Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, setembro 17, 2009

A Itália Na Europa


Neste meio de semana teve início a fase de grupos tanto da Champions League quanto da recém criada Europa League e, sem mais delongas, vieram os primeiros tropeços italianos.
Para começar, na terça-feira, a Juventus recebeu o Bordeaux em Turim e não passou de um deludente empate em 1 x 1.
Pior é que, em um campo pesante, foram os franceses que começaram melhor, com os ex italiani Menegazzo (que esteve muito bem) e Gourcuff levando perigo ao gol defendido por Buffon.
No 2º tempo a Juve voltou melhor e Iaquinta abriu o marcador para os bianconeri que, porém, sofreram o gol de empate pouco depois com o tcheco Plasil, que aproveitou uma assistência de cabeça do brasileiro Menegazzo em cobrança de falta de ... Gourcuff!
No finalzinho, Marchisio (acima contra Diarra - Getty Images) teve uma occasione d'oro, mas chutou por cima do travessão.
No triplo confronto entre italianos e franceses, quem salvou a honra da Itália foi o Milan, que pela oitava vez consecutiva venceu em sua estréia na fase de grupos da U.E.F.A. Champions League, fazendo 2 x 1 no Olympique Marseille em pleno Vélodrome.
Com Ronaldinho no banco e Thiago Silva e Nesta muito seguros na zaga, o time rossonero construiu a vitória com duas assistências de Seedorf para Inzaghi (acima marcado por Taiwo - Reuters), autor de uma doppietta intercalada pelo tento solitário do argentino Heinze no início da 2ª etapa.
Menos sorte teve a Fiorentina, que acabou derrotada pelo Lyon no Gerland em partida que vinha equilibrada até a expulsão de Gilardino, nos acréscimos do 1º tempo.
De registrar que a decisão do árbitro holandês Vink em expulsar o avante viola por uma suposta cotovelada voluntária no meia Toulalan em uma disputa aérea pareceu despropositada, mas o certo é que, com a vantagem numérica, os comandados de Puel chegaram a vitória, que acabou merecida, com o bosníaco Pjanic aos 21' do 2º tempo.
No retorno de Ibrahimovic (ao lado entre Thiago Motta e Lúcio, com Eto'o ao fundo - Reuters) a Milão, Internazionale e Barcelona não saíram do 0 x 0 na partida mais aguardada da rodada, realizada na quarta.
Mourinho dispôs a Beneamata no 4-3-1-2 com Sneijder alle spalle de Eto'o e Milito, mas o grande nome nerazzurro foi o zagueiro Lúcio, até porque o Barça jogou melhor durante toda a partida e impôs uma asfixiante posse de bola baseada na melhor técnica de seus jogadores, capitaneada por um endiabrado Messi.
Se o saldo na Champions League já não foi dos melhores, pior ainda foram os resultados das squadre italianas na Europa League.
Só se salvou mesmo o capolista a punteggio pieno in campionato Genoa, que venceu o Slavia Praha por 2 x 0, gols de Zapater (cobrando falta) e Sculli, ainda no 1º tempo.
Na 2ª etapa o Grifone controlou bem a partida contra um bom Slavia e teve mesmo mais de uma chance para ampliar, mas o resultado acabou sendo suficiente para mostrar que o Genoa de Gasperini è una gran bella realtà ... e non solo in Italia!
Já a Roma foi até a Suíça e caiu diante do Basel por 2 x 0 (acima, o português Carlitos, autor de um dos gols, salta Menez sob o olhar de Pizarro - Reuters) e o futebol apresentado, nada convincente, demonstrou que Ranieri ainda não conseguiu encontrar a formação ideal para os giallorossi, que atuaram no 4-3-1-2 com Menez no suporte de Totti e Júlio Baptista, dois trequartiste nas vestes de atacantes.
Mas pior fez a Lazio (ao lado l'undici que começou jogando - Getty Images), que perdeu para o austríaco Salzburg (que não usa a denominação do patrocinador Red Bull na competição, por determinação da U.E.F.A.) em pleno Olimpico - e de virada!
Aparentemente dispersa e nada brilhante no 1º tempo, a Lazio melhorou na etapa final, especialmente com a entrada do fantasista Foggia, que abriu o marcador aos 14', mas, quando tudo indicava que a equipe biancoceleste conseguiria manter o resultado, uma seqüência de erros, inclusive do goleiro Bizzarri, permitiu o empate dos austríacos através do striker Nelisse.
Se il pubblico di casa já recriminava o empate, imagina só o que aconteceu quando o zagueiro Cribari deu de presente a bola para o avante Janko marcar e decretar a derrota laziale já com 3' além do tempo regulamentar!
Foi realmente um começo nada auspicioso...

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker