Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, outubro 07, 2009

L'Enigma


A Serie A vai dar uma paradinha para a Azzurra entrar em campo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo e a 'L'Enigma' vai junto com a seleção do c.t. Lippi, querendo saber como vai terminar o encontro do próximo sábado: Irlanda x Itália em Dublin.
Líder do Grupo 8 com 20 pontos conquistados em 8 partidas (6 vitórias e 2 empates), a Itália tem 4 pontos a mais do que a adversária deste sábado - vice-líder do Grupo, com a qual empatou em 1 x 1 no jogo de ida (na foto acima, Iaquinta e Keane, os autores dos gols, disputam a bola - La Presse), realizado em Bari sob a contestadíssima arbitragem do alemão Stark.
Lembrando, para participar basta palpitar sobre o resultado do jogo escolhido, sendo que o primeiro que arriscar o prognóstico correto soma 1 (um) ponto neste que é o III Desafio Calcio Serie A valendo uma flâmula oficial da Internazionale e um exclusivo certificado do blog.
Com novo vice-líder isolado, a classificação dos amigos do Calcio Serie A está assim: 1º JP (5 pts); 2º Michel Costa (4); 3º Leonardo Mafra e Raphael Zerlottini (3) e 5º Afonso, Cyntia, Lucas, Marra e Sérgio André (1).
Vamos participar!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, outubro 05, 2009

'B' Em Pílulas


* O Frosinone manteve a liderança da Serie B 2009/2010 ao vencer, nesta 8ª rodada, o deludente Piacenza por 2 x 0, fora de casa, gols do brasileiro Caetano e de Mazzeo, este último cobrando pênalti;
* Vitória externa e de goleada para o Sassuolo, que fez implacáveis 5 x 1 no Ascoli de Alessandro Pane com direito a tripletta de Noselli, que fez os seus primeiros tentos no campeonato;
* Também venceram fora de casa o Vicenza (que fez 1 x 0 no Brescia) e o Albinoleffe, vitorioso por 3 x 2 em Trieste, com o zagueiro Sala (ex Milan) marcando um contra e outro a favor de seu time;
* O brasileiro Fabiano também fez contra na derrota do seu Lecce para o Cittadella por 3 x 0, que abriu o marcador com outro brasiliano, o atacante Oliveira, 22 anos e ex Padova;
* No principal match della giornata, Torino e Ancona ficaram no 1 x 1, com o meia Schiattarella marcando um golaço aos 89' e com o avante granata Bianchi (acima em ação - La Presse) empatando já nos acréscimos;
* Com o resultado, o Torino caiu para a 3ª colocação com 14 pontos, sendo ultrapassado pelo Cesena, que fez 3 x 0 na lanterna Salernitana com uma doppietta do ótimo Schelotto e tento do camaronês Matute;
* O zagueiro Legati, do Crotone, com 234 palle recuperate, é o líder no quesito até aqui do campionato cadetto, seguido de Portin (do Ascoli, com 230) e Pesoli (do Cittadella, com 212).

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Não tem jeito! Alijada da ponta na última graduatoria ao perder para a Sampdoria, a Internazionale já está de volta a liderança da Serie A depois do final de semana.
Cínica, a nova velha capolista venceu in extremis seu compromisso contra a Udinese no sábado (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2009/10/o-jogo-da-tv-parte-ii-internazionale-x.html) e contou com os tropeços da própria Sampdoria e da Juventus neste domingo para ultrapassá-las.
Se a Vecchia Signora caiu diante de um grande Palermo targato Zenga (confira os detalhes em http://calcioseriea.blogspot.com/2009/10/o-jogo-da-tv-parte-iv-palermo-x.html), a Sampdoria perdeu a chance de se manter isolada na ponta ao ficar no 1 x 1 com o Parma em pleno Luigi Ferraris.
O time comandado por Del Neri fora de campo e por Cassano (ao lado saltando Galloppa - Reuters) dentro não havia perdido um único ponto sequer jogando em casa até agora, mas esbarrou em um Parma muito atento e concentrado, especialmente no setor defensivo, onde bastava Fantantonio receber a bola para ser cercado por, pelo menos, três adversários.
Mas foi de uma desatenção do veterano Panucci que a Samp abriu o marcador aos 23', com Pazzini testando de forma inapelável cruzamento de Mannini, com Mirante mergulhando apenas para assistir de mais perto o 4º tento stagionale de Pazzo.
Porém, o Parma, armado no 5-3-2 por Guidolin, conseguiu o empate apenas alguns minutos depois, com Galloppa concluíndo belíssima jogada iniciada por Castellini e que ainda contou com a participação dos avantes Biabiany e Amoruso.
No final, apesar de um pênalti reclamado por Pazzini, o pareggio em 1 x 1 acabou sendo justo pelo que apresentado dentro de campo.
Quem também ficou no 1 x 1 foi o Milan, que precisou de uma magia de Ronaldinho aos 83' (ao lado a conclusão do brasiliano - Getty Images) para igualar a vantagem construída por Tiribocchi aos 21' - e olha que a Atalanta jogou com um homem a menos desde o 1º tempo, quando Radovanovic foi ingenuamente expulso.
Foi mais uma atuação abaixo da crítica da squadra de Leonardo (os melhores momentos da partida podem ser conferidos no vídeo ao final do post), que começou com o (mais uma vez) deludente Huntelaar no ataque ao lado de Pato, lançando Ronaldinho apenas na 2ª etapa no posto de Flamini.
Aliás, não foi uma rodada rica em gols (apenas 19!), tendo sido registrados três 0 x 0 - Bari x Catania (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/10/o-jogo-da-tv-parte-i-bari-x-catania.html), Siena x Livorno e Fiorentina x Lazio (mais abaixo, Jovetic contra Matuzalem - Getty Images) que, ao menos, foi um cotejo rico em emoções e diverse palle gol, com o árbitro Brighi deixando de assinalar, muito provavelmente, um gol de Gilardino salvo, já depois da linha, por Radu.
O time mais eficiente da giornata foi o Genoa, agora dono do melhor ataque da competição (ao lado de Inter e Roma com 14 gols cada) depois da vitória, fora de casa, por 3 x 1 sobre o Bologna.
E pensando que os Felsinei entraram em campo com uma bonita camisa comemorativa do centenário do clube e começaram muito bem, com Zalayeta exigindo boa defesa de Amelia logo no início.
Porém, aos 11', o zagueiro Portanova derrubou, desnecessariamente, o atacante Floccari dentro da área - pênalti que o marroquino Kharja converteu para abrir o marcador.
A partir daí só deu Grifone, com Kharja e Milanetto fazendo a bola correr e explorando as laterais com os duo Mesto-Sculli e Modesto-Palladino, indo para o intervalo com a vantagem de 2 x 0, obra de Sculli.
Na etapa complementar, Di Vaio descontou para o Bologna cobrando pênalti aos 40', mas o espanhol Zapater deu número finais a partida aos 45' completando contra-ataque puxado por Tomovic.
Outra equipe que venceu fora de casa foi o Chievo, que superou de forma surpreendente o Cagliari por 2 x 1, de virada, tentos de Matri e doppietta de Marcolini, que colocou o time clivense em uma ótima 6ª colocação.
Por fim, a Roma continuou sua recuperação passando pelo Napoli por 2 x 1 no 'Match Clou' (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2009/10/o-jogo-da-tv-parte-iii-roma-x-napoli.html).
Como de praxe, eis os recordmen della giornata segundo o DigitalSoccer Project da Panini: Palle recuperate: 1º Radu (Lazio) 36; 2º Cribari (Lazio) 32; 3º Cambiasso (Inter) 31; Passaggi riusciti: 1º Pirlo (Milan) 94; 2º Felipe Melo (Juventus) 73; 3º Codrea (Siena) 71; Assist: 1º Tedesco (Bologna) 6; 2º Fini (Siena) e Pastore (Palermo) 5; Tiri: 1º Miccoli (Palermo) 10; 2º Maccarone (Siena) 9; 3º Montolivo (Fiorentina) 7.
Já a classifica, transcorridas 7 rodadas, é a seguinte: 1º Internazionale (16 pts); 2º Sampdoria (16); 3º Juventus (14); 4º Fiorentina (14); 5º Genoa (13); 6º Chievo (11); 7º Udinese (11); 8º Roma (11); 9º Parma (11); 10º Palermo (9); 11º Lazio (9); 12º Milan (9); 13º Bari (8); 14º Cagliari (7); 15º Napoli (7); 16º Bologna (6); 17º Siena (5); 18º Catania (4); 19º Atalanta (3) e 20º Livorno (3).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, outubro 04, 2009

O Jogo Da TV (Parte IV) - Palermo x Juventus



Com uma grande atuação do Palermo targato Zenga caiu a última invicta na Serie A - a Juventus de Ferrara, que, de quebra, conheceu também a sua primeira derrota em jogos oficiais como treinador.
E foi um insucesso acachapante, pois os rosaneri, em especial no 1º tempo, foram amplamente superiores aos bianconeri, merecendo, com sobras, o resultado de 2 x 0.
Sem Cannavaro, Marchisio, Sissoko e Del Piero, a Juventus começou no 4-3-1-2 com Camoranesi, Felipe Melo e Poulsen formando o centrocampo, que ainda tinha o brasileiro Diego um pouco mais avançado, com, teoricamente, liberdade para criar e encostar no ataque formado por Amauri e Iaquinta.
Já o Palermo entrou em campo no 3-4-1-2, com Migliaccio formando o trio de zagueiros com Kjaer e Bovo e os alas Cassani e Balzaretti fechando as laterais, tendo ainda Bresciano e Simplício como centrais no meio de campo e o argentino Pastore com a função de municiar os ágeis Cavani e Miccoli no ataque.
E foi exatamente a superioridade numérica dos sicilianos no meio de campo o ponto crucial da partida, com Fábio Simplício anulando Diego (na foto do alto, uma imagem que bem retrata o que foi o duelo, com o palermitano perseguindo o juventino - La Presse) a ponto da Juve pouco ter criado durante toda a partida.
Aliás, embora a Juventus tenha terminado a partida com ampla superioridade no quesito posse de bola (59% a 41%), ainda segundo o ótimo Digital Soccer Project da Panini, o Palermo concluiu 25 vezes ao gol durante a partida, tendo acertado 10 tiri dentro, enquanto a Juventus apenas acertou 1 dos 17 tiri totali (vide http://www.lega-calcio.it/rest/site/default/file/07_PALERMO-JUVENTUS_2-0_post.pdf).
E, se o Palermo marcou atentamente o principal cérebro bianconero, a Juventus não teve o mesmo cuidado com El Flaco Pastore, autor de uma grande prestação, inclusive robando a bola de Felipe Melo para servir a Cavani que, com um belo e potente tiro, abriu o marcador aos 37'.
Na ocasião, o Palermo já fazia por merecer a vantagem, que foi ampliada aos 42' ainda do 1º tempo, quando a defesa juventina esteve desatenta e não viu o brasileiro Fábio Simplício entrar, em posição regular, velozmente na área para desviar cobrança de falta de Miccoli e colocar 2 x 0 no placar (acima - La Presse).
A Juve voltou com outra disposição para a 2ª etapa e, mesmo com l'undici iniziale, começou pressionando o Palermo, com Amauri chutando com perigo por cima do travessão de Sirigu (que barrou Rubinho) logo aos 2'.
Aos 17', foi a vez de Diego acertar o travessão rosanero em uma bela cobrança de falta (ao lado - Palazzotto).
Porém, fora de sua melhor condição física, o fantasista brasiliano foi substituído logo em seguida por De Ceglie, com a Juventus passando ao tradicional 4-4-2, depois transformado em 4-3-3 com a entrada de Trezeguet (em sua 200ª partida na Serie A) no posto de Camoranesi.
Aí, embora continuasse ficando com a bola a maior parte do tempo, a Vecchia Signora passou a tocar a palla de forma totalmente estéril, com o Palermo, perigossíssimo nos contra-ataques, muito mais perto de marcar o terceiro do que de sofrer o primeiro - Miccoli, que concluiu 10 vezes ao gol bianconero, chegou a acertar a trave de Buffon.
No final, o 2 x 0 acabou ficando estreito para a atuação superlativa da squadra rosanera.
O tabellino:
Palermo: Sirigu; Kjaer, Bovo, Migliaccio; Cassani, Fábio Simplício, Bresciano (74' Nocerino), Balzaretti, Pastore (85' Budan); Cavani (77' Goian), Miccoli. All. Zenga.
Juventus: Buffon; Zebina (76' Grygera), Legrottaglie, Chiellini, Grosso; Camoranesi (70' Trezeguet), Felipe Melo, Poulsen, Diego (63' De Ceglie); Iaquinta, Amauri. All. Ferrara.
Gols: 37' Cavani, 42' Fábio Simplício (os gols e os melhores momentos da partida podem ser visualizados nos highlights ao final do post).
Árbitro: Orsato.
Cartões amarelos: Camoranesi, Legrottaglie, Cassani, Zebina, Pastore e Grygera.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte III) - Roma x Napoli



E o sucesso (sofferto) contra o Siena no domingo passado acabou sendo solo uno spiraglio, vez que hoje o Napoli targato Donadoni voltou a perder, desta vez para uma Roma muito sólida que chegou ao seu 5º resultado útil consecutivo.
Embora o partenopeo Donadoni esteja in bilico, podendo ser exonerado a qualquer momento, é preciso registrar que a partida foi equilibrada, com o Napoli sendo até ligeiramente superior nos quesitos posse de bola (52,5%) e vantaggio territoriale (52,12%).
Aliás, jogando no 3-5-2 com Maggio e Datolo como esterni di centrocampo, o Napoli até saiu em vantagem, com o arqueiro giallorosso Lobont falhando clamorosamente em uma conclusão de Lavezzi (ao lado, o avante argentino marcado por Cassetti - Getty Images) aos 25'.
Até aí tudo tinha dado errado para a Roma, mandada a campo no 4-4-2 por Ranieri, que teve que gastar duas de suas substituições logo de cara: Cassetti por Motta aos 10' e Lobont por Júlio Sérgio aos 21'!
Só que aí começou a brilhar a estrela de Totti, que aos 37' empatou para a Lupa com muito oportunismo e reflexo para desviar com a coxa um chute de Perrotta em jogada de Vucinic (abaixo o lance do empate - Getty Images).
Mais incisiva na 1ª etapa, a Roma voltou para o 2º tempo com o francês Faty no lugar de Cerci, dando mais liberdade ao playmaker Pizarro, postado a frente da defesa, então, formada por Cassetti, Andreoli, Burdisso e Riise.
Aí, o ritmo passou a ser mais cadenciado, com ambas as equipes trocando muitos passes e pocchi guizzi, com as defesas muito atentas.
Oportunidade mesmo, só aos 9', com Totti recebendo na linha da pequena área grande assistência de Vucinic, mas concluindo ao lado do gol defendido por De Sanctis.
Porém, em grande dia, Er Pupone (mais abaixo contra Hamsik - Getty Images) chegaria ao seu 184º gol na Serie A (se igualando a Batistuta na 8ª colocação della classifica dei cannonieri di sempre!) aos 17', com uma conclusão sensacional de fora da área.
Mas, vida de giallorosso não é fácil e o Napoli partiu em busca da reação, com Donadoni lançando Hoffer no posto de Cannavaro, Zuñiga no de Dátolo e, quase no final, Denis no de Cigarini.
Só que uma briosa Roma, que ficou com um homem a menos durante quase 10', período no qual Totti ficou fora de campo até voltar com uma vistosa faixa cobrindo o joelho, soube segurar o ímpeto napoletano e, a bem da verdade, foi quem esteve mais perto de marcar novamente.
Eis o tabellino do Derby del Sole, sendo que os highlights ao final do post ainda vêm acompanhado de uma entrevista com Burdisso, que festejou sua 100ª presença na Serie A:
Roma: Júlio Sérgio (21' Lobont); Motta (10' Cassetti), Andreoli, Burdisso, Riise; De Rossi, Pizarro, Cerci (46' Faty), Perrotta; Vucinic, Totti. All. Ranieri.
Napoli: De Sanctis; Rinaudo, Cannavaro (68' Hoffer), Contini; Maggio, Gargano, Cigarini (88' Denis), Hamsik, Dátolo (80' Zuñiga); Lavezzi, Quagliarella. All. Donadoni.
Gols: 25' Lavezzi, 36' Totti, 62' Totti.
Árbitro: Banti.
Cartões amarelos: Vucinic, Cannavaro, Perrotta e Rinaudo.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que, dos 20 clubes da Serie A, apenas 2 não inscreveram jogadores com o número 1 no atual campeonato?
* Que, se Siena e Udinese foram as agremiações que optaram por não utilizar o número, em todas as demais a maglia foi atribuída a um goleiro, embora vários não sejam titulares e até um jovem de apenas 19 anos aparece portando o tradicional 1?
* Que, dos 18 goleiros portadores do número 1, 11 são italianos (Brichetto, Buffon, Castellazzi, Consigli, De Lucia, Iezzo, Pavarini, Russo, Toldo - à direita - Inter -, Vigorito e Viviano) e 7 estrangeiros, sendo 1 argentino (Bizzarri), 1 belga (Gillet), 1 brasileiro (Dida), 1 eslovaco (Kosicky), 1 francês (Frey), 1 polonês (Miskiewickz) e 1 romeno (Lobont)?

Marcadores:

Na Última Vez ...

sábado, outubro 03, 2009

O Jogo Da TV (Parte II) - Internazionale x Udinese



Em uma partida muito dinâmica, jogada em altíssima velocidade, a Inter superou uma valorosa Udinese in extremis e voltou, ao menos até amanhã, a liderança da Serie A 2009/2010.
Com número quase idêntico de faltas e conclusões (foram 29 faltas cometidas durante o jogo, sendo 16 pela Udinese, e 26 as conclusões a gol, sendo 16 pela Inter), o jogo foi realmente muito fluído, em muito proporcionado pelos esquemas e jogadores propostos, vez que a Inter entrou no 4-3-1-2 com um meio de campo bastante leve, formado por Muntari, Cambiasso, Stankovic e Sneijder (com Mourinho lançando Zanetti e Chivu como laterais, abdicando de atacar com os alas para melhor proteger a defesa), enquanto a Udinese foi de um elástico 4-4-2, com os atacantes Sanchez e Pepe como esterni di centrocampo.
Obviamente, tamanha propensão a atacar (e tão pouca para defender) resultou em frutos logo no início da partida, com Eto'o, após passe de Muntari, saindo com bola e tudo após driblar o goleiro Handanovic aos 2'.
Com Cambiasso e Stankovic dominando as ações na área nevrálgica do campo, a Inter foi melhor no 1º tempo, mesmo perdendo o argentino Milito, com um problema muscular, aos 25'.
Minutos antes, porém, a Beneamata já havia inaugurado o marcador em um contra-ataque puxado por Eto'o', que serviu para Stankovic (acima entre D'Agostino e Sanchez - Getty Images) acertar um petardo que Handanovic, embora tenha chegado a tocar na bola, não conseguiu desviar a escanteio.
Porém, corta, a Udinese conseguiu empatar logo em seguida, com Inler servindo para Di Natale (ao lado marcado por Lúcio - Getty Images), esquecido pelo setor defensivo interista, anotar seu 9º gol no torneio na saída de Júlio César.
E o panorama não se alterou até o final do 1º tempo, com a Inter atacando com mais continuidade, mas cabendo ao time friulano a melhor chance, com o chileno Sanchez desperdiçando uma ótima oportunidade aos 42'.
Na 2ª etapa as equipes diminuíram um pouco o ritmo, mas ainda assim criaram boas oportunidades, com a Inter mantendo a predominância ofensiva (o time de Milão terminou com 55% da posse de bola e 13'05'' de supremazia territoriale, contra 8'05'' da Udinese).
Se Marino não quis arriscar mais, chegando mesmo a trocar o avante Pepe pelo lateral Pasquale aos 90', Mourinho foi mais ousado e mandou a campo o hondurenho Suazo no posto de Muntari (muito vaiado pelos torcedores e consolado por seus companheiros) e o ala Santon por Lúcio, impingindo seus homens ao ataque.
Aí, se Di Natale desperdiçou uma daquelas chances imperdoáveis aos 44', Sneijder (acima protegendo a bola de Sanchez - Getty Images) acertou o canto de Handanovic aos 47' com um verdadeiro colpo da biliardo, assegurando mais uma vitória à Inter de Mourinho.
A seguir, o tabellino da peleja, seguido de vídeo com os highlights e entrevista, em um italiano límpido, com Stankovic:
Inter: Júlio César; Zanetti, Lúcio (88' Santon), Samuel, Chivu; Muntari (72' Suazo), Cambiasso, Stankovic, Sneijder; Eto'o, Milito (25' Balotelli). All. Mourinho.
Udinese: Handanovic; Basta (70' Zapata), Coda, Domizzi, Lukovic; Sanchez, D'Agostino, Inler, Pepe (90' Pasquale); Floro Flores (75' Corradi), Di Natale. All. Marino.
Gols: 22' Stankovic, 27' Di Natale, 92' Sneijder.
Árbitro: Bergonzi.
Cartões amarelos: Sneijder, Floro Flores, Domizzi, Chivu, Lukovic, Corradi e Coda.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Bari x Catania



Com bem sintentizou a Gazzetta dello Sport, o anticipo da 7ª rodada Bari x Catania foi um "pari senza acuti", ou seja, um empate sem grande emoções.
E o 0 x 0 final sequer pôde ser considerado uma resultado inaspettato, afinal, o Bari, apesar de ter arrancado valorosos empates contra Inter e Milan no início do campeonato, conseguiu apenas uma única vitória nas rodadas anteriores, enquanto o Catania de Atzori ... ainda aguarda o primeiro sucesso!
Mas que também não se imagine que o jogo foi uma monotonia só, pois não aconteceram gols e não houve um vitorioso por ... absoluta incompetência dos comandados de Ventura!
A partida foi equilibrada (50,7% de posse de bola para o Bari) e até truncada em excesso (foram 35 as faltas, sendo 22 cometidas pelo time siciliano), mas as melhores chances de gol foram todas dos donos da casa que, não sem motivo, completaram 299' sem fazer gol!
Disposto no 4-3-2-1 com o argentino Ricchiuti (desde 1994 na Itália, mas somente agora na Serie A - acima marcado pelo ótimo Donati - Getty Images) ao lado de Mascara na armação, o Catania, entretanto, não desmereceu o empate, que foi o 4º in fila e evidencia o progresso da equipe, bastante desfalcada neste sábado.
Porém, como é possível verificar nos highlights ao final do post (bem como entrevista com o uomo partita Donati), o Bari, armado no 4-4-2, teve mais de uma chance cristalina de marcar, como aos 26' da etapa inicial, quando Barreto serviu Kutuzov (ao lado em ação - La Presse) de calcanhar e o bielorrusso concluiu para fora. Ou, pior ainda, aos 29', ocasião em que o mesmo Kutuzov interceptou uma bola reposta por Andujar e, na frente do arqueiro argentino, arrematou na trave!
Veio o 2º tempo e, depois de um começo onde o Catania predominou (mas o argentino Llama, principal vetor das jogadas ofensivas dos etnei, esteve pouco concreto), foi do Bari novamente a grande chance, com Meggiorini (entrado no posto de Kutuzov - ao lado o atacante de Isola della Scala saltando mais alto que Biagianti - Getty Images) se livrando muito bem de Spolli antes de concluir sem grande felicidade em cima de Andujar.
No rebote, Rivas ainda conseguiu cruzar a bola na cabeça do hondurenho Alvarez (que foi muito bem marcado pelo Catania), que testou por cima da meta a última boa ocasião da partida.
Eis o tabellino do pareggio que, tudo somado, acabou justo:
Bari: Gillet; A. Masiello, Ranocchia, Bonucci, S. Masiello; Alvarez, Donati, Gazzi, Rivas (90' Almiron); Barreto (76' Greco), Kutuzov (60' Meggiorini). All. Ventura.
Catania: Andujar; Bellusci, Silvestre, Spolli, Marchese; Izco, Biagianti, Llama (68' Pesce), Mascara, Ricchiuti (81' Plasmati), Morimoto (86' Augustyn). All. Atzori.
Árbitro: Romeo.
Cartões amarelos: Marchese, Llama, Spolli, Izco e Andujar.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 7ª Rodada 2009/2010



Em uma rodada repleta de jogos interessantes, o 'Match Clou' é o imperdível Roma x Napoli, que será disputado no domingo às 10h00 (horário de Brasília) com cobertura, ao vivo, da ESPN HD, SporTV e RAI.
Embora as equipes atualmente ocupem posições apenas intermediárias na tabela (a Roma é a 9ª, enquanto o Napoli aparece na decepcionante 14ª colocação), o certo é que ambas possuem condições e pretensões para melhor figurar, com os treinadores cientes de que, para tanto, precisam privilegiar o ataque.
Mas, em Trigoria, as principais preocupações de Ranieri estão mesmo no setor defensivo, pois o treinador romano não poderá contar com sua dupla de área titular, além do convalescente a lungo Doni.
Sem Mexes e Juan (que, com una elongazione del bicipite femorale della coscia destra segundo o boletim médico divulgado pela Lupa Capitolina, foi também cortado da seleção brasileira que enfrentará Bolívia e Venezuela nos próximos dias 11 e 14), Burdisso e o jovem Andreolli devem compor la coppia centrale, com Motta e Riise como laterais, tendo ainda Júlio Sérgio sob a meta.
No meio de campo, a Roma deve ter uma linha de 4 formada, da direita à esquerda, por Taddei (acima - Insidefoto), De Rossi, Pizarro e Perrotta, lembrando que Brighi e Júlio Baptista também estão indisponibili.
Na frente, Vucinic (à esquerda - World Football) deve ser o companheiro de Totti.
Aliás, um dos atrativos da partida é, sem qualquer dúvida, Er Pupone Totti, que atualmente ocupa a 9ª posição dentre os maiores artilheiros de todos os tempos da Serie A com 182 gols anotados em 425 partidas disputadas (todas com a Roma), estando a apenas 2 tentos de alcançar seu antigo companheiro Batistuta, que fez 184 gols em sua carreira na Serie A.
No Napoli, a lista de indisponíveis é bem mais curta, mas também traz complicações para Donadoni montar sua defesa, pois exatamente os zagueiros Campagnaro e Santacroce é que a compõem.
Assim, com De Sanctis confirmado no gol, o trio defensivo no 3-5-2 do antigo c.t. azzurro deve ser formado por Cannavaro, Rinaudo e Contini.
Para compor o centrocampo, Donadoni deve optar pelo italiano Maggio e pelos stranieri Gargano, Bogliacino (com Cigarini ainda disputando a vaga), Hamsik (abaixo - Getty Images) e Datolo.
No ataque, Lavezzi deve formar com Quagliarella um tandem muito veloz e extremamente habilidoso.
Ao todo, as equipes já se enfrentaram 62 vezes em Roma em partidas válidas pelo campeonato italiano, com ampla supremacia giallorossa, que venceu 27 vezes, empatou 27 e perdeu em apenas 8 ocasiões.
Porém, desde que o Napoli retornou à Serie A na temporada 2007/2008, ocorreram apenas empates, inclusive o sensacional 4 x 4 de 20 de outubro de 2007, com gols de Lavezzi, Totti, Perrotta, Hamsik, De Rossi, Gargano, Pizarro e Zalayeta, o único que não deve estar em campo no próximo domingo (vide os melhores momentos deste incrível cotejo nos highlights ao final do post e confira outras informações em http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-parte-i-roma-x-napoli.html).
Assim, remonta ao dia 27 de janeiro de 2001 a última vitória romanista - 3 x 0, tentos de Delvecchio, Totti e Batistuta.
Antes, outro estrondoso sucesso da Roma por 6 x 2 em 04 de outubro de 1997, com gols de Candela (R), Gautieri (R), Balbo (R), Di Francesco (R), Balbo (R), Altomare (N), Bellucci (N) e, mais uma vez, Balbo (R).
Apesar dessa tripletta de Balbo, o maior artilheiro do confronto é o brasileiro Dino da Costa, que fez 5 gols contra o Napoli na década de 1950, seguido dos também giallorossi Amedeo Amadei e Marco Delvecchio, que estufaram as redes 4 vezes cada.
Em um duelo muito particular para os brasileiros, Vinicio é, juntamente com Antonio Vojak, o mais profícuo goleador partenopeo, tendo feito 3 gols na Roma jogando na capital italiana.
Por sua vez, o lateral Giuseppe Bruscolotti, que vestiu a maglia azzurra entre 1972 e 1988, é o recordista de presenças do confronto, com participação em 15 jogos, seguido de perto por Antonio Juliano, que atuou em 14 partidas também defendendo o Napoli.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - Le Scomesse


Improvável que se repita, mas em 05 de outubro de 1997 a Roma sapecou 6 x 2 no Napoli treinado por Mutti e que tinha o argentino Ayala de líbero, com direito a uma tripletta do seu connazionale Balbo (acima um de seus gols - Mezzelani).
Aliás, para o jogo deste domingo, 'Match Clou' da 7ª rodada da temporada 2009/2010, nenhum amigo do Calcio Serie A arriscou um palpite tão elástico!
Sem perder tempo, vamos aos placares ofertados: 0 x 0 - Alcindo; 1 x 0 - Cyntia; 1 x 1 - Tiago; 2 x 0 - Mafra; 1 x 2 - Pai; 2 x 1 - Michel Costa; 2 x 2 - Lucas; 3 x 0 - Raphael Zerlottini; 3 x 1 - Afonso e 3 x 2 - JP.
Boa sorte e um ótimo final de semana repleto de Calcio para todos!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, outubro 02, 2009

Rodada tem vários jogos interessantes


A bola vai rolar pela 7ª rodada do campeonato 2009/2010 da Serie A, que reserva uma série de enfrentamentos bem interessantes para este final de semana.
No sábado, às 13h00 (horário de Brasília), Bari x Catania jogam com transmissão da RAI e, logo a seguir, com início às 15h45, Internazionale x Udinese terá cobertuta da ESPN, ESPN HD, RAI e TV Esporte Interativo.
O técnico friulano Marino, não obstante reconhecer que a Beneamata é a favorita, pretende aproveitar do momento non ottimale do time de Mourinho e deixou escapar que sua equipe está pronta para "tentare il colpaccio".
Mas, quem está em um momento delicado mesmo é o Milan de Leonardo (ao lado - Image Photo), que vai até Bergamo no domingo enfrentar a Atalanta do também novato (na Serie A) Conte precisando muito da vitória, especialmente depois do surpreendente tropeço pela Champions League na última quarta-feira.
Para a partida, que terá transmissão, ao vivo, da ESPN e da Cultura a partir das 10h00, Leo deverá escalar Ronaldinho e Pato no ataque, deixando Huntelaar e Inzaghi no banco.
No mesmo horário, ESPN HD, SporTV e RAI transmitirão o 'Match Clou' Roma x Napoli, que ainda poderá ser assistido na ESPN Brasil a partir das 14h00, em vt.
Um pouco mais tarde, às 15h45 de domingo, com cobertura da ESPN Brasil, SporTV, RAI e TV Esporte Interativo, Palermo x Juventus fazem o posticipo de domingo.
Para tentar acabar com a invencibilidade da Juventus (e de seu allenatore Ferrara), Zenga deve escalar o Palermo no 4-3-1-2, promovendo o retorno do habilidoso argentino Pastore, que deve fazer a função de trequartista com Cavani e Miccoli (ex di turno - ao lado - Ap) no ataque, enquanto a Juve deve contar com Felipe Melo e Diego no meio e Amauri formando o tandem ofensivo com Iaquinta.
Completam a rodada: Bologna x Genoa; Cagliari x Chievo; Fiorentina x Lazio; Sampdoria x Parma e Siena x Livorno.

quinta-feira, outubro 01, 2009

A Itália Na Europa


Nesta semana foi realizado o Matchday 2, ou seja, a 2ª rodada da fase de grupos, tanto da Champions League quanto da Europa League, que, mais uma vez, infelizmente, deixaram um gosto amargo na boca dos italianos.
E olha que na terça a Fiorentina conseguiu um resultado prestigioso ao fazer 2 x 0 no sempre perigoso Liverpool pelo Grupo E da UCL.
O time de Prandelli não vencia um jogo casalingo di Champions League desde março de 2000, mas com uma atuação impecável, em especial no 1º tempo, conquistaram um sucesso inquestionável, construído com uma doppietta de JoJo Jovetic (acima, o israelense Benayoun parece se render ao talento do jovem montenegrino - Reuters), que substituiu o suspenso Gilardino.
Ainda na terça-feira, a Inter voltou Rússia com um pontinho na bagagem depois de empatar em 1 x 1 com o Rubin Kazan, em pareggio que, tudo somado, acabou sendo positivo.
Isso porque, já sem Sneijder e Thiago Motta, Mourinho ainda teve que renunciar ao argentino Milito antes do jogo, partindo com Balotelli e Mancini a sostegno di Eto'o no ataque nerazzurro e, contra um time que procurou fazer valer a vantagem de jogar em casa, a Inter sofreu e saiu atrás no marcador, com o agentino Dominguez marcando aos 11'.
Ainda no 1º tempo Stankovic (ao lado marcado pelo turco Karadeniz - Reuters) empatou a partida, aproveitando um cruzamento de Maicon, mas na 2ª etapa Balotelli foi expulso e, com um homem a menos, a Inter terminou sofrendo para segurar a equipe russa, que havia perdido na rodada anterior para o Dynamo Kyiv.
Já na quarta foi a vez da Juventus ir até a Alemanha e arrancar um empate sem gols contra o Bayern München, que dominou amplamente o 1º tempo mas não conseguiu manter o ritmo na etapa complementar, quando a Vecchia Signora chegou mesmo a ter oportunidade para o colpo del ko.
Porém, a deludente atuação bianconera não foi nada comparável ao vexame rossonero, que perdeu em pleno San Siro para o inexpressivo Zurich por 1 x 0, gol do zagueiro finlandês Tihinen, que marcou de letra aproveitando escanteio cobrado por Gajic aos 10'.
Leonardo, que havia lançado o Milan no 4-3-1-2 com Seedorf alle spalle de Pato e Inzaghi (acima, a formação inicial rossonera - Getty Images), ainda mudou o esquema no 2º tempo inserindo Ronaldinho e Zambrotta, mas o time de Via Turati foi, além de incompetente, bastante sfortunato, esbarrando em ótima atuação do arqueiro Leoni.
Agora, è crisi nera com o Real Madrid pela frente!
Na Europa League o desempenho dos times italianos foi um pouco melhor, embora os adversários de Lazio e Roma nesta semana não fossem, por assim dizer, de encher os olhos.
Os Aquilotti, por exemplo, enfrentaram o Levski Sofia na capital búlgara e, mesmo sem vários titulares, não tiveram qualquer problema para vencer por 4 x 0, gols de Matuzalem (à esquerda contra Minev - Ap), Zárate, Meghni e Rocchi.
Já a Roma encarou o também búlgaro CSKA Sofia e, na capital italiana, fez 2 x 0 ainda no 1º tempo, tentos de Okaka e Perrotta.
Mas difícil era o adversário do Genoa pelo Grupo B, que enfrentou o Valencia em terras espanholas e, depois de ir para o vestiário vencendo por 1 x 0 (gol de Floccari), sofreu o revés no 2º tempo, terminando derrotado por 3 x 2.
Foi uma pena, pois o time treinado por Gasperini jogou bem e, arrancando o empate em 2 x 2 (Silva, Zigic e Kharja os demais marcadores), viu o seu espanhol Zapater perder a bola já na fase final da partida em pleno centrocampo e o rápido Villa ser derrubado por Esposito dentro da área, com o próprio atacante da Furia convertendo a penalidade máxima que deu números finais a partida aos 82'.
Agora, é torcer para que daqui há duas semanas a coisa melhore!

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


O Calcio Serie A chega a outubro de 2009, um mês antes de comemorar seu 3º aniversário, totalizando mais de 1.600 posts e quase 68.000 visitas (segundo o contador Site Meter)!
Só neste mês de setembro foram mais de 2.000 visitantes (nosso muito obrigado!) e 50 postagens, incluíndo a cobertura de 4 rodadas da Serie A 2009/2010 e de 13 partidas na 'O Jogo Da TV'.
Aliás, computadas as 6 giornate até aqui realizadas, o Calcio Serie A acompanhou 20 partidas do campeonato, envolvendo 18 das 20 equipes da Serie A (apenas Atalanta e Cagliari não se fizeram presentes) e, nada menos do que 5 pelejas de Inter, Juventus e Milan!
Mas, os jogos que não foram diretamente acompanhados tiveram seus fatos relevantes narrados na 'Panorama Da Rodada', enquanto o campionato cadetto teve seu desenrolar coberto pela ''B' Em Pílulas'.
Se a 'Match Clou' esteve presente durante todo o mês apresentando o principal embate de cada rodada, o 'Guia Da Temporada 2009/2010' foi complementado logo no 1º dia do mês com as últimas novidades do calciomercato, que só retorna em janeiro.
Assim, a 'Você Sabia ...' retornou aos domingos, apresentando curiosidades sobre o calcio.
Quem não deixou de aparecer também foi a 'Momento Panini', especialíssima coluna que apresenta, às terças-feiras, um jogador da Serie A ilustrada com as míticas figurinhas do álbum Calciatori da Panini - em setembro, foi a vez do regista Andrea Pirlo (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/09/momento-panini-andrea-pirlo.html) e do centrale Giorgio Chiellini (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/09/momento-panini-giorgio-chiellini.html).
Da mesma forma, a 'Memorabilia', coluna que aborda a carreira de jogadores que já encerraram a carreira, mas que não foram esquecidos pelos tifosi, trouxe um especial com o neo allenatore rossonero Leonardo (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/09/memorabilia-leonardo.html).
A 'Gli Azzurri' cuidou de trazer as novidades dos selecionados italianos, em especial a caminhada da Azzurra, cada vez mais próxima da próxima Copa do Mundo!
Por sua vez, a 'A Itália Na Europa' contou como foi o início dos clubes italianos na fase de grupo das competições européias, inclusive a inédita Europa League.
Por fim, a 'L'Enigma' continuou, às quartas e aos sábados, instigando os amigos do Calcio Serie A a palpitarem, concorrendo a uma incrível flâmula oficial da centenária Internazionale e um exclusivo certificado do blog!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker