Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Panorama Da Rodada


A líder Internazionale venceu e alcançou sua 10ª vitória consecutiva. Também seus mais próximos perseguidores - Roma e Palermo - venceram, o que fez da 17ª rodada da Serie A, a penúltima do ano solar, rica de gols (foram marcados 30 gols em 10 partidas), mas sem maiores reflexos na tábua de classificação.
Se a Inter venceu o 'Match Clou' disputado contra a Lazio (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/o-jogo-da-tv-lazio-x-internazionale.html), a vice-líder Roma foi a Turim e ganhou do Torino por 2 x 1, gols de Totti (que ainda perdeu 1 pênalti) e do brasileiro Mancini, tendo o jovem Rosina diminuído para o Toro.
O jogo foi marcado pela polêmica em razão de penalidade máxima marcada a favor da Roma em jogada na qual Mancini estava em suposto fuorigioco (impedimento), ainda no 1º tempo. É verdade que Totti perdeu a cobrança do pênalti (defesa de Abbiati), mas o Torino atuou o resto do certame com 1 jogador a menos em razão da expulsão do defensor Franceschini.
De qualquer maneira, importantíssimos foram os 3 pontos obtidos pela squadra capitolina, bem como de gala a atuação do brasileiro Mancini, assim como merecedor de destaque o fato de Totti ter chegado aos 12 gols na temporada, o que o faz o artilheiro isolado da competição!
Já o Palermo, 3º colocado, atropelou o lanterninha Ascoli por 4 x 0 na ilha da Sicília (na foto ao lado, o defensor Vastola do Ascoli enfrenta o lateral Pisano, do Palermo - Ansa), gols do australiano Bresciano e dos italianos Corini, Tedesco e Capuano. Se é verdade que o Palermo fez uma boa apresentação, demonstrando que a derrota sofrida por 4 x 0 frente a Roma na última rodada está superada, não menos certo é também que o Ascoli vem sofrendo com uma série de infortúnios que condicionam a equipe ao último lugar da tabela.
Falando em tabela, a distância entre o Palermo e o 4º colocado (agora a Sampdoria) só faz aumentar, já estando em 11 pontos após esta rodada (enquanto o Palermo tem 34, a Sampdoria tem 23 pontos)!
Aliás, a Sampdoria entrou na zona de classificação da Champions League ao vencer o Livorno por 4 x 1, de virada. Apesar de ter saído em vantagem (gol de Vigiani), o Livorno foi inteiramente dominado pelo time de Gênova, que construiu o marcador com Franceschini (Daniele Franceschini, enquanto o atleta que atualmente defende o Torino - expulso nesta rodada - tem como prenome Ivan), Flachi (na foto acima obstaculizado pelo defensor Grandoni - Sampdoria) e duas vezes Quagliarella (que chegou a 9 tentos).
Com 23 pontos também está a Udinese, que venceu a Atalanta em Bergamo por 2 x 1, também de virada, tentos do argentino Tissone (que é do jogador da Udinese emprestado à Atalanta), do jovem De Martino e de Di Natale, já nos acréscimos.
Curioso que o centrocampista Raffaele De Martino, 20 anos e uma das grandes promessas do futebol italiano, entrou no intervalo da partida, fez seu gol após 6' em campo e foi expulso aos 26' da etapa complementar.
Ainda com 23 pontos, em 6º lugar, está o Catania, da Sicília, que tem 1 jogo a menos e nesta rodada foi superado pelo Milan, no Giuseppe Meazza, por 3 x 0. Ao contrário do esperado, Ancelotti mais uma vez mudou o esquema tático e mandou a campo Ricardo Oliveira (na foto ao lado em duelo com o zagueiro Stovini - Ansa) fazendo dupla no ataque com Gilardino, que foi o grande nome do jogo, fazendo 1 gol e dando os passes para os 2 marcados por Kaká. Aliás, il principe Kaká também foi muito bem, tendo tido oportunidade de fazer, ao menos, mais 4 gols na partida (em duas oportunidades o goleiro Pantanelli defendeu com os pés, enquanto nas outras duas os chutes foram para fora). Já Ricardo Oliveira foi generoso mas, mais uma vez, ineficaz.
O 3º time da Sicília, o Messina, apenas empatou com o Parma no San Filippo, gols anotados por Di Napoli e Paponi na 2ª metade da partida (na foto ao lado, o zagueiro Rea controla o atacante Budan - Ansa).
Já a Fiorentina foi a Cagliari e venceu o time da casa (o que não ocorria desde a temporada 1965/1966), com treinador novo (Franco Colomba), com 2 gols de Luca Toni (1 em cada tempo). Em razão de um problema gástrico que afastou Pazzini da partida, o técnico viola Cesare Prandelli foi compelido a levar 2 goleiros para o banco de reservas - Lobont e Lupatelli.
Em Verona, em uma partida movimentada, o Chievo superou a Reggina por 3 x 2 - gols de Sammarco, Cossato e Tiribocchi (a 2' do fim) para o time da casa e Amoruso e Modesto para a equipe de Reggio Calabria.
Por fim, o surpreendente Empoli venceu derby contra o Siena por 1 x 0, gol de Marianini (na foto ao lado contra Frick - Ap).
Assim está a tabela, já computadas as penalizações e salientando que Catania e Empoli ainda irão recuperar um jogo da 16ª giornata: 1º Internazionale (45 pts); 2º Roma (38); 3º Palermo (34); 4º Sampdoria (23); 5º Udinese (23); 6º Catania (23); 7º Lazio (22); 8º Empoli (22); 9º Atalanta (21); 10º Livorno (21); 11º Torino (21); 12º Siena (19); 13º Milan (17); 14º Cagliari (16); 15º Fiorentina (15); 16º Messina (15); 17º Chievo (14); 18º Parma (12); 19º Reggina (9) e 20º Ascoli (6).
Por fim, a coluna 'Memorabilia' retorna na próxima quinta-feira.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker