Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, outubro 28, 2009

Match Clou - 10ª Rodada 2009/2010



Napoli x Milan, confronto que dominou o Calcio no final da década de 1980, é o 'Match Clou' da 10ª rodada da Serie A 2009/2010, que será realizada neste meio de semana.
Embora ocupe uma posição apenas intermediária na tabela, o time partenopeo venceu as duas partidas que disputou desde que o técnico Mazzarri substituiu Donadoni e, contra o Milan, terá mais uma prova de fogo depois da vitória sobre a Fiorentina em Florença.
Sem o squalificato Contini e os indisponibili Santacroce e Zuñiga, Mazzarri tem ainda algumas dúvidas para montar o sistema defensivo no 4-2-3-1, sendo que Grava aparece como favorito sobre Campagnaro para ocupar a extrema direita, com Rinaudo e Cannavaro formando o miolo de zaga e Aronica a lateral esquerda, com De Sanctis no gol.
No ataque, Quagliarella (ao lado - Tanopress) deve ser o terminal ofensivo, com Maggio, Hamsik e Lavezzi logo atrás, encostando no atacante de Castellammare di Stabia.
No meio, Pazienza (abaixo - Tanopress) e Gargano devem ser os mastins com a missão de obstaculizar as descidas rossoneri.
Depois de um começo um tanto inconsistente, o Milan atravessa seu melhor momento na temporada e Leonardo deve repetir, nesta quarta, o esquema que resultou na vitória contra o Chievo: 4-3-3.
Porém, o treinador brasileiro deve efetuar algumas alterações no time que começará jogando, promovendo as entradas de Ambrosini, Borriello e Zambrotta, sendo que os dois últimos ingressaram no decorrer da partida em Verona e foram importantes para a virada rossonera.
Assim, tendo Dida no gol, a defesa milanista deve ter Oddo (que é um ex, mais abaixo - Tanopress), Nesta, Thiago Silva e Zambrotta, enquanto o centrocampo deve ser formado por Ambrosini, Pirlo e Seedorf, com Pato, Borriello e Ronaldinho no ataque.
Disputado já 61 vezes na Serie A, na temporada passada o duelo terminou 0 x 0 com predomínio partenopeo e gol indevidamente anulado de Hamsik na estréia de Donadoni na panchina azzurra (para maiores detalhes, inclusive vídeo com os melhores momentos da partida, acesse http://calcioseriea.blogspot.com/2009/03/o-jogo-da-tv-parte-iv-napoli-x-milan.html).
Porém, no geral, há equilíbrio no confronto, com 22 vitórias do Napoli, 18 empates e 21 sucessos do Milan, que venceu pela última vez em 04 de janeiro de ... 1998, com gols de Leonardo (ele mesmo, o atual técnico rossonero!) e Ganz, com Bellucci (atualmente na Sampdoria) descontando para o time partenopeo, que teve o argentino Ayala no centro da defesa e o atual treinador do Cagliari Allegri no centrocampo.
Desde então foram disputados apenas 3 outros confrontos: 2 empates em 0 x 0 e a recente vitória do Napoli por 3 x 1 em 11 de maio de 2008, com tentos de Hamsik, Domizzi, Garics e Seedorf.
Só que é bom ressaltar que as maiores goleadas do duelo têm o timbre rossonero: 5 x 1 em 23 de setembro de 1962 (com doppietta de Rivera e gol de Altafini, tendo ainda Cesare Maldini, Dino Sani e Giovanni Trapattoni em campo!) e em 08 de novembro de 1992, quando Van Basten realizou um poker no time então treinado por Ranieri!
Individualmente, fugindo um pouco do habitual, Paolo Maldini não é o recordista em aparições no confronto, cabendo a primazia ao também rossonero Rivera, que entrou em campo em 16 ocasiões contra o Napoli entre 1960 e 1978.
Já a artilharia é dividida entre 4 grandes protagonistas: Maradona, Nordahl, Van Basten e Vinicio, todos com 5 gols marcados no confronto, que certamente terá mais um emocionante capítulo nesta quarta!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker