Com o término do período de contratações, é hora de atualizar o 'Guia Da Temporada 2007/2008'.
Os últimos dias foram recheados de especulações, mas poucas transações foram efetivamente concretizadas, merecendo destaque a movimentação de Atalanta, Livorno, Palermo e Torino, que aproveitaram até o derradeiro dia para se reforçarem.
Aliás, o clube de Bergamo foi quem mais contratou, acertando com o zagueiro Pellegrino, o lateral Belleri, o meia Costinha e o atacante Simone Inzaghi (à direita junto com o presidente Ruggeri -
Liverani), propiciando ao técnico Del Neri um pacote de reforços bem sortido e de qualidade.
Tanto Belleri quanto Inzaghino estavam sendo pouco utilizados na Lazio e terão uma ótima oportunidade de voltarem à tona, lembrando que o fratello mais famoso de Inzaghino alcançou a fama exatamente jogando na Atalanta, quando foi artilheiro da Serie A com 24 gols na temporada 1996/1997.
Já Maximilano Pellegrino é um zagueiro argentino de 27 anos, titular e capitão do Vélez Sársfield, seu único clube até então. Alto 1,89 m, Maximilano também tem um irmão futebolista, o mais famoso Mauricio, defensor que também começou no Vélez e passou por Barcelona, Valencia e Liverpool antes de encerrar a carreira no Deportivo Alavés.
O português Costinha, apelidado O Ministro, por sua vez já é bastante conhecido internacionalmente, tendo inclusive disputado a última Copa do Mundo com a seleção treinada por Scolari e foi contratado junto ao Atlético de Madrid, sendo um excelente reforço para o meio de campo da equipe bergamasca, posição carente desde as saídas de Migliaccio e Donati.
No final das contas o goleiro Amelia não deixou o Livorno e a equipe do presidente Spinelli ainda aproveitou para acertar as chegadas dos meias De Vezze (Messina) e Alvarez (Roma), além do atacante albanês Bogdani (Chievo), todos no último dia de mercato.
Velhos conhecidos da Serie A, De Vezze e Alvarez vêm para somar em um meio de campo que ainda não pode contar com Giannichedda e Dhorasoo, enquanto Bogdani aparece como válida alternativa para o ataque amaranto.
Outra transação definida no derradeiro dia de calciomercato envolveu o bom meia Fabio Caserta, que trocou de time, mas não de ilha, deixando o Catania e passando ao Palermo. Caserta foi um dos destaques da última temporada e costuma atuar de esterno di destra o sinistra nel 4-4-2, chegando com ambições de vestir a Azzurra.
Por sua vez, deixou o Palermo o zagueiro ítalo-argentino Dellafiore, que foi reforçar o Torino juntamente com o lateral Motta, titular da U21 italiana e que estava na Udinese, bem como o uruguaio Alvaro Recoba (foto à esquerda - Ansa), provavelmente a principal contratação destes últimos dias.
Outras contratações que movimentaram a Serie A: Adailton (atacante, brasileiro, do Genoa ao Bologna), Enrico Alfonso (goleiro, italiano, do Chievo à Internazionale), Ivan Artipoli (defensor, italiano, do Prato para a Lazio), Bernardo Corradi (atacante, italiano, do Manchester City ao Parma), Costantin Dobrescu (atacante, romeno, do Liberty Oradea ao Torino), Mirko Gasparetto (atacante, italiano, do Genoa ao Chievo), Tommaso Ghinassi (defensor, italiano, da Pistoiese ao Genoa), Mauricio Isla (defensor, chileno, do Universidad Católica à Udinese), Mcdonald Mariga (meia, queniano, do Helsingborgs ao Parma), Davide Matteini (atacante, italiano, do Palermo ao Parma), Fernando Muslera (goleiro, uruguaio, do Nacional Montevideo à Lazio), Luca Rossettini (defensor, italiano, do Padova ao Siena), Kris Stadsgaard (defensor, dinamarquês, do Nordsjælland à Reggina), Cristian Stellini (defensor, italiano, do Genoa ao Bari) e Mike Tullberg (atacante, dinamarquês, do Aarhus à Reggina).
Agora, com o fechamento do mercado de contratações, a 'Especulações Da Semana' entrará de férias.
Até dezembro!
Marcadores: calciomercato, especulações, guia da temporada, Serie A 2007/2008, transferências