Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, novembro 05, 2009

A Itália Na Europa


Depois de 6 temporadas sem conseguir classificar todas as suas representantes às 8ªs de final da Champions League, a Itália, transcorridas as primeiras 4 rodadas da fase de grupos desta edição 2009/2010, tem ótimas possibilidades de conseguir o feito.
Isto porque, neste Matchday 4, das 4 equipes italianas na competição, apenas o Milan não venceu.
Porém, mesmo ficando no 1 x 1 contra o Real Madrid no San Siro, o Milan está em boa situação no Grupo C (dividindo a liderança exatamente com os espanhóis), até porque venceu o tradicional adversário jogando em pleno Santiago Bernabeu.
Só que nesta terça o time rossonero não conseguiu o bis no retorno de Kaká a Milão (ao lado, o brasileiro perseguindo Ronaldinho Gaúcho sob o olhar de Ambrosini - Getty Images) em partida que foi bastante vibrante e com gols apenas na 1ª etapa, quando Benzema abriu o marcador e R10 empatou cobrando pênalti.
Depois de um 1º tempo em que o mais ofensivo Milan (armado por Leonardo no 4-3-3) foi menos perigoso do que um prudente Real Madrid (em um pouco usual 4-2-2-2), no 2º tempo, principalmente após a entrada de Pippo Inzaghi, o squadrone rossonero foi mais incisivo, mas quase sofreu o revés no final, quando Raul exigiu grande defesa de Dida, que evidenciou que la papera dell'andata ficou para o passado!
Ainda no mesmo dia, a Juventus foi até Israel enfrentar o Maccabi Haifa que, se em seu campeonato doméstico só coleciona vitórias, na Europa ainda não conseguiu marcar um único gol.
E, contra a Vecchia Signora não foi diferente! Apesar de não ter feito uma grande atuação (embora alguns jogadores, como o brasileiro Diego - à esquerda - Getty Images -, tenham sido bastante convincentes), a Juventus não encontrou maiores dificuldades para somar os 3 pontos em disputa graças a um gol de Camoranesi nos acréscimos do 1º tempo, resultando no magro placar final de 1 x 0.
Agora, na 2ª colocação do Grupo A, mas tendo 4 pontos de vantagem sobre o 3º colocado Bayern München que enfrentará na última rodada em Turim, a Juventus só precisa repetir o que fez em Ramat Gan - controllare!
Na quarta-feira, o grande destaque ficou por conta da Internazionale, que foi até a Ucrânia enfrentar o Dynamo e, depois de sair perdendo, conseguiu realizar 2 gols nos últimos 5' que podem ter significado não só a importante vitória fora de casa, como também mudado o rumo da Beneamata na competição.
Sem vencer na Champions desde outubro de 2008, a Inter entrou em campo com a formação supostamente ideal, com Sneijder no suporte de Eto'o e Milito, mas acabou indo para o intervalo perdendo por 1 x 0, gol do nemico Shevchenko (ao lado, o ex milanista entre Chivu e Samuel - Reuters).
No 2º tempo, com Mourinho mudando a equipe para o 4-2-3-1, com Balotelli e Eto'o larghi, a Inter passou a dominar a partida e criar várias oportunidades de gol, que porém não foram convertidas até que, aos 41' Milito empatou e aos 44' Sneijder empurrou para o fundo das redes a bola que resultou no sucesso nerazzurro.
Bem mais fácil foi a façanha da Fiorentina, que fez 5 x 2 no Debrecen e agora está a apenas 1 ponto do líder Lyon e tem 5 de vantagem sobre o Liverpool, em situação muito complicada na UCL.
A bem da verdade, apesar de algumas distrações defensivas, a Viola não teve qualquer dificuldade para construir o placar, sendo que Mutu, Dainelli (ao lado em ação contra Czvitkovics - Reuters), Montolivo, Marchionni e Gilardino distribuiram os gols da Fiorentina, com Rudolf e Coulibaly realizando os dos húngaros.
Pela Europa League, que teve sua 4ª rodada do Group Stage nesta quinta, a Roma encontrou mais dificuldades do que esperado, mas conseguiu, ao final, vencer o Fulham por 2 x 1.
Sem Totti, Juan e Burdisso lesionados e Vucinic poupado, Ranieri escalou o tandem ofensivo com Júlio Baptista e Okaka, com Cicinho e Guberti como esterni di centrocampo, tendo ainda o jovem Andreolli no centro da zaga.
E foi o giovane centrale que cometeu o pênalti em Kamara, que o próprio senagalês ex Catanzaro e Modena converteu em um 1º tempo pouco emocionante.
Porém, na 2ª etapa, favorecidos pela expulsão de Nevland (que havia entrado no posto de Kamara no intervalo!) logo aos 4', os giallorossi foram bem mais convincentes, alcançando a vitória com gols de John Arne Riise (que contou com o fundamental desvio de Bjorn Helge ... Riise, seu irmão!) e Okaka (acima em ação - Getty Images).
Já a decepção italiana da semana foi a Lazio, que simplesmente desabou perante o Villarreal por 4 x 1 no Madrigal, sendo que apenas nos primeiros 15' o time biancoceleste, em uma incrível follia, sofreu 3 gols e ainda teve Baronio expulso!
Aos 32', até que o jogo poderia ter sofrido uma reviravolta com a expulsão do argentino Gonzalo Rodriguez e o pênalti cometido em Rocchi, mas o laziale Foggia desperdiçou a cobrança e adiou o gol de honra da trupe de Ballardini, que só saiu aos 72' com Zárate, pouco antes do italiano Rossi dar números finais ao placar convertendo pênalti para o Submarino Amarillo.
Completou o panorama italiano na Europa e vitória, suada, do Genoa sobre o Lille por 3 x 2.
Apesar de manter o time rossoblù disposto no habitual 4-3-3, Gasperini praticou um verdadeiro turnover na equipe e quase pagou caro por tanto.
Afinal, depois de abrir 2 x 0 com os argentinos Palacio (que começou jogando no lugar de Sculli) e Crespo, o Genoa chegou a infantilmente ceder o empate nos minutos finais, quando os mais experientes franceses marcaram com Frau e Gervinho, em falhas de Scarpi e Tomovic.
Porém, coube a Sculli (acima em seu chute decisivo - Getty Images), que havia entrado no 2º tempo, receber um presente de Palladino para fazer o tento da vitória rossoblù aos 47', mantendo o Grifone in corsa na Europa!

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker