Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, outubro 31, 2009

Match Clou - 11ª Rodada 2009/2010



A 11ª rodada da Serie A 2009/2010, que será disputada neste final de semana, reserva, logo em sua abertura, um dos mais empolgantes clássicos do Calcio, o cotejo entre a aristocrática Juventus e o plebeu Napoli!
Vindo de uma mais do que convincente goleada sobre a Sampdoria (confira em http://calcioseriea.blogspot.com/2009/10/o-jogo-da-tv-parte-i-juventus-x_28.html), Ferrara parece propenso a, não sem razão, repetir o esquema 4-2-3-1 que deu tão certo contra os blucerchiati, restando apenas a dúvida quanto ao aproveitamento do avante Amauri (logo abaixo - Tanopress), que ha ancora l'influenza.
Caso o atacante brasileiro, que já vestiu a camisa partenopea, não tenha condições de jogo, deverá dar lugar ao francês Trezeguet, até porque Del Piero e Iaquinta continuam entregues ao departamento médico.
No meio de campo, com Sissoko também indisponibile, Poulsen deve formar a dupla de contenção ao lado de Felipe Melo, tendo Camoranesi, Diego e Giovinco mais na frente com liberdade para encostar no ataque, não deixando o único atacante de ofício isolado.
Na defesa, protegendo o arqueiro Buffon, deve aparecer o quarteto formado por Grygera (abaixo - Tanopress), Fabio Cannavaro, Chiellini e Grosso.
Invicto no comando do Napoli, com duas vitórias e um empate, conseguido in extremis contra o Milan na giornata anterior, Mazzarri deve adotar o 3-4-2-1 para enfrentar a Vecchia Signora, abandonando o 4-4-2 empregado no San Paolo na última quarta-feira com o propósito de melhor explorar as extremidades do campo.
Assim, na defesa, com De Sanctis confirmado no gol, Paolo Cannavaro e Contini devem retornar ao undici titolare, com Campagnaro (mais abaixo -Tanopress) deixando a quarta zaga para figurar na direita, com Grava e Rinaudo sendo sacados.
Já o lateral esquerdo Aronica deve aparecer na ala esquerda, com Maggio pela direita e Gargano e Cigarini mais centrais.
Os habilidosos Hamsik e Lavezzi devem aparecer logo atrás do atacante Denis, que deve substituir Quagliarella, ainda longe da melhor condição física.
Será realmente um teste dificílimo para o neo allenatore azzurro, pois, em 63 ocasiões válidas pela Serie A, o Napoli somente venceu a Juventus em Turim em ... 6 ocasiões, tendo perdido 38 e empatado outras 19!
A última vitória do Napoli, aliás, aconteceu em 20 de novembro de 1988, quando Careca realizou uma tripletta e Carnevale e Renica também marcaram para o time comandado por Ottavio Bianchi, enquanto Galia, Zavarov e De Agostini anotaram para o de Zoff.
Ainda com Ferrara jogando pelo Napoli, os azzurri venceram os bianconeri em Turim em 08 de novembro de 1986, quebrando um tabu que, mais alguns dias, teria completado 29 anos!
Naquela ocasião, Laudrup abriu o marcador, com Ferrario, Giordano e Volpecina revertando o marcador para o Napoli que, ao final da temporada, conquistaria seu primeiro scudetto (confira os melhores momentos desta histórica partida no vídeo ao final do post).
Desde o último sucesso partenopeo, porém, foram 8 vitórias da Juventus e 4 empates, sendo que, desde que ambas as equipes retornaram da Serie B, foram 2 sucessos da Juve, ambos por 1 x 0, gols de Iaquinta e, na última ocasião, Marchisio (este último encontro tem seus detalhes em http://calcioseriea.blogspot.com/2009/02/o-jogo-da-tv-parte-ii-juventus-x-napoli.html).
Curiosamente, apesar da ampla supremacia juventina, o encontro não reserva goleadas, sendo que o placar de 4 x 1, alcançado em duas ocasiões, representa a maior vantagem já obtida no duelo, com a Juventus vencendo por tal contagem nos torneios 1970/1971 e 1973/1974.
Aliás, o mítico Dino Zoff esteve presente em ambas as partidas, na primeira como extremo defensor do Napoli e na segunda da Juventus, sendo também o recordista de aparições no embate, colecionando 5 jogos defendendo o Napoli e em outros 11 a Juventus.
Já outra figura lendária da Vecchia Signora, o atacante Giampiero Boniperti, é o autor de mais gols no confronto, totalizando 5 tentos contra o Napoli.
Que a história prossiga!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker