Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, novembro 20, 2007

Momento Panini - Andrea Dossena


Ainda pouco conhecido do grande público, o polivalente Andrea Dossena foi talvez a maior surpresa das últimas convocações realizadas pelo c.t. Roberto Donadoni.
Difensore ou centrocampista sinistro, Dossena fez sua estréia na Azzurra no último mês de outubro, quando entrou no lugar do zagueiro Gamberini nella ripresa do amistoso disputado contra a África do Sul comandada pelo técnico Parreira.
De volta à Udine após o período transcorrido com a seleção, Dossena mostrou toda sua satisfação ao exclamar: "Sono stati i tre giorni più belli della mia carriera calcistica. Un'emozione indescrivibile già al momento della convocazione, ancor di più quando sono sceso in campo con la maglia azzurra".
Dotado de um excelente preparo físico, Andrea Dossena nasceu em Lodi, aos 11 de setembro de 1981, tendo cresciuto nelle giovanili dell'Hellas, time com o qual fez sua estréia no campeonato italiano em 18 de novembro de 2001, exatamente no 1º derby da cidade de Verona disputado na Serie A em toda a história e vencido pelos scaligeri por 3 x 2, de virada.
Porém, a experiência inicial de Dossena na Serie A foi bastante breve (apenas 2 jogos), vez que com o rebaixamento do Verona no final da temporada 2001/2002 (a figurinha à direita é exatamente desta stagione), o jovem atleta se viu compelido a evoluir disputando a Serie B.
Assim, foram 4 temporadas na 2ª divisão italiana com a tradicional equipe gialloblu, período no qual se tornou una delle mosse più importanti del gioco spumeggiante, principalmente por suas ótimas assistências aos atacantes.
Excelente apoiador, capaz de efetuar cruzamentos precisos, Dossena não consegue ter a mesma excelência na parte defensiva, setor no qual ainda apresenta uma considerável deficiência, o que não o impediu, porém, de voltar à Serie A com o Treviso na temporada 2005/2006 (contratado in comproprietà com a Udinese).
O clube não foi bem (já estava rebaixado 5 rodadas antes do término do campeonato) e Dossena teve atuações apenas regulares, mas o difensore/centrocampista acabou riscattato pela equipe de Udine, notória em apostar em jovens valores e transformá-los em jogadores afirmados.
Agora, depois de duas temporadas com o clube bianconero do nordeste italiano (à esquerda a figurinha referente a temporada 2006/2007), Dossena está começando a colher os frutos de sua longa persistência, obtendo o reconhecimento, não só da torcida friulana, mas da própria mídia italiana, que o reconhece como um válido esterno sinistro.
Tanto que, apesar de ter recentemente renovado seu vínculo com a Udinese até 2012, Dossena está tendo seu nome vinculado ao Milan para a próxima stagione!

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker