Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 13, 2008

Match Clou - 16ª Rodada 2008/2009



Imperdível! Se não bastasse a grandeza de Juventus x Milan, o 'Match Clou' desta 16ª rodada da Serie A 2008/2009 ainda tem o ingrediente de ser um confronto fundamental para saber quem seguirá no posto de 'anti-Inter', vez que os contendentes atualmente dividem a vice-liderança da competição, ambos com 30 pontos, 6 a menos que a Internazionale que, teoricamente, ainda terá um fácil compromisso contra o lanterna Chievo no Giuseppe Meazza um pouco mais cedo no domingo.
Mas, no Corso Galileo Ferraris o ambiente é de otimismo, a ponto do herdeiro do saudoso Gianni Agnelli, o ítalo-americano Lapo Elkann, ter declarado, em entrevista a Gazzetta dello Sport, que "manca troppo per considerare chiusi i giochi, l'Inter non ha vinto ancora niente".
Porém, dentro de campo, Claudio Ranieri terá que administrar uma série de ausências para formar a equipe, já que Buffon, Andrade, Knezevic, Zebina, Poulsen, Tiago, Salihamidzic e Trezeguet continuam no departamento médico, enquanto Legrottaglie está squalificato.
Assim, o allenatore bianconero deverá compor a defesa, no 4-4-2, com Grygera, Mellberg, Chiellini e Molinaro, tendo o austríaco Manninger - que vem substituindo muito bem Gigi Buffon - como portiere.
No meio, a boa nova é o retorno de Cristiano Zanetti que, porém, deverá começar no banco, cabendo ao jovem Marchisio compor o miolo central ao lado de Sissoko, tendo Marchionni (acima - Empics) e Nedved nas extremidades, com Camoranesi mantido como opção para o transcorrer da partida.
Na frente, o brasileiro Amauri (ao lado - Pinca) deverá ser o companheiro de Del Piero, que retorna depois de ter sido poupado na Champions League.
Em Milanello, Ancelotti tem um elenco menor de indisponibili, mas também pesanti, já que Bonera, Nesta, Borriello e Gattuso não poderão participar da partida.
Aliás, Gattuso, que teria mesmo que cumprir suspensão contra a Juventus, somente deve retornar aos gramados na próxima temporada, pois a lesão sofrida contra o Catania no último dia 7 (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/12/o-jogo-da-tv-parte-iii-milan-x-catania.html) acabou se mostrando mais grave do que esperado.
De qualquer maneira, Carletto poderá contar com Kaká, cuja situação preocupou durante a semana, para o jogo deste domingo, assim como Ambrosini, Pirlo e Ronaldinho, que também tiveram problemas físicos.
Em suma, o Milan deve começar com: Abbiati; Zambrotta, Kaladze (à direita - Insidefoto), Maldini e Jankulovski; Flamini, Pirlo, Ambrosini e Kaká; Ronaldinho e Pato.
Embate dos mais tradicionais na Serie A (somente não foi disputado em 3 das 76 edições anteriores a girone unico), o duelo aponta amplo favoritismo da Juventus em Turim, com 33 vitórias bianconeri, 21 empates e 19 sucessos rossoneri, que marcaram 89 gols e sofreram 114.
Na temporada passada, muita emoção na vitória juventina por 3 x 2 com Salihamidzic protagonista (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/04/o-jogo-da-tv-parte-i-juventus-x-milan.html).
Aliás, aquele sucesso interrompeu uma séria de 3 jogos sem vitória da Juventus (que havia vencido pela última vez em 2002, quando Di Vaio, Thuram e Pirlo fizeram os gols do 2 x 1 final), já que nas temporadas 2004/2005 e 2005/2006 o confronto terminou empatado em 0 x 0, enquanto na stagione 2003/2004 o Milan saiu vitorioso por 3 x 1, gols de Shevchenko, Seedorf (2) e Ferrara, que descontou já no final da partida.
Curiosamente, a maior goleada do confronto foi obra rossonera, que sacramentou 7 x 1 em 05 de fevereiro de 1950 com o trio Gre-No-Li em campo e estufando as redes (enquanto Nordahl fez 3, Gren, Liedholm, Burini e Candiani fizeram os demais gols do Milan, com Hansen anotando o da Juventus, que ainda abriu o marcador!).
Em termos individuais, Paolo Maldini, com 18 presenças registradas entre 1986 (histórica partida que valeu o sorpasso juventino sobre a Roma rumo ao scudetto da temporada) e 2008, é o jogador que mais atuou no confronto (seguido de Franco Baresi e Gianni Rivera com 17 cada), enquanto José Altafini é o capocannoniere do encontro, tento anotado 7 tentos com a camisa do Milan entre 1958 e 1962, embora tenha também defendido as cores da Juventus em sua carreira.
Aliás, embora a rivalidade seja grande, não são poucos os jogadores que defenderam as cores tanto da Juventus quanto do Milan em suas carreiras, inclusive em um passado recente, como são os casos de Paolo Rossi e Roberto Baggio.
Inclusive, se a Juventus não tem nenhum ex rossonero em seu plantel atual, do lado do Milan Abbiati, Emerson, Inzaghi e Zambrotta (mais acima - Grazia Neri) já passaram pelo clube de Turim.
Portanto, não custa frisar: imperdível!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker