Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, setembro 08, 2009

Momento Panini - Andrea Pirlo


Ao recusar a proposta milionária do Chelsea para se juntar ao seu antigo treinador Carlo Ancelotti, o meia Andrea Pirlo afirmou que, mesmo sem contar mais com Kaká e Maldini, o Milan vai brigar pelo título em todas as competições que participar e vaticinou: "vocês verão o que esse grupo histórico pode fazer. Vamos fazer todos repensarem e engolir muitas de suas críticas".
É cedo para avaliar qualquer prognóstico, porém, é certo que este meia nascido na província de Brescia, mais precisamente em Fiero aos 19 de maio de 1979, é engrenagem essencial na squadra rossonera, tanto que, não obstante Kaká tenha alcançado sua melhor marca (16 gols!) na última temporada, a campanha do Milan foi pífia diante de suas pretensões, em muito por causa do mau momento vivido pelo seu regista.
Crescido no Brescia, com o qual estreou na Serie A no 2º tempo da partida disputada contra a Reggiana em 21 de maio de 1995, portanto, com incríveis 16 anos e 2 dias, Pirlo é um meia dotado de grande habilidade e, em forma, um jogador ímpar no cenário mundial, capaz de distribuir o jogo com grande desenvoltura e de realizar lançamentos milimétricos com ambos os pés.
Inicialmente uma mezzapunta, Pirlo, chamado de Trilly Campanellino ou La Fatina, viveu sua primeira stagione de protagonista na temporada 1997/1998 (figurinha acima), quando marcou 4 gols em 29 partidas e chamou a atenção dos dirigentes da Internazionale, para onde se transferiu para o campeonato seguinte.
Presença recorrente nas diversas seleções de base da Itália, Pirlo se sagrou campeão europeu U21 em 2000, mas não conseguiu se firmar na Beneamata, onde teve poucas oportunidades.
Admirador de Platini, Pirlo foi por duas vezes emprestado pela Inter - a primeira para a Reggina na temporada 1999/2000 e a segunda para o Brescia no mercato invernale da stagione seguinte.
Na equipe Rondinelle, para que pudesse utilizá-lo juntamente com Baggio, o veterano técnico Mazzone recuou Pirlo alguns metros, transformando-o em um verdadeiro regista.
Apesar das ótimas qualidades demonstradas tanto na Calábria quanto em Brescia, a Inter, em um dos piores negócios da era Moratti, resolveu trocar o seu jovem valor pelo limitado argentino Guglielminpietro mais alguns poucos euros.
Na outra sponda de Milão, depois de um começou um pouco titubeante, Pirlo aproveitou das ausências ocasionadas por lesões sofridas por Ambrosini e Gattuso para, já na temporada 2002/2003, galgar um posto de titolare inamovibile.
Capitão da seleção que foi as Olímpiadas de Sydney e medalha de bronze, como fuori quota, na subseqüente disputada em Atenas, Pirlo fez sua estréia na Azzurra em 2002, entrando no lugar de Inzaghi na vitória italiana sobre o Azerbaijão em 07 de setembro por 2 x 0 em Baku.
Tendo participado do Europeo de 2004 e também do de 2008, foi na Copa do Mundo de 2006 que Pirlo teve seu ápice internacional, sendo fundamental para o título da Azzurra ao ser premiado como Man Of The Match em três ocasiões, inclusive na semifinal e na finalíssima, quando também realizou assistências para gols.
Mas foi no Milan (acima na figurinha da temporada passada), formando um centrocampo formidável com Ambrosini, Gattuso, Seedorf e, a partir do campeonato 2003/2004, também com Kaká, que Pirlo se consolidou como um dos melhores jogadores da atualidade, a ponto de ser apontado pelo treinador brasileiro Carlos Alberto Parreira como um "Zico na frente da defesa".

Marcadores:

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 9:03 PM, Blogger Michel Costa said...

Grande texto, Rodolfo.
Mas refresque minha memória. O Pirlo não foi efetivado como regista do Milan justamente pelas presenças de Rui Costa, Rivaldo e Seedorf mais a frente e pela ausência de Redondo na cabeça de área?
Me lembro de uma entrevista de Ancelotti onde ele disse que conversou com o Pirlo e deixou claro que mais à frente seria difícil, mas se ele topasse jogar mais atrás poderia ficar com a posição.
Estarei enganado?

Grande abraço.

 
At 12:51 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
Primeiramente, muito obrigado!
Quanto a 'transformação' do Pirlo em 'regista', em sua 1º temporada no Milan, o meia formado no Brescia atuou 18 vezes pela Serie A, sendo que em 11 entrou com o jogo em andamento, enquanto na 'stagione' 2003/2004 pulou para 27, das quais em 21 partiu jogando.
Efetivamente, o argentino Redondo só participou de 8 partidas, especialmente aquelas últimas, mas a titularidade do Pirlo resulta, principalmente, das ausências, nem sempre concomitantes, de Ambrosini e Gattuso.
Isso, ao menos da pesquisa que realizei no 'Almanacco Illustrato del Calcio'...
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker