Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, maio 13, 2008

Momento Panini - Alexander Manninger


"Mannniiinnnger, incredibile, ma incredibile, Manninger, ma incredibile, che cosa sta succedendo a San Siro?" - foi assim que o telecronista da Sky Sport Fabio Caressa narrou a intervenção bem sucedida do arqueiro senese Manninger no pênalti cobrado por Materazzi no último domingo e que poderia ter decidido, na ocasião, o título da temporada 2007/2008 à Inter (vide o vídeo ao final do post http://calcioseriea.blogspot.com/2008/05/o-jogo-da-tv-internazionale-x-siena.html).
Aliás, Manninger tem a Internazionale em seu destino, pois foi contra a equipe nerazzurra de Milão que este goleiro forte (1,88 m por 84 kg) e dotado de uma agilidade felina fez seu debut internacional.
Formado inicialmente no BNZ e em seguida no Austria, sempre de sua Salzburg natal, Manninger chegou ao Casino Graz na temporada 1996/1997 e, com tenros 19 anos (nasceu em 4 de junho de 1977), teve seu batismo de fogo contra a Inter em pleno Giuseppe Meazza pelas sedicesimi di finale da Copa U.E.F.A.
Tendo Pagliuca como adversário na outra meta, Manninger acabou derrotado em sua estréia por causa de um tento marcado pelo francês Angloma, mas só aos 81'!
Talento precoce, ainda diciannovenne foi contratado pelo poderoso Arsenal treinado por Arsène Wenger que, depois de 2 dias observando o jovem goleiro, afirmou: "He is a great prospect for the future. We needed to sign a young goalkeeper and this is a very good one."
Na Inglaterra, Alex Manninger transcorreu 4 temporadas, sempre como reserva do english David Seaman.
Assim, em 2001, Manninger pediu e foi emprestado à Fiorentina (figurinha ao lado), com a qual estreou na Serie A em 14 de outubro do mesmo ano, entrando no lugar do atacante Mijatovic por causa da expulsão de Taglialatela aos 68'.
Porém, a Viola atravessava o período mais negro de sua história e as 24 aparições de Manninger no campeonato não foram suficientes para evitar a queda do clube à Serie B, que veio seguida do fallimento.
Transferido, em definitivo, ao Espanyol, Manninger não chegou a ser utilizado no clube catalão e, 5 meses depois, foi liberado para acertar com o Torino em janeiro de 2003.
Internacional austríaco desde 1999 (fez seu esordio em 18 de agosto em amistoso disputado contra a Suécia em Malmö), Manninger sofreu com contusões e acabou colecionando apenas 3 presenças com o mítico clube granata, passando ao Bologna na temporada seguinte - 2003/2004.
Mas, como o esperto Pagliuca era o titular da equipe rossoblù, Alex transcorreu toda a stagione no banco, optando por prosseguir sua peregrinação pelo Calcio no Brescia, clube com o qual realizou apenas a pré-temporada de 2004, vez que em ainda em agosto acertou com o Siena.
Na Toscana, Manninger dividiu a titularidade com o italiano Fortin (19 presenças para cada) e, ao final do campeonato, resolveu voltar à Áustria, cooptado pelos ambiciosos planos do Red Bull Salzburg de Trapattoni e Matthäus.
Porém, as coisas não foram como planejado e em 2006 Manninger resolveu voltar ao Siena, onde tem protagonizado atuações seguras, a ponto de ter sido escolhido um dos migliori na posição da última stagione e destaque desta (a figurinha acima é da temporada atual), bem como integrando o grupo do treinador Josef Hickersberger que irá representar a Österreichische Fußballnationalmannschaft na Euro 2008 em casa.

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker