Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, agosto 30, 2008

Match Clou - 1ª Rodada 2008/2009



A stagione 2008/2009 da Serie A começa neste final de semana e o calendário reservou para esta 1ª rodada logo o especialíssimo embate Fiorentina x Juventus, que é o 'Match Clou' da giornata!
Confronto dos mais tradicionais do Calcio, o encontro deste domingo será o 70º válido pelo principal campeonato italiano desde que disputado a girone unico, computando, até aqui, 25 vitórias do time da casa, 26 empates e 18 sucessos dos visitantes, que marcaram 76 gols e sofreram 94.
Na temporada passada, empate em 1 x 1 em outubro de 2007 (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-parte-ii-fiorentina-x.html), com gols de Iaquinta e Mutu, este último cobrando pênalti aos 88'.
Aliás, o romeno (à direita - Insidefoto), ex di turno, é a grande dúvida para o encontro deste domingo, vez que sente fortes dores no cotovelo esquerdo.
De qualquer maneira, com ou sem Mutu, Prandelli deve propor a squadra viola no 4-3-3, postando, à frente do excelente Frey, os centrais Gamberini e Danielli e os esordienti (e ofensivos) Zauri e Vargas nas alas.
No meio de campo, espaço para a estréia (na Serie A!) do brasileiro Felipe Melo (abaixo, à esquerda - Insidefoto), que deverá ter a companhia dos também brigadores Kuzmanovic e Donadel.
Na frente, devem aparecer Santana, Gilardino (principal contratação dos irmãos Della Valle para esta temporada) e, Mutu permitindo, o ítalo-argentino Osvaldo.
Na Juventus também será dia de estréias, a começar pela mais do que aguardada do brasileiro Amauri, que deverá formar o ataque junto com o capocannoniere da última temporada Del Piero, já que Trezeguet deu forfait e não participará da partida.
No meio de campo bianconero devem aparecer Camoranesi e Nedved como esterni e Marchisio e Poulsen como centrais, sendo que este último também é esordiente na Serie A.
Outro estrangeiro que deve dar seus primeiros passos no Calcio é o sueco Mellberg (mais abaixo - Insidefoto), que deve formar a zaga juventina ao lado de Legrottaglie, com Grygera e Molinaro mais abertos completando a defesa do 4-4-2- de Ranieri, tendo ainda Buffon debaixo da meta.
Uma curiosidade é que, embora jogue em casa e tenha o retrospecto a seu favor, a Fiorentina não vence a Juventus no Artemio Franchi desde 1998, quando, com um gol de Batistuta derrotou a Vecchia Signora de Lippi (e Peruzzi, Ferrara, Deschamps, Zidane, ...) por 1 x 0.
Batigol que, juntamente com Bettega, Hamrin e Montuori, é o maior artilheiro do confronto, com 4 gols.
Já Antonello Cuccu Cuccureddu, com 14 aparições entre 1970 e 1982 é o jogador que mais participou do confronto, lembrando que as últimas duas o fez com a maglia viola e as demais com a bianconera.
Para terminar, o último sucesso da Juventus ocorreu em 2005, quando, com Mutu vestindo a camisa da equipe de Turim, a partida terminou 2 x 1 para os visitantes, tentos de Trezeguet, Pazzini e Camoranesi ... aos 90!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker