Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, novembro 07, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Primeiramente, meus sinceros agradecimentos a todos que passaram por aqui e parabenizaram o Calcio Serie A pelo seu 1º aniversário - realmente está sendo um desafio e, principalmente, um prazer indiscritível desenvolvê-lo!
Mas quem merece congratulações são, efetivamente, o JP, a Lady Cyntia e o Michel Costa, que elucidaram que o craque enigmático da semana é o ítalo-argentino Omar Sivori (nas fotos da esquerda em ação e da direita ao lado do também ex juventino Bettega, sempre Raisport), que será objeto de uma 'Memorabilia' em breve.
Aos 3, profundos conhecedores do Calcio e também blogueiros, meu muitíssimo obrigado!

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, novembro 06, 2007

Momento Panini - Mauro Germán Camoranesi


Mauro Germán Camoranesi se tornou, 40 anos após o brasiliano José Altafini (que era l'ultimo oriundo a vestire la maglia azzurra, vide para maiores informações http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/memorabilia-altafini.html), o 45º jogador proveniente de outro país a defender a temida Azzurra quando aceitou a convocação do então c.t. italiano Giovanni Trapattoni em 2003.
E mais, tendo se tornado um dos pilares do selecionado italiano, El Gaucho conquistou a Copa do Mundo de 2006 envergando a camisa azul da Itália, igualando ofeito de seus compatriotas Attilio Demaria, Enrico Guaita, Luisito Monti e Mumo Orsi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/memorabilia-orsi.html) - todos integrantes do grupo que venceu o Mundial de 1934.
Porém, dono de um caráter non certo pacato, a passagem de Camoranesi pela Azzurra tem sido marcada também por polêmicas.
Pudera, ainda em 2003 o ítalo-argentino disparou: "No soy un traidor, aún me siento cien porciento argentino. Sólo que es un asunto de fútbol, eso es todo".
Para ser ainda mais simpático, durante o Mundial da Alemanha, quando questionado porque não cantou o hino italiano antes da estréia da Azzurra contra Gana, afirmou :"Eu não conheço o hino italiano, mas os meus filhos sabem cantar. Na Copa do Mundo, decidi jogar com a camisa italiana e não faz sentido vocês me perguntarem se eu preferiria estar com a camisa da Argentina".
De qualquer maneira, utilizado seja por Trapattoni, seja por Lippi ou por Donadoni, Camoranesi já é o 2º oriundi que mais vestiu a camisa da Azzurra (32), estando bastante perto do recorde do também argentino de nascimento Orsi (35).
E pensar que este libriano (nascido no dia 04 de outubro de 1976) de Tandil chegou à Itália sem qualquer alarde...
Depois de um início de carreira sem maior destaque com passagens pelo Club Atlético Aldosivi, Santos Laguna (México), Montevideo Wanderers (Uruguai), Banfield e Cruz Azul (novamente México), El Tractor foi contratado pelo Verona em agosto de 2000 (a figurinha acima é referente a temporada 2000/2001).
Entrando no lugar do meia Italiano (atualmente no Chievo) aos 71' do jogo Verona x Lazio, Camoranesi fez sua estréia na Serie A no dia 22 de outubro de 2000, ocasião em que o ataque do time gialloblù foi formado pela dupla Gilardino-Mutu, com Bonazzoli entrando no lugar do 1º!
Na temporada seguinte o Hellas acabou rebaixado à Serie B, mas Camoranesi chamou a atenção dos dirigentes da poderosa Vecchia Signora, que visualizaram naquele meia de cruzamento fácil um válido substituto para Gianluca Zambrotta, as voltas com uma contusão séria.
Em Turim, sotto la guida di Marcello Lippi, Camoranesi logo conquistou uma maglia di titolare (jogou os 90' já na 1ª rodada da temporada 2002/2003, contra o Parma) e acabou por se tornar um dos pontos de referência da equipe bianconera, ocupando, preferencialmente, a ala destra.
Campeão italiano logo em sua temporada de estréia na Juve, fez também parte do grupo que teve os títulos de 2004/2005 e 2005/2006 revogados.
Il Mago di Tandil permaneceu, a contra-gosto, durante a campanha da Juventus na Serie B (a figurinha do alto, à esquerda, é referente a stagione 2006/2007) e, quando parecia certo seu adeus à cidade de Turim, renovou seu contrato até 2010.
Agora, de volta à Serie A, Camoranesi se mostrou mais uma vez fundamental ao mudar o destino do último Derby d'Italia, saindo do banco (voltava de contusão) para empatar a partida!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, novembro 05, 2007

'B' Em Pílulas


* Em apenas uma rodada o Brescia desceu da 1ª para a 4ª colocação;
* E olha que a equipe treinada por Serse Cosmi sequer perdeu, mas empatou em 0 x 0 com o Bari no San Nicola;
* O novo líder isolado é o Albinoleffe, que massacrou a Triestina por 5 x 1 em Bergamo (à direita um lance da partida - Albinoleffe), com gols de Cellini (2), Cristiano, Madonna e Ferrari, com o tcheco Sedivec descontando para os visitantes;
* A 2ª posição é do também surpreendente Pisa, que derrotou o Vicenza, fora de casa, por 3 x 1, tentos dos estrangeiros Castillo (argentino), Kutuzov (bielorrusso) e Rajczi (húngaro);
* Aliás, Castillo é um dos artilheiros da Serie B ao lado de Cellini, do Albinoleffe, ambos com 10 tentos;
* O 3º posto é do Chievo, que goleou o Messina por 4 x 1, com mais um gol do brasileiro César, que chegou a 3 na temporada;
* Já Adailton desperdiçou um pênalti na vitória do Bologna sobre o Modena por 2 x 1 no Alberto Braglia;
* Com o ex-azzurro Stefano Fiore em campo, o Mantova foi derrotado pelo Rimini por 1 x 0, tento de Ricchiuti.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Uma rodada tingida de viola! Afinal, ninguém se saiu melhor que a Fiorentina na 11ª giornata da Serie A 2007/2008, já que a equipe de Florença derrotou a Lazio em Roma por 1 x 0 (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-i-lazio-x-fiorentina.html), enquanto os demais clubes ponteiros da tabela não conseguiram mais do que um empate: Inter e Juventus ficaram no 1 x 1 no posticipo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-iv-juventus-x.html) e a Roma foi surpreendida pelo bom Empoli no Carlo Castellani.
Aliás, La Lupa até que esteve bem perto de vencer: sem Totti, Panucci e De Rossi chegou a fazer 2 x 0 com o francês Giuly e com Brighi, este último aproveitando grande jogada de Mancini (à direita contra Marchisio - Giavannozzi), que conduziu brilhantemente a Roma por 60'. Porém, na última terça parte da partida, o meia Vannucchi e o jovem Giovinco (este aos 93') igualaram o marcador do confronto, que ainda teve nos goleiros Doni e Bassi protagonistas com grandes defesas.
Outro jogo que terminou 2 x 2 foi Parma x Siena, com o time da casa cedendo o empate também nos acréscimos quando o ex-romanista Galloppa acertou um belo chute de fora da área. Completaram o marcador: Corradi (P), De Ceglie (S) e Matteini (P).
A vitória mais retumbante da rodada foi a da Sampdoria, que foi à Sardenha e bateu o Cagliari por 3 x 0, resultado todo construído no 1º tempo com Volpi (à esquerda - Cannas), Caracciolo e Maggio. Na 2ª etapa o blucerchiato Pieri foi expulso, mas a equipe treinada por Giampaolo não teve ânimo para reagir, sendo o habilidoso Foggia l'unico a non arrendersi.
A boa Atalanta também venceu fora de casa e alcançou seu 10º resultado útil no campeonato com a vitória de 2 x 1 sobre o Catania, com uma doppietta do atacante Langella (abaixo um de seus gols - Ansa) e Spinesi diminuíndo já no final da partida.
Apesar da vitória e do capitano Doni ainda ter desperdiçado um pênalti, na verdade a equipe bergamasca não foi tão superior ao Catania de Baldini, que teve em Martinez e Mascara seus destaques.
O único 0 x 0 da rodada, além de Milan x Torino (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-ii-milan-x-torino.html), aconteceu no Armando Picchi, onde os atacantes de Livorno e Udinese não conseguiram superar as defesas adversárias, apesar de terem sido criadas várias chances concretas.
Muita emoção e gols de montão aconteceram em Genoa x Palermo, terminado 3 x 3 (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-iii-genoa-x-palermo.html).
Gols também aconteceram em Napoli x Reggina, que terminou 1 x 1 com o argentino Lavezzi (na foto mais abaixo em ação - Ap) anotando o gol partenopeo (que desperdiçou uma penalidade máxima com Calaiò) no último minuto regulamentar e assim impedindo o esordio com vitória de Ullivieri na panchina amaranto (o gol da equipe calabresa foi marcado por Vigiani).
Transcorridas 11 rodadas, a classificação da Serie A está assim: 1º Internazionale (25 pts); 2º Fiorentina (23); 3º Roma (22); 4º Juventus (21); 5º Udinese (19); 6º Atalanta (18); 7º Napoli (15); 8º Palermo (15); 9º Milan (14); 10º Catania (14); 11º Genoa (14); 12º Sampdoria (14); 13º Torino (12); 14º Parma (11); 15º Lazio (10); 16º Siena (9); 17º Cagliari (9); 18º Parma (9); 19º Livorno (6) e 20º Reggina (6).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, novembro 04, 2007

O Jogo Da TV (Parte IV) - Juventus x Internazionale



Não foi o jogo mais emocionante da temporada, mas o primeiro Derby d'Italia disputado depois do escândalo Calciopoli também não foi uma gara deludente, tendo mantido um bom nível agonístico durante todos os 90'.
No final, 1 x 1 e um Roberto Mancini mais insatisfeito que o treinador bianconero Claudio Ranieri, para quem "per lo scudetto c'è anche la Juve".
Já seu colega nerazzurro se saiu com "avremmo dovuto essere più cinici sotto porta, avremmo meritato la vittoria" e preocupado com a lesão sofrida pelo português Figo, que irá se somar a Stankovic e Vieira como indisponíveis para o importante encontro contra o CSKA Moskva válido pela Uefa Champions League na próxima quarta-feira.
Mais uma vez sem Adriano, a Inter começou com um meio de campo ao mesmo tempo robusto e ágil, formado por Figo, Javier Zanetti, Cambiasso e César, com Cordoba e Samuel como centrais defensivos e Maicon e Chivu alas, enquanto Cruz e o ex di turno Ibrahimovic, muito vaiado pelos seus antigos tifosi (acima, uma das muitas faixas levadas com 'elogios' para o sueco - La Repubblica), como avantes.
Por sua vez, a Juve foi a campo no mesmo 4-4-2, tendo Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro como defensores, Nocerino, Cristiano Zanetti, Palladino e Nedved como meias e Del Piero e Trezeguet na frente.
Os goleiros? Dois dos melhores do mundo: Júlio César e Buffon, é claro!
Com a bola rolando, a Juve começou melhor, mantendo um ritmo forte por todo o 1º tempo, graças principalmente ao meio de campo bastante compacto, onde se destacaram Cristiano Zanetti e Palladino.
Porém, apesar do claro domínio territorial bianconero (que chegou quase a 60% ao final da partida), os difensori interisti, muito seguros de suas próprias condições, não deixaram qualquer bola chegar a Trezegol, tornando inócuo o domínio do time de Ranieri.
Daí, a Inter resolveu reagir e Figo começou a aparecer mais no jogo, bem como o ala César - até então muito preso ao setor defensivo em razão das investidas de Palladino -, sendo que o brasileiro não conseguiu completar uma bela jogada do português aos 38'.
Foi l'antipasto del vantaggio interista obtido aos 41' ainda da etapa inicial: belíssimo lançamento de César para o domínio, ainda mais perfeito, do argentino Cruz que, ao tempo em que matou a bola no peito, já colocou a pelota à frente e entre os defensores Legrottaglie e Chiellini, só tendo o trabalho de tirar do alcance de Buffon e colocar no fundo das redes - Inter 1 x 0 (foto do alto à esquerda - La Repubblica)!
A Juventus, até então melhor em campo, sentiu o baque e quase permitiu que a Inter ampliasse o marcador ainda no 1º tempo com Ibrahimovic, e logo no início da 2ª etapa, quando Cambiasso chegou a estufar as redes após cobrança de falta de Chivu, mas em impedimento corretamente assinalado pelo árbitro Rocchi.
Após uma entrada violenta de Nedved (na foto da direita contra o Zanetti interista - La Presse) em Figo, Mancini colocou o zagueiro Burdisso no lugar do português, dando mostras de estar satisfeito com o resultado, além de Suazo no posto do El Jardinero Julio Cruz.
Já Ranieri colocou Iaquinta (saiu Nedved) e Camoranesi (por Del Piero), tornando la partita ainda mais aberta e fluída.
E a mossa juventina deu certo: depois de chances desperdiçadas por Trezeguet (aos 27') e Suazo (30'), eis que Camoranesi aproveitou uma assistência de Iaquinta para empatar a partida aos 32' do 2º tempo (na foto abaixo o tiro-gol do ítalo-argentino - La Repubblica).
Apenas para constar, jogado no tímido estádio Olimpico de Torino, o Derby d'Italia registrou 22.722 spettatori per un incasso di 689.582 euros.
Ficou assim:
Juventus: Buffon; Grygera (78' Zebina), Legrottaglie, Chiellini, Molinaro; Nocerino, C. Zanetti, Palladino, Nedved (61' Iaquinta); Del Piero (70' Camoranesi), Trezeguet. All. Ranieri.
Inter: Júlio César; Maicon, Cordoba, Samuel, Chivu; Cambiasso, J. Zanetti (86' Dacourt), César, Figo (62' Burdisso); Ibrahimovic, Cruz (65' Suazo). All. Mancini.
Gols: 41' Cruz, 77' Camoranesi.
Árbitro: Rocchi.
Cartões amarelos: Nocerino, Figo, Nedved e Burdisso.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte III) - Genoa x Palermo



Um jogaço! Assim foi Genoa x Palermo, repleto de emoções, terminado 3 x 3 e que ainda teve no veterano portiere rosanero Fontana um dos destaques.
Proposto bem mais ofensivamente que o Palermo (o Genoa começou com um 4-3-3, enquanto Colantuono escalou seus homens em um 4-4-2), a equipe rossoblù começou melhor e mais ativa, mas foi o time da Sicília que saiu na frente em descida de Fábio Simplício (que teve mais uma excelente atuação - e o Dunga convoca o Fernando, vulgou Menegazzo, do Bordeaux!) à linha de fundo e conclusão do uruguaio Cavani (abaixo contra o francês Konko - La Repubblica) para o fundo das redes logo aos 8'.
Daí, la reazione liguria pretendeu ser imediata, mas o trio Borriello-Leon-Sculli esbarrou nas belíssimas defesas de Fontana, que dos altos de seus 40 anos e 216 jogos pela Serie A com as camisas do Cesena, Bari, Atalanta, Napoli, Inter, Chievo e Palermo, fechou o gol a ponto de ser o melhor em campo (a título de ilustração, o Genoa chutou 23 vezes a gol, acertando 12 durante o jogo, enquanto o Palermo apenas 7, dos quais 4 foram no gol).
No 2º tempo, antes que Di Vaio entrasse no lugar de Sculli, mais uma vez Fontana impediu o gol de empate su un bolide di Juric, deviando in angolo.
Porém, aos 14' saiu o tento que igualou as coisas no marcador em cobrança de falta, perfeita, do hondurenho Leon, também protagonista de uma atuação soberba!
Aí, foi a vez do Palermo ir à frente e Cavani clamou por uma penalidade máxima, que não houve e não foi marcada pelo árbitro Gervasoni, mas que levou o direttore sportivo rosanero Rino Foschi ao desespero e culminou com a sua expulsão.
Furado o bloqueio, o Genoa continuou em cima e o habilidoso Leon acabou conseguindo virar a partida aos 21', em uma bela incursão na área adversária.
Colantuono, então, trocou Diana por Brienza e Capuano por Pisano, enquanto Gasperini lançou Milanetto no lugar do brasileiro Fabiano, com o intuito de dar mais cadência ao meio de campo rossoblù.
Melhor para o técnico rosanero, ainda que de maneira inusitada: cruzamento de Fábio Simplício, cobrando falta, e gol de cabeça de ... Brienza - apenas 1,68 m!
Mas as emoções não pararam por aí: aos 82' Konko achou Borriello (acima contra Caserta - La Repubblica) dentro da área e o ex-rossonero só teve trabalho de tirar o arqueiro Fontana para fazer 3 x 2 para os donos da casa.
Acabou? Não, o Genoa não aprendeu a lição e, em mais uma cobrança de Simplício para dentro da área, o também brasileiro Amauri se antecipou a defesa genoana e empatou a partida, desta vez definitivamente, aos 91'!
O tabellino da sensacional partida:
Genoa: Rubinho; Konko, Bovo (77' Bega), Lucarelli; Paro, Juric, Fabiano (67' Milanetto), Rossi; Leon, Borriello, Sculli (51' Di Vaio). All. Gasperini (que renovou seu contrato até 2012 durante a semana).
Palermo: Fontana; Zaccardo, Biava, Barzagli, Capuano (73' Pisano); Guana, Fábio Simplício, Diana (70' Brienza), Caserta (85' Jankovic); Cavani, Amauri. All. Colantuono.
Gols: 8' Cavani, 59' Leon, 66' Leon, 76' Brienza, 82' Borriello, 91' Amauri.
Árbitro: Gervasoni.
Cartões amarelos: Borriello, Capuano, Milanetto, Paro, Amauri, Guana e Bega.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o embate Internazionale x Juventus, conhecido como Derby d'Italia, foi disputado pela 1ª vez, no campeonato italiano, no dia 14 de novembro de 1909 no então Campo di Corso Sebastopoli, em Turim, tendo a equipe bianconera vencido por 2 x 0?
* Que, desde então, nerazzurri e bianconeri se encontraram 177 vezes na Serie A (à direita Di Biagio disputa a bola com Zidane no Derby disputado em 03 de dezembro de 2000 - Grazia Neri), com 79 vitórias da Juve, 55 dell'Inter e 43 empates, com a Juventus marcando 255 gols e a Internazionale 227?
* Que foi o famoso jornalista Gianni Brera que cunhou o termo Derby d'Italia em 1967?

Marcadores:

Na Última Vez ...

sábado, novembro 03, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Milan x Torino



Incrível! La sindrome di San Siro colpisce ancora. Depois de 11 rodadas e 6 jogos como mandante, o Milan continua sem vencer, em Milão, na Serie A 2007/2008. Foram quatro empates e duas derrotas, nem sempre contra esquadrões imbatíveis: 1 x 1 com a Fiorentina; 1 x 1 com o Parma; 1 x 1 com o Catania; 0 x 1 contra o Empoli; 0 x 1 contra a Roma e; agora, 0 x 0 com o Torino.
Apesar da partida ter terminado sem gols, foi um confronto interessante.
Para começar, foi possível acompanhar a boa estréia do veloce e habilidoso atacante David Di Michele (à direita sendo perseguido por Brocchi - Torino) com a camisa do Toro, já que terminada sua suspensão a causa del suo coinvolgimento nel caso calcioscommesse.
E com o Folletto di Guidonia (como é conhecido Di Michele) jogando ao lado de Ventola e com o genietto Rosina um pouco mais atrás (o uruguaio Recoba não pode participar da partida), o Torino não atuou retrancado e em determinadas ocasiões chegou com bastante perigo ao gol defendido por Dida.
Porém, no todo, o Milan foi muito superior (a ponto de ter tido 64,2% da posse de bola e 81,09% de acerto nos passagi positivi - 513, contra 66,08% do Torino, que só realizou 286 passes), mas não soube converter as oportunidades, despediçadas principalmente por um Gilardino em dia não muito feliz na frente.
Mas nem tudo foi culpa de Gila, vez que o goleiro Sereni foi muito bem e a defesa granata, comandada pelo bom Comotto, impecável.
Ancelotti ainda alterou o esquema tático da equipe rossonera inserindo Inzaghi no lugar de Brocchi e Serginho no de Favalli, mas com Kaká em giornata no, coube apenas ao regista Pirlo (à esquerda contra o também regista Corini - Milan) tentar alguns chutes de fora da área, mas sem sucesso.
No final, 0 x 0 e la crisi, strisciante, continua.
O tabellino:
Milan: Dida; Cafu, Nesta, Kaladze, Favalli (63' Serginho); Brocchi (63' Inzaghi), Ambrosini, Pirlo, Seedorf (abaixo em ação - Milan) (80' Gourcuff), Kaká; Gilardino. All. Ancelotti.
Torino: Sereni; Comotto, Natali (82' Di Loreto), Dellafiore, Lanna; Corini, Zanetti, Motta (56' Bottone), Rosina; Ventola (46' Bjelanovic), Di Michele. All. Novellino.
Árbitro: Tagliavento.
Cartões amarelos: Bjelanovic, Di Michele, Bottone e Corini.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Lazio x Fiorentina



Quem te viu, quem te vê! Classificada para a Champions League na última temporada, a Lazio abriu a 11ª rodada da Serie A 2007/2008 recebendo a Fiorentina no Olimpico e confirmou sua péssima fase ao perder a partida por 1 x 0.
O problema não foi a derrota em si, mas o que deixou de apresentar em campo.
Aliás, foi um joguinho bem abaixo das expectativas, a ponto de só terem sido efetuados 3 tiri in porta durante todos os 90': 2 pelos visitantes e 1 pelos donos da casa!
Para completar, até a jogada do gol foi bisonha: o bom zagueiro brasileiro Cribari foi recuar uma bola de cabeça, mas acabou tirando-a do alcance do arqueiro Ballotta, que correu até a linha de fundo para impedir o escanteio e, ao não deixar a pelota sair pelo fundo do campo, deixou la palla nos pés do oportunista Pazzini, que só teve o trabalho de jogá-la para o fundo das redes (foto do alto, à direita - Richiardi)!
De resto, se de um lado Prandelli poupou Mutu e Vieri, com o romeno entrando apenas no final da partida no lugar de um incolor Osvaldo, a Lazio sentiu muito a ausência de Pandev e a pouca profundidade de seu elenco, vez que jogadores como Makinwa e Tare deixam muito a desejar tecnicamente.
É verdade que o argentino Scaloni ainda tentou algumas conclusões da entrada da área, mas a única outra chance de gol concretíssima ocorreu novamente nos pés de Pazzini, que aproveitou um belo lançamento de Donadel (à esquerda em ação - Fiorentina) para acertar o travessão.
Sem maiores delongas, eis o tabellino da partida:
Lazio: Ballotta; Scaloni, Stendardo, Cribari, Zauri; Firmani (71' Mudingayi), Mutarelli, Ledesma, Manfredini (46' Meghni); Makinwa (74' Tare), Rocchi. All. Rossi.
Fiorentina: Frey; Potenza, Gamberini (20' Dainelli), Koldrup, Pasqual; Kuzmanovic (55' Pazienza), Donadel, Liverani, Montolivo; Pazzini, Osvaldo (70' Mutu). All. Prandelli.
Gol: 19' Pazzini.
Árbitro: Dondarini.
Cartões amarelos: Pazzini, Pasqual, Mutarelli, Mutu e Mudingayi.
Cartão vermelho: Mutarelli (que mais uma vez bateu, bateu e bateu!).

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 11ª Rodada 2007/2008



Não é sem razão que o confronto Juventus x Internazionale é conhecido como o Derby d'Italia. Afinal, se não fosse a passagem da Juve pela Serie B na temporada passada, este seria o único embate realizado em todas as 75 temporadas do campeonato italiano disputado em girone unico.
Ademais, o 'Match Clou' da 11ª rodada reúne 42 títulos italianos (27 da Juventus e 15 da Internazionale) e deverão começar jogando 11 jogadores que estiveram na última Copa do Mundo.
Isso porque os franceses Boumsong e Vieira, o argentino Burdisso, o brasileiro Adriano, o sérvio Stankovic e o italiano Materazzi não participarão da partida, bem como os atacantes Cruz e Iaquinta, além do meia Tiago, deverão ficar como opções no banco.
Portanto, Claudio Ranieri deve mandar a campo os seguintes jogadores: Buffon (à esquerda - La Presse); Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Nocerino, Cristiano Zanetti, Camoranesi e Nedved; Del Piero e Trezeguet.
Já Roberto Mancini deve escalar a Inter da seguinte forma: Júlio César; Maicon, Samuel, Cordoba e Chivu; Dacourt, Cambiasso, Javier Zanetti e Figo; Ibrahimovic e Crespo.
Dentre os vários confrontos particulares que podem ser extraídos de uma partida tão importante como esta, o mais sugestivo é o que envolve os atacantes nemici-amici Trezeguet e Ibrahimovic, líderes da tábua de artilheiros da Serie A, respectivamente com 10 e 7 gols.
Aliás, na última vez que as equipes se enfrentaram, na temporada 2005/2006, a Juventus venceu por 2 x 0 tendo como dupla de ataque inicial, exatamente, o francês Trezeguet (à direita - La Presse) e o sueco Ibrahimovic (mais abaixo - Inter), que estará voltando a Turim pela 1ª vez desde que se transferiu, não sem polêmicas, à Internazionale.
Portanto, Ibracadabra que se prepare para ouvir muitos elogios ...
Apesar da rivalidade das equipes, o confronto em Turim não é muito equilibrado: são 52 vitórias bianconeri, 12 empates e apenas 10 sucessos nerazzurri, que levam grande desvantagem também no número de gols - 135 a 58!
A maior goleada sofrida pela Beneamata foi exatamente contra a Juventus: 9 x 1 em 10 de junho de 1961 com 6 gols do maior artilheiro do embate ... cuja identidade será revelada pelos nossos leitores (vide a 'L'Enigma' - http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/lenigma.html).
Mas a Inter venceu 2 dos últimos 3 confrontos disputados contra a Vecchia Signora em Turim: 1 x 0 na temporada 2004/2005 (gol de Cruz) e 3 x 1 na anterior (doppietta de Cruz e gol de Martins, com o uruguaio Montero descontando no final).
Os recordistas de presenças no embate são os fedelissimi da Inter Giuseppe Bergomi e Giacinto Facchetti, com 16 jogos cada, enquanto o ex-presidente bianconero Giampiero Boniperti, com 14 partidas, é o juventino mais presente no Derby d'Italia.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


Em tempos de Derby d'Italia e no dia em que o Calcio Serie A completa seu 1º aniversário (clap, clap, clap), o presente é para os nossos leitores!
Daí o enigma da semana ser bem fácil: quem é o craque ao lado (Raisport), o maior artilheiro do embate Juventus x Internazionale?
Na quarta-feira os acertadores deste 'L'Enigma' especial!
Até lá, vamos participar da enquete no final do blog!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, novembro 02, 2007

Serie A não para no final de semana


Em uma semana repleta de calcio, a Serie A continua neste final de semana com a realização da 11ª rodada da temporada 2007/2008.
O destaque é, sem qualquer dúvida, o 'Match Clou' Juventus x Internazionale, que será o jogo deferido de domingo e terá transmissão da ESPN Internacional e da RAI a partir das 17h30 (horário de Brasília).
No sábado, no mesmo horário, tem Milan x Torino com transmissão da ESPN Brasil, RAI e TV Esporte Interativo.
Ainda sem Ronaldo (mas que já está treinando com o grupo), o Milan pretende confirmar sua ascensão e para vencer pela 1ª vez na temporada jogando no San Siro deverá começar com Seedorf, Kaká (à direita - Guerin Sportivo) e Gilardino, autores de 14 gols na Serie A até aqui.
Se não bastasse a dificuldade natural de pegar o Milan, Walter Novellino ainda tem vários problemas para escalar o Toro, já que Franceschini, Barone, Grella e Recoba estão indisponíveis, assim como os jovens Rubin e Vailatti. A única boa nova é que a suspensão do atacante Di Michele terminou e o ágil atacante contratado junto ao Palermo poderá fazer, finalmente, sua estréia com a maglia granata.
Um pouco mais cedo, ainda no sábado, ocorre o quase 'Match Clou' Lazio x Fiorentina, que terá transmissão da ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo a partir das 15h00.
No domingo, às 12h00, ocorrem os demais 07 embates, com destaque para Empoli x Roma (ESPN Internacional) e Genoa x Palermo (ESPN Brasil e RAI).
Completam a rodada: Cagliari x Sampdoria; Catania x Atalanta; Livorno x Udinese; Napoli x Reggina e Parma x Siena, onde o prometente meia Luca Cigarini (à esquerda - Grazia Neri) pode começar jogando.

quinta-feira, novembro 01, 2007

'B' Em Pílulas


* No big match da 12ª giornata da Serie B 2007/2008 o Albinoleffe passou pelo Chievo por 1 x 0 em Verona, gol da antiga promessa parmegiana Francesco Ruopolo (à direita o lance que definiu a partida - Chievo);
* Com a vitória externa, o time de Bergamo tem agora o mesmo número de pontos (26) que o líder Brescia;
* Brescia que foi derrotado pelo Spezia por 1 x 0, tento do defensor Alberto Bianchi;
* Destaque para o antigo atacante do Chievo, Denis Godeas, autor de uma tripletta na vitória do Mantova de 4 x 1 sobre o agora lanterna Cesena;
* Vitória importante foi a do Avellino sobre o Ravenna por 3 x 2, que propiciou aos bianco-verdi deixaram o último posto na tabela;
* Quem perdeu a chance de voltar à liderança do torneio foi o Pisa, que apenas empatou em casa com o Modena em 3 x 3, tripletta de Bruno para os visitantes e doppietta de Cerci e gol de Castillo para os mandantes.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Em uma rodada na qual todos os reais concorrentes ao Scudetto venceram, a líder Internazionale goleou o Genoa por 4 x 1.
Mas a grandeza do placar não reproduz exatamente o que foi a partida: embora a Inter tenha merecido a vitória (na foto à direita - Inter - confronto de brasileiros - Maicon contra Fabiano), o Genoa fazia jus à um placar mais apertado.
Ademais, construída com gols de Cordoba, Cambiasso, Konko (para o Genoa), Suazo e Cruz (cobrando pênalti), a goleada registrou mais uma polêmica envolvendo o atacante brasileiro Adriano que, ao saber que sequer ficaria no banco, abandonou o estádio.
Agora, quem fez feio mesmo foi a outra equipe de Gênova, a Sampdoria, que sucumbiu por 5 x 0 frente ao Milan em pleno Luigi Ferraris (à esquerda, o brasiliano Serginho contra Maggio - Milan), tentos de Kaká, Gilardino (2), Gourcuff e Seedorf, todos no 2º tempo (mas já na 1ª etapa os rossoneri tinham alcançado a incrível marca de 70% da posse de bola). E pensar que a Samp não havia sofrido ainda um golzinho sequer em casa...
Resultado expressivo também foi alcançado pela Juventus, que sapecou 3 x 0 no Empoli, hat-trick de Trezeguet (abaixo, à esquerda, cobrando o pênalti do 1 x 0 - La Presse), agora capocannoniere isolado do torneio com 10 gols.
De consignar que, com os gols, Trezeguet chegou a 150 com a gloriosa maglia bianconera da Juventus, bem como a boa atuação do meia português Tiago e o retorno de Camoranesi aos gramados. Sem ter tanto para comemorar, o Empoli terminou a partida com apenas 9 jogadores em campo, já que o goleiro Balli e o atacante Volpato se contundiram depois de efetuados os 3 cambi, o que provocou que o atacante Saudati fizesse as vezes de portiere nos minutos finais.
Por fim, o veterano Vieri (à direita em ação - Giovannozzi), em sua 1ª aparição como titular na Serie A em mais de 2 anos, decidiu para a Fiorentina una bella partita disputada contra o Napoli, que mais uma vez atuou de forma bastante consistente, mas acabou penalizada per gli errori do avançado Sosa.
Quem também conquistou 3 importantes pontos foi a Udinese, que passou pelo Torino por 2 x 1 em uma gara bastante interessante, onde predominaram os jovens valores (a equipe de Udine tem l'età media più bassa della Serie A enquanto o Toro alinhou ragazzi di belle speranze como Bottone, Motta, Rosina e Vailatti) e os gols foram marcados por Floro Flores, Inler e Ventola.
Surpreendente foi o sucesso (o 1º no campeonato in corso) do Livorno em Reggio Calabria por 3 x 1, resultado que pode custar o cargo do treinador da Reggina Ficcadenti. Apelidado de Derby della Paura pela péssima posição das equipes na tabela, o resultado foi construído com gols de Pulzetti, Valdez (contra) e Rossini para a equipe toscana, enquanto Amoruso firmou o empate provisório para os calabreses.
Além de Roma 3 x 2 Lazio (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-roma-x-lazio.html), completaram a rodada 3 empates: Atalanta 2 x 2 Cagliari, gols de Fini (C), Capelli (A), Matri (C) e Doni (A); Palermo 1 x 1 Parma, tentos de Morrone aos 3' e Amauri (na foto mais abaixo o brasileiro fugindo do zagueiro Marco Rossi - Grazia Neri) aos 89' cobrando pênalti; além de Siena 1 x 1 Catania, gols de De Ceglie e Vargas, sendo que Maccarone desperdiçou um pênalti para os donos da casa.
Classificação atualizada depois de 10 rodadas: 1º Internazionale (24 pts); 2º Roma (21); 3º Juventus (20); 4º Fiorentina (20); 5º Udinese (18); 6º Atalanta (15); 7º Napoli (14); 8º Catania (14); 9º Palermo (14); 10º Milan (13); 11º Genoa (13); 12º Torino (11); 13º Sampdoria (11); 14º Lazio (10); 15º Parma (10); 16º Cagliari (9); 17º Siena (8); 18º Empoli (8); 19º Livorno (5) e 20º Reggina (5).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker