Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 13, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Torino x Internazionale



Questa Inter adesso è nella storia. A manchete estampada pela Gazzetta dello Sport bem sintetiza o significado da vitória obtida pela equipe de Milão sobre o Torino, em Turim, por 3 x 1 - a 12ª consecutiva na Serie A - fato inédito e record ogni epoca!
Ademais, com o resultado, o time comandado por Roberto Mancini abriu 10 pontos de vantagem sobre a 2ª colocada, a Roma (que jogará no dia de amanhã), construindo uma margem difícil de ser tirada, apesar da temporada estar apenas na metade.
Mas não é só - a mesma Gazzetta dello Sport registrou em sua edição eletrônica: "Adriano è tornato numero uno". Com razão, il figliol prodigio está de volta - hoje fez o 1º gol da Inter (o seu 3º nas últimas 3 partidas), sofreu o pênalti que consolidou o resultado em 3 x 1 e mostrou uma ótima movimentação.
E pensar que o jogo não começou nada bem para L'Imperatore, que necessitou ser retirado de maca logo nos primeiros minutos, dando a impressão de que não conseguiria prosseguir na partida.
Contrariando as expectativas, retornou e, em dueto com Ibrahimovic, atormentou a defesa do Torino por todo o jogo e ainda assinou o 1º gol, aproveitando um cross de Maicon para desferir uma cabeçada indefensável para o arqueiro Abbiati aos 24'.
Ainda no 1º tempo L'Imperatore teve outras duas boas chances de ampliar o marcador (e o francês Vieira mais uma) que, efetivamente, terminou 1 x 0 para os visitantes. Do lado do Toro, o que se viu foi um meio de campo brigador que não conseguiu criar oportunidades de real perigo para o nerazzurro Júlio César (na foto acima o sérvio Lazetic duela com Maxwell, observado pelo veterano Pancaro, em partida desastrosa - Inter).
A etapa complementar começou com a entrada de Fiore no lugar de Lazetic e um surpreendente equilíbrio das ações que terminou por resultar no gol de empate do Torino - chute despretensioso de Fiore que desviou em Materazzi e terminou por enganar o portiere da Inter.
Porém, o Torino não teve oportunidade nem de comemorar, vez que no minuto seguinte Ibra (que também fez uma ótima apresentação) recebeu um lançamento proveniente do meio de campo e, após superar o defensor Cioffi, acertou um petardo que entrou no ângulo do gol defendido por Abbiati.
Em seguida, Roberto Mancini sacou Figo (na foto acima contra Di Loreto - Ap) e colocou Cambiasso, privilegiando a consistência no lugar da fantasia, enquanto o técnico Zaccheroni tirou Pancaro e inseriu o atacante Abbruscato, permanecendo o Torino voluntarioso, mas desordenado.
E, assim, a Inter sacramentou a vitória: Adriano foi lançado sul filo del fuorigioco e Abbiati o derrubou dentro da área (foto ao lado - Inter) - pênalti e expulsão para o goleiro granata!
O goleiro reserva Taibi entrou no lugar do atacante Stellone, mas não conseguiu defender a cobrança efetuada pelo zagueiro Materazzi - 3 x 1 e o recorde de vitórias consecutivas - 12!
Eis o tabellino completo:
Torino: Abbiati; Di Loreto, Cioffi, Franceschini; Pancaro (77' Abbruscato), De Ascentis, Ardito, Rosina, Lazetic (46' Fiore), Balestri; Stellone (84' Taibi). All. Zaccheroni.
Inter: Júlio César; Maicon, Burdisso, Materazzi, Maxwell (81' Cordoba); Figo (64' Cambiasso), Vieira, Stankovic, Zanetti; Ibrahimovic, Adriano (86' Solari). All. Mancini.
Gols: 24' Adriano, 60' Fiore, 61' Ibrahimovic, 85' (pênalti) Materazzi.
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: Lazetic, Ardito, Figo, Vieira e Balestri.
Cartão vermelho: Abbiati.

Na Última Vez ...

Match Clou - 19ª Rodada 2006/2007


Nesta 1ª rodada de 2007 - a 19ª da temporada - o jogo envolvendo o centenário Toro e a líder Internazionale é o 'Match Clou', ou seja, a principal partida do final de semana.
Serão 21 Scudetti em campo (14 da Inter e 7 do Torino) temperados com a saudável rivalidade que envolve as cidades de Milão e Turim, acrescentados do fato do Torino estar desejoso de carimbar o título (simbólico) de campeão de inverno conquistado pela Internazionale e interromper a série de vitórias consecutivas do adversário (11 até aqui) que, se vencer mais uma, alcançará a inédita marca de 12 sucessos seguidos na Serie A.
O técnico Alberto Zaccheroni tem alguns problemas para montar o Toro, a começar pelo goleiro Abbiati, que è in dubbio per la supersfida, bem como as ausências certas do tetracampeão Barone e do capitão Comotto (foto à esquerda - Empics), ambos suspensos.
Porém, o habilidoso Alessandro Rosina (foto à direita - Torino) está confirmadíssimo com a missão de municiar o atacante Stellone, que deverá jogar isolado no esquema de 3-5-1-1.
Na Inter, o recesso de final de ano possibilitou a recuperação de jogadores importantes como o colombiano Cordoba, o argentino Crespo, o francês Dacourt e o italiano (até que enfim) Grosso.
Mas Roberto Mancini não deve sair jogando com nenhum dos convalescentes, mantendo o time que superou o Empoli pela Copa Itália na última terça-feira, apenas com as novidades do sérvio Stankovic no lugar de Figo e Cambiasso no de Dacourt, além do retorno de Júlio César ao gol.
No ataque, Adriano, em plena recuperação, deverá ter a companhia do sueco Zlatan Ibrahimovic, enquanto a linha de defesa deverá ser composta com Maicon (foto abaixo - Inter), Burdisso, Materazzi e Maxwell, protegidos por Vieira e Zanetti na meia.
O retrospecto das equipes jogando em Turim aponta para uma diminuta vantagem do Torino, que venceu 23 vezes e perdeu 22, enquanto ainda ocorreram 20 empates. Foram 91 gols da equipe de Turim e apenas 80 da de Milão.
Mas a última vitória do Torino foi há mais de 10 anos, mais precisamente na temporada 1993/1994, quando, com o genial uruguaio Francescoli em campo, o Toro venceu por 2 x 0, tentos de Cois e Poggi (o goleiro da Inter era o extraordinário Walter Zenga), enquanto a da equipe nerazzurra foi em 2003, no último duelo entre estas equipes, também por 2 x 0, gols de Vieri e Okan (a zaga do time de Via Durini foi composta por Materazzi e Cannavaro!).
Aliás, se servir de prognóstico, a Inter venceu os últimos 5 jogos disputados contra o Torino em Turim...
Já o jogo com maior número de gols foi o disputado na temporada 1940/1941, que terminou com o empate de 5 x 5 (no 1º tempo já estava 5 x 3 para o Torino).
Os 3 jogadores que mais atuaram no confronto são todos fedelissimi da equipe de Milão: 1º Giuseppe Bergomi (15 presenças); 2º Giacinto Facchetti (14) e 3º Giuseppe Baresi (13).
Por sua vez, o maior marcador do duelo é o granata Paolino Pulici, que fez 8 gols em 12 partidas - é também o atleta que mais vezes defendeu o Torino contra a Inter em Turim.
Por fim, vale lembrar que o embate será transmitido pela ESPN a partir das 17h25!

Na Última Vez ...

L'Enigma

O enigma proposto nesta semana (foto ao lado - Sabe) não tem um nível de dificuldade superior aos recentemente postados, que foram muito facilmente decifrados (mérito dos sempre atentos leitores do Calcio Serie A).
Porém, é um pouco mais antigo...
Vamos ao que interessa, quem é o craque ao lado?

Na Última Vez ...

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Serie A retorna neste final de semana


Terminado o recesso decorrente das festividades de final de ano, a Serie A volta a movimentar a Itália com sua 19ª rodada neste fim de semana.
Logo no sábado a líder Internazionale vai ao Olimpico de Turim enfrentar o Torino, 10º colocado, com a dupla de ataque Adriano (foto ao lado - Inter) e Ibrahimovic.
A ESPN anuncia a transmissão da partida a partir das 17h25 - imperdível!
Antes, um pouco mais cedo, o desesperado (e à venda) Parma enfrenta o bom Empoli no Carlo Castellani.
No domingo, com transmissão da Band a partir das 12h00, o Milan recebe a Reggina. Carlo Ancelotti ainda não sabe se poderá contar com Il Principe Kaká (foto abaixo - Milan).
Completam a rodada Atalanta x Livorno; Cagliari x Ascoli; Chievo x Catania; Messina x Roma; Palermo x Udinese; Sampdoria x Fiorentina e o jogo da noite, na Itália, envolvendo a Lazio e o Siena.
Na vice-líder Roma, o treinador Spalletti ainda não sabe se os meias Perrotta e Pizarro terão condições de jogo, mas os reforços Tavano e Wilhelmsson já estão com suas situações regularizadas e poderão entrar no decorrer da partida.
Outra novidade que deverá fazer sua estréia na temporada é o veterano Luigi Di Biagio, agora no lanterninha Ascoli.

Campione Azzurro - Alessandro Altobelli

Em razão de ter um físico longilíneo e ser dotado de uma incrível rapidez e de uma capacidade grandiosa de fugir da marcação dos adversários, valeram a Alessandro Altobelli o apelido de Spillo, que significa, em português, alfinete.
Altobelli, nascido em 28 de novembro de 1955 na província de Latina, teve quase toda sua carreira de futebolista transcorrida na Internazionale, onde jogou por 11 temporadas e 466 partidas oficiais (com 209 gols), atuando ainda na Juventus, Brescia e Latina.
Na seleção italiana (foto do alto à direita - Guerin Sportivo), Spillo jogou pela 1ª vez contra a Bélgica, em 18 de junho de 1980, pela Eurocopa disputada na Itália.
Ao todo, foram 61 partidas e 25 gols, o que o faz o 6º maior cannonieri da Azzurra, atrás apenas de Riva, Meazza, Piola, Baggio e Del Piero.
O ápice da carreira internacional de Altobelli foi a Copa do Mundo de 1982, quando a Itália conquistou seu 3º título mundial.
Com o ataque formado pelo artilheiro Paolo Rossi ao lado do também matador Francesco Graziani, Altobelli era a 1ª opção do técnico Enzo Bearzot no banco, tendo participado de 3 partidas, inclusive da finalíssima contra a Alemanha Ocidental, quando entrou no lugar do lesionado Graziani logo aos 8' e ainda marcou o 3º gol italiano daquela gara!
Altobelli (o 3º de pé, da esquerda para direita, na foto acima à esquerda - Guerin Sportivo) também participou da Copa do Mundo de 1986 (foto acima - Herringshaw), disputada no México, quando fez 4 gols em igual número de partidas
A última participação de Spillo com a camisa azzurra foi na Eurocopa de 1988, disputada na Alemanha Ocidental, quando a Itália foi eliminada pela então União Soviética de Zavarov e Mikhailichenko na semi-final.

Na Última Vez ...

quinta-feira, janeiro 11, 2007

E Na Copa ...


Começou 2007! Depois do breve recesso para as festividades de final de ano, a bola voltou a rolar oficialmente nos gramados italianos com as partidas de ida das 4ªs de final da Copa Itália.
Ainda na terça-feira a Internazionale foi a Empoli e saiu do Carlo Castellani com uma vitória de 2 x 0, praticamente assegurando a classificação para as semi-finais.
Apesar do time da Toscana ter entrado em campo com sua 2ª linha, foi possível ver uma boa Inter, com Adriano fazendo 1 gol (foto ao lado - DeepArt, confirmando seu progresso físico e mental e demonstrando que poderá voltar a ser decisivo para os objetivos do time de Moratti.
Também foi muito bem o português Figo, recém negociado com os árabes do Al Ittihad (onde se apresentará em junho próximo), e a dupla Maxwell-Zanetti pela esquerda.
Vale lembrar que a Inter conquistou as duas últimas edições da Copa Itália e que seu treinador, Roberto Mancini, já levantou o troféu 4 vezes com 3 equipes diferentes (Fiorentina, Lazio e a própria Internazionale).
A Sampdoria venceu o Chievo, na quarta, por 1 x 0, gol do zagueiro Lugi Sala aos 21' de jogo (na foto ao lado, um chute da revelação Quagliarella - Ansa). Mas a partida, que marcou a estréia do centrocampista Italiano no time de Verona, foi marcado pela expulsão do uruguaio Olivera que, após acertar un colpo proibito no brasileiro Rodrigo, ainda desferiu um soco em Marcolini - parece que os futebolistas uruguaios estão querendo também praticar boxe (vide o entrevêro envolvendo o lateral Diogo e o brasileiro Luís Fabiano no campeonato espanhol).
Rodrigo, que entrou aos 30' do 2º tempo, fez sua estréia como jogador profissional e é um atacante proveniente de Orlândia, Estado de São Paulo, onde nasceu em 21 de janeiro de 1988 - está com 18 anos, portanto.
Já o uruguaio Olivera, cujo passe é da Juventus, foi suspenso por 5 jogos em decorrência das agressões.
Em Roma, os 17.201 tifosi romanisti que compareceram ao Olimpico para ver o jogo contra o Parma se deliciaram por 87' com o domínio do time da casa (mas não puderam ver l'esordio di Tavano, febril), transformado em 2 x 0 graças aos gols do brasileiro Mancini e do capitano Totti, mas terminaram frustrados com o tento anotado pelo esloveno Dedic faltando 3' para o final da partida.
Curioso o fato do técnico Pioli ter proposto o Parma com um trio ofensivo todo proveniente do leste europeu - além de Dedic o bósnio Muslimovic e o bielorusso Kutuzov (na foto ao lado contra De Rossi - Grazia Neri).
Por fim, no dia de hoje o Milan, em ritmo de treino, superou o Arezzo, único representante da Serie B ainda na competição, por 2 x 0, tentos de Gilardino e Inzaghi, 1 em cada tempo.
Além da estréia do lateral argentino Grimi, merece destaque o fato de que Ricardo Oliveira mais uma vez não atuou bem, enquanto Inzaghi (que entrou no lugar de Gilardino durante o intervalo) demonstrou sua costumeira vontade, levando perigo a meta defendida pelo uruguaio Bremec em várias oportunidades.

Na Última Vez ...

Memorabilia - Elkjaer

Preben Elkjaer Larsen foi um dos maiores jogadores dinamarqueses de todos os tempos, tendo o ponto alto de sua carreira ocorrido durante a Copa do Mundo de 1986, quando a 'Dinamáquina' entusiasmou o mundo com seu futebol ofensivo.
Mas também na Itália o freddo vichingo deixou um legado indelével! Elkjaer chegou na Bota, contratado junto ao Lokeren, da Bélgica, para a temporada 1984/1985, após uma passagem pelo futebol alemão (jogou no Colônia no final da década de 70) e ficou durante 4 anos no Verona (foto ao lado - Guerin Sportivo), onde foi peça fundamental para a conquista do único Scudetto do clube em sua história.
Porém, sua contratação não foi unanimimente aplaudida, vez que o atacante dinamarquês era conhecido por ter um temperamento difícil, que pode ser bem exemplificado por um fato ocorrido enquanto ainda jogador do Colônia: acusado pelo treinador de ter sido visto em uma casa noturna com uma adolescente no colo e com uma garrafa de whisky vazia sobre a mesa, Elkjaer afirmou, "nada mais falso, era uma garrafa de vodka"!
Mas dentro de campo o Cavalo Louco era um jogador decisivo, tanto que na Bélgica fez 98 gols em 7 anos, enquanto com o Verona realizou 48 tentos (32 pela Serie A) em 130 partidas (91 no campeonato italiano), tendo sido eleito o 3º melhor jogador europeu em 1984 e o 2º no ano seguinte, atrás apenas de Le Roi Michel Platini.
Rapidamente ambientado em terras italianas, Elkjaer deliciou a platéia gialloblù com sua habilidade, sua capacidade de criar espaços para os companheiros e sua explosiva potência física, que aliadas a seu carisma foram determinantes para la conquista del tricolore logo na sua temporada de estréia e lo fecero diventare il simbolo e l'idolo di questa magnifica squadra.
Na Copa dos Campeões disputada no ano seguinte, o Verona foi muito bem até a hora de fazer o confronto doméstico com a Juve, então campeã européia nas 8ªs de final, quando uma arbitragem até hoje contestada do austríaco Wurz terminou por decidir o confronto em favor da equipe de Turim.
Na temporada 1985/1986, portando o scudetto na maglia (na foto acima - Guerin Sportivo - Elkjaer contra um jovem Maldini), o Verona ficou apenas na 10ª colocação, apesar dos 9 gols marcados pelo atacante dinamarquês (seu recorde na Serie A).
Elkjaer permaneceu por mais duas temporadas na equipe do Verona, conquistando ainda um prestigioso 4º lugar.
Em 1988, com 31 anos, Elkjaer deixou a Itália em razão dos problemas financeiros que acometeram sua equipe, retornando para sua pátria, onde encerrou a carreira no Vejle.
Na seleção dinamarquesa, Elkjaer completou 69 partidas e 38 gols, sendo 4 na Copa de 1986.
Depois de uma breve experiência como treinador, Elkjaer passou a exercer a função de general manager do Silkeborg, um clube da 1ª divisão dinamarquesa, bem como de comentarista em uma estação de televisão.
Apesar do tempo já transcorrido, Elkjaer continua sendo o jogador mais querido dal popolo veronese, que o considera o melhor jogador que vestiu la gloriosa maglia dell'Hellas.

Na Última Vez ...

quarta-feira, janeiro 10, 2007

L'Enigma - La Soluzione



Mais um enigma resolvido! Parabéns, outra vez, ao Michel Costa, exímio conhecedor do futebol mundial.
Congratulações também ao Andre Silva e ao Tiago Fontana, que não titubearam em cravar Simone Perrotta!
Isso mesmo, a foto à esquerda (Calcio 2000) traz o meia campeão do mundo na Alemanha (na foto à direita contra o francês Makelele, em partida disputada em 06.09.2006) durante a temporada 2001/2002, sua 1ª defendendo o Chievo Verona, onde ficou até se transferir à Roma em agosto de 2004.

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Apesar de, costumeiramente, as principais transações do calciomercato invernale serem concretizadas apenas nos últimos minutos do dia 31 de janeiro, nestes primeiros dias já foram oficializadas algumas tratativas relevantes.
E a regina do mercado, até aqui, foi a Lupa Capitolina! Apesar de ter cedido o prolífico Montella, por empréstimo, ao Fulham de Mohamed Al Fayed, trouxe de uma só vez o fantasista Francesco Tavano e o esterno Christian Wilhelmsson, da seleção sueca (na foto abaixo contra o Paraguai, durante a última Copa do Mundo - Empics).
Tavano pode ser o necessário vice-Totti ou o novo companheiro de ataque do capitano - muito talentoso, gosta de atuar preferencialmente pela esquerda fechando para o meio. Resta saber apenas quando alcançará o melhor de sua forma física, vez que não vinha atuando no Valencia.
Já Wilhelmsson, un vero colpo a sorpresa (fora pretendido por outros clubes italianos, como a Fiorentina e o Empoli, mas ainda não tinha tido seu nome vinculado à Roma), é um habilidoso esterno, que pode também executar outras funções com competência no meio de campo dietro la prima punta.
Além destas contratações, a Roma persiste na busca de um lateral esquerdo, sendo que os nomes do francês Mathieu e do italiano Modesto (da Reggina) continuam na moda, demonstrando que o Scudetto desta temporada pode ainda não estar decidido...
Na líder Inter, não obstante Massimo Moratti ter afirmado que "non c'è nessun reparto da rinforzare. È una squadra equilibrata, sarebbe un errore togliere questo equilibrio con nuovi giocatori", conhecendo o histórico do clube, não se deve descartar uma contratação bomba! Assim, nomes como Messi, Buffon, Camoranesi, Cassano e mais recentemente o de Mahamadou Diarra continuam circulando em Via Durini.
O Milan, que está encerrando seu mini retiro em Malta, apresentou até aqui apenas o lateral argentino Leandro Grimi, enquanto já teria acertado com o atacante da seleção turca e do Fenerbahce Tuncay Sanli, mas somente para junho próximo.
Mas a grande novidade em Via Turati seria o acerto iminente com o capitão laziale Massimo Oddo.
Com seu capitão cada vez mais distante, a Lazio teria individualizado no português Nelson, do Benfica, o substituto indispensável, enquanto o chileno Jimenez estaria próximo de vestir a maglia celeste.
O Palermo continua pescando seus reforços em Parma, sendo que o meia Grella viria a se juntar ao seu compatriota Bresciano na Sicília. Já o polaco Matusiak (do GKS Bektanow) seria o escolhido para substituir o lesionado Amauri.
A Fiorentina, por sua vez, teria apresentado uma proposta ao português Maniche e continuaria atrás de um defensor, que poderia ser o promissor Canini, do Cagliari.
Em efervescência mesmo as tratativas envolvendo os times de menor expressão.
O Chievo, por exemplo, após ceder os atacantes Bruno e Godeas e praticamente acertar a cessão de Tiribocchi ao Lecce, contrataria o atacante albanês Bogdani, do Siena, que preencheria a vaga de extra-comunitário que seria aberta com o croata Mario Brkljaca, bom meia da seleção sub 21 de seu país.
No tocante a futebolistas brasileiros, o lateral César, ex-Lazio e Internazionale, estaria desejoso de retornar à Itália, vez que sua família não teria se adaptado (?) a vida em São Paulo, estando na mira do Torino e do Livorno.
Para um brasileiro que voltaria à Itália, um de saída - o lateral Rafael, do Messina, estaria acertado com o Fluminense.

Na Última Vez ...

terça-feira, janeiro 09, 2007

Momento Panini - Gennaro Ivan Gattuso


Hoje é dia de soprar as velinhas para Gennaro Ivan Gattuso, il Ringhio, que está completando 29 anos!
Gattuso nasceu exatamente em 09 de janeiro de 1978, em Corigliano Calabro, uma cidade que tem suas origens remotas no século IX, na província de Cosenza, e é o atual maglia 8 del Milan e un punto fermo della Nazionale, onde já somou 50 presenças e 1 gol, coroadas com o título conquistado na última Copa do Mundo.
Tudo começou quando o jovem Gennaro, no natal de 1982, ganhou de seu pai Franco (que chegou a jogar em clubes amadores) sua 1ª bola e um uniforme completo, que "non era la divisa di una squadra importante", mas "con orgoglio la indossai per andare a giocare con gli amichi sulla spiaggia".
E aos 12 anos, após um teste fracassado no Bologna, Gattuso adentrou nas categorias de base do Perugia, deixando Corigliano Calabro para a grande aventura. Recordando aquele dia, Ringhio diz lembrar "le lacrime di mia madre, il saluto agli amici" e "la promessa di non tornare mai più indietro se non avessi sfondato nella vita".
O progresso do jovem jogador foi rápido e com 16 anos Gattuso fez sua estréia na Serie B, enquanto aos 17 a consagração da Serie A, logo num encontro disputado entre o Perugia e o ... Bologna (em 22 de dezembro de 1996)!
No final da temporada, após 8 presenças, os dirigentes do Glasgow Rangers, um dos maiores e mais tradicionais clubes escoceses, apresentaram ao procurador do jovem integrante da seleção sub 18 italiana um contrato de 4 anos e levaram o jogador para a Escócia.
Lá, sob os gritos de 'Rainooo! Rainooo!', nasceu o Gattuso raçudo e lutador e o atleta conheceu sua atual esposa, Monica, cujos pais eram responsáveis por um restaurante no centro da capital escocesa.
Mas no término da temporada 1997/1998, os Rangers trocaram de treinador - saiu o nativo Walter Smith e chegou o holandês Dick Advocaat, que começou a utilizar Ringhio como defensor, o que resultou no retorno de Gattuso à Itália, onde foi contratado pela Salernitana (figurinha mais ao alto), uma equipe modesta que tinha como dupla de ataque os hoje famosos Di Michele e Di Vaio e terminou rebaixada à Serie B (por apenas 1 ponto).
Mas o jovem centrocampista chamou a atenção dos dirigentes da Roma e do Milan, que acabou escolhido.
Desde então são 8 temporadas na equipe de Via Turati (figurinha acima), onde Ringhio (que quer dizer 'rosnado') ou Braveheart se tornou um verdadeiro ídolo, tanto que sua frase predileta é "nel Milan, giocherei anche in porta".

Na Última Vez ...

domingo, janeiro 07, 2007

Você Sabia ...


* Que o mais novo reforço do lanterna Ascoli, o veterano Luigi Di Biagio (na foto ao lado - Calciatori - quando defendia a Internazionale), é o recordista absoluto de cartões amarelos na Serie A, já tendo recebido 125?
* Que o 2º jogador que mais recebeu ammonizioni foi o zagueiro Pietro Vierchowod, o Czar, com 100 amarelos, seguido do rossonero Alessandro Costacurta, com 93?
* Que o uruguaio Paolo Montero, ex-jogador da Atalanta e da Juventus, é o recordista de expulsões na Serie A, tendo ido para o chuveiro 16 vezes antes do término da partida?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker