Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, novembro 07, 2009

Match Clou - 12ª Rodada 2009/2010



O 'Match Clou' da 12ª giornata da Serie A 2009/2010, que será realizada neste final de semana, é o imperdível Internazionale x Roma, que se transformou no principal embate do Calcio dos últimos anos.
Tanto que, se na última temporada, foi a Juventus que se sagrou vice-campeã, nas 3 anteriores coube a Roma vir logo atrás da campeã Internazionale, período no qual a Beneamata e a Lupa realizaram, também, as 3 finais da Copa Itália.
Aliás, Mourinho não se ilude com o começo decepcionante da Roma no atual campeonato italiano e declarou que "con la Roma è sfida per lo scudetto"!
Vindo de uma virada fantástica sobre o Dynamo Kyiv pela Champions League, a Inter deve entrar em campo com o mesmo l'undici que começou na Ucrânia, tendo Júlio César no gol; Maicon, Samuel, Lúcio e Chivu no setor defensivo; Zanetti, Cambiasso (ao lado - Br), Stankovic e Sneijder no meio, com este último fazendo a função de trequartista; Eto'o e Milito no ataque.
O atacante argentino (abaixo - Getty Images), inclusive, deverá festejar sua 100ª partida no futebol italiano, contando as temporadas que passou com o Genoa na Serie B.
Outro que terá o que festejar é o romeno Chivu, que comemorará sua 200ª presença oficial con maglie di club italiani, exatamente as de Inter e ... Roma, clube com o qual estreou na Itália em 14 de setembro de 2003 na goleada de 5 x 0 sobre o Brescia.
Sem problemas físicos ou de suspensão, Mourinho deixou alguns jogadores de fora do grupo convocado para enfrentar a Roma, dentre os quais Materazzi, Quaresma e Santon.
Já do lado da Roma os problemas de Ranieri são abundantes, a começar porque não poderá contar, mais uma vez, com Totti, bem como com o ex Burdisso, que deverá ser substituído pelo jovem Andreolli (mais abaixo - Getty Images), cria nerazzurra.
Com Doni recuperado do problema que o tirou do 2º tempo contra o Fulham, a defesa romanista deverá ter ainda os laterais Motta e Riise e o francês Mexes, até porque Juan não está em perfeitas condições físicas.
No centrocampo, sem poder contar com o squalificato Taddei, Ranieri deve lançar Perrotta, De Rossi, Brighi e o chileno Pizarro, que deverá ter mais liberdade para auxiliar os avantes Menez e Vucinic.
Apesar da campanha muito melhor realizada até aqui e de estar há 28 jogos sem perder em casa na Serie A, é bom lembrar que a Inter não vence a Roma no Giuseppe Meazza pelo campeonato italiano desde a temporada 2004/2005, quando fez 2 x 0 com uma doppietta de Mihajlovic e era então treinada por Roberto Mancini.
Desde então foram 2 sucessos da Roma e outros 2 empates, estes nas últimas stagioni, inclusive o sensacional 3 x 3 de março último (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2009/03/o-jogo-da-tv-parte-iv-internazionale-x.html).
Aliás, ao todo foram 85 jogos válidos pela Serie A em Milão, com 47 (55%) vitórias da Inter, 24 (28%) empates e 14 (16%) vitórias da Roma, que fez 74 e sofreu 144 gols.
Daí, o maior artilheiro do embate é nerazzurro, ou melhor, é o Spillo Altobelli, que fez 11 gols no confronto entre 1978 e 1988.
Já quem mais participou do confronto é o antigo terzino Giuseppe Bergomi, que defendeu a Inter em 16 ocasiões contra a Roma em Milão, seguido de Giacinto Facchetti e Francesco Totti, ambos com 14 presenças.
Quem deve entrar nesse seleto grupo é o argentino Javier Zanetti, que completará 14 duelos contra a Roma assim que ingressar em campo.
Mais números? Em novembro, a Inter de Mourinho venceu todos os jogos que disputou pela Serie A (6 até aqui) e Ranieri está a um passo de sofrer sua 100ª derrota in campionati italiani ...

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

6 Comments:

At 1:16 PM, Anonymous Anônimo said...

Essa partida é imperdível. Vou estar grudada na TV para vê-la.

Abraços aos amigos

 
At 1:34 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
Seremos 2 então!
Abraços,

 
At 5:08 PM, Blogger Braitner Moreira said...

Roma goleia. Anota aí.

Ou não. :P

 
At 10:08 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Braitner,
Obrigado pela visita e pelo prognóstico. Agora, depois, aproveita para participar do 'L'Enigma' também!
Abraços,

 
At 9:54 AM, Blogger Michel Costa said...

Infelizmente, Atlético vs. Flamengo me fará perder 15 minutos do cotejo de Milão. Aliás, hoje a minha maratona começa cedo com Lazio vs Milan, passando por Chelsea vs United, o clássico brasileiro e terminando com Inter vs Roma. Ufa!

Abraços e um bom domingo para todos.

 
At 10:33 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
Pois é, hoje o dia vai ser movimentado, ainda mais porque minha esposa quer sair para almoçar e, assim, vou ter que gravar Lazio x Milan para assistir à noite...
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker