Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

A Itália Na Europa


Decepcionante! Nenhum adjetivo pode melhor sintetizar a participação italiana nesta semana pelas competições européias. Foram 5 jogos e nenhuma vitória! É verdade que as equipes que disputam a Champions League - Internazionale, Milan e Roma - não foram derrotadas, mas apenas o jogo do Milan foi na casa do adversário e, para piorar, Livorno e Parma, os representantes italianos que ainda estavam na Copa U.E.F.A., foram vencidos e eliminados.
Logo na terça o Milan enfrentou o Celtic na capital escocesa, sem Ronaldo que não pode vestir a maglia rossonera na competição européia por já ter jogado com o Real Madrid nesta Champions League. E que falta fez o Fenômeno! O Milan foi melhor e não permitiu ao campeão da Escócia jogar, mas também não conseguiu transformar as chances criadas em gol. Pudera, sem poder contar com Inzaghi, Ancelotti optou por deixar Gilardino (na foto acima contra a defesa do Celtic - Ap) isolado no ataque, supostamente auxiliado por Kaká, com Ricardo Oliveira como opção no banco.
Ocorre que o técnico da equipe de Silvio Berlusconi já deveria ter percebido que este esquema não funciona a contento, vez que o tem utilizado durante a temporada com resultados muito ruins.
De qualquer maneira, destaque para a belíssima atuação de Gattuso (para ele, ex-jogador do Rangers, a partida tinha um sabor todo especial) e para o eterno Paolo Maldini (contra o dinamarquês Gravesen na foto acima à esquerda - Ap), que se tornou o 1º italiano a completar 100 jogos pela Liga dos Campeões.
Se o Milan tem tudo para obter a classificação jogando no Giuseppe Meazza, sua rival - a Internazionale - não fez seu papel na quarta-feira e complicou-se na competição ao empatar, em casa, em 2 x 2 com o Valencia da Espanha. Por duas vezes em vantagem (na foto acima à direita o 1º gol, anotado por Cambiasso - Inter), os nerazzurri não souberam administrar o embate e vão ter que jogar muito no Mestala para passar à próxima fase.
Ainda pela Champions League, a Roma sofreu mas conseguiu segurar o 0 x 0 contra um Lyon excepcionalmente comandado pelo brasileiro Juninho Pernambucano (na foto à esquerda - Ap - Ferrari testa a bola entre Fred e De Rossi).
Na verdade, os jogadores do time francês é que sofreram, vez que a Roma foi por vezes violenta, tendo recebido 8 cartões amarelos no curso da partida.
De qualquer maneira, o resultado (e o equilíbrio nas ações) permite à Roma almejar a classificação na França.
Classificação essa que os times italianos na Copa U.E.F.A. não conseguiram, tendo a competição terminado para as equipes da Bota.
A missão do Livorno era realmente difícil depois da derrota no Armando Picchi (fechado ao público) por 2 x 1 para o Espanyol no jogo de ida, mas o time de Arrigoni foi muito pouco incisivo e terminou derrotado mais uma vez, desta vez no Montjuic de Barcelona por 2 x 0.
Portanto, classificação incontestável para a equipe dos brasileiros Eduardo Costa (na foto à esquerda antecipando o meia Morrone - Ap) e Jônatas.
Decepção mesmo ficou por conta do Parma que, apesar de fazer uma péssima campanha na Serie A, vinha fazendo um belo papel na competição européia.
No jogo de ida, em Braga, a equipe emiliana tinha sido superior e só saiu derrotada por incompetência de seus atacantes, o que fazia crer que obteria a classificação, até com certa facilidade, jogando em seus domínios.
Porém, apesar da fragilidade do adversário (ocupa apenas a honesta 5ª colocação no campeonato português) e de mais uma vez criar as melhores oportunidades de gol (na foto acima o atacante bósnio Muslimovic - Ansa), o Parma conseguiu, mais uma vez, ser derrotado pela equipe portuguesa que, com 1 jogador a menos, selou o destino do time treinado por Ranieri faltando 1' para o final do jogo - tento anotado pelo brasileiro Diego).
Que as próximas partidas da Champions League, previstas para os dias 06 e 07 de março, tenham um final melhor para os italianos!

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker