Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, agosto 07, 2007

Momento Panini - Cristiano Doni


Prosseguindo nas homenagens ao centenário da Atalanta, a 'Momento Panini' desta semana aborda a carreira do miglior cannoniere di sempre per i bergamaschi: Cristiano Doni!
E olha que o jogador de 34 anos (nascido em 1º de abril de 1973) sequer é atacante, mas sim um trequartista que em suas 6 temporadas com a Atalanta (sendo 4 na Serie A) somou a impressionante marca de 68 gols, um recorde motivo de grande orgulho para este romano de nascimento e bergamasco de coração.
Afinal, é na histórica cidade cujas origens remontam ao século XII antes de Cristo que Doni sempre exprimiu o melhor de sua forma, apesar de ter passado por várias outras equipes em sua carreira.
Cresciuto nella primavera del Modena, Doni só fez sua estréia como profissional no Rimini, na Serie C2 (a 4ª divisão italiana) durante a temporada 1992/1993.
Daí, depois de uma stagione na Pistoiese, Doni foi contratado pelo tradicional Bologna, então relegado à Serie C1, com o qual obteve, primeiramente, a promoção à Serie B e, logo na temporada seguinte, a promoção à máxima divisão do Calcio.
Mas ainda não seria a hora de Doni desfilar nos palcos da Serie A, vez que o habilidoso meia foi cedido, no verão de 1996, ao Brescia, com o qual disputou mais uma temporada na Serie B e, outra vez, obteve o passaporte à Serie A com o título da 2ª divisão do futebol peninsular.
Aí sim, aos 24 anos, Cristiano Doni fez seu esordio no campeonato mais belo do mundo entrando, aos 83', no lugar do israelense Banin no match que também marcou a estréia de Ronaldo no futebol italiano - Internazionale 2 x 1 Brescia em 31 de agosto de 1998.
Ao final da temporada 1997/1998 (figurinha ao alto), ainda que ao lado de jogadores valorosos como o tetracampeão Pirlo, os irmãos Filippini, o ala Diana, o zagueiro Adani e os atacantes Bonazzoli e Hübner, Doni não conseguiu impedir o descenso do clube rondinelle.
Portanto, depois de apenas 20 jogos e 1 gol, Doni voltou à Serie B, onde vestiria pela 1ª vez a maglia nerazzurra da Atalanta.
Efetivamente, as duas primeiras temporadas de Doni com a Atalanta foram na Serie B, sendo que na 2ª, muito por causa dos 14 gols marcados pelo trequartista, o clube do presidente Ivan Ruggeri foi promovido à A.
Então, Maradoni viveu duas stagioni sensacionais, tendo realizado 16 gols no campeonato 2001/2002, que valeram ao meia a chamada para a Azzurra, com a qual estreou em novembro de 2001 em amistoso disputado contra o Japão e totaliza 7 partidas e 1 gol, incluindo participação na Copa do Mundo de 2002.
Em 2003, com a 15ª colocação obtida pela Atalanta (e conseqüente rebaixamento à Serie B), Doni seguiu para Gênova, onde foi defender a Sampdoria.
Porém, sem respirar o ar de Bergamo Doni não conseguiu repetir as ótimas atuações e anotou apenas 6 gols nos 2 campeonatos disputados com a Sampdoria, sendo, em seguida, cedido ao Mallorca, com o qual disputou, também sem maior sucesso, a Liga 2005/2006.
O retorno às manchetes se deu com a volta à Atalanta, com a qual disputou um excelente campeonato 2006/2007 (figurinha do alto, à esquerda), realizando 13 gols em apenas 26 partidas, tendo ainda obtido o 3º lugar na corrida ao Guerin d'Oro como melhor jogador da temporada.
Agora, preocupados com uma possível nova partenza de seu ídolo, a torcida da Atalanta lançou a campanha senza Doni non ti abboni, em referência a venda de carnês (abbonamenti) para a temporada 2007/2008.

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, agosto 05, 2007

Quem Vem Lá (Parte II) - Tiago


O português Tiago chega à Juventus com a difícil missão de substituir, ainda que um ano depois, o francês Vieira no coração do centrocampo bianconero.
Jogador di classe e sostanza, Tiago Mendes Pereira tem, efetivamente, todos os atributos para sair exitoso da missão, pois se não possui o mesmo físico portentoso (o português é alto 1,78 m, enquanto o francês tem 1,92 m), é muito mais técnico e tem una maggiore familiarità con il gol, além de ter protagonizado, até aqui, uma carreira extraordinariamente vitoriosa, levantando pelo menos um trófeu por temporada nos últimos 4 anos, seja jogando pelo Benfica, pelo Chelsea ou pelo Lyon, seus últimos clubes.
Ademais, o internacional português (tem mais de 30 presenças com a camisola da selecção) é tido, inclusive por Luiz Felipe Scolari, como inimitabile no aspecto humano - tranquilo, inteligente e generoso - virtudes mais do que desejadas na Juventus pós-Moggi.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Bosko Jankovic


Ainda pouco conhecido, Bosko Jankovic (abaixo - Guerin Sportivo) pode ser uma das gratas revelações da próxima Serie A.
Natural de Belgrado e formado no tradicional Crvena Zvezda (Estrela Vermelha), Jankovic é um habilidoso meia ofensivo de apenas 23 anos que, apesar da tenra idade, já integra o grupo da seleção principal sérvia e possui boa experiência internacional, até porque defendeu o Mallorca na última Liga.
Cotado para se transferir ao Barcelona, ao Valencia e até ao Chelsea, Jankovic acabou acertando seu ingresso no rosanero Palermo, assinando um contrato de 5 temporadas.
No clube da Sicília, o fantasista sérvio deve jogar caindo pela esquerda, no suporte da ágil dupla de avantes Amauri-Miccoli, prometendo muita fantasia!

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

sábado, agosto 04, 2007

L'Enigma



Quem é jogador ao lado (Guerin Sportivo), que parece estar tentando hipnotizar a pelota?
Dica: apesar de ser um atacante ainda jovem, já é afirmado, mas não fez uma boa temporada no ano passado e anda meio em baixa...
Na próxima quarta-feira os acertadores!

Marcadores:

Na Última Vez ...

quinta-feira, agosto 02, 2007

A Itália Na Europa


Não foi tão fácil quanto imaginado, mas a Samp está na Copa U.E.F.A.!
Em Gênova, a Sampdoria repetiu o resultado da partida disputada uma semana atrás em Bourgas (vide o link ao final do post) e venceu por 1 x 0 os búlgaros do Cherno More, assegurando a classificação ao 2º turno preliminar da Copa U.E.F.A., que será disputado nos próximos dias 16 e 30.
A noite começou com aplausos para Flachi, que apareceu na tribuna de honra do Marassi antes do jogo, e prosseguiu com um embate bem disputado, com os homens de Spasov dominando boa parte do cotejo, principalmente pelo preparo físico em estágio mais avançado.
Porém, a mais refinida técnica do time italiano acabou prevalecendo e, com um Bellucci inspirado (na foto à direita, no alto, o atacante blucerchiato in azione - Sampdoria), a equipe de Gênova terminou vitoriosa, graças a uma assistência do próprio atacante concluída pelo lateral Maggio - aos 47' do 2º tempo!
Etapa complementar que também teve a reestréia do Aeroplanino Montella com a camisa da Samp, 8 anos depois de sua saída para a Roma (na foto à esquerda o momento da entrada em campo de Montella - Sampdoria), muitíssimo ovacionado.
Agora, é esperar o vindouro dia 03 para ver quem será o próximo adversário da Samp no seu retorno aos palcos europeus.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

Memorabilia - Strömberg

Neste ano no qual a Atalanta Bergamasco Calcio completa um centenário de existência, a 'Memorabilia' homenagea la più nobile delle provinciali abordando a carreira do più amato jogador do clube, o sueco Glenn Peter Strömberg (foto à direita - Guerin Sportivo).
Nascido em 05 de janeiro de 1960 em Brämaregården, Strömberg jogou no campeonato sueco de 1979 a 1982 com o IFK Göteborg, com o qual venceu a Copa U.E.F.A. em 1982.
Em janeiro de 1983 o gigante meia de 1,91 m foi tentar sua primeira aventura no exterior, mais precisamente em Portugal, com o Benfica, onde ficou por duas temporadas.
Foi na temporada 1984/1985 que Strömberg chegou à Itália, juntamente com o seu conterrâneo Lars Larsson, para defender o recém-promovido clube de Bérgamo.
Se o atacante de Trelleborg não conseguiu se firmar na Serie A, o meia de longos cabelos louros permaneceu na Itália por 8 temporadas (na foto à esquerda, Strömberg em 1989 contra o Lecce), se tornando capitão e bandiera do time nerazzurro.
Dotado de uma força física impressionante, à qual aliva uma boa técnica e uma considerável velocidade, Strömberg também é lembrado até hoje em Bergamo por seu excelente caráter.
Dentro de campo, tiveram oportunidade de jogar ao lado de Strömberg, dentre tantos outros, os atuais treinadores Donadoni e Prandelli, o argentino Caniggia e os brasileiros Evair e Bianchezi (no Brasil conhecido como Careca), sendo que as temporadas mais marcantes foram a de 1987/1988, quando a Atalanta, rebaixada à Serie B no campeonato anterior, ainda assim disputou a Coppa delle Coppe e alcançou as semi-finais da competição, sendo eliminada pelo futuro campeão Malines, bem como a de 1990/1991, quando o clube de Bergamo mais uma vez enfrentou uma competição européia, desta vez sendo eliminada na Copa U.E.F.A. apenas pela Internazionale (que também seria campeã) nas quartas-de-final.
Ao final do campeonato 1991/1992, depois de 185 jogos na Serie A e 16 gols, sempre com a camisa da Atalanta, Strömberg abandonou a carreira de jogador.
Atualmente, o jogador sueco do ano de 1985, que atuou pela seleção da Suécia mais de 50 vezes (à direita, contra a Itália e Bagni em 1987) entre 1982 e 1990 (tendo participado da Copa do Mundo da Itália), é comentarista televisivo.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, agosto 01, 2007

Calendários Temporada 2007/2008


Será no próximo dia 25, muito provavelmente com o embate entre a Lazio e o novíssimo Torino de Novellino, que começará a Serie A temporada 2007/2008!
O calendário completo da principal divisão do Calcio, assimo como o da serie cadetta, foi apresentado na sede da Lega Calcio, em Milão, no último dia 31 (foto à direita - Ansa).
Vão completar a rodada inicial: Fiorentina x Empoli; Genoa x Milan; Inter x Udinese; Juventus x Livorno; Napoli x Cagliari; Palermo x Roma; Parma x Catania; Reggina x Atalanta e Siena x Sampdoria.
A íntegra dos calendários pode ser obtida no endereço http://62.149.232.202/, mas desde já é bom deixar agendadas as seguintes datas: 23 de setembro - Derby della Lanterna, envolvendo Sampdoria x Genoa; 30 de setembro - Derby della Mole, protagonizado por Torino x Juventus; 31 de outubro - Derby della Capitale, com Roma x Lazio; além de 23 de dezembro - Derby di Milano, entre Internazionale x Milan.
E tem, ainda, Fiorentina x Roma na 5ª giornata, Juventus x Internazionale na 11ª rodada, além de Milan x Napoli na 18ª, ..., e todo o 2º turno!

Marcadores: , , ,

L'Enigma - La Soluzione


O enigma da semana (foto à esquerda - Calcio 2000 - congratulações ao JP, à Cyntia e ao Michel) chegou muito cedo à Itália, com apenas 15 anos, descoberto pelo então d.s. do Lecce Pantaleo Corvino.
Considerado o maior talento búlgaro desde Stoichkov, Valeri Bojinov estreou na Serie A non ancora 16enne contra o Venezia em 27 de janeiro de 2002 e depois de outros 3 anos foi negociado com a Fiorentina por cerca de € 15 milhões.
Em Florença, apesar da presença de seu secondo padre Corvino, Bojinov nunca conseguiu exprimir o máximo de seu talento, tendo sido emprestado à Juventus na última temporada, envolvido na transação que levou o romeno Mutu à Fiorentina.
Na Juventus (foto à direita - Gazzetta dello Sport), Bojo também não conseguiu se firmar, sendo preterido pela dupla Del Piero-Trezeguet e até pelo jovem Palladino, acabando por retornar ao clube viola no final da temporada.
Como se negou a prorrogar seu contrato, Bojinov acabou cedido, no dia de hoje, ao Manchester City da Inglaterra por cerca de € 8,5 milhões e assinou contrato de 5 anos com os Citizens, encerrando, pelo menos até aqui, sua história no Calcio.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Continua sendo um dos calciomercati mais mornos de todos os tempos...
Mas, pelo menos, nesta semana foi fechado um negócio que primeiramente parecia que ia, depois aparentou que não ia mais e, finalmente, foi: Chivu é da Internazionale!
A negociação envolvendo o capitano da seleção romena (na foto à direita - Inter - o defensor junto com o ex-atacante e atual dirigente interista Marco Branca) já perdurava por várias semanas e acabou indo a porto por cerca de € 16 milhões (€ 13 milhões in cash, a serem pagos em 3 anos, mais a co-propriedade do promettente Andreolli) e terminou sendo positiva para ambas as equipes - para a Inter que passa a contar com um excelente jogador, bastante polivalente e que deverá, ao menos inicialmente, ocupar o posto do deludente Grosso no time titular, e para a Roma que, além de ter percebido uma quantia razoável, espertamente já havia contratado o substituto do romeno - o brasileiro Juan, que poderá ser uma das boas surpresas da temporada, apresentando um rendimento até superior ao de Chivu.
Agora, o clube giallorosso poderá centrar suas atenções na busca de reforços para as alas, sendo cotados os nomes do italiano Modesto (Reggina) e dos brasileiros Cicinho (Real Madrid) e Dedé (Borussia Dortmund).
Já a Lazio, apesar de estar a pouco mais de 10 dias de sua estréia na Champions League, ainda não definiu seu goleiro para a temporada, ainda que o bom arqueiro da seleção argentina e do River Plate Juan Pablo Carrizo esteja bastante próximo (segundo fontes, já teria acertado por pouco mais de € 5 milhões, mas problemas burocráticos estariam adiando sua apresentação).
Quem acertou uma boa contratação foi o Livorno, que apresentou o experiente meia Giannichedda (foto à esquerda - Livorno), ex-jogador da Udinese, Lazio e Juventus, clube com o qual transcorreu as últimas 2 temporadas.
Porém, o clube amaranto continua sendo sede de uma das mais demoradas novelas da temporada, vez que o portiere Amelia, tetracampeão do mundo, continua com seu futuro indefinido.
Se, aparentemente, não há mais qualquer clube italiano interessado no extremo defensor de 25 anos, várias equipes estrangeiras aparecem na disputa, em especial o Manchester City targato Sven-Göran Eriksson que, aliás, parece ser o clube mais ativo no mercado... italiano - já contratou os atacantes Rolando Bianchi (Reggina) e Valeri Bojinov (Fiorentina) e, além de Amelia, estaria interessado nos bianconeri Blasi e Chiellini e no australiano Bresciano do Palermo.
Agora, quem parece que está acordando de um longo período de hibernação são os dirigentes do Milan, com os tifosi rossoneri já impacientes com a ausência de contratações, até porque o elenco precisa efetivamente de alguns reforços (pelo menos um defensor, um meia e um atacante). Nomes? Muitos, principalmente de brasileiros: Pato, Júlio Baptista, Motta, ... .
Outras transações da semana: Danilo (meia, brasileiro, da Ponte Preta ao Genoa), Emil Hallfredsson (meia, islandês, do Lyn para a Reggina), Danijel Ljubola (atacante, sérvio, do Stuttgart ao Siena) e Leonardo Pettinari (meia, italiano, da Fiorentina à Reggina).

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Em um mês onde o Calcio Serie A registrou uma nova marca inédita de acessos (quase 2.000 durante julho!), a vedete foi a recém-criada 'Quem Vem Lá', coluna que, aos domingos, apresenta sempre 2 novos estrangeiros que virão abrilhantar ainda mais a Serie A na próxima temporada.
Assim, em julho, estiveram na 'Quem Vem Lá' os argentinos Bizzarri (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/quem-vem-l-parte-ii-albano-bizzarri.html) e Scaloni (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/quem-vem-l-parte-ii-lionel-scaloni.html), o belga Vanden Borre (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/quem-vem-l-parte-i-anthony-vanden-borre.html), o bósnio Salihamidzic (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/quem-vem-l-parte-i-hasan-salihamidzic.html), os brasileiros Juan (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/quem-vem-l-parte-ii-juan.html) e Rubinho (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/quem-vem-l-parte-i-rubinho.html), o francês Giuly (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/quem-vem-l-parte-i-ludovic-giuly.html), os tchecos Grygera (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/quem-vem-l-parte-ii-zdenek-grygera.html) e Jarolim (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/quem-vem-l-parte-i-lukas-jarolim.html), além do uruguaio Bogliacino (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/quem-vem-l-parte-ii-mariano-bogliacino.html).
Já a tradicional coluna das terças-feiras 'Momento Panini', onde a cada semana é abordada a carreira de um jogador da Serie A ilustrada com as figurinhas do mítico álbum Calciatori da Panini, trouxe especiais com Il Principe Kaká (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/momento-panini-kak.html), com El Chino Alvaro Recoba (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/momento-panini-alvaro-recoba_11.html), com o sensacional Pavel Nedved (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/momento-panini-pavel-nedved.html), o brasileiro Amauri (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/momento-panini-amauri.html), além do veterano Marco Delvecchio (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/momento-panini-marco-delvecchio.html).
Por sua vez, a 'Memorabilia', que traz, sempre às quintas-feiras, as histórias de jogadores que já encerraram a carreira mas que não foram esquecidos pelos torcedores da Serie A, discorreu sobre o Kalle Rummenigge (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/memorabilia-rummenigge.html), l'angelo biondo Re Cecconi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/memorabilia-re-cecconi.html), o atual dirigente interista Lelè Oriali (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/memorabilia-oriali.html) e El Príncipe Francescoli (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/07/memorabilia-francescoli.html).
Bastante movimentada foi também a 'Especulações Da Semana', reservada para o instigante calciomercato, enquanto a 'A Itália Na Europa' marcou seu retorno com a estréia da Sampdoria na Intertoto.
Por fim, a 'L'Enigma', propôs, toda semana, a foto de um jogador e indagou qual sua identidade, proporcionando uma grande interatividade com todos os que visitaram o Calcio Serie A no decorrer do mês, a quem vão os nossos agradecimentos!
E o mês de agosto começa com a novidade do nosso Livro De Visitas e com a ativação dos marcadores, que objetivam melhorar a navegação no blog.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker