Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 20, 2008

Match Clou - 17ª Rodada 2008/2009



Lazio x Palermo é o 'Match Clou' da 17ª rodada da Serie A 2008/2009, a última do ano solar de 2009.
Embora nem Lazio e nem Palermo almejem o scudetto e, para o bem da verdade, sequer uma vaga na próxima Champions League, o confronto é especial por colocar, frente-a-frente, duas equipes que praticam um futebol ofensivo e vistoso, com jogadores de ótima visão de jogo no centrocampo e habilidade aliada a velocidade no ataque.
É verdade que Delio Rossi, allenatore laziale, não poderá contar com o zagueiro Siviglia e com os meias Brocchi e Mauri para o confronto deste sábado, bem como deverá deixar o avante Rocchi, longe de sua melhor forma física, no banco inicialmente, mas, ainda assim, o 4-3-1-2 com Meghni (abaixo, à esquerda - Vogel) alle spalle do duo Pandev-Zárate é uma aposta entusiasmante.
Na defesa, com o argentino Carrizo no gol, Diakite (à direita - Cole) deve compor a zaga com o tcheco Rozehnal (que, porém, esteve febril durante a semana), tendo ainda De Silvestri e Radu como laterais.
No meio, ao lado do cerebral Ledesma deve figurar o francês Dabo e o veloz suíço Lichtsteiner, com ampla liberdade para atacar.
Já Ballardini pretende confirmar modulo e giocatori vitoriosos contra o Siena na rodada passada, com exceção do zagueiro Carrozzieri que, indisponibile, deverá ceder lugar para o jovem dinamarquês Kjaer, bem como ao atacante Succi, que deverá sair para o retorno do uruguaio Cavani, recuperado de uma lesão na tíbia direita.
Assim, a equipe siciliana, que também deve ser disposta no 4-3-1-2, deve atuar com Amelia; Cassani, Kjaer, Bovo e Balzaretti; Nocerino, Liverani, Fábio Simplício e Bresciano; Cavani e Miccoli (mais abaixo - New Press).
Embora o retrospecto aponte larga vantagem da equipe mandante, com 12 vitórias, 3 empates e apenas 3 derrotas em Roma, esses 3 sucessos rosaneri ocorreram todos nos últimos anos, mais precisamente de 2005 para aqui - ou seja, nos últimos 4 encontros, ocorreram 3 vitórias do Palermo!
Na temporada passada, em 04 de maio do corrente ano, vitória do Palermo por 2 x 1 com gols de Pandev e doppietta de Amauri, que ainda perdeu um pênalti.
Na stagione 2006/2007 o placar foi o mesmo, mas coube a Di Michele realizar a doppietta rosanera, enquanto Rocchi anotou o tento laziale.
Aliás, o último sucesso da Lazio contra o Palermo ocorreu em 25 de setembro de 2005, quando Rocchi (2), Pandev e Manfredini protagonizaram uma virada incrível, depois que Caracciolo e Gonzalez haviam aberto a contagem para o Palermo então treinado por Del Neri e que tinha Makinwa e Mutarelli, hoje do outro lado, em campo.
Por sua vez, naquele dia, Liverani envergou a camisa biancoceleste.
E foi em 16 de janeiro de 2005 que o Palermo venceu a Lazio, em Roma e pela Serie A, pela primeira vez, tentos de Bazzani (L), Toni (P), Zauli (P) e Toni (P).
Antes, pelo campeonato mais belo do mundo, só em 1972, quando Chinaglia e La Rosa marcaram os gols da vitória da Lazio por 2 x 0.
Com os 3 gols anotados nos últimos anos, Tommasino Rocchi é um dos artilheiros do embate, só ficando atrás de Romano Penzo e Aldo Puccinelli, que estufaram as redes do Palermo 4 vezes cada.
Penzo, aliás, fez seus gols nas duas maiores goleadas do confronto: 5 x 1 em 1949 e 5 x 0 em 1950.
Já Puccinelli, que também fez gols nessas goleadas, anotou ainda no empate de 1 x 1 em 1952 e na vitória laziale de 3 x 0 de 1953.
Em matéria de presenças, o mesmo Puccinelli, ao lado de Francesco Antonazzi, carrega a primazia com 6 aparições.
Portanto, vale a pena acompanhar, ainda mais que a partida promete gols, já que nas últimas 25 trasferte disputate in campionato, o Palermo sofreu gols em 24!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker