Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

segunda-feira, novembro 12, 2007

Panorama Da Rodada


Um domingo para o Calcio esquecer! A 12ª rodada da Serie A 2007/2008 até que começou bem, com 2 belos jogos no sábado: Sampdoria 3 x 0 Cagliari (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-i-sampdoria-x-empoli.html) e Palermo 2 x 1 Napoli (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-ii-palermo-x-napoli.html). Mas, no domingo, ... ah, o domingo, era melhor que não tivesse ocorrido!
Em ato totalmente irresponsável, l'agente della Polstrada Luigi Spaccarotella, sob o pretexto de apartar um confronto entre torcedores da Lazio (que se dirigiam a Milão) e da Juventus (que estariam indo para Parma) em um posto de combustível perto de Arezzo (na Toscana), disparou um tiro que acabou acertando mortalmente um tifoso laziale, Gabriele Sandri, um noto dj e animador da casa romana Piper, que estava dentro do automóvel onde viajava.
Imediatamente, a F.I.G.C e a Lega Calcio decidiram adiar a partida Internazionale x Lazio (no alto, 2 torcedores na porta do estádio Giuseppe Meazza fechado - Max Rossi) e determinar que todas os demais encontros começassem com 10' di ritardo.
Porém, inconformados, torcedores de algumas agremiações passaram a praticar injustificados atos de selvageria e vandalismo que tiveram seu ápice no jogo Atalanta x Milan, interrompido aos 7' em decorrência da estupidez de ameaças proferidas por criminosos transvestidos de tifosi, que sequer deram ouvidos aos argumentos dos jogadores da equipe de Bergamo (à esquerda, no alto, Doni, Bellini e Langella, assistidos por Inzaghi, tentam conversar com os líderes do movimento - Cerescioli).
No final, por absoluta falta de segurança, o árbitro Saccani optou por suspender o jogo e, desta forma, adiar a volta de Ronaldo aos gramados.
Em Roma, prosseguiram os atos de vandalismo e a partida Roma x Cagliari, que seria o jogo da noite na Itália, também foi adiado.
Logicamente, uma vida ser precocemente ceifada merece todas as formas de repúdio, porém, praticar atos de selvageria porque quando um policial foi morto (em fevereiro último em Catania) se suspendeu toda uma rodada e agora, quando da morte de um torcedor, se pretendeu adiar apenas uma partida, é ignorância!
Nos demais estádios da Itália, salvo alguns protestos isolados, a bola rolou normalmente!
Assim, no Ennio Tardini, Parma x Juventus terminou 2 x 2, com os donos da casa chegando a fazer 2 x 0, tentos de Gasbarroni (scuola Juve) cobrando pênalti e Pisanu (una splendida rete - ao lado contra Camoranesi - Ferreri), mas permitindo a reação bianconera no 2º tempo, com Legrottaglie e Iaquinta anotando os gols que valeram o empate juventino, que ainda teve um gol do mesmo Iaquinta anulado no finalzinho da partida.
Já em Florença caiu um dos dois últimos invictos do campeonato, vez que a inconstante Udinese superou, em partida bastante movimentada, a Fiorentina por 2 x 1.
A equipe viola até começou a partida bem melhor, demonstrando grande superioridade tática, mas os velozes atacantes da Udinese aproveitaram um contra-ataque para largar na frente (gol de Quagliarella aproveitando cruzamento de Pepe), ao que a Fiorentina logo respondeu com Pazzini aproveitando uma saída infeliz do portiere Handanovic.
Porém, na 2ª etapa, talvez sentindo os efeitos da partida disputada pela Coppa U.E.F.A. na última quinta-feira, os comandados de Cesare Prandelli mais uma vez não resistiram a alta velocidade do duo Quagliarella-Pepe, que serviu o também ágil Di Natale (na foto à esquerda contra Donadel e Potenza - Giovannozzi) para fazer 2 x 1.
No final, com Asamoah no lugar de Pepe e Floro Flores no de Di Natale, quase que a equipe de Marino ainda ampliou o marcador.
Em Reggio Calabria, na 2ª partida de Renzo Ulivieri na panchina amaranto, a Reggina conseguiu sua 1ª vitória no campeonato superando o Genoa - in forma ma senza la necessaria cattiveria in area - com gols de Amoruso e do brasileiro Joelson, que com uma bela cabeçada fez seu 1º gol na Serie A.
Completaram a rodada o sucesso do Livorno em Siena por 3 x 2 (gols de Maccarone e Loria para os mandantes e de Tavano, Bergvold e Knezevic para os visitantes) e o deludente empate do Torino, que jogou com 1 homem a mais desde os 26' do 1º tempo (o peruano Vargas foi expulso), com o Catania (tentos do francês Malonga e do uruguaio Martinez).
Assim ficou a classificação, lembrando que Atalanta, Cagliari, Internazionale, Lazio, Milan e Roma têm 1 jogo a menos: 1º Internazionale (25 pts); 2º Fiorentina (23); 3º Juventus (22); 4º Roma (22); 5º Udinese (22); 6º Atalanta (18); 7º Palermo (18); 8º Sampdoria (17); 9º Napoli (15); 10º Catania (15); 11º Milan (14); 12º Genoa (14); 13º Torino (13); 14º Parma (12); 15º Lazio (10); 16º Siena (9); 17º Cagliari (9); 18º Reggina (9); 19º Livorno (9) e 20º Empoli (9).
Para concluir este triste dia, fica a ponderação da Gazzetta dello Sport: "Come dire che una tranquilla domenica di calcio è in mano a un manipolo di pseudo tifosi, capaci di condizionare la giornata di migliaia di veri tifosi, ma, soprattutto, il sistema-calcio" e a indagação do Calcio Serie A: O que fazer para que o jovem torcedor ao lado (Reuters) não se afaste do futebol?

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker