu uma saída audaciosa do arqueiro Júlio César, que mostrou grande habilidade com os pés.
Mas, aos 14', o romeno Chivu cobrou uma falta na área e Suazo, indisturbato, testou com força a bola que passou entre as pernas de Amelia (mas, como foi uma cabeçada a queima roupa, o reserva de Buffon na Azzurra pode ser absolvido).
Logo depois, aos 18', o brasileiro Maxwell (que teve uma boa atuação) foi à linha de fundo e cruzou para o mesmo Suazo, aproveitando de um pasticcio difensivo toscano, realizar 2 x 0 (à esquerda - Omega).
A partir daí a Inter deu como cumprida sua missão, mantendo a posse de bola (terminou a partida com 63,1% neste quesito), mas sem mais ser incisiva.
Quanto ao Livorno, embora seja uma das únicas 4 equipes que conseguiram tirar pontos da líder Internazionale no campeonato (o jogo de ida terminou 2 x 2), só produziu algo de concreto em uma cobrança de falta de Diamanti que carimbou a trave nerazzurra e em uma cabeçada do português Vidigal, esplendidamente defendida por Júlio César.
Na 2ª etapa, emoção mesmo só quando do retorno de Figo aos gramados (à direita - Inter), muitíssimo aplaudido pelos seus tifosi.
Além da volta do ala português, Mancini ainda pode computar os retornos positivos de Maicon e Stankovic, sempre de olho no confronto contra o time da terra dos Beatles!
O tabellino:
Inter: Júlio César; Maicon (73' Figo), Burdisso, Chivu, Maxwell; Pelé, Cambiasso, Zanetti, Stankovic (68' Maniche); Crespo (85' Materazzi), Suazo. All. Mancini.
Livorno: Amelia; Grandoni, Knezevic, Galante; De Vezze (80' E. Filippini), Pulzetti (68' Vailatti), Balleri (71' Rossini), Vidigal, Pasquale; Diamanti, Bogdani. All. Camolese.
Gols: 14' Suazo, 18' Suazo.
Árbitro: De Marco.
Cartões amarelos: Balleri e Pulzetti.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 23ª Rodada 2007/2008



Neste super sábado ocorre o 'Match Clou' da 23ª rodada do campeonato italiano 2007/2008, que é o importante e tradicional confronto Juventus x Roma.
O duelo, que envolve a 2ª (Roma) contra a 3ª (Juventus) colocada, é crucial para as ambições de ambas as equipes, pois uma vitória romanista praticamente consolidará o 2º posto para o time da capital italiana, que poderá concentrar suas atenções na perseguição à líder Internazionale, enquanto um sucesso juventino deixará o time de Turim a apenas 1 ponto da rival.
Para a partida, o técnico Ranieri só não poderá contar com o zagueiro Andrade e com o meia Marchionni, o que explica o otimismo do tecnico bianconero, há muito envolto com problemas físicos de seus atletas.
Assim, a Juve deve começar no 4-4-2 com Trezeguet e Del Piero na frente, Camoranesi e Nedved abertos no meio de campo e Zanetti e um entre Nocerino (à direita - Insidefoto) e Sissoko como centrais.
Na defesa, protegendo Buffon, devem aparecer o francês Zebina e os italianos Legrottaglie, Chiellini e Molinaro (abaixo - Insidefoto), exatamente a mesma formação que derrotou a Udinese na última rodada.
Para montar a Lupa Capitolina, Spalletti também não tem problemas de contusão ou suspensão, embora o brasileiro Juan, recuperado, deva ser poupado para o confronto válido pela Champions League contra o Real Madrid na próxima terça.
Portanto, o já tradicional 4-2-3-1 deve ser integrado por Doni; Cicinho, Panucci, Mexes e Tonetto; De Rossi e Pizarro; Taddei, Perrotta e Mancini (mais abaixo - Insidefoto); Totti.
Se valer apenas o retrospecto, a torcida da equipe de Turim já pode comemorar: são 46 vitórias da Juve, 20 empates e apenas 7 sucessos da Roma jogando no Piemonte, com 141 gols marcados pelos donos da casa e 53 pelos visitantes.
Aliás, é contra a Juventus que a Roma sofreu a maior derrota de sua história na Serie A: 7 x 1 em 06 de março de 1932, com gols de Ferrari (2), Orsi (2), Vecchina (2) e Cesarini, com Bernardini marcando o de honra para o time da capital.
Em 1950 houve outra goleada histórica: 7 x 2 em dia de nórdicos endiabrados, com tripletta de Karl-Aage Hansen, doppietta de Praest e gols de John Hansen e Boniperti, com Sundqvist e Bacci anotando os gols da Roma.
E Giampiero Boniperti é exatamente o maior artilheiro do confronto, com 6 gols anotados entre 1948 e 1961, período no qual disputou - e venceu - 5 confrontos contra a Roma.
Pelo lado romanista, dividem a primazia Giuseppe Giannini e Roberto Pruzzo, cada um com 3 tentos anotados na Juve.
Já o jogador mais presente no confronto é o mediano Giuseppe Furino (à esquerda - Guerin Sportivo), que enfrentou a Roma em 14 oportunidades jogando em Turim em sua longa carreira bianconera - de 1969 a 1984.
Com 12 presenças aparecem Roberto Bettega, Sandro Salvadore, Aldair, Giacomo Losi e Sergio Santarini.
Para não deixar os romanistas totalmente descrentes, importante relembrar a última vitória da Roma em Turim, ocorrida em 29 de setembro de 2001 por 2 x 0, gols de Batistuta (depois expulso) e Marcos Assunção.
Naquele dia, a Roma comandada por Capello começou com Antonioli; Zebina, Samuel, Aldair e Panucci; Tommasi, Marcos Assunção, Lima e Candela; Totti e Batistuta, enquanto a Juventus de Lippi iniciou com Buffon; Zenoni, Thuram, Iuliano e Pessotto; Tacchinardi, O'Neill, Zambrotta e Nedved; Salas e Del Piero.
Que seja um grande jogo!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma



Em semana de Derby della Lanterna, a 'L'Enigma' propõe: quem é o jogador azzurro à esquerda (Guerin Sportivo), que teve passagens, sem muito sucesso, tanto pelo Genoa quanto pela Sampdoria?

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Final de semana tem clássico imperdível


Em mais um final de semana de muito Calcio, o sábado será especialíssimo, com 3 partidas programadas para amanhã ao invés dos costumeiros 2 anticipi.
Isso porque Internazionale e Roma jogam na próxima terça-feira e o Milan no dia seguinte pela Uefa Champions League.
Assim, logo às 13h00 ESPN e RAI transmitem Internazionale x Livorno, enquanto às 15h00 o campeonato continua com Parma x Milan pelas mesmas ESPN e RAI e também pela TV Esporte Interativo, finalizando às 17h30 com o imperdível Juventus x Roma, 'Match Clou' da rodada na ESPN Brasil e RAI, sempre horário de Brasília.
Se a líder Inter não deve encontrar maiores dificuldades para somar mais 3 pontos, o Milan, ainda abalado com o infortúnio de Ronaldo, terá que jogar muito mais do que nas últimas rodadas para derrotar o Parma, que deverá começar com um interessante meio de campo composto pelos centrais Morrone e Cigarini protegendo os alas Reginaldo e Pisanu (à direita - Ferreri), que deverão ter bastante liberdade para chegar nos atacantes Budan e Gasbarroni.
No domingo, todas as demais partidas ocorrerão às 15h00 italiana (11h00 aqui no Brasil - atenção ao término do horário de verão!), com destaque para o derby della Lanterna Genoa x Sampdoria (RAI) e para Fiorentina x Catania (ESPN e TV Esporte Interativo).
Completam a rodada: Lazio x Atalanta; Napoli x Empoli; Palermo x Cagliari; Reggina (com seu capitão Aronica - à esquerda - Laganà) x Udinese e Siena x Torino.

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

A Itália Na Europa


Como uma prévia para as 8ªs de final da Uefa Champions League que começarão a ser disputadas na próxima semana, nesta as atenções ficaram voltadas para os sedicesimi di finale da Coppa Uefa, cabendo a Fiorentina representar os italianos na competição.
E a equipe viola foi muito bem, pois foi à Trondheim e venceu o sempre competitivo Rosenborg, clube mais titulado da Noruega, por 1 x 0.
Em uma tarde escura e muito fria (lembrando que a noite cai mais cedo nessa época naquela região - ao lado as equipes perfiladas - Grazia Neri), Prandelli poupou alguns jogadores, mas ainda assim mandou a campo uma Fiorentina bastante competitiva e postada no tradicional 4-3-3, com Kuzmanovic, Montolivo e Jorgensen no meio e Semioli, Pazzini e Mutu no ataque.
Contra um adversário que não disputava uma partida oficial desde dezembro, o melhor preparo físico da equipe italiana, aliada a melhor técnica de seus jogadores, foi preponderante, com a Fiorentina tendo dominado o jogo desde o seu início e chegando ao gol logo aos 16', com o romeno Mutu (abaixo o camisa 10 viola contra um adversário - Grazia Neri).
O resultado acabou sendo modesto, pois o clube italiano poderia ter ampliado o marcador, já que seus jogadores desperdiçaram várias oportunidades no decorrer da partida.
De qualquer maneira, parece tudo encaminhado para a Fiorentina enfrentar o inglês Everton na próxima fase, vez que o clube de Liverpool venceu o seu adversário - o também norueguês Brann - por 2 x 0 fora de casa e também já está com um pé nas 8ªs de final da Copa U.E.F.A.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

'B' Em Pílulas


* Nesta terça-feira foi realizada a 25ª giornata da Serie B 2007/2008, com destaque para a vitória do Brescia (6º colocado) sobre o Pisa (4º) por 1 x 0, tento marcado pelo zagueiro paraguaio Mareco;
* Na liderança continuam empatados Bologna e Chievo, ambos com 53 pontos;
* Nesta rodada, o Bologna derrotou o Avellino por 3 x 1, enquanto o Chievo venceu o Modena por 2 x 1, fora de casa;
* O Lecce, que não perdia desde o início de dezembro, foi derrotado nesta rodada pelo Ascoli por 2 x 1, gols de Belingheri (A), Zanchetta (L) e Soncin (A), todos realizados quando a equipe de Ascoli Piceno tinha um homem a menos em campo, já que o ala Sommese foi expulso aos 10';
* Quem conseguiu sua 2ª vitória consecutiva foi o Bari, agora treinado por Antonio Conte, que superou o Piacenza por 2 x 1 (à direita o atacante Cavalli em ação - Mantuano) no San Nicola, onde não vencia fazia 5 (!) meses;
* Importante sucesso foi o do Albinoleffe sobre o Ravenna por 3 x 1, gols de Sforzini (R), Foglio, Garlini e Cellini;
* Já a goleada da rodada ficou por conta do Frosinone, que fez 4 x 0 no Messina, tentos de Evacuo (2), Amerini e Lucenti.

Marcadores:

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte III) - Milan x Livorno



Terá sido o final da carreira do jogador que mais marcou gols em Copas do Mundo, eleito pela F.I.F.A. melhor futebolista do ano em 3 ocasiões e um dos mais representativos e idolatrados atletas das últimas décadas? Tomara que não, mas a cena foi chocante e o resultado, preocupante.
E pensando que era para ser até um dia festivo, já que uma mais do que provável vitória colocaria o Milan na 4ª posição da Serie A - exatamente o objetivo principal da equipe no campeonato.
Ademais, depois do gol decisivo marcado contra o Siena, seria a oportunidade de ver novamente em ação o jovem Alberto Paloschi (à direita contra Grandoni - Grazia Neri), o atacante de 3 jogos e 3 gols como profissional.
E nesse espírito começou a partida, com Ronaldo no banco entre Cafu e Serginho e o menino Paloschi fazendo dupla com Gilardino no ataque rossonero.
Mas o desenrolar não foi como previsto: com Gourcuff no posto de Kaká (já que Seedorf também não ficou sequer no banco), a jovem dupla de avantes pouco participou do jogo, que acabou muito concentrado no meio de campo (abaixo, à esquerda, um duelo representativo: Antonio Filippini contra Gattuso - Grazia Neri).
Ao final do 1º tempo, de recordar apenas uma belíssima defesa de Amelia em conclusão de Ambrosini e uma chance desperdiçada por Tavano, que ainda deu lugar a Diamanti no último minuto de jogo, com uma contusão muscular.
Veio o 2º tempo e com ele o gol de Nico Pulzetti, aniversariante do dia e que aproveitou un contropiede ficcante con un sinistro a giro para abrir o marcador para os visitantes.
Ancelotti, então, sacou de uma só vez a dupla Gilardino-Paloschi e mandou a campo os experientes Ronaldo (abaixo a entrada do Fenômeno no lugar de Gila - Dipag) e Inzaghi, procurando melhorar a presença ofensiva rossonera, vez que os substituídos pouco participaram do jogo (Paloschi tocou 18 vezes na bola e Gilardino apenas 12) enquanto estiveram em campo.
Mas o Fenômeno teve ainda menos chance de marcar: apenas 2' após seu ingresso em campo, quando tentou saltar para cabecear uma bola cruzada sobre a área veio o desastre - rottura totale del tendine rotuleo del ginocchio sinistro - praticamente a mesma contusão (mas no outro joelho) que deixou o atacante brasileiro fora de combate por vários meses em 2000.
No lance, o meia português do Livorno Vidigal ainda tocou a bola com a mão, infração que o árbitro Brighi corretamente assinalou.
Mas as atenções estavam voltadas a Ronaldo, que logou sentiu a gravidade da contusão (à esquerda o atacante ainda no chão - Afp) e levou o San Siro ao desespero, que quase não percebeu o meia Pirlo empatar a partida convertendo o pênalti.
Aos 16', enquanto Ronaldo, chorando, era levado de maca para os vestiários, Serginho entrou em seu lugar.
O relógio continuou dando suas voltas, mas a partida já tinha chegado ao fim...
O tabellino, fazendo votos de plena recuperação para o Fenômeno:
Milan: Kalac; Oddo, Bonera, Kaladze, Favalli; Gattuso, Ambrosini, Pirlo, Gourcuff; Paloschi (57' Inzaghi), Gilardino (57' Ronaldo) (61' Serginho). All. Ancelotti.
Livorno: Amelia; Grandoni, Knezevic, Galante; De Vezze, Vidigal (84' Pavan), Pulzetti, A. Filippini, Pasquale; Tristan (76' Rossini), Tavano (45' Diamanti). All. Camolese.
Gols: 50' Pulzetti, 61' Pirlo (pênalti).
Árbitro: Brighi.
Cartões amarelos: Vidigal, Gattuso e Tristan.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Ah..., examinando melhor, foi fácil demais! Mas, é isso aí, agora o JP lidera nossa competição com 4 pontos, seguido de perto por Lady Cyntia com 2.
Só que nesta semana não vai ter parabéns não, pois estava literalmente na cara que o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é o agora romanista Christian Panucci em seus tempos de rossonero.
Afinal, Panucci pode ter vestido muitas camisas em sua vitoriosa carreira (Genoa, Milan, Real Madrid, Internazionale, Chelsea, Monaco e, ufa, finalmente Roma, onde está desde 2001), mas conservou os mesmos traços pelos anos.
De volta à Azzurra depois de 3 anos afastado, Panucci, que coleciona mais de 50 presenças com o selecionado italiano, foi o autor do gol que valeu à Itália a classificação antecipada para a próxima Eurocopa (acima sua vibração - Empics).

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Momento Panini - David Di Michele


Na temporada 1997/1998, a Serie B teve como campeã a simpática Salernitana, principal equipe futebolística de Salerno (uma charmosa cidade na costa do Mar Tirreno) que enverga uma bonita maglia granata com um faixa nera central.
Apesar de um ritorno digno de nota (25 pontos conquistados, correspondendo a 7ª melhor campanha), o pífio resultado do girone d'andata (apenas 13 pontos e a lanterninha do campeonato) no campeonato 1998/1999 acabou custando o retorno à Serie B aos Cavallucci Marini, que nunca mais retornaram à Serie A.
Curioso que, quase 10 anos depois, olhando os jogadores que integraram o elenco daquele time, algumas surpresas muito agradáveis são constatadas.
Basta folhear o álbum Panini daquela temporada para escalar a seguinte equipe (com o atual time entre parênteses): Daniele Balli (Empoli); Vittorio Tosto (Empoli), Rigobert Song (Galatasaray, capitão da seleção do Cameroun) e Salvatore Fresi (ex Inter e Juve); Gennaro Gattuso (Milan), Giacomo Tedesco (Catania), Antonino Bernardini (Vicenza) e Ighli Vannucchi (Empoli); Marco Rossi (Genoa), Marco Di Vaio (Genoa) e David Di Michele (Torino) - uma equipe bastante competitiva, com 3 atletas que chegaram à Azzurra.
Um desses que conseguiu escrever uma trajetória interessante no selecionado italiano é o habilidoso Di Michele (a figurinha acima é exatamente dos tempos de Salernitana), atacante que compensa o físico diminuto (tem 1,71 m por 72 kg) com muita velocidade e uma técnica refinada.
Nascido em Guidonia Montecelio, na província de Roma, aos 06 de janeiro de 1976, Re David começou no Lodigiani, uma agremiação com uma conceituada scuola calcio, passando ao Foggia, então na Serie B, na temporada 1996/1997.
Depois de 2 campeonatos muito bons com o time rossonero da Puglia, Di Michele foi um dos reforços da recém-promovida Salernitana na Serie A, tendo estreado na principal divisão do Calcio logo na 1ª rodada do campeonato 1998/1999, quando a equipe de Salerno foi derrotada pela Roma por 3 x 1, entrando no lugar do atacante Chianese durante a 2ª etapa.
Ao final, em um grupo que teve 19 esordienti (dos 28 jogadores utilizados durante o campeonato), Di Michele computou 26 presenças e 3 gols, o 1º contra a Inter no San Siro pela 11ª rodada.
De volta à Serie B, Di Michele continuou defendendo a Salernitana até ser contratado pela Udinese em agosto de 2001, quando foi integrar o ataque friulano com o veterano Muzzi e o giovane Iaquinta.
Embora sua fina técnica e grande capacidade de saltare l'uomo tenham sido desde logo evidenciadas, a péssima campanha da Udinese na temporada 2001/2002 (foi a última a escapar da degola para a Serie B) fez com que a agremiação contratasse o tedesco Carsten Jancker e emprestasse o Folletto di Guidonia para a Reggina, onde foi formar uma interessante dupla de ataque com o espigado Bonazzoli.
Depois de duas temporadas de sucesso em Reggio Calabria, Di Michele retornou à Udinese, onde fez uma temporada sensacional, terminando o campeonato 2004/2005 com 15 gols em 37 partidas, tendo sido peça fundamental na classificação da equipe de Udine para a Champions League.
Suas excelentes atuações valeram a lembrança de Marcello Lippi, que chamou o jogador abile nel palleggio para defender a Itália em amistoso disputado contra a Islândia em março de 2005 (depois, Re David participou de outras 5 partidas com a Azzurra).
Então, após transcorrer a 1ª parte da temporada 2005/2006 com a Udinese, Di Michele foi contratado pelo ambicioso Palermo do presidente Zamparini, equipe com a qual disputou também o campeonato seguinte, realizando 9 gols em 29 partidas.
Cotado para reforçar a Roma, Di Michele passou ao Torino em julho último como uma das boas contratações do presidente Cairo, disposto a devolver à equipe granata o orgulho de outrora.
Envolvido em um esquema ilegal de apostas, Di Michele começou a atual temporada suspenso, só tendo retornado aos gramados e, conseqüentemente, estreado pelo Torino (figurinha acima) em novembro passado, quando a equipe derrapava no campeonato.
Depois de um começo pouco animador, Di Michele resolveu presentear a torcida do Torino com uma atuação de gala logo contra o seu ex clube, o Palermo, tendo marcado 2 dos 3 gols da importantíssima vitória granata na última rodada.
Que venham outros!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

'B' Em Pílulas


* O grande destaque da 24ª rodada da Serie B 2007/2008 foi a vitória do Brescia em Piacenza por 4 x 2;
* Depois do gol anotado pelo fantasista De Zerbi, o Piacenza virou o 1º tempo em vantagem graças aos tentos de Anaclerio e Dedic, sofrendo o revés definitivo apenas no 2º tempo, obra de Possanzini, Caracciolo e Tacchinardi, este último cobrando pênalti (ao lado - Piacenza);
* Foi o 2º tento em igual número de jogos do atacante Caracciolo desde sua volta à Brescia;
* Além de Caracciolo e De Zerbi, o zagueiro Bega, também contratado em janeiro, jogou como titular na equipe comandada por Serse Cosmi;
* Quem fez sua estréia no Calcio foi a stellina norte-americana Danny Szetela, que entrou no lugar de Zoboli nos minutos finais da partida;
* Vitória esterna também para o Bari, que derrotou o lanterna Vicenza por 3 x 2, com os gols do time da casa sendo anotados por Bernardini e Zampagna, ambos reforços trazidos da Atalanta na última janela de mercado;
* O Bologna, que empatou fora de casa com o Ravenna em 1 x 1 (tentos do brasileiro Adailton, cobrando pênalti, e de Succi, nos acréscimos, lembrando que o veterano zagueiro Iuliano foi expulso logo aos 8' de jogo), agora divide a liderança da Serie B com o Chievo, que venceu o Treviso por 1 x 0, gol do meia Italiano;
* Logo atrás vêm Lecce e Pisa, ambos com 49 pontos, 1 a menos que os líderes;
* Na rodada deste final de semana, o Lecce derrotou, in extremis, a Triestina por 1 x 0 (gol de Abbruscato), enquanto o Pisa sapecou 3 x 0 no Cesena (tentos de Cerci - 2 - e Castillo);
* Defendendo a porta do Cesena estava o brasileiro Arthur, ex Cruzeiro.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Abrindo a 22ª rodada da Serie A 2007/2008, no sábado Atalanta e Fiorentina ficaram no 2 x 2 (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-i-atalanta-x.html) e a vice-líder Roma derrotou a Reggina por 2 x 0 (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-ii-roma-x-reggina.html), ficando esperançosa quanto a um tropeço da Internazionale no dia seguinte.
Mas não foi o que aconteceu!
No jogo que fechou a giornata, a líder do certame foi até à Sicília e derrotou, debaixo de muita polêmica, o Catania por 2 x 0, tentos de Cambiasso (à direita - Inter) e do hondurenho Suazo.
Tudo porque, depois de segurar a igualdade (em jogo equilibrado) por mais de 70', a equipe treinada pelo treinador Marino viu a Inter sair na frente com um gol em fuorigioco de Cambiasso, aproveitando uma assistência de Zanetti de cabeça.
Em desvantagem, logo depois um abalado Catania sofreu o 2º gol nerazzurro, anotado por Suazo em bela jogada individual.
Assim, é mais um sucesso da Inter que fica maculado, embora a equipe esteja realmente merecendo ocupar a liderança da Serie A.
Quem também venceu, mas sem polêmica, foi a Juventus, que depois de um 1º tempo totalmente dominado pela Udinese (inclusive com um gol marcado por Dossena - à esquerda contra Camoranesi - Lacia), contando com o retorno dos vários Buffon, Camoranesi e Chiellini, tomou as rédeas da partida e conseguiu a virada, com tentos do próprio Camoranesi e do ex di turno Iaquinta, que anotou o gol do sucesso 1' após o seu ingresso em campo.
Em dia feliz para os clubes de Turim, o Torino conseguiu sua 2ª vitória consecutiva no campeonato derrotando o Palermo por 3 x 1 (abaixo, Rosina contra Miccoli - Torino) em atuação impecável degli ex Diana e Di Michele, que ainda realizou uma doppietta pessoal. Para o Palermo, que saiu na frente com um gol de Amauri, mas terminou a partida apenas com 10 homens, em razão da expulsão do atacante brasileiro, foi a 4ª derrota em 5 partidas neste ano.
Já o Empoli voltou a vencer depois de mais de 2 meses (e 7 partidas), batendo a Lazio por 1 x 0 no Carlo Castellani, gol do seu fantasista Ighli Vannucchi, cobrando falta.
Mais larga foi a vitória da Sampdoria no 'Match Clou' contra o Napoli - 2 x 0. Foi uma partida bastante nervosa e bem disputada, com ambas as equipes atuando no 3-5-2 e que teve, apesar das presenças de Lavezzi e Cassano, no limitado Delvecchio (abaixo sua gioia - Zennaro) o fiel da balança, com o meia de Barletta marcando um dos gols e dando o passe decisivo, de cabeça, para Franceschini marcar o outro.
De resto, além da vitória do Milan sobre o Siena (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-iii-milan-x-siena.html), 2 empates em 1 x 1: Cagliari x Parma (gols dos brasileiros Jeda e Reginaldo) e Livorno x Genoa (tentos de Tavano e Di Vaio).
A classificação, lembrando que o jogo adiado da 16ª rodada Milan x Livorno será recuperado na próxima quarta-feira, está assim: 1º Internazionale (56 pts); 2º Roma (48); 3º Juventus (44); 4º Fiorentina (38); 5º Milan (36); 6º Udinese (33); 7º Sampdoria (31); 8º Atalanta (30); 9º Genoa (29); 10º Palermo (28); 11º Napoli (27); 12º Torino (24); 13º Lazio (23); 14º Catania (23); 15º Livorno (22); 16º Siena (20); 17º Parma (20); 18º Empoli (19); 19º Reggina (18) e 20º Cagliari (15).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, fevereiro 10, 2008

O Jogo Da TV (Parte III) - Milan x Siena



Pato? Balotelli? Não, o destaque do match Milan x Siena foi outro giovane talento - Paloschi!
E foi um esordio da record para o atacante de 18 anos (4 meses mais jovem que o brasileiro Alexandre Pato!) nascido em Chiari (província de Brescia), que entrou aos 72' no lugar de Serginho e, 18'' depois, em seu primeiro lance na Serie A (na Copa Itália, apesar da precoce eliminação rossonera, o atacante participou de 2 jogos e ... anotou 2 tentos!), marcou o gol decisivo da partida com um belíssimo diagonal de fora da área!
Mas, voltando ao início, o Milan começou atuando no 4-4-2, com a inédita dupla Inzaghi-Ronaldo no ataque e um meio de campo formado por Brocchi, Ambrosini, Pirlo e Serginho, já que Gattuso, Kaká e Pato estavam indisponíveis e Seedorf longe da sua melhor forma.
Para alento de Ancelotti, ao menos a partida marcou o retorno aos campos do lateral Jankulovski, que passa a alargar as possibilidades táticas na equipe de Milão e propiciou uma integrada dupla com Serginho.
Do outro lado do campo, Beretta não se intimidou com o adversário e lançou sua equipe no 4-3-1-2, com o habilidoso (e ex rossonero) Locatelli como inspirador da ágil dupla Frick-Maccarone, propiciando um bom começo de partida, com um Siena perigoso em fase ofensiva e muito organizado e atento defensivamente.
Como conseqüência, aos 13' o senese Locatelli (à esquerda contra o sempre verde Maldini - Milan) chegou a marcar, mas o árbitro Orsato, no limite da prudência, anotou fuorigioco.
A partir daí o ritmo da partida diminuiu e o Milan conseguiu impor seu mais qualificado toque de bola, porém, ser ser efetivamente perigoso no ataque, onde Inzaghi mostrava boa movimentação e sua conhecida gana de vencedor, mas Ronaldo (acima - Meyer) parecia totalmente ausente.
Tamanha foi a apatia, que o Fenômeno não voltou para o 2º tempo, dando lugar a Seedorf no intervalo.
Porém, foram novamente os visitantes que começaram melhor, com Frick acertando o palo defendido por Kalac aos 6' e Maccarone propiciando firme defesa do australiano aos 10'.
Aí, quando os mais de 50.000 espectadores ensaiaram uma vaia e o técnico Mario Beretta começou a realmente acreditar na possibilidade de sair do San Siro com 3 pontos no bolso, eis que Ancelotti lançou sua última cartada: Paloschi no lugar de Serginho!
A fábula já foi narrada - depois, o 18enne (à direita um tiro seu - Grazia Neri) demonstrou grande personalidade e continuou dando trabalho à retaguarda do Siena, que, não obsante, continou perigoso e muito bem postado em campo, até que o árbitro Orsato resolveu expulsar o capitano Vergassola aos 38' per fallo da ultimo uomo quando Inzaghi caminhava em direção ao gol defendido por Manninger.
Não obstante, Kalac ainda teve que protagonizar uma defesa milagrosa aos 89' em cabeçada de Frick para garantir a vitória do Milan.
O tabellino do jogo que pode ter registrado o nascimento de mais um fenômeno - Patoschi:
Milan: Kalac; Cafu, Nesta (46' Bonera), Maldini, Jankulovski; Brocchi, Ambrosini, Pirlo, Serginho (62' Paloschi); Inzaghi, Ronaldo (46' Seedorf). All. Ancelotti.
Siena: Manninger; Rossettini, Portanova, Loria, De Ceglie; Jarolim (73' Kharja), Codrea, Vergassola, Locatelli (75' Forestieri); Frick, Maccarone. All. Beretta.
Gol: 63' Paloschi.
Árbitro: Orsato.
Cartões amarelos: Maldini, Frick e Ambrosini.
Cartão vermelho: Vergassola.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o primeiro campeonato italiano di calcio foi realizado em 1898?
* Que a competição foi disputada por apenas 4 equipes: Genoa Cricket and Athletic Club (o mesmo clube que disputa a Serie A atualmente); Football Club Torinese (precursor do atual Torino); International Football Club Torino (posteriormente absorvido pelo citado F.C. Torinese) e Reale Società Ginnastica Torino?
* Que, depois de 2 jogos eliminatórios, o Genoa venceu o International Torino por 2 x 1 na final disputada em 8 de maio de 1898 no Velodromo Umberto I em Turim e sagrou-se campeão, com o defensor e médico inglês Sir James Spensley (na foto defendendo a meta do clube genovês) marcando um dos gols?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker