Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

segunda-feira, agosto 25, 2008

Supercoppa 2008


Uma avant-première fantástica! Em partida divertente e bastante equilibrada, Internazionale e Roma, le regine del calcio italiano atual, decidiram a Supercoppa 2008 que, apenas nos pênaltis, acabou nas mãos da Internazionale targata Mourinho.
Após uma merecida homenagem ao presidente romanista Francesco Sensi, falecido no último dia 17 (à direita a formação giallorossa durante o minuto de silêncio - La Presse), Inter e Roma começaram um árduo duelo tático, com ambas as equipes distribuídas de forma semelhante pelo campo, com 2 zagueiros fixos, 2 esterni formando o meio com 3 centrocampisti de ofício (Pizarro e Stankovic como pivot davanti alla difesa) e outros 3 jogadores mais avançados, embora a Inter aparentasse mais ofensiva com Figo e o sueco Ibrahimovic mais adiantados (para quem desejar maiores detalhes sobre a tática e números da peleja, vale a pena acessar http://www.lega-calcio.it/comun/0809/MatchAnalysisSupercoppa.pdf e conhecer o excelente trabalho desenvolvido pela Panini Digital).
E com Ibra inspirado, a Inter abriu o marcador aos 18' da 1ª etapa, com o estreante Muntari iniciando e concluindo a jogada do gol (à esquerda, o ganês comemorando com Figo - Grazia Neri), que ainda contou com a participação do sueco, do brasileiro Maicon e, involuntariamente, do francês Mexes.
Aí, jogando sob o entusiasmo de sua torcida, a Inter deu a impressão de dominar taticamente a Spalletti's Band, principalmente diante da ótima atuação sulle fascia, onde Maicon tinha grande destaque.
Porém, com o esordiente Júlio Baptista mais ativo, a Roma, com um gran tiro dalla distanza di De Rossi (à direita - Ap), empatou a partida.
Partita riaperta, Mourinho partiu para os reparos: fora Figo e Mancini (opaco), dentro Balotelli e Jimenez.
E a Inter passou novamente em vantagem, com Balotelli aproveitando um cochilo de Mexes para, aproveitando um rinvio de Júlio César, tocar para o fundo das redes na saída de Doni.
Com o gol acontecendo aos 38' da etapa complementar, o título parecia muito perto da equipe de Milão, mas aí a Roma foi briosa e, com Totti em campo, chegou novamente ao empate aos 89', com Vucinic desviando de cabeça escanteio cobrado por Pizarro, que ainda desviou em Stankovic antes de entrar.
Na prorrogação, os times não renunciaram ao ataque, mas mostraram evidentes limitações físicas, compreensíveis diante do momento da temporada.
Aí, nos pênaltis, foi a vez da Roma colocar uma das mãos na taça, com Totti correndo para a marca de cal para cobrar a última penalidade romanista com o placar apontando 3 x 4 para a Lupa ... mas, assim como ocorrera com Stankovic, a bola de Er Pupone foi parar no travessão!
Partindo para as cobranças alternadas, após o duo chileno Pizarro-Jimenez converter as suas, o brasileiro Juan permitiu a defesa de seu compatriota Júlio César, cabendo ao histórico capitano Zanetti a cobrança decisiva (acima, à esquerda - Grazia Neri) que, curiosamente, foi a primeira da já longa carreira do argentino.
Daí, festa nerazzurra (logo acima - La Presse) e, principalmente, do Calcio!

Marcadores:

7 Comments:

At 5:38 PM, Blogger Michel Costa said...

Foi um bom jogo.
Me preocupei com a Inter que fez um grande primeiro tempo e morreu no segundo.
Mancini parece que sentiu a pressão de enfrentar sua ex-equipe e sumiu em campo.
Não vejo Balotelli como reserva desse time. O Figo já era há muito tempo.
Desta vez, Muntari jogou mesmo mais avançado, mas tanto Stankovic, quanto Zanetti também se soltaram em alguns momentos.
Como o Radoi só chegou para o 'Zero Zero' e a Inter não se mexeu para trazer ninguém, temo que os 'nerazzurri' passarão por alguns sustos defensivos nesse início de temporada. Mas só no final do certame sentirão o peso dessa decisão.
Na Roma, achei que o Julio Baptista foi bem, mas gostaria de vê-lo mais vezes com Totti, quem sabe se revezando na posição de centroavante.

E tem muito mais neste findi...

Abs

 
At 12:55 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
Suas considerações foram muito oportunas. Aproveito para colocar que, particularmente, fico preocupado com a Inter quando imagino suas pretensões na UCL, pois, aí, acho que o time mais uma vez fracassará.
Abraços,

 
At 9:00 AM, Blogger Michel Costa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 9:03 AM, Blogger Michel Costa said...

Rodolfo,

Em termos defensivos, eu não me preocupo tanto com a UCL já que o grupo da primeira fase é bastante acessível.
Preocupo mais com a Serie A, já que qualquer eventualidade pode fazer a diferença no somatório final.
Mas imagino que o que te incomoda mais é o meio-campo interista que não tem um meia ofensivo. Olha, no esquema de Mourinho essa figura foi lançada ao ataque formando o 4-3-3 que temos visto. Também não sou fã dessa formação, mas o técnico português merece o meu crédito.
É importante dizer tbém que a figura do camisa 10 vem perdendo espaço dentro do congestionado futebol de hoje (isso valerá, em breve, uma coluna 'Plano Tático' no meu blog).
Além disso, temos que lembrar que Ibra e Figo são jogadores de alguma criatividade e muita habilidade.
Vamos ver como essa formação se sairá em campo...

Abs

 
At 1:52 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
Obviamente, nem considero a hipótese da Inter não passar da 1ª fase da UCL, mas sim ser uma concreta pretendente ao título da competição, que me parece ser o objetivo da sociedade e de seu presidente pessoalmente.
Aliás, parece que hoje quem vai aparecer na zaga, improvisado, é o Cambiasso...
Abraços,

 
At 7:05 PM, Blogger Michel Costa said...

Rodolfo,
Ao ver o pouco que a Inter produziu contra a Samp hoje começo a te dar razão...
Sobre o Cambiasso, ele já vem jogando na zaga desde a pré-temporada. Segundo Mourinho, ele quer alguém na zaga que saiba sair jogando. Por ter essa qualidade, imagino que o Chivu deve ser titular qdo voltar.
Abs

 
At 9:53 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
Pois é, acho até que o Cambiasso não comprometeu nessa nova função, mas a Inter perdeu as suas sempre perigosas investidas ao ataque.
Também não gostei da atuação 'nerazzurra' hoje, até porque achei o time muito dependente do Ibrahimovic.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker