Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, dezembro 22, 2009

Momento Panini - David Pizarro


Para o brasileiro Rodrigo Taddei, o seu companheiro de Roma David Pizarro é dono de uma precisão ímpar no mundo do futebol, sendo capaz de colocar uma bola dentro de um balde distante dezenas de metros.
Nascido aos 11 de setembro de 1979 na cidade chilena de Valparaíso (que hospedou a seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 1962), o porteño David Marcelo Pizarro Cortés é efetivamente um emérito passador, tanto que termina 2009 como o 5º melhor no quesito dentre todos os jogadores da Serie A, tendo somado 658 passes, média de 47 por partida.
Formado no Santiago Wanderers, El Fantasista chamou a atenção dos dirigentes da Udinese ao participar do Campeonato Sul-Americano Sub 20 em 1999, realizado na Argentina.
Originariamente trequartista, Pizarro realizou sua estréia no time friulano logo na 1ª rodada do campeonato 1999/2000 (a figurinha ao lado é exatamente desta época), substituindo o zagueiro Sottil no final do empate com o Venezia por 1 x 1.
Porém, pouco utilizado por De Canio e mesmo por Spalletti, que substituiu o atual técnico do Lecce a partir da 24ª giornata da temporada 2000/2001, Pizarro acabou retornando ao Chile, onde foi defender o Universidad de Chile após míseras 9 aparições na Serie A em 2 anos.
Medalhista de bronze com a seleção chilena nas Olímpiadas de Sydney, Pizarro regressou à Udinese em 2002, agora sim contando com a irrestrita confiança de Spalletti, que o transformou em um ponto de referência no centrocampo bianconero.
De baixa estatura (1,70 m) e por isso mesmo apelidado de Pek, Pizarro logo se firmou, naquele bom time da Udinese (6º colocado no campeonato 2002/2003 e sucessivamente 7º no 2003/2004 e 4º no 2004/2005), como um dos melhores registi do campeonato italiano.
Dotado de uma extraordinária visão de jogo e de um chute poderoso, Pizarro ainda tem uma certa confidência com o gol adversário, tendo sido mesmo o artilheiro da Udinese na temporada 2002/2003 ao lado de Iaquinta com 7 gols e totalizando 21 até aqui na Serie A.
Depois da campanha que culminou com a classificação dos Zebrette à Champions League, Pizarro acabou cedido à Internazionale, onde deveria fazer sombra ao argentino Veron.
Porém, diante dos inúmeros problemas físicos que acometeram La Brujita, Pizarro acabou jogando a maioria das partidas da temporada e teve, em geral, um desempenho muito bom naquele que seria o 1º scudetto interista da atual seqüência.
Mesmo com a saída de Veron, Pizarro acabou aceitando a proposta da Roma para se juntar ao seu antigo treinador Spalletti na capital italiana, até porque a contratação do francês Vieira induzia que a direção da Beneamata não tinha total confiança no futebol do chileno.
Assim, desde a stagione 2006/2007 Pizarro defende a Lupa Capitolina (a figurinha acima é da temporada 2008/2009), sendo muito querido pelos tifosi giallorossi.
Apontado como o melhor jogador chileno em atividade na Europa, El Pequeno Gladiador Romano (vale a pena assistir ao especial produzido pelo canal televisivo 24 Horas sobre a vida do jogador - http://www.youtube.com/watch?v=qq0S47IDhFo) está afastado da seleção chilena desde 2005, quando se desentendeu com o então selecionador Juvenal Olmos, tendo reiterado recentemente sua decisão de não mais defender a La Roja.
Mas, como até a atual presidente chilena, a médica Michelle Bachelet, defende o retorno de Pizarro ao selecionado atualmente comandado por Macelo Bielsa, quem sabe se El Enano De La Provincia não estará na próxima Copa do Mundo?

Marcadores:

Na Última Vez ...

8 Comments:

At 4:19 PM, Blogger JP said...

Muito bom esse resumo da carreira do Pizarro, Rodolfo.
Confesso que não é um jogador com o qual me entusiasme particularmente, longe disso, mas parece-me ser um bom 'carregador de piano', bastante regular e preciso no passe como tão bem referiste.
Não sabia que a presidente Bachelet fazia força para o regresso de Pizarro à selecção chilena. Seria com toda a certeza um bom reforço para a equipa de Bielsa.
Falando em chilenos, mas fugindo do tema Pizarro, o Suazo é mesmo bom como tenho lido? É que o tipo é dado como muito próximo do Sporting no próximo mercado...
Abraços

 
At 5:03 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Muito obrigado!
Quanto ao chileno Suazo, acompanhei suas atuações na última Copa América e também pelas Eliminatórias e é um centroavante típico, daqueles que não primam por uma técnica refinada, mas que são bons para mandar a bola para o fundo das redes, tanto que, se não estou enganado, terminou as Eliminatórias da América do Sul como seu principal goleador.
Não é muito jovem, mas parece estar no apogeu da carreira.
Acho que tem condições de bem somar ao Sporting!
Abraços,

 
At 7:15 PM, Blogger Michel Costa said...

Gostei muito da passagem de Pizarro pela Inter, Rodolfo. Inclusive, penso que uma das carências da atual versão dos Nerazzurri reside justamente na baixa qualidade do passe no meio.
Tanto ele, quanto Verón, fazem muita falta ao plantel interista.

Abraços.

Ps: Estão falando de Obina no Sporting, JP. Já leu algo sobre isso? Abs

 
At 7:32 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
Realmente, acho que falta um 'regista' a Inter, mas não sei se o Pizarro tem as qualidades necessárias para um time que almeja ser de ponta na Europa - hoje, meus prediletos são Gerrard, Lampard, Pirlo e Xavi.
Mudando de patamar, eu já li sobre o Obina no Sporting e acho que a transferência seria muito boa para ... os flamenguistas, pois julgo o Obina muito mais folclórico que efetivamente jogador de futebol.
Abraços,

 
At 10:30 PM, Blogger Leonardo Mafra said...

É verdade. Quando mais longe do Flamengo, o Obina, é melhor. Quanto ao Pizarro, me lembro que começou a se destacar pela seleção chilena no último torneio pré-olímpico realizado no Brasil. Na ocasião, o Chile foi classificado para o quadrangular final devido a uma goleada do Brasil sobre a Colômbia. Já na fase final, o Chile acabou tirando a vaga da Argentina com bela partida do Pizarro. Parabéns pelo resumo, muito bem lembrado.

 
At 10:54 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Leo,
Muito obrigado pela visita e pela excelente complementação do 'post'.
Abraços e um Feliz Natal para você e sua belíssima família!

 
At 11:11 AM, Blogger Michel Costa said...

Rodolfo,
Também não vejo Pizarro como o regista ideal para ser titular da Inter, mas seria um bom reserva.
Quanto aos que estão por aí, gosto também de Xabi Alonso e Fábregas, estes, jogadores de primeira linha.

Quanto ao glorioso Obina, não esqueça de que se trata de um jogador melhor que o Eto'o :P

Abraços e um Feliz Natal para você, sua família e todos que frequentam este ótimo blog.

 
At 11:35 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
É verdade, esqueci por completo do nome do Fabregas, para mim, até pela idade, melhor que todos os que citei anteriormente.
Já o Xabi Alonso acredito que é também um ótimo jogador, mas um pouco abaixo dos demais.
Um excelente Natal para você e seus familiares também!
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker