Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, outubro 24, 2009

Match Clou - 9ª Rodada 2009/2010



Depois de estrear na panchina partenopea com uma suada vitória sobre o Bologna na rodada anterior, o técnico Walter Mazzarri terá uma missão ainda mais difícil no próximo domingo, quando o Napoli visitará a belíssima Florença para enfrentar a forte Fiorentina no 'Match Clou' da 9ª giornata.
E, se vem de dois empates no campeonato italiano, é bom lembrar que a Fiorentina está invicta há seis partidas, incluíndo aí duas importantes vitórias na Champions League, o que estimula Prandelli a postar sua equipe de forma a fazer as pazes com a vitória também na Serie A.
Para tanto, sem poder contar com o zagueiro e capitano Dainelli e o ala Marchionni (além do reserva Savio), o técnico viola deve distribuir a equipe no 4-2-3-1, com o arqueiro Frey comandando a defesa com De Silvestri, Gamberini, Koldrup e Gobbi, tendo ainda Montolivo (acima - Getty Images) e Zanetti como centrais no centrocampo.
Um pouco mais a frente, devem aparecer Santana, Jovetic e o peruano Vargas (mais abaixo, à esquerda - McDonald), que devem dar suporte ao aríete Gilardino, com Mutu, ainda longe da forma física ideal, ficando como opção para o decorrer da partida.
Por sua vez, Mazzarri também tem alguns problemas para armar sua equipe, especialmente no setor defensivo, onde Cannavaro está suspenso, Santacroce e Zuñiga lesionados e Campagnaro e o goleiro De Sanctis ainda preocupam, embora ao menos o último deva estar regularmente em campo.
Assim, a frente do goleiro azzurro, a defesa a 3 deve ter Grava (mais abaixo - Tanopress), Rinaudo e Contini.
No meio de campo, Maggio e Aronica devem ser os externos e Pazienza e Gargano os homens de contenção, cabendo a Hamsik formar o ataque ao lado de Quagliarella e Lavezzi, que deve atuar mais aberto pela esquerda.
Embate entre agremiações tradicionais do futebol italiano, o cotejo tem amplo domínio da Fiorentina quando computadas apenas as partidas realizadas em Florença pela Serie A: são 35 vitórias, 13 empates e apenas 11 sucessos do Napoli, que não vence desde o campeonato 2000/2001, quando Amoruso (atualmente no Parma) e Edmundo fizeram os gols partenopei, com o português Nuno Gomes realizando o do momentâneo pareggio viola.
Porém, é bom lembrar que, desde então, estas equipes se encontraram apenas outras duas vezes na máxima divisão do Calcio, terminadas com sucessos da Fiorentina por 1 x 0 (em 31 de outubro de 2007) e 2 x 1 (em 28 de janeiro de 2009), este último decidido por Montolivo depois de tentos do argentino Santana e Vitale.
E, falando em argentinos, o atacante Gabriel Batistuta é, com 6 gols marcados sobre o Napoli em sua carreira com a Fiorentina, o maior artilheiro do duelo.
Batigol, aliás, realizou uma doppietta na goleada de 4 x 0 ocorrida em 29 de março de 1998 (quando Edmundo também marcou, desta vez pela viola) e outra na vitória de 3 x 0 da Fiorentina na temporada 1995/1996.
Outro atacante gigliato que gostava de estufar as redes do Napoli foi Stefano Borgonovo, que realizou uma tripletta na vitória por 4 x 2 ocorrida em 17 de maio de 1992, quando o brasileiro Dunga fez mais um para o time que ainda tinha Mazinho, enquanto De Napoli e o zagueiro francês Blanc marcaram para o Napoli treinador por ... Ranieri e que contava com Careca e Zola.
Já o centrocampista Antonio Juliano, que militou no Napoli de 1962 a 1978 e foi vice-campeão mundial com a Itália na Copa do Mundo de 1970, é o jogador que mais vezes participou do duelo, entrando em campo em 13 oportunidades com a maglia partenopea.
Juliano que, depois de encerrar a carreira agonística, ainda foi dirigente do Napoli, tendo sido um dos responsáveis pela contratação de Diego Armando Maradona junto ao Barcelona em 1984.
E, para fechar com chave de ouro o presente post, segue vídeo com os melhores momentos de um Fiorentina x Napoli disputado em 13 de janeiro de 1985 e terminado 0 x 1 para os visitantes com gol dele, Maradona!

video

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 9:18 AM, Anonymous Anônimo said...

Não se pode esquecer que o primeiro scudetto do Napoli veio num 1x1 com a Fiorentina em 1987. Jogo do primeiro gol do R.Baggio na Viola!

 
At 12:06 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Prezado,
Muito obrigado pela paritcipação e pela lembrança, vez que foi realmente no dia 10 de maio de 1987 contra a Fiorentina (mas no San Paolo) que o Napoli assegurou seu 1º 'scudetto', com gols de Carnevale e Baggio.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker