Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, setembro 29, 2009

Momento Panini - Giorgio Chiellini


Apontado como um dos melhores zagueiros centrais do mundo na atualidade, o pisano Giorgio Chiellini, quando criança, desejava mesmo era ser jogador de basquete e sonhava imitar as jogadas de Kobe Bryant, ala dos Los Angeles Lakers.
Mas, nascido aos 14 de agosto de 1984, Re Giorgio acabou optando pelo esporte bretão e ingressou, juntamente com seu irmão gêmeo Claudio (que hoje faz as vezes de procurador do fratello mais famoso), no Livorno aos 13 anos.
Tendo estreado muito novo no time principal dos Labronici jogando como esterno sinistro di centrocampo, Chiellini, já então como lateral esquerdo, foi figura importante na histórica promoção do Livorno à Serie A, obtida com a 3ª colocação no campionato cadetto da temporada 2003/2004.
Figura constante nas diversas seleções de base da Itália (foi, inclusive, campeão europeu U19), Chiellini quase desembarcou em Roma, mas a Lupa Capitolina, que havia adquirido a comproprietà dos direitos federativos do jovem difensore (cedendo a integralidade do goleiro Amelia), impedida de realizar operações de mercado em razão da crise financeira que atravessava, acabou perdendo o jogador alle buste, com o Livorno pagando € 3,5 milhões no mercado que antecedeu o campeonato 2004/2005.
Quase que imediatamente, Chiellini foi cedido pelo Livorno a Juventus que, por sua vez, o emprestou a Fiorentina, recém promovida da Serie B.
Assim, no dia 12 de setembro de 2004, ventenne, Chiellini fez sua estréia na Serie A, defendendo a Viola contra a Roma na capital italiana.
Embora reforçada por jogadores do calibre de Dainelli, Jorgensen, Maresca, Miccoli, Obodo e Ujfalusi, além do próprio Chiellini, a Fiorentina da época mantinha vários jogadores que subiram com o clube da Serie C2 e só conseguiu escapar do descenso na última rodada, mas Chiello (a figurinha do alto é exatamente da temporada 2004/2005) foi um dos pontos positivos daquela squadra que teve 3 treinadores (Mondonico, Buso e Zoff), tanto que, merecidamente, foi convocado para a Azzurra de Lippi, que o fez estrear em 17 de novembro de 2004 em um amistoso contra a Finlândia disputado em Messina, onde o jovem terzino entrou no lugar do casalingo Parisi no intervalo.
Aprovado com mérito em seu esordio na Serie A, nell'estate del 2005, aos 21 anos, Chiellini passou a integrar o plantel da Vecchia Signora treinada por Capello.
Depois de um começo difícil, Chiellini conquistou o posto de titular da lateral esquerda da Juventus que, de campeã, passou ao último lugar da Serie A por causa do escândalo conhecido como Calciopoli.
Tendo disputado (e conquistado!) a Serie B com a maglia bianconera, Chiello The Wall passou definitivamente a atuar como difensore centrale na temporada 2007/2008, quando também se tornou presença indispensável nas convocações do mister Lippi.
Amante dos videogames, mas também de um bom livro e cursando a Facoltà di Economia e Commercio em Turim, Chiellini confirmou seus ótimos dotes atléticos e técnicos na temporada passada (figurinha acima), ocasião em que foi incluído pela Gazzetta dello Sport na formazione dell'anno, formando com o inglês Terry a coppia difensiva centrale.
Perigoso nas investidas ofensivas, Chiellini soma 10 gols em 117 partidas disputadas na Serie A até aqui.
Dono de um bronze olímpico conquistado nas Olímpiadas de Atenas, Chiellini, jogando ao lado de Cannavaro tanto na Juventus quanto na Nazionale, tem todas as condições para continuar figurando dentre os melhores do mundo na posição por, pelo menos, mais uma década.

Marcadores:

Na Última Vez ...

6 Comments:

At 8:34 PM, Blogger João Caniço said...

Rodolfo, excelente resumo da ainda curta carreira de Chiellini, os meus parabéns!
'Chiello' é um dos meus favoritos na actual 'Juve', sou um grande fã do seu futebol, penso que a 'vecchia signora' tem ali um central de categoria para muitos e bons anos. Espero também que ele seja o próximo capitão de equipa, depois do abandono de Del Piero e Buffon claro.
Abraços

 
At 10:55 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Muito obrigado! Também acho o 'Chiello' um dos melhores do plantel 'bianconero' e espero que ele continue como um dos pilares da equipe ainda por muitas temporadas.
Abraços,

 
At 10:27 PM, Blogger Michel Costa said...

Tbém sou um fã do futebol de Chiellini. Numa época em que a Itália não revela tantos zagueiros de qualidade, é bom ver o bianconero em ação. Trata-se de um defensor rápido, raçudo e seguro. Sem dúvida, um dos melhores do mundo.
Abraço e parabéns pelo texto.

 
At 10:06 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
Muito obrigado! Realmente, a Itália não forma mais tantos zagueiros (e eu acrescentaria também goleiros) de qualidade quanto no passado.
Abraços,

 
At 10:37 AM, Anonymous Anônimo said...

Como um novato, eu estou sempre em busca de artigos que podem me ajudar. Obrigado Wow! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?

 
At 12:58 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Prezado,
Claro, fique à vontade para utilizar o conteúdo deste 'blog', mas não se esqueça de se identificar da próxima vez!
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker