Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, maio 19, 2007

Match Clou - 37ª Rodada 2006/2007



Na Serie A desde a temporada 1988/1989, a Lazio, dentre 1990 e 2000, ganhou 1 scudetto, chegou duas vezes em 2º, uma em 3º e outra em 4º, além de ter conquistado duas Copas Itália e uma Coppa delle Coppe na década em questão.
Promovido à máxima divisão do Calcio em 1990, o Parma, no mesmo período, chegou uma vez em 2º, duas vezes em 3º e uma vez em 4º lugar na Serie A, tendo vencido também duas Copas Itália no período, bem como duas Copas U.E.F.A. e uma Copa das Copas.
Assim, o 'Match Clou' desta 37ª rodada é o embate entre 2 clubes que viveram uma década estupenda, mas que, após os cracks da Cirio e da Parmalat, conglomerados alimentícios que controlavam, respectivamente, o time da capital italiana e o da Emilia-Romagna, estão buscando reencontrar o caminho do Olimpo sob novas batutas.
A tabela evidencia que o clube presidido por Claudio Lotito (no mais alto cargo laziale desde julho de 2004) está a frente do adversário em seu objetivo, ocupando, já nesta temporada, um digno 3º lugar que assegura a participação da equipe na próxima Champions League, enquanto o time de Tommaso Ghirardi ainda busca garantir sua permanência na vindoura Serie A.
Mas é importante destacar que o jovem Ghirardi (apenas 31 anos) somente adquiriu o Parma em 2007, pegando o clube em 19º lugar e com apenas 12 pontos conquistados.
Para o jogo deste domingo, o treinador biancoceleste Delio Rossi terá alguns problemas, vez que não poderá contar com o lateral e capitano Zauri, o zagueiro Siviglia e os meias Mudingayi e Mauri.
Mas é no gol laziale que estará a maior novidade - Tommaso Berni. O goleiro, classe 1983, surgido como grande esperança na Internazionale, fará sua estréia na Serie A e deverá dar lugar, nos últimos minutos, ao veterano Angelo Peruzzi (foto acima - Max Rossi), que encerrará sua gloriosa carreira e receberá uma justíssima homenagem na partida.
No Parma, o técnico Claudio Ranieri está feliz com a recuperação de seu gioiellino Giuseppe Rossi (foto à esquerda - Grazia Neri) e pretende repetir a formação que derrotou o Messina na última rodada.
O retrospecto do confronto reitera o favoritismo da equipe melhor colocada na tabela, já que a Lazio venceu 8 vezes e perdeu apenas 2 jogos em Roma, onde ocorreram ainda 6 empates, tendo feito 23 gols a favor e sofrido 14.
A última partida foi na derradeira rodada da temporada passada e foi vencida pelos mandantes - 1 x 0, tento de Rocchi.
Já a partida com maior número de gols ocorreu na temporada 1992/1993 - 5 x 2 para a Lazio, com Taffarel defendendo (?) a meta do Parma. O artilheiro Beppe Signori marcou 3 vezes, tendo o meia Diego Fuser (que depois jogou no Parma) realizado os outros 2 gols laziali, enquanto Marco Osio (que posteriormente jogou no Palmeiras) fez os tentos crociati.
Aliás, Giuseppe Signori é o artilheiro do confronto com 5 gols marcados entre 1992 e 1994, enquanto o agora milanista Giuseppe Favalli é o recordman de presenças - 10 entre as temporadas 1992/1993 e 2003/2004.

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 2:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo...
Assisti aos últimos minutos do jogo e vi o momento em que o Peruzzi entrou. A Rai mostrou ao vivo, tamanho prestígio que ele tem na 'bota'.
Despedidas deixam meu lado feminino 'davvero' entristecido, pra não dizer que eu sempre me emociono quando vejo (alguns) boleiros dizendo adeus! Ainda mais ontem, que também foi dia de chororô na Samp por outros 'arrivederci'.
Pra mim, o melhor Lazio-Parma que eu vi, foi um no Olimpico em 2003. O Parma venceu a Lazio de virada (2-3) com gol de Bresciano no final...
Abraços e boa semana!

 
At 7:31 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
Também fico muito entristecido com a despedida de jogadores como Costacurta e Peruzzi - e ainda percebo que da mesma forma estou ficando velho!
Agora, voltando, acho uma homenagem como a prestada ao Billy muito mais bonita que a confusão armada em torno do gol 1.000 do Romário ontem!
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker