Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

L'Enigma


Se o enigma da semana passada foi fácil, o desta é facílimo!
Afinal, o jogador ao lado (Guerin Sportivo) não mudou nadinha, apesar da foto ser de 1986!
Assim, não vai ter dica alguma, ao que aproveito para informar que a coluna 'Especulações Da Semana', com o fim do calciomercato, vai tirar férias, vez que não há porque ficar iludindo os leitores ainda tão longe da temporada acabar...
Quem vai ser o mais rápido?

Na Última Vez ...

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Momento Panini - Marco Materazzi


Controvertido! Qual adjetivo poderia melhor definir o zagueiro italiano Marco Materazzi? Talvez alguém exclame: maluco! Ou, quem sabe, raçudo! O certo é que o zagueiro nascido na cidade de Lecce em 19 de agosto de 1973, alto (tem 1,93m) e forte (pesa 92kg), é um jogador viril, excelente no jogo aéreo e que desconhece bola perdida.
Também é fato que Materazzi peregrinou pelas divisões inferiores italianas antes de alcançar o estrelato na Serie A, tendo jogado em clubes como Tor di Quinto, Marsala, Trapani e Carpi, até estreiar no Perugia na 1ª divisão durante a temporada 1996/1997, exatamente contra a Internazionale em 02 de fevereiro de 1997.
Curiosidade: naquele Perugia jogavam também o brasileiro Muller e Gennaro Gattuso!
Sempre surpreendente, ao final da stagione 1997/1998 Materazzi foi jogar no Everton, na Premier League, mas voltou na temporada 1999/2000 (figurinha acima), sempre para o Perugia, onde fez 12 gols em 30 partidas e quebrou o recorde até então pertencente ao argentino Daniel Passarella como o zagueiro que mais fez gols em uma temporada do Calcio.
Com a façanha, foi contratado pela Internazionale por cerca de 10 milhões de euros e desde a temporada 2001/2002 vem defendendo a equipe de Milão (a figurinha abaixo é referente a temporada 2005/2006), inclusive portando a braçadeira de capitão quando da ausência de Javier Zanetti.
Materazzi é figlio d'arte, tendo seu pai sido allenatore de diversas equipes, como Pisa, Lazio, Bari, Padova, Brescia, Piacenza, Sporting (Portugal) e ultimamente o Tianjin Teda da China.
Famosas são também as tatuagens que cultua nos braços - em um a palavra leone (leão), enquanto no outro os números XIX VIII MCMLXXIII (sua data de nascimento em romano).
Na seleção italiana principal Materazzi fez sua estréia no dia 25 de abril de 2001, em amistoso disputado em Perugia (também seu clube da época) contra a África do Sul.
Desde então participou da Copa do Mundo de 2002, da Euro 2004 e da vitoriosa campanha no Mundial da Alemanha em 2006, ainda que nunca como titular absoluto, mas sempre aproveitando as oportunidades surgidas com as contusões dos vários Maldini, Nesta e Cannavaro.
E é incontestável que na Copa do Mundo de 2006 Materazzi foi protagonista! Fez 2 gols de cabeça (sendo que o 2º o do empate na finalíssima), foi expulso (contra a Austrália) e ainda provocou o cartão vermelho do meia Zidane, tendo recebido a famosa cabeçada que encerrou a carreira do astro francês!

Na Última Vez ...

sábado, fevereiro 03, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Apesar do dia ser de dor, estando o Calcio de luto pela vida precocemente ceifada de um inspetor de polícia que trabalhava pelo engrandecimento do futebol italiano ontem no jogo envolvendo Catania x Palermo, minhas congratulações à Lady Veronese, Daniel Schneider, Coçadinha e Michel Costa pela descoberta de que o atleta abaixo (Cassella) é o controvertido Paolo Di Canio (foto acima - Guerin Sportivo), bandiera laziale no final dos anos 80 e início deste século.
Apesar da forte identificação de Di Canio com o time romano, o jogador foi um verdadeiro giramondo, tendo atuado também na Ternana (Serie C2), Juventus, Napoli, Milan, Celtic (Escócia), Sheffield Wednesday, West Ham e Charlton, estes últimos 3 da Inglaterra.
Outrossim, em condolência a família do policial Filippo Raciti este blog só voltará a ser atualizado na próxima terça-feira.

Na Última Vez ...

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Catania x Palermo




Lastimável! Se no jogo antecipado da 22ª rodada da Serie A para esta sexta-feira - Catania x Palermo - aconteceu de tudo dentro da campo, fora dele ocorreu tudo que não devia acontecer.
Com a bola rolando, o Palermo venceu por 2 x 1, sendo que os 3 gols foram anotados em lances, ao menos, dúbios.
Assim, depois de um 1º tempo movimentado mas sem tentos, aos 51' o atacante Caracciolo recebeu uma bola e acertou um belo tiro da entrada da área no canto do goleiro Pantanelli para fazer 1 x 0! Ocorre que o atacante nascido em Milão estava claramente voltando de posição de impedimento quando recebeu a bola.
E aí começou a tragédia! Fora do estádio, torcedores do Palermo tentaram ingressar a força no Angelo Massimino e foram repreendidos com bombas de efeito moral pela polícia.
Tamanha foi a confusão que os gases tóxicos invadiram o campo e fizeram o árbitro Farina suspender a partida por quase 30'.
Na volta, após o desfile de um cão que entrou em campo (foto acima - Ap), o Catania alcançou a igualdade no marcador com um belíssimo chute do meia Caserta, após Spinesi ter feito a função de pivô dentro da área utilizando do braço!
Mas não tinha acabado, faltando 8' para o término do jogo, Di Michele fez o gol da vitória dos visitantes (foto ao lado - Ap), utilizando o braço, ainda que involuntariamente, para empurrar a bola para o fundo das redes...
Mas o pior estava por vir - a desordem fora do estádio foi enorme ao término do derby (fotos à direita e à esquerda abaixo - Ansa e Arcieri), culminando com a morte de do inspetor de polícia Filippo Raciti, de 38 anos, além de 71 feridos e 22 presos.
Como conseqüência, o Calcio vai parar e não haverá a continuação da rodada no dias de amanhã e domingo.
Que os dirigentes da Lega Calcio e da F.I.G.C. aproveitem a oportunidade para refletir e busquem novos caminhos para o futebol italiano, vez que o escândalo ocorrido nos últimos 2 anos parece que não deixou qualquer lição!
O tabellino:
Catania: Pantanelli; Silvestri, Sottil, Stovini, Lucenti; Edusei (89' Rossini), Baiocco, Caserta, Colucci (80' Corona); Spinesi, Mascara. All. Marino.
Palermo: Fontana; Cassani, Zaccardo, Barzagli, Pisano; Corini, Guana, Fábio Simplício, Bresciano (66' Diana); Caracciolo, Di Michele (86' Tedesco). All. Guidolin.
Gols: 51' Caracciolo, 59' Caserta, 82' Di Michele.
Árbitro: Farina.
Cartões amarelos: Sottil, Caserta, Fábio Simplício, Caracciolo e Corona.
Por fim, nesta semana não haverá a coluna 'Campione Azzurro', que volta na próxima sexta-feira.

Na Última Vez ...

Serie A começa nesta sexta-feira!


Excepcionalmente nesta 22ª rodada a Serie A começa logo na sexta-feira, com o derby siciliano envolvento Catania e Palermo!
Isto porque no domingo (data na qual estava prevista a realização da partida) ocorrerão as comemorações em homenagem a Sant'Agata, padroeira da cidade de Catania e que trazem grande fluxo de visitantes à cidade, o que poderia resultar em distúrbios nas ruas, vez que o jogo Catania x Palermo é de alto risco.
Assim, a partida foi antecipada para esta sexta e terá transmissão ao vivo da ESPN, a partir das 14h55.
O derby, que será realizado pela 3ª vez na Serie A, contará com as voltas do ganês Edusei (foto acima - Empics) e do atacante Spinesi ao time do Catania, enquanto os novos reforços do Palermo para o ataque (o uruguaio Cavani e o polonês Matusiak) ainda não devem ser convocados para a partida.
No sábado, jogam Reggina x Messina e Livorno x Cagliari, enquanto no domingo Ascoli x Milan (com transmissão pela Band às 12h00 e possível participação de Ronaldo); Empoli x Atalanta; Lazio x Chievo (11h55 na ESPN); Parma x Fiorentina (com o dinamarquês Jorgensen - foto acima - Fiorentina); Siena x Torino; Udinese x Sampdoria e o 'Match Clou' da noite Inter x Roma!
Por fim, a ESPN Brasil ainda está prometendo transmitir o jogo da Juventus contra o Rimini, pela Serie B, no sábado.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

E Na Copa ...


Pela 3ª vez consecutiva a final da Copa Itália envolverá as equipes da Internazionale e da Roma. E isso é ótimo, pois como o time de Milão venceu os 2 embates precedentes, terá a motivação extra de estar lutando por um tricampeonato inédito na história da Copa Itália, enquanto o time de Totti & Cia. buscará apagar a decepção das últimas edições. Ademais, são as duas equipes que estão apresentando o melhor futebol na temporada italiana, o que faz a conquista da finalíssima mais que merecida.
Conquista esta que se deu em duas partidas opostas: enquanto a Roma derrotou o Milan em jogo bastante emocionante; a Inter eliminou a Sampdoria em jogo sem brilho.
Na quarta-feira, com transmissão da ESPN Brasil, a Roma despachou o Milan com sonoros 3 x 1 (em Milão o jogo da ida terminara 2 x 2), com direito a Totti ainda desperdiçar um pênalti, defendido por Dida (foto ao lado - Ap).
Porém, o goleiro brasileiro se machucou no lance que originou o 1º gol romano (marcado pelo também brasileiro Mancini, logo aos 8', aproveitando um recuo mal feito pelo veterano zagueiro Costacurta) e, apesar de ter continuado até o final da partida, deverá desfalcar o Milan por 1 mês.
Ainda que a equipe comandada por Ancelotti tenha empatado o jogo aos 18' com uma bela conclusão de Gilardino, em momento algum o Milan ameaçou a classificação da Roma, que teve o jogo nas mãos (ou nos pés) durante todos os 90'.
Desta forma, Perrotta aos 23' e o chileno Pizarro no começo do 2º tempo definiram o placar que permitiu o triunfo da equipe da capital (foto ao lado - Ap).
Nesta quinta, também com transmissão da ESPN Brasil, Internazionale e Sampdoria não saíram de um 0 x 0 que classificou o time de Milão, forte nos 3 x 0 obtidos em Gênova.
Se na partida de ida a Inter impôs seu melhor futebol com certa facilidade, hoje se limitou a administrar a partida, permitindo a Samp, bem disposta em campo mas pouco incisiva no ataque, a obter um empate depois de duas derrotas frente a líder da Serie A.
Para os nerazzurri, com 2 Primavera titulares, foram bem os argentinos Solari (na foto ao lado - Inter - contra Parola, o destaque individual da Samp - prezioso in interdizione e lucido nell'impostazione nos dizeres da Gazzetta dello Sport) e Gonzalez, mas especialmente o retorno do atacante Cruz (na foto abaixo - Inter) é que foi o destaque do match, tendo o aríete protagonizado boa movimentação, especialmente no 1º tempo.
Outro que voltou de contusão e foi bem foi o uruguaio Recoba, que participou dos últimos 20' da partida.
Agora é aguardar os próximos dias 18 de abril e 9 de maio, quando serão realizados os jogos da finalíssima!

Na Última Vez ...

Memorabilia - Boniek


Considerado por muitos o maior jogador polonês de todos os tempos, Zbigniew Boniek nasceu na cidade de Bydgoszcz em 03 de março de 1956 e aos 20 anos já vestia a camisa da seleção polaca (foto ao lado - Guerin Sportivo).
Ao todo, fez 80 jogos pela Polônia e 24 gols, tendo participado das Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986, totalizando 16 partidas e 6 tentos em Mundiais.
A de 82 foi especial, tendo a aventura de Boniek, Zmuda, Lato e Smolarek começado contra a Itália (empate em 0 x 0) e terminado com a conquista do 3º lugar em cima da França de Platini e Tigana.
Após terminar a 1ª fase na frente da Itália no Grupo 1, a Polônia disputou uma vaga nas semi-finais contra Bélgica e União Soviética, tendo sido suficientes os 3 gols marcados por Boniek contra a Bélgica e um 0 x 0 contra a U.R.S.S. para levar a seleção polonesa à próxima fase.
Porém, 1 cartão amarelo, há 2' do fim da partida contra a União Soviética, tirou Boniek da única derrota que a seleção polonesa amargaria naquela Copa, exatamente face a Itália nas semi-finais.
Sobre o tema, em recente entrevista à F.I.F.A., Boniek explicou: "Naquela Copa do Mundo, não pude jogar a semifinal pois estava suspenso. Apenas Valentine, o árbitro escocês, sabe por que recebi aquele cartão amarelo faltando dois minutos para o encerramento da partida. Depois de tantos anos, ainda é difícil de engolir".
De qualquer maneira, as atuações daquele atacante que tinha como principal arma a capacidade de driblar em velocidade, o que o tornava um jogador temível em qualquer posição do campo, atraíram as atenções da poderosa Juventus, que o contratou junto ao seu único clube até então, o Widzew Lódz.
Na Juventus (na foto acima contra Franco Baresi em um derby contra o Milan - Zucchi), Boniek disputou 3 temporadas, tendo conquistado 1 título italiano e 1 vice-campeonato, além de ter disputado duas finais da Coppa dei Campioni (e vencido uma) e conquistado uma Coppa delle Coppe.
Na temporada 1985/1986 a Juventus trouxe o dinamarquês Michael Laudrup para ocupar uma das duas vagas para estrangeiro e Boniek se transferiu para a então maior rival da Vecchia Signora - a Roma de Ancelotti, Conti, Pruzzo e Graziani, além de Cerezo (na foto ao lado - Zucchi - Boniek cobra uma falta observado pelo eterno Toninho).
No time da capital italiana foram mais duas temporadas em alto nível até a aposentadoria em 1987.
Considerado um jogador muito inteligente, Boniek esboçou uma carreira de treinador (chegou a treinar o Lecce e o Bari na Serie A), sendo agora comentarista do programa Domenica Sportiva na televisão estatal italiana, ainda vivendo em Roma.

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Mais um mês ficou para trás, chegando o momento de relembrar as postagens especiais que foram realizadas em janeiro.
A coluna 'Momento Panini', editada sempre às terças-feiras e que apresenta um jogador que esteja atuando (ou tenha atuado) na Serie A italiana acompanhado por figurinhas do álbum Calciatori, da editora Panini, trouxe o atacante viola Luca Toni (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/momento-panini-luca-toni.html), il Ringhio Gennaro Gattuso (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/momento-panini-gennaro-ivan-gattuso.html), o veterano Fernando Couto (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/momento-panini-fernando-couto.html), o zagueiro Fabio Galante (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/momento-panini-fabio-galante.html) e o Superpippo Filippo Inzaghi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/momento-panini-filippo-inzaghi.html).
Já a 'Memorabilia' começou o mês com o inesquecível Mumo Orsi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/memorabilia-orsi.html), passou pelo dinamarquês Elkjaer (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/memorabilia-elkjaer.html) e pelo fantástico Corso (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/memorabilia-corso.html), para terminar com o deludente Zavarov (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/memorabilia-zavarov.html).
A coluna 'Campione Azzurro', que trata, às sextas-feiras, da carreira de um jogador na Azzurra, abordou as trajetórias dos tricampeões mundiais Marco Tardelli (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/campione-azzurro-marco-tardelli.html) e Alessandro Altobelli (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/campione-azzurro-alessandro-altobelli.html), bem como do goleiro Gianluca Pagliuca (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/campione-azzurro-gianluca-pagliuca.html) e do maior artilheiro da seleção italiana de todos os tempos, Luigi Riva (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/campione-azzurro-luigi-riva.html).
Além dessas colunas especiais, a 'Match Clou', normalmente aos sábados, sempre traz uma prévia do principal jogo da rodada que será realizada, enquanto a 'O Jogo da TV' aborda as partidas transmitidas pela televisão para o Brasil e a 'Panorama Da Rodada' analisa os demais jogos às segundas-feiras.
A Serie B teve seus principais fatos expostos na ''B' Em Pílulas', enquanto as transações de janeiro foram abordadas na 'Especulações Da Semana' e os jogos da Copa Itália na coluna 'E Na Copa ...'.
Por fim, a 'L'Enigma' propôs, semanalmente, a foto de um jogador e indagou qual sua identidade, enquanto a 'Você Sabia ...' trouxe curiosidades sobre o Calcio, sempre aos domingos.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker