Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 04, 2009

Match Clou - 30ª Rodada 2008/2009



Depois de uma breve paradinha para que a Azzurra entrasse em ação, a Serie A 2008/2009 volta neste domingo com a sua 30ª rodada, cujo 'Match Clou' é o interessante Sampdoria x Napoli, um cotejo que reúne as últimas duas agremiações que conquistaram o scudetto não sendo das metrópoles Milão, Roma e Turim.
Para o duelo, a Sampdoria, que não perde em Gênova desde janeiro e sofreu apenas um revés nas últimas 9 rodadas, só não poderá contar com o ala Stankevicius e com o atacante Bellucci, o que não atrapalha muito os planos do allenatore Mazzarri, que deverá postar a equipe no 3-5-2.
Se no ataque está confirmadíssima o duo Pazzini-Cassano, o meio de campo blucerchiato promete muita velocidade e descidas pelas extremidades, já que o capitano Palombo deve ser o único centrale, tendo Padalino e Sammarco (ao lado - Insidefoto) à direita e Pieri e Franceschini (mais abaixo - Insidefoto) à esquerda.
Na defesa, Raggi, Lucchini e Accardi devem ser postados em linha, com Castellazzi no gol.
No Napoli, Donadoni, ainda em busca de sua 1ª vitória no comando do time partenopeo, tem mais problemas que o colega blucerchiato, pois não terá, além de Iezzo, Gargano e Maggio, com lesões graves, o zagueiro Aronica, o meia Vitale e seu astro Lavezzi, bem como o volante Blasi, squalificato.
Assim, o inconstante Navarro deve figurar no gol mais uma vez, enquanto Santacroce, Cannavaro e Contini devem formar a defesa no mesmo 3-5-2 adotado pelo Napoli.
No meio de campo, diante dos desfalques de Blasi e Gargano, deve, surpreendentemente, aparecer o uruguaio Amodio, figura importante no Napoli que jogou a Serie C1 na temporada 2005/2006 e a B na stagione seguinte, mas que só agora terá oportunidade de estrear na Serie A depois de empréstimos ao Treviso e Mantova.
Pazienza (mais abaixo, à direita - Mosca) e Hamsik devem também figurar no centrocampo, que ainda deve contar com os esterni Grava e Mannini.
No ataque napoletano, Denis deve ficar no banco e Zalayeta formar com o jovem Russotto, uma das grandes promessas do futebol italiano.
Aliás, Russotto nasceu exatamente 10 dias depois de um épico confronto entre essas equipes, realizado no dia 15 de maio de 1988 e terminado com a vitória blucerchiata em um final de campeonato que o Napoli incrivelmente perdeu para o Milan.
No total, são 43 confrontos disputados em Gênova, com 20 vitórias da Samp, 15 empates e apenas 8 vitórias do Napoli, que fez 35 gols e sofreu 66.
Se na temporada passada a Doria venceu por 2 x 0, gols de Delvecchio e Franceschini, o embate antecedente apenas na stagione 1997/1998, quando foi registrado o recorde de gols no confronto - 9, com direito a tripletta de Montella!
Curiosamente, terminado 6 x 3 para a Sampdoria, quem abriu o marcador naquele 21 de dezembro de 1997 foi o hoje blucerchiato Bellucci, na ocasião defendendo o Napoli, no que foi acompanhado por Protti e Rossitto, enquanto os franceses Boghossian e Laigle e o alemão Klinsmann completaram o marcador.
Já o último sucesso partenopeo remonta ao dia 29 de setembro de 1996, quando o brasileiro Beto fez o gol da vitória do Napoli de Simoni, que ainda contou com André Cruz e Caio, enquanto a Sampdoria de Eriksson teve os vários Mihajlovic, Evani, Karembeu, Veron e Mancini.
Roberto Mancini (à esquerda - Guerin Sportivo), inclusive, merece um capítulo a parte neste confronto, pois é não só o jogador com mais presenças (15, sendo a última exatamente a derrota de 1996), mas também o maior artilheiro, tendo realizado 5 gols entre 1983 e 1994.
Não satisfeito, Mancio ainda é o jogador que mais cartões amarelos recebeu no confronto - 3, assim como o napoletano Roberto Celestini.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker