Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 22, 2008

Match Clou - 30ª Rodada 2007/2008



O 'Match Clou' desta 30ª rodada é tão significativo que leva a alcunha de Derby d'Italia!
Então, a partir das 16h30 (horário de Brasília) deste sábado, Internazionale x Juventus protagonização a 75ª edição (computados apenas os encontros válidos pela Serie A e com mando de campo da Internazionale, que assim venceu 32, empatou 24 e perdeu apenas 18) de um dos mais tradicionais e importantes clássicos italianos.
Para tão especial confronto, Roberto Mancini deverá contar com os retornos de Materazzi e de Stankovic, que, respectivamente, deverão formar a linha defensiva ao lado de Maicon, Burdisso e Chivu e o trio de meio de campo com Vieira e Zanetti, com Jimenez (à direita - Insidefoto) completando a meia cancha como trequartista, tendo ainda a dupla Cruz-Ibrahimovic no ataque e o brasileiro Júlio César no gol.
Aliás, a escalação de Julio El Jardinero Cruz como partner ofensivo de Ibrahimovic tem uma motivação toda especial, vez que o argentino (foto abaixo - Insidefoto) tem a Juventus como vítima predileta (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/momento-panini-julio-ricardo-cruz.html), já tendo marcado 7 gols nos bianconeri em sua carreira, inclusive o que abriu a contagem no Derby disputado no 1º turno (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-iv-juventus-x.html).
Pelo lado da Juventus, Camoranesi (mais abaixo - Grazia Neri), que anotou o tento bianconero no empate em Turim, também está confirmado, devendo compor o meio de campo com Salihamidzic, Sissoko e Nedved, fazendo exatamente a função que normalmente seria do indisponibile Zanetti, postado mais centralmente.
Com Buffon no gol, Ranieri deve compor a defesa da Juventus com Zebina, Legrottaglie, Chiellini e Grygera, enquanto Trezeguet e Del Piero devem começar no ataque.
Aliás, se o Derby é naturalmente especial para Julio Cruz, este é particularmente especialíssimo para Del Piero, que completará sua 552ª presenze in bianconero, igualando a marca do saudoso Gaetano Scirea em competições oficiais.
Aliás, o falecido líbero continua sendo um dos jogadores que mais vezes participou deste 'Match Clou', colecionando 13 presenças entre 1974 e 1988, período no qual defendeu a Juve.
A frente de Scirea, apenas o recordman Sandro Mazzola, com 15 aparições entre 1962 e 1977, além dos bandieri Giuseppe Baresi, Giuseppe Bergomi e Giampiero Boniperti, todos com 14 presenças.
No quesito gols, Giuseppe Meazza é imbatível com 7 tentos anotados entre as temporadas 1931/1932 e 1936/1937, seguido de Benito Lorenzi e Omar Sivori, ambos com 5.
Embora a Inter tenha melhor retrospecto, na última vez que o Derby ocorreu (em 12 de fevereiro de 2006), vitória juventina por 2 x 1, gols de Ibrahimovic e Del Piero para a Juve, enquanto o argentino Samuel estabeleceu um provisório empate para Inter, que teve 7 portenhos em ação na ocasião (além do zagueiro, Burdisso, Cambiasso, Cruz, Kily Gonzalez, Veron e Zanetti).
Já a última vitória nerazzurra remonta ao dia 04 de abril de 2004, quando os comandados de Zaccheroni fizeram 3 x 2 na Juve lippiana, com tentos de Martins, Kily Gonzalez (contra), Vieri (cobrando pênalti), Stankovic e Di Vaio.
Para recordar, naquele dia a Inter atuou com: Fontana; Cordoba, Materazzi, Gamarra e J. Zanetti; C. Zanetti, Farinos (depois Almeyda), Kily Gonzalez (depois Helveg) e Stankovic (depois Karagounis); Vieri e Martins. Já a Juve, formou com: Buffon; Legrottaglie, Tudor, Montero e Birindelli; Tacchinardi, Appiah (depois Maresca), Zambrotta e Camoranesi (depois Conte); Miccoli (depois Di Vaio) e Trezeguet.
É só aguardar para ver como a história continuará!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker