Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, novembro 03, 2009

Momento Panini - Dida


Depois de começar a temporada em baixa, com o neo allenatore Leonardo chegando a preteri-lo por Abbiati e Storari, Dida, baiano de Irará, deu a volta por cima e, aproveitando de problemas físicos dos italianos, reassumiu o posto de goleiro titular do Milan e vem sendo um dos principais responsáveis pela boa fase que o time rossonero atravessa na Serie A.
De físico granito (1,95 m e 85 kg) e ótima colocação, Nelson de Jesus Silva nasceu aos 07 de outubro de 1973 e, embora baiano, iniciou sua carreira no futebol alagoano, passando pelo ASA e pelo extinto Cruzeiro de Arapiraca, mas explodiu efetivamente no Vitória de seu estado natal, com o qual foi campeão baiano em 1992 e no ano seguinte chegou ao vice-campeonato brasileiro, até hoje a melhor colocação da história do clube rubro-negro.
Aí, contratado pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, Dida, ou a Muralha Azul para os torcedores celestes, conquistou 4 campeonatos mineiros, a Copa do Brasil de 1996 e a Libertadores da América de 1997, se firmando como um grande defensor de pênaltis.
Apesar de muito querido pela torcida da Raposa, Dida acabou se desentendendo com a diretoria do clube antes de ser contratado pelo Milan, que resolveu emprestar o então reserva da seleção brasileira ao Lugano, da Suíça, onde o arqueiro de ótima colocação teve o seu primeiro contato com o futebol europeu.
Em 1999, Dida foi novamente emprestado, desta vez ao Corinthians, onde viveu uma das melhores fases de sua carreira e conquistou o Campeonato Brasileiro de 1999 (defendendo 2 pênaltis cobrados por Raí na semi-final) e o F.I.F.A. Club World Cup 2000.
Na temporada 2000/2001, Dida aportou em Milanello e, reserva de Abbiati, chegou a jogar contra o Parma pela 4ª rodada, mas logo depois restou envolto nello scandalo passaporti e acabou voltando ao Brasil, novamente ao Corinthians.
Integrante do grupo campeão da Copa do Mundo de 2002, Dida retornou ao Milan para o campeonato 2002/2003 (figurinha do alto) e, aproveitando de um dos inúmeros infortuni de Abbiati, conquistou o posto de titular da squadra rossonera para se firmar como um dos melhores goleiros do mundo, especialmente após ter conduzido o time a vitória na Champions League sobre a Juventus defendendo 3 cobranças de pênalti!
Extremamente calmo, Dida foi indicado, em mais de uma ocasião, para concorrer ao prêmio de melhor goleiro do mundo, restando como titular indiscutível da meta rossonera até o campeonato 2006/2007, quando algumas falhas e contusões abriram espaço para o australiano Kalac.
Ainda assim, Dida foi importante na conquista da Champions League sobre o Liverpool e começou o campeonato 2007/2008 como titular, tendo depois terminado a temporada como secondo de Kalac.
A última stagione (figurinha à esquerda), Dida passou quase toda como reserva de Abbiati, que neste interregno voltou ao Milan, mas foi titular nos últimos 3 meses, quando o italiano voltou a se machucar.
Agora, aos 36 anos, este goleiro que foi a 3 Copas do Mundo (a última como titular) e coleciona mais de 90 presenças com a seleção brasileira e 185 na Serie A, está demonstrando que ainda é capaz de transmitir segurança aos seus companheiros.

Marcadores:

Na Última Vez ...

3 Comments:

At 2:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Really really cool blog and interesting as well.

Watch some of the best soccer/football videos on the internet at www.footballclips.net (or) Football Clips

Its updated on a daily basis.

Enjoy!

 
At 11:24 AM, Blogger Michel Costa said...

Dida é um dos goleiros mais intrigantes de todos os tempos, Rodolfo.
Em sua carreira, alternou fases estupendas com momentos terríveis.
Em dado momento, foi um monstro no Cruzeiro e na Seleção. Tbém foi bem no Corinthians, mas fez algumas partidas pelo Milan que foram dignas de almanaque.
Hoje, depois daquela falha grotesca contra o Madrid parece estar entrando novamente num bom momento. Espero, sinceramente, que ele continue assim.

Abraço e aguardando Livorno vs Inter. Assistirei a partida pela TV Cultura. É a estreia de Caio Maia como comentarista em TV.

 
At 11:42 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
Concordo com você, Dida é um goleiro capaz de transformar uma bola difícil em uma defesa fácil e uma bola fácil em uma 'papera' tremenda...
Sabe, faltam poucos minutos para às 12h00 e eu ainda não decidi qual jogo vou assistir!
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker