Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, novembro 12, 2009

Memorabilia - Martin Vazquez

Clube centenário, detentor de 7 títulos italianos e de uma torcida apaixonada, o Torino, atualmente na Serie B, teve seu último grande momento no início da década de 1990, logo após sua 2ª passagem pelo campionato cadetto.
Sob a presidência de Gian Mauro Borsano, que adquirira a agremiação já condenada a retrocessione em 1989, o clube granata reencontrou a Serie A com um plantel forte, mesclando jovens valores de seu vivaio (com destaque para o futuro flop Lentini e o azzurro Dino Baggio) com outros atletas já afirmados, até com experiência em Copas do Mundo, como o brasileiro Muller e o arqueiro Tancredi.
Em uma época em que o futebol italiano era soberano, a cereja do bolo do time comandado por Emiliano Mondonico, então um dos técnicos mais promissores do Calcio, foi apresentada nell'estate: o espanhol Rafael Martin Vazquez (à direita - Guerin Sportivo), contratado por cerca de due miliardi e mezzo di lire (um valor substancioso para a época) junto ao poderoso Real Madrid, com o qual vinha de um pentacampeonato spagnolo.
Apontado como il più accreditato straniero dell'anno 90-91 pela conceituada revista Guerin Sportivo, Martin Vazquez, nascido aos 25 de setembro de 1965, era um meia de classe puríssima e grande senso della geometria, capaz de passes precisos e lançamentos milimétricos, além de um ótimo chute de meia distância.
O potencial daquela equipe granata ficaria evidente logo na 3ª rodada, quando o próprio Martin Vazquez e Lentini fizeram os gols da vitória de 2 x 0 sobre a Inter trapattoniana dos alemães Brehme e Klinsmann (Matthäus não alinhou na ocasião).
Ao final do torneio, com uma defesa muito sólida (3ª melhor do campeonato, com apenas 29 gols sofridos) e vitórias também sobre Juventus, Roma e Sampdoria (que seria campeã), o Torino terminou em uma honrosa 5ª colocação, o que valeu ao clube de Corso Vittorio Emanuele uma vaga na Copa U.E.F.A.
Para o campeonato 1991/1992 chegaram o brasileiro Casagrande e o belga Scifo, reforçando uma equipe que, além de ver sua base mantida, assistia ao crescimento de jovens como o zagueiro Falcone, o meia Cois e o atacante Vieri, todos futuros protagonistas na Serie A.
Foi uma temporada magnífica para o Torino, não só pela 3ª colocação na Serie A (atrás apenas do Milan de Capello e da Juventus de Trapattoni), mas também pela campanha na Copa U.E.F.A., com direito a eliminação do Real Madrid na semifinais e título escapando para o Ajax depois de 2 empates - 2 x 2 em Turim e 0 x 0 na Holanda (na foto acima, a equipe que começou jogando em Amsterdam - Guerin Sportivo).
Porém, solitário e sofrendo de nostalgia da Espanha, Rafa não era mais unanimidade em Turim, principalmente porque, dono de um futebol elegante, mas troppo cadenciado, era acusado pelos tifosi de não incorporar o famoso Cuore Toro, justificando que "in Italia non mi capiscono, non capiscono le mie potenzialità, il mio modo di giocare".
Assim, apesar de gols como o marcado contra o Milan no dia 25 de abril de 1992 (acima, o momento do arremate - Borsari), aquele espanhol habilidoso nascido em Madrid e que era o straniero mais bem pago do Calcio, acabou cendo cedido ao Olympique Marseille de Bernard Tapie por cerca de cinque miliardi e mezzo di lire, mais do que o dobro do valor pago por Borsano duas temporadas antes.
Martin Vazquez, que disputou a Copa do Mundo de 1990, ainda voltaria ao Real Madrid para conquistar o campeonato espanhol da temporada 1994/1995, antes de prosseguir a carreira por Deportivo La Coruña, Atletico Celaya e Karlsruher, onde pendurou as chuteiras em 1999.
Embora breve, a passagem de Martin Vazquez marcou os apaixonados pelo Calcio, principalmente por causa de jogadas como as que resultaram nos gols do Torino contra a arqui-rival Juventus em 05 de abril de 1992 (vale a pena conferir no vídeo abaixo, que ainda traz entrevistas com Casagrande, Roberto Baggio e Tacconi).

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 3:22 AM, Blogger nosoloSporting said...

Buen video histórico!!

Saludos desde España!

 
At 8:30 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Prezado,
Muito obrigado pela visita e fique à vontade para participar!
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker