Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, novembro 13, 2007

Momento Panini - Nicola Amoruso


Foi ele, Nick Dinamite, quem abriu o caminho para a 1ª vitória da Reggina na corrente temporada - 2 x 0 sobre o Genoa na última rodada disputada.
Nada de surpreender, afinal, Nicola Amoruso, atacante rápido, oportunista e de boa técnica, vem marcando presença na Serie A desde a temporada 1993/1994 (com um breve parêntese na serie cadetta), onde totaliza 96 gols em 300 partidas!
Nascido em Cerignola (comuna italiana na região da Puglia) aos 29 de agosto de 1974, Nicola Amoruso começou sua carreira profissional na Sampdoria e fez sua estréia na máxima divisão do Calcio, sempre com a camisa blucerchiata, no dia 12 de dezembro de 1993, quando a Samp de Eriksson foi derrotada pela Inter de Bagnoli por 3 x 0.
Embora a derrota tenha sido sonora, aquela era uma ótima Sampdoria que terminou o campeonato em um excelente 3º lugar, atrás apenas do campeão Milan de Capello e da Juventus de Trapattoni, mesclando jogadores afirmados como Evani, Gullit, Mancini e Vierchowod, com jovens promissores como Bertarelli, Bellucci e o próprio Amoruso.
Ao final da stagione 1993/1994, Nick Dinamite tinha computado 8 presenças e marcado 3 gols na Serie A, o 1º na goleada de 6 x 2 sobre a Udinese pela 22ª rodada.
Para a temporada seguinte, com Bellucci e Bertarelli como opções aos titulares Gullit e Mancini, Amoruso acabou cedido ao Fidelis Andria, equipe com a qual disputou a Serie B e anotou 15 tentos, mesmo número alcançado por Hübner (Cesena) e Inzaghi (Piacenza) - que viriam a ser artilheiros da Serie A - e mais do que marcaram Ganz (14 com a Atalanta), Vieri (11 com o Venezia) e Bierhoff (9 com o Ascoli).
A bela marca levou Amoruso de volta à A, desta vez para defender o Padova (figurinha acima) que, não obstante os 14 gols marcados pelo atacante, terminou o campionato 1995/1996 na última colocação.
Porém, números tão expressivos fizeram com que Amoruso fosse contratado pela poderosa Juventus, que trouxe o jovem atacante (então com 22 anos) para compor um elenco onde se destacavam os meias Conte, Deschamps, Di Livio e Zidane e os atacantes Boksic, Del Piero, Padovano e Vieri.
Na Vecchia Signora, Amoruso ficou por 3 temporadas ininterruptas, conquistando 2 campeonatos italianos e somando 9 gols a seu currículo na Serie A.
Pouco aproveitado na Juve, Amoruso resolveu mudar de ares na temporada 1999/2000, indo defender, com sucesso, o Perugia treinado por Mazzone.
Sob o comando do folclórico treinador, Nick Piede Caldo fez 11 gols em 25 partidas, se tornando o cannoniere do clube 10º colocado.
Na temporada 2000/2001 Amoruso acabou indo para o Napoli, onde participou, ao lado dos brasileiros Amauri, Matuzalem e Edmundo, da melancólica campanha que resultou no rebaixamento da equipe partenopea à Serie B.
Ainda assim, como anotou 10 dos 35 tentos da equipe azzurra, Amoruso recebeu a alcunha de Nick Faccia di Angelo do telecronista Raffaele Auriemma e voltou ao seio da Juventus, com a qual disputou a stagione 2001/2002, conquistando mais um scudetto.
De 2002 a 2005, Nick Dinamite passou novamente pelo Perugia e também por Como, Modena e Messina, nunca superando os 6 gols em cada temporada, o que deu a impressão que a carreira do atacante entrava em declínio.
Porém, na Reggina desde a temporada 2005/2006, Amoruso mostrou que seus críticos estavam enganados e depois de realizar 11 gols em sua 1ª temporada no clube amaranto, fez 17 ao lado de Rolando Bianchi (que marcou 18) na última stagione (figurinha acima, à esquerda), o que valeu a dupla o título de i gemelli del gol como a mais prolífica dupla de ataque da Serie A.
Contactado pelo Parma para a temporada in corso, Nick Dinamite ha deciso di chiudere la propria carriera in riva alla sponda calabrese dello Stretto prorrogando seu liame com a Reggina até 2010.
Liame este muito forte, vez que, com os 5 gols já anotados no atual campeonato, Nicola Amoruso se tornou o maior artilheiro do time calabrês na Serie A em todos os tempos!

Marcadores:

Na Última Vez ...

3 Comments:

At 5:09 AM, Blogger João Caniço said...

Recordo-me bem da passagem de Amoruso pela Juve, era uma boa alternativa aos atacantes titulares. Não era um fora de série. longe disso mas, era sem dúvida uma opção válida quando necessário. Não sabia que ele estava a ter tanto sucesso no Reggina, oxalá continue...
Abraços

 
At 4:26 PM, Anonymous Anônimo said...

Nick Dinamite! Gotsei do apelido dele. Não sabia. Aliás, como também não sabia que ele prorrogou o contrato com a Reggina.

Foi coadjuvante na Juve, mas daqueles que quando 'recrutados serviam bem à cusa'.

Abraços,

 
At 8:28 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Prezados,
Pois é, acho que o Nick Amoruso sempre foi um goleador 'honesto', tanto de ter atravessado seus melhores períodos em clubes médios.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker